Paraíba

URGENTE: Paraíba registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol

Metanol na bebida: Nordeste investiga casos e mortes suspeitasFoto:divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba confirmou, neste sábado (4), o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no estado. O paciente é um homem de 32 anos, natural do município de Baraúna, que deu entrada no Hospital Regional de Picuí apresentando sintomas compatíveis com a substância, após relatar ter ingerido bebida alcoólica nos últimos três dias.

De acordo com o secretário de Saúde, Ari Reis, toda a rede estadual foi mobilizada para acompanhar o caso.

“Agora, no final da manhã, às 11h30, toda a equipe da Secretaria de Estado da Saúde está acompanhando o primeiro caso suspeito por intoxicação de metanol. O paciente deu entrada pela urgência e emergência de Picuí com sintomas característicos dessa intoxicação”, informou o secretário.

O homem foi encaminhado à UTI do Hospital Regional de Picuí e, segundo Ari Reis, será transferido ainda neste sábado para o Hospital de Trauma de Campina Grande, onde permanecerá sob acompanhamento intensivo.

O secretário reforçou que as equipes das secretarias estadual e municipal de saúde estão em ação conjunta para garantir o suporte necessário ao paciente e monitorar possíveis novos casos.

“Quero dizer a todos vocês que as equipes da Secretaria Municipal e da Secretaria Estadual de Saúde estão mobilizadas para acompanhar o caso”, completou.

O registro ocorre em meio ao aumento de notificações de intoxicações por metanol em diferentes estados brasileiros, com mais de 100 casos sob investigação, segundo o Ministério da Saúde.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

PB Saúde nega irregularidades e garante ‘legalidade’ em pagamento de plantões

Hospital Metropolitano de Santa Rita – Foto

A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) e a direção do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires se pronunciaram, nesta sexta-feira (3), sobre as recentes denúncias envolvendo irregularidades e um suposto esquema de recebimento de valores indevidos por plantões extras não realizados.

De acordo com a nota divulgada, foi realizada uma análise detalhada da documentação referente aos últimos 12 meses, incluindo folhas de ponto, escalas e fichas financeiras.

O levantamento, segundo a direção, demonstra a regularidade tanto das jornadas de trabalho quanto dos plantões extras realizados pelos profissionais. A PB Saúde informou que não foram encontradas inconsistências nos registros e que os pagamentos ocorreram dentro da legalidade.

“Diante das recentes alegações sobre possíveis irregularidades no pagamento de horas extras a profissionais da área de radiologia, foi realizada a análise detalhada de toda a documentação referente ao caso”, diz a nota.

A instituição ainda informou que todo material coletado será encaminhado ao Ministério Público para avaliação.

Confira nota completa:

A direção da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), em conjunto com a direção do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, esclarece que, diante das recentes alegações sobre possíveis irregularidades no pagamento de horas extras a profissionais da área de radiologia, foi realizada a análise detalhada de toda a documentação referente ao caso.

Foram reunidas folhas de ponto, escalas e fichas financeiras referentes aos últimos 12 meses, demonstrando a regularidade das jornadas de trabalho e dos plantões extras realizados. Os registros comprovam que não foram identificadas irregularidades no cumprimento das jornadas nem nos pagamentos efetuados.

O único documento ainda em finalização é a formalização das justificativas dos plantões extras, que já são autorizados previamente pela coordenação e registrados manualmente. Esse material será encaminhado às instâncias competentes, de forma transparente e dentro do compromisso da instituição com a verdade e a lisura administrativa.

A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde reitera seu respeito aos órgãos de controle e reforça sua total disposição em colaborar integralmente para o esclarecimento de quaisquer questionamentos, reafirmando a seriedade e o rigor do sistema de registro eletrônico de ponto e da gestão de escalas em todas as unidades que administra

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Treze paraibanos, entre eles adolescentes são resgatados de trabalho análogo à escravidão em fazenda

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgatou 13 trabalhadores que estavam em condições análogas à escravidão no município de Santo Antônio da Alegria, no interior de São Paulo.

Segundo os relatos, muitos trabalhadores migrantes da Paraíba, Bahia, Maranhão e Ceará foram atraídos por falsas promessas de melhores condições de moradia e trabalho. Ao chegar à fazenda, encontraram dívidas, moradias inadequadas e ameaças de despejo em caso de atraso no pagamento do aluguel.

No local, os fiscais encontraram várias irregularidades: falta de registro em carteira, ausência de equipamentos de proteção, instalações sanitárias precárias e água potável insuficiente.

Os trabalhadores precisavam comprar, com dinheiro próprio, materiais básicos como botas, luvas e lonas para a colheita do café. Além disso, moravam em alojamentos ruins alugados pelo turmeiro, com o valor descontado diretamente do salário.

A fiscalização começou com a abordagem de um ônibus que levava os trabalhadores para uma fazenda da região. O motorista, conhecido como Pascoal, turmeiro com 20 anos de experiência, tentou dificultar a ação, recusando-se a informar o destino dos trabalhadores. Mesmo assim, os fiscais localizaram a Fazenda Canaã, onde os trabalhadores prestavam serviços.

