Paraíba

Botafogo-PB estreia fora de casa e vence o Vitória na Copa do Nordeste 2026

Jogando fora de casa, o Botafogo-PB estreou na Copa do Nordeste 2026 em grande estilo. Na Bahia, o Alvinegro da Estrela Vermelha buscou a virada e venceu os Vitória por 2 a 1, em partida válida pela fase de grupos do torneio. Mesmo saindo atrás no placar, o time alcançou os três pontos com gols de Rodolfo e Dudu Hatamoto.

Com o resultado, o Belo dorme, momentaneamente, na liderança do Grupo B, com três pontos. Enquanto o Vitória figura na lanterna do Grupo A, sem pontos.

As equipes entrarão em campo novamente pela segunda rodada já neste fim de semana. No sábado (28), o Leão da Barra visita o CRB no estádio Rei Pelé, em Alagoas, às 17h. O time da Estrela Vermelha, por sua vez, retorna aos gramado no domingo (29), em casa, no estádio Almeidão, em João Pessoa. O Alvinegro recebe o ASA-AL, às 18h30.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Preço do litro da gasolina aumenta pela segunda semana seguida em João Pessoa

Pela segunda semana seguida, o preço do litro da gasolina resgistrou um aumento nos postos de João Pessoa. De acordo com o Procon-JP, o menor valor aumentou R$ 0,12 e pode ser encontrado a R$ 6,19 ( Água Fria) para pagamento à vista. Já o maior preço do produto traz leve aumento, saindo de R$ 6,63 para R$ 6,64 (Torre).

Na pesquisa realizada na semana passada, o órgão apontou que o menor preço já havia subido R$ 0,28.

O pagamento do litro da gasolina no cartão está oscilando entre R$ 6,58 (Torre e Mangabeira) e R$ 6,79 (Castelo Branco e Cruz das Armas). O Procon-JP realizou a pesquisa nesta terça-feira (24) em 115 estabelecimentos.

A gasolina aditivada também mostra aumento de preço nas duas pontas se comparado à semana passada, com o menor saindo de R$ 6,17 para R$ 6,26 (Manaíra), com o maior subindo de R$ 6,86 para R$ 6,89 (Cruz das Armas, Tambaú e Jaguaribe). No cartão oscila entre R$ 6,88 (Cristo e Manaíra) e R$ 6,68 (Água Fria).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sem categoria

Cantor João Lima vira réu por tentativa de feminicídio contra ex-esposa

Cantor João Lima se entrega à polícia e é preso na Paraíba por agressões contra a ex-esposa — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

A Justiça da Paraíba acatou a denúncia apresentada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) contra ocantor João Lima por tentativa de feminicídio e o tornou réu no processo de violência doméstica contra a ex-esposa. A decisão foi assinada pela juíza Graziela Queiroga no dia 20 de fevereiro. As informações são do Portal g1, que teve acesso ao teor dos documentos nesta quarta-feira (25).

Na denúncia, o MPPB aponta que João Lima deve responder pelos seguintes crimes:

  • tentativa de feminicídio, com agravantes de meio cruel (asfixia) e recurso que dificultou a defesa da vítima;
  • estupro;
  • lesão corporal no contexto de violência doméstica;
  • induzimento ao suicídio;
  • ameaça;
  • violência psicológica contra a mulher.

A juíza determinou que o réu seja oficialmente informado do processo. Depois disso, João Lima tem 10 dias para apresentar sua defesa inicial, com suas versões do fatos, apresentação de documentos e indicação de testemunhas.

“Isso não é uma condenação, mas também não é algo simples. É o reconhecimento de que há indícios concretos de autoria e materialidade, e que o caso precisa ser enfrentado com seriedade. Para a Rafaella, isso tem um peso muito grande. Porque deixa de ser apenas a dor dela narrada e passa a ser uma acusação formal, construída com base em provas, laudos e depoimentos”, afirmou a advogada da ex-esposa de João Lima, Dayane Carvalho.

João Lima está preso desde o dia 26 de janeiro de 2026, no Presídio do Róger, em João Pessoa. A Justiça decidiu que o réu deve continuar preso para garantia da ordem pública e para garantir a aplicação da lei penal. Ainda que haja um habeas corpus pendente de julgamento, a juíza entendeu que nada mudou até agora que justifique soltar o réu.

