Paraíba

Em carta de Natal, jovem morto por leoa em João Pessoa pediu amor da mãe e felicidade que nunca teve

Foto: Reprodução

Uma carta de Natal escrita pelo jovem Gerson de Melo Machado, que morreu após invadir o recinto de uma leoa em um zoológico em João Pessoa (PB), foi divulgada na terça-feira (16), pela conselheira tutelar Verônica Oliveira, que acompanhou o “Vaqueirinho de Mangabeira“, como ele era conhecido, dos 10 aos 18 anos. O jovem, que era esquizofrênico, morreu aos 19 anos.

Os pedidos feitos pelo jovem na carta “Desejo do coração”, escrita por ele aos 17 anos, tem gerado comoção nas redes sociais.

“Eu queria ter uma grande felicidade que eu nunca tive, mas, como Deus é maior, um dia irei ter. Eu queria ter visita da minha mãe para ter carinho e amor”, escreveu.

Vaqueirinho contou no texto que tinha o desejo de conquistar um emprego como policial florestal ou veterinário.

Ele também agradeceu por, à época, estar privado de liberdade e ter encontrado pessoas que o acolheram e aconselharam, como a “professora Margarete”, do CEA (Centro Educacional do Adolescente) em João Pessoa.

Segundo a conselheira tutelar, a professora citada na carta postou a foto do texto em um grupo do qual ela faz parte.

“É a última carta, do último Natal de Gerson quando ainda era adolescente”, explicou. Na ocasião, os internos do CEA foram instruídos a escreverem seus desejos em uma carta.

“Gerson não desejou nada material, não desejou nada impossível, mas parece que a vida dele foi feita de impossibilidades. Como doeu ler essa carta cheia de significados e recados. Espero que aqueles que jogaram Gerson na ‘cova dos leões’ leiam e consigam dormir”, afirmou Verônica.

Leia na íntegra da carta escrita pelo Vaqueirinho

“Desejo do coração”

Eu queria ter uma grande felicidade que eu nunca tive, mas como Deus é maior um dia irei ter. Eu queria ter visita da minha mãe para ter carinho e amor. Desejo um emprego de polícia florestal ou veterinário.

Agradeço por estar privado de liberdade e ter encontrado conselho da professora Margarete, agentes, professor Tony, diretores Luciana, Marcos da Paz, o advogado, a juíza Antonieta. Eu desejo a todos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Veja como votou cada senador paraibano na PL da ‘Dosimetria’

Senadores da Paraíba gastam R$ 604 mil do cotão no primeiro semestre em 2023; veja como

O plenário do Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira (17), o projeto de lei da Dosimetria, que reduz as penas e o tempo de prisão de condenados pela tentativa de golpe de Estado, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.

A bancada paraibana se dividiu. Apenas a senadora Daniella Ribeiro (PP) e o senador Veneziano (MDB) votaram contra o texto. Já os Efraim Filho (União) votou a favor da proposta.

Com a aprovação, o projeto segue agora para análise na Câmara dos Deputados.

Blog do BG

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Folha de São Paulo: Paraibano Gustavo Feliciano deve assumir Ministério do Turismo

O presidente Lula (PT) anunciou, nesta quarta-feira (17), que o ministro do Turismo, Celso Sabino, deve deixar o cargo. Para seu lugar, segundo a Folha de São Paulo, quem deve assumir é Gustavo Feliciano, filho do deputado federal Damião Feliciano (União).

Gustavo foi secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba.

De acordo com a Folha, a indicação partiu do grupo mais governista da bancada do partido, que reúne cerca de 20 a 22 entre 59 deputados, e é composto pelo ex-ministro Juscelino Filho (MA), pelo líder da bancada, Pedro Lucas Fernandes (MA), e pelo próprio Damião. Também houve aval do presidente da legenda, Antonio Rueda.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

lei garante afastamento remunerado a servidoras vítimas de violência doméstica em JP

Sede da Prefeitura de João Pessoa

O prefeito Cícero Lucena (MDB) sancionou, nessa terça-feira (16), a lei que assegura o afastamento remunerado de servidoras públicas municipais vítimas de violência doméstica e familiar contra a mulher. A norma foi aprovada pelo Poder Legislativo e passa a valer a partir desta quarta-feira (17).