A ação, realizada pela equipe de Inspeção do Trabalho, começou em 22 de agosto de 2025 e terminou em 6 de setembro. A operação contou com o apoio da Polícia Militar (PM), da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público do Trabalho (MPT). Entre os trabalhadores resgatados, havia um adolescente de 15 anos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

METANOL: Paraíba emite alerta contra intoxicação após mortes em outros estados

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) emitiu, nesta quarta-feira (1º), um alerta epidemiológico a profissionais da rede de saúde devido ao aumento de casos de intoxicação por metanol em Pernambuco e São Paulo. A medida segue orientação do Ministério da Saúde, que determinou a notificação imediata desses casos em todo o país.

O metanol é altamente tóxico e sua ingestão pode provocar náuseas, vômitos, dor abdominal, distúrbios visuais como cegueira súbita, convulsões, coma e até a morte. A principal causa é o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas ou de origem clandestina.

Em Pernambuco, dois pacientes morreram e um ficou cego após suspeita de ingestão de bebidas contaminadas. Já em São Paulo, seis casos foram confirmados, dez estão sob investigação e três mortes foram registradas. O Ministério da Saúde classificou a situação como de alta gravidade.

A SES-PB orienta que qualquer suspeita seja notificada imediatamente ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e reforça que a população deve evitar o consumo de bebidas sem procedência confiável.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Inmet emite alerta de chuvas intensas para João Pessoa e Região Metropolitana

Inmet emite alerta de chuvas intensas para João Pessoa e Região Metropolitana 
Chuva em João Pessoa – Foto: Secom-JP

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de acumulado de chuva para João Pessoa e cidades da Região Metropolitana, válido até as 9h desta quinta-feira (2).

Segundo o órgão, há previsão de chuvas em Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, João Pessoa, Lucena, Pedras de Fogo, Pitimbu e Santa Rita, com possibilidade de até 50 milímetros de chuva por dia.

O Inmet recomenda atenção redobrada, especialmente em áreas de risco, como regiões baixas e próximas a rios. Em situações de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Justiça notifica 30 mil eleitores para cadastrar biometria em JP

Cerca de 30 mil eleitores de João Pessoa que ainda não possuem a biometria começaram a ser notificados pela Justiça Eleitoral paraibana para atualizar esse cadastro a partir de quarta-feira. O chamamento é feito por mensagem do WhataApp 3512 1500 e o agendamento para a coleta pode ser feito para dois locais no prazo que vai de 01 a 17 de outubro.

As primeiras 4.500 mensagens já foram disparadas nesta segunda (29). A força-tarefa do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) para chegar aos 100% dos eleitores biometrizados inclui dois locais de atendimento a partir dessa quarta-feira (01): a sede do TRE-PB, das 8h às 14h localizada na avenida Princesa Isabel, 201, Centro; ou a Casa da Cidadania do Manaíra Shopping, das 08h às 17h.

No dia do atendimento, o eleitor deve levar um documento de identificação original. “É fundamental sanar essa pendência para reforçar a segurança do processo eleitoral no próximo ano. Estamos preparados para realizar com eficiência o cadastramento biométrico, medida essencial para garantir maior confiabilidade na identificação do eleitor na urna e reduzir ao máximo o número de eleitores ainda não biometrizados na Paraíba”, comentou Charles Oliveira, coordenador de Gestão do Cadastro e Direitos Políticos do TRE-PB (Cogecad).

O cadastro biométrico é importante ainda para garantir maior segurança na identificação do eleitor no dia da votação e o acesso a serviços vinculados ao Gov.br. Para consultas ou dúvidas sobvre a situação eleitoral de cada um, basta enviar uma mensagem pelo whatsapp para o mesmo número: 3512 1500

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

João Pessoa recebe primeira edição do Congresso Santa Teresinha

A ciência do amor aos olhos de Santa Teresa é o tema e o ponto chave do congresso queestá em sua primeira edição na cidade de João Pessoa – PB e contará com a presença de missionários da Comunidade Católica Shalom:

Daniel Ramos, consagrado da Comunidade de Vida, escritor, casado e pregador oficial do evento.

Laura Salvador, consagrada da Comunidade de Vida, cantora, celibatária e realizará show especial durante o evento.

O Congresso Sta. Teresinha tem uma rica grade formativa, sendo a oportunidade de mergulhar na pequena via, vivida por Teresa.

Você não pode ficar de fora! O 3° lote está disponível no link da bio @shalomjpessoa , acesse e garanta sua inscrição.

Congresso Sta. Teresinha

🗓️ 03 a 05 de outubro

❤️ Ingresso: R$ 69,90 (3° lote)

📍Chalet Recepções, Tambauzinho

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Por dia, Paraíba registra duas denúncias de assédio no trabalho

Sede do Ministério Público do Trabalho na Paraíba

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) registra, em média, duas denúncias de assédio no trabalho por dia. Foram 233 denúncias somente nos primeiros seis meses deste ano, das quais 216 de assédio moral e 17 de assédio sexual. Para discutir o assédio que leva ao adoecimento e como proceder, o MPT realizará um evento que encerrará as atividades da campanha “Setembro Amarelo”, voltada à Saúde Mental no Trabalho. ‘No Acolhimento do Samba’ acontecerá nesta terça-feira (30), às 9h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), em Campina Grande.