Relembre o caso

O cantor paraibano João Lima passou a ser investigado por violência doméstica contra a ex-esposa, após vídeos divulgados em redes sociais mostrarem agressões. A vítima registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de João Pessoa.

Após a repercussão do caso, a ex-esposa de João Lima, a ex-esposa publicou um texto nas redes sociais onde confirmou publicamente, pela primeira vez, a violência sofrida. Ela relatou que está enfrentando “uma dor que atravessa o corpo, a alma e a história”, e disse que “não há palavras que expliquem o impacto disso na vida de alguém”.

Segundo os autos do processo, as agressões registradas por uma câmera de segurança ocorreram em 18 de janeiro. Na denúncia, João Lima “teria agredido a vítima com socos, apertos na mandíbula e amordaçamento para silenciar seus gritos”. Ainda de acordo com o documento, ele teria entregado uma faca à mulher e mandado que ela se matasse.

Três dias depois, o cantor teria ido à casa da mãe da vítima e feito novas ameaças, afirmando que “acabaria com a vida dela caso não reatasse o relacionamento” e que, se ela se envolvesse com outra pessoa, “mataria ambos”.

A advogada da vítima, Dayane Carvalho, afirma que não houve episódios de violência durante os dois anos de namoro. Já depois do casamento, câmeras internas da casa do casal registraram algumas das agressões.

A vítima e João Lima se casaram em novembro de 2025, e as agressões começaram ainda na lua de mel. “Cinco dias depois, quando eu estava na minha lua de mel, ele já me bateu.”

A defesa da vítima informou que, em um dos episódios registrados, o casal já estava separado, após a vítima pedir um tempo no relacionamento. Nesse período, ela voltou a morar com os pais e ainda não havia contado sobre as agressões.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Quiosques do Açude Velho devem ser interditados por despejo irregular de esgoto

Campina Grande (Foto: Acervo/Jornal Correio da Paraíba)

O promotor do Meio Ambiente de Campina Grande, Hamilton de Souza Neves, solicitou nesta terça-feira (24) a interdição imediata dos quiosques às margens do Açude Velho. A medida foi tomada após a constatação de irregularidades no sistema de esgoto.

De acordo com o promotor, um inquérito identificou a ausência de estrutura hidrossanitária adequada nos estabelecimentos. Com isso, os quiosques estariam despejando resíduos diretamente no açude, causando impactos ambientais.

No ofício encaminhado à Secretaria de Serviços Urbanos, foi estabelecido o prazo de cinco dias úteis para que o órgão informe quais foram as medidas adotadas para resolver o problema.

O documento foi recebido na tarde de hoje e o caso está sendo analisado em conjunto com a equipe jurídica da Prefeitura de Campina Grande.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

LUTO: Morre delegado Steferson Nogueira, presidente da Adepdel

Foto: Delegado Steferson Nogueira

Morreu, nesta terça-feira (24), o delegado Steferson Gomes Nogueira Vieira, presidente da Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba, entidade que representa a categoria no estado. Considerado um dos principais nomes na luta pela valorização da Polícia Civil da Paraíba, ele tinha 44 anos e lutava contra um câncer.

À frente da Adepdel-PB, o delegado liderou iniciativas voltadas à reestruturação da carreira, à melhoria das condições de trabalho e à defesa das prerrogativas de delegados ativos, inativos e pensionistas. Seu estilo de atuação era marcado pelo diálogo institucional, aliado à firmeza na defesa dos interesses da classe.

Além da atuação estadual, Steferson também teve projeção nacional ao presidir a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Judiciária, ampliando sua participação nos debates sobre segurança pública em nível federal.

Em reconhecimento à sua trajetória, foi apontado como um dos melhores delegados do Brasil em levantamento nacional realizado no biênio 2022/2023, refletindo o prestígio conquistado entre colegas de profissão.