De acordo com a lei, terão direito ao benefício servidoras do Poder Executivo Municipal e da Câmara Municipal de João Pessoa, incluindo efetivas, comissionadas e prestadoras de serviço da administração direta e indireta do Legislativo Municipal.

O afastamento não implicará prejuízo salarial nem perda de direitos, sendo considerado como efetivo exercício da função. O texto estabelece que o afastamento remunerado poderá ser concedido por até seis meses.

Para ter acesso ao benefício, a servidora deverá possuir medida protetiva concedida pelo Poder Judiciário, além de laudo da Junta Médica que indique a necessidade do afastamento.

A legislação também reforça que as formas de violência consideradas são aquelas previstas no artigo 7º da Lei Maria da Penha, que incluem violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Com filha no Tribunal de Contas, Adriano Galdino também quer uma vaga na Corte: “Tô de olho”

Auditoria do TCE aponta que Alanna Galdino seria 'servidora fantasma'

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), reforçou o desejo de disputar a segunda vaga do Tribunal de Contas da Paraíba destinada ao legislativo. A declaração foi direcionada ao deputado estadual Taciano Diniz, durante sessão itinerante da ALPB em Pocinhos, sua terra natal.

“Não sei se ele vai conseguir a façanha, porque é um cargo muito cobiçado, que eu também tô de olho.”

Allana Galdino, filha de Adriano, foi empossada no TCE-PB no fim de abril deste ano após diversas polêmicas que envolvem uma acusação de que ela teria atuado com “servidora fantasma” no governo do estado.

Agora a Paraíba pode ter um pai e uma filha no tribunal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Trabalhadores dos Correios na Paraíba entram em greve e cobram reajuste salarial

Funcionários dos Correios na Paraíba e mais sete estados decidiram entrar em greve, a partir desta terça-feira (16). A decisão da categoria foi deliberada, por unanimidade durante assembleia.

Os trabalhadores cobram manutenção de um acordo coletivo da campanha salarial dos funcionários, que consiste no reajuste pela inflação na folha de pagamento.

Na manhã desta quarta-feira (17), em João Pessoa, os funcionários devem se mobilizar no Complexo Operacional Administrativo (COA), na sede dos Correios no bairro do Cristo Redentor, às margens da BR-230, a partir das 7h.

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Após morte de Vaqueirinho, Bica será reaberta na próxima quinta-feira

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, será reaberto, nesta próxima quinta-feira (18). O anúncio foi feito pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. O zoológico estava fechado desde a morte de Vaqueirinho, que foi atacado por uma leoa após invadir o recinto do animal.

O parque vai voltar a funcionar com horário de funcionamento das 8h às 17h. Para a reabertura, foi implementado um Plano de Retomada das Visitações que assegura maior segurança, transparência e adequação técnica em todas as áreas do equipamento ambiental.

O Plano de Retomada foi elaborado pela equipe técnica da Semam e contempla integralmente as recomendações do Ministério Público da Paraíba (MPPB), da Comissão Especial da Câmara Municipal de João Pessoa, da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), da Vigilância Sanitária e da Guarda Civil Metropolitana.

Entre as ações adotadas estão o reforço das barreiras físicas de proteção, a readequação dos percursos de visitantes, o fortalecimento da vigilância permanente, a definição de protocolos específicos para recintos de animais silvestres, especialmente felinos, além do aprimoramento das rotinas de manejo e bem-estar animal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sem categoria

Estatal Infra S.A. emprega familiares do presidente do TCU Vital do Rêgo

Uma estatal que deveria servir ao interesse público, Infra S.A., virou mais um escandaloso cabide de empregos bancado pelo contribuinte. A empresa, responsável pelo planejamento e estruturação de projetos estratégicos para o setor de transportes, passou a ser ocupada por parentes de políticos e autoridades, em cargos comissionados de altos salários e todos ligados à família Vital do Rego.

Entre os nomeados está Sarah Vital do Rêgo Freire, de apenas 27 anos, sobrinha do atual presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Vital do Rêgo, e também do senador Veneziano Vital do Rêgo. Em maio de 2025, ela foi alçada ao cargo de assessora técnica nível 2 da presidência da Infra S.A., com um salário de R$ 15.852,98. Antes disso, já ocupava cargo comissionado em outra estatal, a ENBPar, onde recebia cerca de R$ 9 mil, além de auxílios e bônus. Um currículo meteórico para alguém formada há pouco mais de três anos.