O evento é em parceria com a Gerência de Serviços Especializados em Saúde do Trabalhador (GSE) do município de Campina Grande. A proposta é utilizar a cultura para abordar temas e situações que levam ao adoecimento mental no ambiente de trabalho e chamar a atenção da sociedade para a necessidade de prevenção e de tratamento de trabalhadores e trabalhadoras. A programação contará com uma palestra da psicóloga Josiplessis Marques, com uma roda de samba com a cantora Savanna Aires e um ‘momento terapêutico do riso’ com o humorista ‘Zé Lezin’.

“No primeiro semestre de 2025, o Ministério Público do Trabalho recebeu 216 denúncias de assédio moral na Paraíba. Em todo o ano de 2024, foram 420 denúncias. O combate ao assédio no trabalho é um tema muito caro para o MPT, pois leva ao adoecimento mental. É importante denunciar para que possamos atuar”, informou a procuradora do Trabalho Andressa Ribeiro Coutinho, coordenadora Regional da Coordigualdade/MPT (Coordenadoria de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho).

Além da procuradora do Trabalho Andressa Ribeiro Coutinho, o evento contará com a presença do procurador-chefe do MPT-PB, Rogério Sitônio Wanderley e com o procurador do Trabalho Marcos Antonio Ferreira Almeida, coordenador Regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho.

DENUNCIE!

Denúncias de assédio no trabalho podem ser feitas no site do MPT na Paraíba, no link www.prt13.mpt.mp.br/servicos/denuncias ou no portal nacional do MPT (www.mpt.mp.br). Na Paraíba, o MPT também recebe denúncias pelo WhatsApp (83- 3612-3128). A denúncia pode ser anônima ou sigilosa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Meteorologia alerta para baixa umidade em 88 cidades da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de baixa umidade para 88 cidades da Paraíba. O aviso foi divulgado neste domingo (28) e é válido até às 10h desta segunda-feira (29).

Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%. O órgão considera que é baixo o risco de incêndios florestais.

Confira a lista de cidades sob alerta de baixa umidade:

  • Água Branca

  • Aguiar

  • Aparecida

  • Areia de Baraúnas

  • Belém do Brejo do Cruz

  • Bernardino Batista

  • Boa Ventura

  • Bom Jesus

  • Bom Sucesso

  • Bonito de Santa Fé

  • Brejo do Cruz

  • Brejo dos Santos

  • Cachoeira dos Índios

  • Cacimba de Areia

  • Cacimbas

  • Cajazeiras

  • Cajazeirinhas

  • Carrapateira

  • Catingueira

  • Catolé do Rocha

  • Conceição

  • Condado

  • Coremas

  • Curral Velho

  • Desterro

  • Diamante

  • Emas

  • Ibiara

  • Igaracy

  • Imaculada

  • Itaporanga

  • Jericó

  • Joca Claudino

  • Juru

  • Lagoa

  • Lastro

  • Mãe d’Água

  • Malta

  • Manaíra

  • Marizópolis

  • Mato Grosso

  • Maturéia

  • Monte Horebe

  • Nazarezinho

  • Nova Olinda

  • Olho d’Água

  • Passagem

  • Patos

  • Paulista

  • Pedra Branca

  • Piancó

  • Poço Dantas

  • Poço de José de Moura

  • Pombal

  • Princesa Isabel

  • Quixaba

  • Riacho dos Cavalos

  • Santa Cruz

  • Santa Helena

  • Santa Inês

  • Santa Luzia

  • Santana de Mangueira

  • Santana dos Garrotes

  • Santa Teresinha

  • São Bentinho

  • São Bento

  • São Domingos

  • São Francisco

  • São João do Rio do Peixe

  • São José da Lagoa Tapada

  • São José de Caiana

  • São José de Espinharas

  • São José de Piranhas

  • São José de Princesa

  • São José do Bonfim

  • São José do Brejo do Cruz

  • São José do Sabugi

  • São Mamede

  • Serra Grande

  • Sousa

  • Taperoá

  • Tavares

  • Teixeira

  • Triunfo

  • Uiraúna

  • Várzea

  • Vieirópolis

  • Vista Serrana

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Pescador morre após canoa afundar em reservatório da PB

Um pescador de 43 anos morreu, nesse sábado (27), após a canoa em que estava acompanhado de mais três amigos afundar em um reservatório da cidade de São José da Lagoa Tapada, no Sertão da Paraíba.

O homem estava acompanhando de mais três amigos também pescadores. O grupo teria decidido tomar banho no local quando a canoa em que eles estavam afundou. A vítima acabou submergindo e não conseguiu retornar à superfície, em uma área com aproximadamente 12 metros de profundidade.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou buscas na região para o resgate da vítima, que já foi encontrada sem vida.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.