Paraíba

VÍDEO: Leoa retorna ao recinto na Bica após morte de Vaqueirinho

Leona, leoa que matou homem que invadiu recinto dela no zoológico de João Pessoa — Foto: Reprodução/PMJP

A leoa Leona, do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (a Bica), retornou nesta quinta-feira (4) ao seu recinto. O animal estava em quarentena desde o dia que o jovem “Vaqueirinho” morreu após invadir a jaula dele, no último domingo (30).

veja vídeo clicando aqui

Nas redes sociais, a administração da Bica informou que Leona está se adaptando ao ambiente novamente e segue sendo observada por uma equipe de profissionais do parque.

“Leona está, aos poucos, voltando ao seu recinto. Chegou devagar, observou cada detalhe e foi acolhida no espaço que é dela. Todo o processo segue acompanhado pela equipe com cuidado e tranquilidade”, explicou a Bica.

O caso

O jovem “Vaqueirinho”, de 19 anos, morreu na manhã do último domingo (30) após ser atacado por uma leoa do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, em João Pessoa. A vítima invadiu a jaula do animal.

Em vídeos que circulam nas redes sociais, foi possível identificar ferimentos na cabeça do homem.

“Vaqueirinho” tinha transtornos mentais e sonhava em domar leões. O caso teve ampla repercussão nacional e internacional.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Superlua poderá ser vista nesta quinta-feira (04) em João Pessoa

Superlua azul
(Foto: Reprodução)

Acontece nesta quinta-feira (04) em João Pessoa a superlua mais brilhante de 2025. O fenômeno, visível em todo o Brasil, acontece quando a Lua cheia atinge o ponto mais próximo da Terra, sendo a maior e mais luminosa no céu.

Na capital paraibana, o nascer da Lua está previsto para 17h14. A melhor visão deve ocorrer por volta das 20h13 (horário de Brasília). Para aproveitar o momento, a recomendação é buscar locais abertos como praias e mirantes, evitando áreas com excesso de luz artificial.

Nesta edição, a Lua estará cerca de 27,3 mil quilômetros mais próxima do planeta do que o normal. Em 2026, três superluas estão previstas: a primeira em 3 de janeiro, a segunda em 24 de novembro e a terceira em 24 de dezembro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Balsa que faz trajeto Cabedelo/Costinha fica à deriva e pessoas são retiradas às pressas

Na manhã desta quinta-feira (4), a balsa que faz o trajeto entre Cabedelo e Costinha, no município de Lucena, no Litoral da Paraíba, quebrou e deixou a população em clima de tensão.

De acordo com as informações apurados pelo Blog do BG, o problema aconteceu por volta das 5h30, quando a balsa estava sentido Cabedelo, provável um problema no motor do rebocador.

Foi preciso da ajuda de um catamarã para socorrer as pessoas e levá-las à terra firme. No entanto, os veículos ainda continuam dentro da embarcação em alto mar. Mais informações em instantes.

Blog do BG PB 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Professores da PB vão receber R$ 1,3 bilhão em indenização do Estado

João Azevêdo – (Foto: Aloísio Abrantes/MaisPB)

O governador João Azevêdo assinou, na manhã desta quarta-feira (3), na Granja Santana, em João Pessoa, acordo com a Advocacia-Geral da União (AGU) referente ao antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que irá destinar R$ 2,3 bilhões para a Educação, dos quais 60% serão repassados para os professores e 40% para melhoria na infraestrutura escolar e formação de docentes e alunos.

De acordo com o documento assinado hoje, os recursos serão enviados para o estado entre os anos de 2027 e 2029, sendo 40% no primeiro ano e os demais 60% divididos entre os anos seguintes.

Serão beneficiados com o abono indenizatório os profissionais do Magistério que estavam no exercício da profissão entre os anos de 1998 e 2006. Os valores serão repassados para professores efetivos, temporários, aposentados ou para os herdeiros, totalizando R$ 1,38 bilhão.

Os demais R$ 920,4 milhões serão destinados para a aquisição, manutenção e conservação de instalação de equipamentos para a rede de ensino; concessão de bolsas de estudos a alunos; aquisição de material didático e programas de transporte escolar; realização de atividades curriculares complementares voltadas ao aprendizado dos alunos e formação continuada dos professores; dentre outras ações.

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou o ganho real para a Educação, o que representa uma “vitória para o ensino público estadual”.