Nota da Adepdel-PB

Em nota, a Adepdel-PB manifestou profundo pesar pela morte do delegado e destacou sua importância para a história da Polícia Civil da Paraíba. “Como presidente da associação, Steferson deixa sua marca na história da instituição, sempre atuando na linha de frente das lutas e conquistas da classe”, diz o texto.

Familiares, amigos e integrantes da segurança pública lamentaram a perda. Steferson deixa esposa, Waléria, além de um legado de atuação firme em defesa da categoria.

Até o momento, não foram divulgadas informações sobre velório e sepultamento.

Informações sobre o velório e o sepultamento

O velório será na Academia de Polícia Civil da Paraíba (Acadepol), às 17h30. Nesta quarta-feira (25), entre 8h30 e 9h50 o corpo de Steferson vai seguir no local para uma celebração religiosa e às últimas homenagens.

O cortejo para o sepultamento do delegado vai começar às 10h em direção ao Cemitério Parque das Acácias, no bairro José Américo, em João Pessoa. Às 11h, o corpo será sepultado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Chuvas reduzem seca na Paraíba em fevereiro, aponta Monitor da Secas

alerta de chuvasFoto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

As chuvas registradas acima da média em fevereiro provocaram uma melhora significativa no quadro da seca no Nordeste. Os dados estão no mais recente relatório do Monitor de Secas, elaborado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

O Monitor acompanha mensalmente o grau de severidade das secas no Brasil com base em indicadores climáticos e nos impactos causados pelo fenômeno em curto e longo prazo.

De acordo com o levantamento, houve diminuição expressiva das áreas mais críticas da seca na região, especialmente nos estados da Bahia e Piauí. Além disso, também houve redução da seca moderada no Maranhão.

A boa notícia é que, na Paraíba, o cenário também apresentou melhora. A seca extrema, por exemplo, recuou em partes do Sertão e da região da Borborema. No entando, como os impactos da estiagem são de curto e longo prazo, a falta de água ainda persiste em algumas áreas.

Nordeste

Em Pernambuco, houve redução significativa das áreas com seca extrema. No Ceará, parte das regiões afetadas apresentou enfraquecimento da seca, enquanto no Rio Grande do Norte foram registrados recuos da seca extrema, grave e moderada em diferentes áreas do estado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Eletricista morre após cair de poste durante obra em condomínio, em João Pessoa

Foto: Reprodução / Polícia Civil

Um homem identificado de 50 anos, morreu após cair de um poste enquanto trabalhava em uma obra de um condomínio no Bairro das Indústrias, em João Pessoa, neste domingo (22).

De acordo com a Polícia Civil, a vítima era eletricista e prestava serviço no local no momento do acidente. Funcionários da obra acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) logo após a queda. A Polícia Militar também foi chamada para atender a ocorrência, seguida pela equipe da Polícia Civil.

Segundo o delegado Cristiano Santana, da 2ª Delegacia Distrital de João Pessoa, o trabalhador já foi encontrado sem vida quando as equipes chegaram ao local.

Após a realização dos procedimentos periciais, o corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

O caso será investigado pela Polícia Civil, que deve apurar as circunstâncias do acidente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Lei do Gabarito em JP: MP diz que não vai recorrer de decisão do STF

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Leonardo Quintans, afirmou, em entrevista ao Portal MaisPB, neste sábado (21), que a decisão do Supremo Tribunal Federal envolvendo o artigo 62 da Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS) será cumprida integralmente.

“A decisão judicial, ela se cumpre e nós estamos analisando. Mas o que foi decidido vai ser cumprido e o Ministério Público segue na fiscalização. Se o artigo 62 teve vigência durante um período, nós vamos obedecer essa decisão suprema, mas ele foi reconhecido também nessa decisão como inconstitucional, então ele não tem mais validade para o futuro e isso precisa ser observado e respeitado pela Prefeitura e por toda a cidade”, disse 

Na última semana, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, suspendeu parcialmente os efeitos da decisão do TJPB. Em despacho, o ministro determinou que a medida beneficia apenas alvarás e licenças já emitidos com base na norma invalidada até a publicação do acórdão, desde que cumpridos os requisitos legais.