Mas não para por aí. A Infra S.A. também nomeou Valkênia Herculano de Moraes, cunhada do presidente do TCU. Ela assumiu o cargo de assessora especial da presidência da estatal com um salário ainda mais generoso: R$ 27.570,42. Valkênia é irmã da esposa do ministro Vital do Rêgo e, segundo seu próprio perfil profissional, atua como assessora de investimentos e empresária do ramo de transportes. Coincidência demais para uma estatal que deveria primar pela impessoalidade.

A empresa também emprega Francisco Dutra Pimenta, filho do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS). Formado em publicidade e propaganda, ele foi nomeado assessor especial do presidente da Infra S.A. em outubro, com salário de R$ 16.083,27.

Enquanto isso, o brasileiro segue pagando a conta de uma máquina pública usada como extensão dos interesses políticos e familiares — um retrato claro do desrespeito com o dinheiro público e com a ética na administração.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

João Pessoa abre inscrições para instalação de tendas na orla durante o Réveillon

Tendas
Montagem de tendas na orla de João Pessoa (Foto: Arquivo/Jornal Correio)

A Prefeitura de João Pessoa abriu o período de inscrições para os interessados em instalarem tendas familiares na faixa de areia da orla da Capital para o Réveillon deste ano.

Segundo o edital, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), o prazo para as inscrições termina na próxima sexta-feira (19). As inscrições serão deferidas apenas para as pessoas que apresentarem a documentação exigida e cumprirem as normas estabelecidas.

Como se inscrever

Os interessados podem fazer a inscrição de forma online, acessando o portal Prefeitura Conectada, na parte “Inscrições Réveillon 2025/2026”; ou presencialmente, na Divisão de Controles e Posturas, na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Avenida Hilton Souto Maior, nº 1112, José Américo). O atendimento presencial ocorre das 8h às 14h.

No ato da inscrição, deve ser apresentada a seguinte documentação:

  • termo de compromisso devidamente preenchido e assinado;
  • cópias do RG e do CPF;
  • comprovante de residência atualizado, com até três meses de emissão;
  • e certidão negativa de débitos municipais.

A Prefeitura vai responder às solicitações até o dia 27 de dezembro. Caso o número de inscritos ultrapasse a capacidade da faixa de areia, a gestão utilizará critérios de desempate previstos no edital.

Regras para a montagem da tenda

Cada família poderá montar apenas uma tenda, com dimensões máximas de 5 metros por 5 metros.

A montagem da estrutura deve ocorrer no dia 31 de dezembro, de 10 às 16h e a desmontagem deve ser feita até às 8h do dia 1º de janeiro. Caso o prazo seja descumprido, a tenda pode ser apreendida.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

CADÊ O DINHEIRO?: Emenda parlamentar para a prefeitura de Jacaraú “some” e MPPB investiga paradeiro

Foto

O Ministério Público da Paraíba está investigando o desaparecimento de uma emenda parlamentar de R$ 110 mil destinada à saúde no município de Jacaraú. a autora da emenda pe a deputada Camila Toscano (PSDB), mas, até o momento, ninguém sabe onde o dinheiro foi parar.

Segundo o atual prefeito Márcio Aurélio Cruz (PSD), a equipe de transição identificou a existência da transferência, mas nenhuma documentação da gestão anterior, conduzida pelo ex-prefeito Elias Costa Paulino (PDT). Também não foram encontrados qualquer documento que comprovasse o débito.

O Ministério Público destaca que a ausência de registros impede o controle da aplicação do dinheiro público e pode indicar irregularidade grave, incluindo possível desvio de finalidade ou omissão de prestação de contas.

O caso é tratado como sigiloso, pois há documentos como listas de exames médicos e dados de pacientes. Mas, enquanto as investigações avançam, cresce a indignação da população de Jacaraú. Em um município que enfrenta dificuldades na rede pública de saúde, R$ 110 mil simplesmente “sumirem” é inaceitável. A pergunta que ecoa nas ruas é direta e legítima: onde está o dinheiro?

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.