“Esse, sem dúvida, é um momento de muita alegria para nós. A Educação da Paraíba vive um grande momento, com resultados positivos, a exemplo do avanço nos índices de alfabetização, também temos programas importantes como o Desafio Nota Mil, Se Liga no Enem, além das ações na Ciência e Tecnologia, como as bolsas de estudo, a implantação do Centro Internacional de Computação Quântica, o radiotelescópio Bingo e hoje celebramos mais uma grande conquista para os nossos professores e para a melhoria do ensino público estadual”, frisou.

A procuradora nacional de Negociação da AGU, Clara Barros, destacou que a finalização do processo que culminou com a assinatura do acordo do Fundef representa a consolidação do federalismo de cooperação entre a União, os Estados e os municípios.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Justiça da Argentina autoriza extradição de casal da Braiscompany



					Justiça da Argentina autoriza extradição de casal da Braiscompany
Antônio Neto, conhecido como Antônio Neto Ais, e Fabricia Campos 

A Justiça da Argentina autorizou a extradição de Antônio Neto e Fabrícia Farias, casal sócio-proprietário da Braiscompany. A Justiça Federal da Paraíba confirmou a informação nesta quarta-feira (3), e acrescentou que os dois ainda têm a possibilidade de recorrer da decisão em território argentino. Até o momento, não há previsão para o retorno do casal ao Brasil.

Antônio e Fabrícia estão presos desde fevereiro de 2024 no país, após um ano foragidos. O casal aguarda a conclusão do processo de extradição em prisão domiciliar. O Jornal da Paraíba não conseguiu localizar a defesa deles.

Relembre o caso Braiscompany

Os donos da Braiscompany estavam foragidos na Argentina desde que escaparam do Brasil ainda em 2023. De acordo com o delegado Guilherme Torres, Antônio e Fabrícia fugiram pela fronteira terrestre, diretamente para a Argentina. Para isso, usaram uma identidade falsa, a partir de documentos de parentes, que consentiram o uso da documentação pelo casal.

Eles foram presos a partir de uma colaboração entre a Polícia Federal e representantes da Interpol na Argentina. A prisão foi gravada. O vídeo do momento exato em que os condenados são presos foi divulgado pela ministra da Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, nas redes sociais.

Na postagem, a ministra escreveu que a “Argentina não é mais refúgio de delinquentes”, se referindo ao casal que estava foragido há 1 ano no país que faz fronteira ao Brasil.

A Braiscompany foi alvo de uma operação da Polícia Federal no dia 16 de fevereiro de 2023, que teve como objetivo combater crimes contra o sistema financeiro e o mercado de capitais. As ações da PF aconteceram na sede da empresa do ‘casal Braiscompany’ e em um condomínio fechado, em Campina Grande, e em João Pessoa e em São Paulo. A operação foi nomeada de Halving.

A empresa, idealizada pelo casal Antônio Ais e Fabrícia Ais, era especializada em gestão de ativos digitais e soluções em tecnologia blockchain. Os investidores convertiam seu dinheiro em ativos digitais, que eram “alugados” para a companhia e ficavam sob a gestão dela pelo período de um ano. Os rendimentos dos clientes representavam o pagamento pela locação dessas criptomoedas.

Além do ‘casal Braiscompany’, o caso teve outros 9 réus e um montante a ser reparado de R$ 277 milhões em danos patrimoniais e R$ 100 milhões em dano coletivo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Ibama vai fazer vistoria na Bica; local será reaberta nos próximos 10 dias

Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, deverá ser reaberto ao público nos próximos dez dias. A informação foi confirmada, nesta quarta-feira (3), pelo secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira.

Ele ainda anunciou a vinda do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, e do presidente da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA), Marçal Cavalcante, para uma vistoria no local.

Nesta manhã, foi realizada uma reunião para discutir uma nova regulamentação que o Ibama preparou. De acordo com o secretário, as medidas pretendem aprimorar o funcionamento de zoológicos em todo o país.

“Teremos a visita do presidente do Ibama e toda a equipe técnica para atestar as condições do funcionamento do nosso parque. A Bica atende todas as exigências técnicas de funcionamento do zoológico e assim a gente quer trabalhar com a transparência, publicidade e parceria com esses órgãos. Por fim, firmar um acordo de cooperação técnica com o Ibama a fim de trabalhar no controle da biodiversidade de outras espécies nativas da nossa fauna”, declarou.