Lei de Uso e Ocupação do Solo

A  Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS) disciplina o zoneamento, o uso e ocupação do solo em todo território municipal e não apenas na faixa litorânea. O artigo 62 dispõe sobre a altura máxima e demarcação gradativa de faixas, para construção de edificações na Orla marítima dentro da área de restrição dos 500 metros estabelecida pela Constituição do Estado da Paraíba, e conhecida como a ‘Lei do Gabarito’.

Na decisão do TJ, quando julgou a legislação inconstitucional, a maioria dos desembargadores entendeu que a norma apresentada pela gestão municipal não foi amplamente debatida entre os pessoenses e os seguimentos envolvidos.

Audiência Pública

O prefeito Cícero Lucena (MDB) convocou uma audiência pública, nesta sexta-feira (20), para debater o artigo 62 da Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS) de João Pessoa, considerada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça da Paraíba. O evento será às 8h no auditório da Estação Cabo Branco, no bairro Altiplano, na capital.

Questionado sobre a presença do MPPB no evento, Quintans afirmou que o órgão ainda não foi formalmente convidado. “Recebendo o convite, vamos analisar e decidir”, disse.

A audiência, de acordo com a Prefeitura de João Pessoa, tem como objetivo promover o debate e colher contribuições da sociedade civil, especialistas, entidades representativas e demais interessados no tema.

A audiência será aberta ao público em geral. Durante a sessão, os presentes poderão se manifestar oralmente, seguindo regras que serão apresentadas no início dos trabalhos, além de encaminhar sugestões por escrito ao longo da audiência.

O edital de convocação para a audiência pública foi assinado pelo prefeito Cícero, que destacou ter “compromisso com os princípios da publicidade, transparência e participação popular na administração pública”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Flávio Bolsonaro participa de filiação de Efraim Filho ao PL em João Pessoa neste domingo

O senador e pré-candidato à presidência da República, Flávio Bolsonaro, cumpre agenda em João Pessoa neste domingo (22), onde participa do ato de filiação do senador e pré-candidato ao governo da Paraíba, Efraim Filho, ao PL.

O evento está marcado para as 10h22, na Domus Hall, e deve reunir lideranças nacionais e estaduais da legenda, reforçando o movimento de articulação política para as Eleições 2026 na Paraíba.

Entre os nomes confirmados estão o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, e o senador Rogério Marinho (PL-RN), que é o coordenador da pré-campanha de Flávio.

Também devem participar do evento o deputado federal Cabo Gilberto (PL) e os estaduais Sargento Neto (PL) e Wallber Virgolino (PL), além do atual presidente estadual do partido e pré-candidato ao Senado, Marcelo Queiroga.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Com veto, lei que dá prioridade às pessoas com epilepsia é sancionada

Diário Oficial do Estado – (Foto: Ilustrativa)

O governador da Paraíba, João Azevêdo, sancionou a lei que assegura atendimento prioritário para pessoas com epilepsia em todo o estado. A sanção, com veto a um dos artigos do texto, foi publicada no Diário Oficial deste sábado (21).

De acordo com a nova legislação, os acompanhantes ou atendentes pessoais das pessoas com epilepsia também terão direito ao atendimento prioritário, de forma conjunta com o titular do benefício.

O texto estabelece que o atendimento poderá ser realizado por meio de postos, caixas, guichês, linhas ou atendentes específicos. Na ausência desses mecanismos, o atendimento deverá ocorrer imediatamente após o atendimento em curso.

O artigo vetado pelo governador tratava da forma de comprovação da condição de pessoa com epilepsia, prevendo a criação de uma carteirinha de identificação regulamentada pelo Poder Executivo.

Nas razões do veto, João Azevêdo apontou que a medida apresenta inconstitucionalidade por vício de iniciativa. Segundo ele, a proposta criaria uma nova atribuição para o Poder Executivo, ao prever a regulamentação e a emissão das carteiras, além de gerar despesas sem a devida indicação de fonte de custeio.

O governador destacou ainda que leis de iniciativa parlamentar que impõem obrigações e criam despesas para a administração pública violam a competência privativa do chefe do Executivo, conforme previsto na Constituição Estadual e no princípio da separação dos poderes.

O veto parcial agora será analisado pela Assembleia Legislativa da Paraíba.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.