A reabertura do parque ocorre dias após a morte do jovem Gerson de Melo Machado, de 19 anos, que invadiu a jaula de uma leoa no último domingo (30). O episódio gerou uma série de reuniões entre a prefeitura e órgãos ambientais.

Após esse caso, algumas medidas foram aprovadas para reforçar a segurança como: placas de sinalização, anteparos de proteção, cercas elétricas, instalação de câmeras de monitoramento com reconhecimento facial e inteligência artificial, rotinas administrativas controladas, controle de acesso dos usuáriose fechamento dos pontos de vulnerabilidade .

“Acredito que nos próximos dez dias, tão logo sejam atestados aí todas as condições de segurança para os funcionários, para os visitantes, para os animais, já possamos fazer essa liberação. Amanhã receberemos a visita de uma comissão parlamentar dos vereadores. Já estamos com várias reuniões com outras entidades como Ibama, Cetas, Associação dos Zoológicos, Conselho de Médicina Veterinária, fazendo esse acompanhamento e tão logo possamos atestar essa segurança para todas as pessoas, faremos a liberação do parque”, concluiu Welison.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Ibama fará visita na Bica para verificar condições do parque

Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica

O presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho fará uma vistoria no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, para inspecionar o funcionamento do parque e o tratamento dado aos animais. De acordo com o secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira, o equipamento deverá ser reaberto ao público nos próximos dez dias.

Esse mesmo prazo é o dado para o retorno da leoa Leona ara o recinto dos felinos, onde um jovem foi morto após uma invasão no último domingo (30).

De acordo com o secretário, as medidas pretendem aprimorar o funcionamento de zoológicos em todo o país, como implantação de câmeras de segurança e cercas elétricas.

Blog do BG PB

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

MP abre novo inquérito para investigar denúncias de desvios no Hospital Padre Zé

Padre Egídio tem habeas corpus negado no STF — A União - Jornal, Editora e Gráfica

O Ministério Público da Paraíba abriu um novo inquérito para investigar e apurar as supostas irregularidades na administração do Hospital Padre Zé e da Ação Social Arquidiocesana (ASA).

Os fatos teriam ocorrido na gestão do Padre Egídio Carvalho Neto, em face de denúncias de utilização irregular de verbas e supostos desvios de recursos.

O inquérito foi aberto nesta segunda-feira (1ª) e encontra-se em sigilo.

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

POLÊMICA: Leo Lins ironiza morte de jovem atacado na Bica: “As vezes o leão ganha”

O humorista Leo Lins publicou nas redes sociais uma ironia sobre a morte de Gerson de Melo Machado, de 19 anos, que invadiu o recinto da leoa do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, em João Pessoa. Vaqueirinho foi atacado pelo animal s morreu no último domingo (30).

No Instagram, Leo Lins publicou uma imagem com a frase: “Moral do dia: o brasileiro tem que matar um leão por dia pra sobreviver… às vezes o leão ganha”.

Blog do BG PB 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

SEM ÁGUA: Operação Carro-Pipa é suspensa em 14 cidades da Paraíba a partir desta segunda

A Operação Carro-Pipa será suspensa temporariamente a partir desta segunda-feira (1º) em 14 municípios da Paraíba. O Exército Brasileiro informou que a pausa é necessária para o replanejamento dos calendários de distribuição e para a atualização dos sistemas oficiais GPipa e GCDA, processos que só podem ser realizados no início de cada mês.

Segundo o Exército, a interrupção permitirá revisar a população atendida, contratar novos pipeiros e implantar novos pontos de abastecimento. A retomada ocorrerá de forma gradual ao longo da próxima semana, com normalização prevista até quarta-feira (3). A corporação pediu compreensão às comunidades afetadas.

Em Campina Grande, onde 64 localidades dependem do abastecimento por carros-pipa, o risco de desabastecimento é considerado baixo. A Defesa Civil afirma que a água distribuída na sexta-feira (28) pode atender muitas comunidades por até 15 dias.

Os municípios atingidos pela suspensão são Campina Grande, Água Branca, Montadas, Picuí, Tenório, Aroeiras, Gurjão, Parari, Salgado de São Félix, Sumé, Catolé do Rocha, Monteiro, Pedra Lavrada e São Bento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.