Sem categoria

Agentes da Semob-JP aprovam paralisação e cruzam os braços a partir da próxima sexta (6)

Os agentes de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) realizam paralisação das atividades operacionais por 24h, com início à 0h, na próxima sexta (06).

A mobilização foi aprovada por unanimidade, em assembleia geral, realizada, na noite desta segunda-feira (02), no Sindicato dos Comerciários da Paraíba (Sinecom).

O objetivo da manifestação é sensibilizar a gestão municipal quanto a melhorias no ambiente de trabalho, como exemplos, a infraestrutura e higienização, além de questionar a defasagem salarial da categoria.

Entre as pautas reivindicadas, destacam-se a higienização contínua no ambiente de trabalho, inclusive, aos finais de semana; a qualificação frequente dos profissionais, conforme preconiza o Conselho Nacional de Trânsito (Contran); a disponibilização de fardamentos; a manutenção frequente das viaturas, além da reposição das perdas inflacionárias salariais, nos últimos cinco anos.

Quanto às questões remuneratórias, o presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito e Fiscais de Transportes da Paraíba (Sinafit-PB), Fábio Gomes, observa que “a defasagem salarial questionada pela categoria engloba percas inflacionárias dos anos de 2024 e 2025, como também, o congelamento, desde a implantação dos valores pagos, dos plantões extraordinários, além do não pagamento do auxílio-alimentação, o qual foi acordado com o prefeito desde 2023 e não implementado até o momento”.

O presidente do Sinafit-PB ainda detalha que são dois anos sem reajuste salarial, correspondendo a uma deflação de 10,79%. Já em relação aos plantões, a defasagem chega a 12,80%;

“Entendemos que a nossa categoria é fundamental para garantir a segurança viária, especialmente, em períodos de grande circulação, como as prévias carnavalescas, mas a decisão de paralisar é em decorrência das tentativas infrutíferas de dialogar com a administração municipal”, defende Fábio Gomes.

O presidente do sindicato da categoria destaca, ainda, que, em respeito à população local, vem a público, com antecedência, comunicar o movimento, em respeito ao princípio constitucional do interesse público, da legalidade e dos direitos fundamentais. “Sendo assim, para que a sociedade não fique totalmente desassistida, manteremos em funcionamento 30% do efetivo escalado, no dia, para situações urgentes, deixando claro que a categoria e o sindicato prezam pelo diálogo”, finalizou.

Atualmente, a Semob-JP conta com 212 Agentes de Trânsito, para atender todas as demandas do município. A equipe é distribuída em grupos operacionais que fazem a fiscalização presencialmente ou de modo virtual, por meio do videomonitoramento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sem categoria

ANP interdita posto de combustível e autua outros cinco durante operação na Paraíba

VÍDEO: ANP Multa Postos De Combustíveis E Distribuidoras Em 15 Estados »  Brasil Postos

Entre os dias 26 e 30/01, a Agência Nacional do Petróleo fiscalizou o mercado de abastecimento em 15 estados do pais. Na Paraíba a fiscalização foi realizada em 12 estabelecimentos as cidades de Alagoinha, Guarabira, Pirpirituba, Serra da Raiz e Jacaraú.

Foram lavrados cinco autos de infração e um de interdição. Houve coleta de duas amostras de combustíveis para análise laboratorial.

Nas ações, os fiscais verificaram a qualidade dos combustíveis, o fornecimento do volume correto pelas bombas medidoras, a adequação dos equipamentos e dos instrumentos necessários ao correto manuseio dos produtos, bem como as documentações de autorização de funcionamento das empresas e as relativas às movimentações dos combustíveis e lubrificantes.

No período, destacaram-se forças-tarefas da ANP com outros órgãos públicos em três municípios do Rio de Janeiro, resultando na apreensão de 32.125 litros de combustíveis irregulares.

Os estabelecimentos autuados pela ANP estão sujeitos a multas que podem variar de R$ 5 mil a R$ 5 milhões, além de penas de suspensão e revogação de sua autorização. As sanções são aplicadas somente após processo administrativo, durante o qual o agente econômico tem direito à ampla defesa e ao contraditório, conforme definido em lei.

Já a interdição é uma medida cautelar, aplicada para proteger o consumidor, evitando a comercialização de combustíveis fora das especificações, fornecimento de combustível em quantidade diferente da marcada na bomba, entre outras irregularidades. Caso o posto comprove à ANP que o problema foi sanado, a Agência realiza a desinterdição, sem prejuízo do processo administrativo e possíveis penalidades.

Denúncias sobre irregularidades no mercado de combustíveis podem ser enviadas à ANP por meio do telefone 0800 970 0267 (ligação gratuita) ou do FalaBR, plataforma integrada de ouvidoria e acesso à informação da Controladoria-Geral da União (CGU).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sem categoria

Teste da baliza deixa de ser obrigatório para tirar CNH na Paraíba, a partir desta segunda (2)

A partir desta segunda-feira (2) deixou de ser obrigatório o teste da baliza no processo de emissão da CNH. A informação foi confirmada pelo superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto.

A medida atende uma deterinação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que ançou neste domingo (1º) o Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, que estabelece regras nacionais para a prova prática de obtenção da CNH.

O órgão lembra que o exame de baliza “deixou de ser uma etapa obrigatória da prova prática” e que, de acordo com o manual, a “avaliação deixa de ser sobre uma manobra específica, feita em um espaço à parte e pouco representativa do dia a dia, e passa a observar o condutor em situação real de tráfego”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Inadimplência atinge mais de 1,3 milhão de paraibanos



					Inadimplência atinge mais de 1,3 milhão de paraibanos
Calculadora para renegociação de dívidas. Foto: Divulgação.. Foto: Divulgação.

Aproximadamente 1,31 milhão de paraibanos encerrou dezembro de 2025 com alguma dívida em atraso. Segundo os dados do Mapa da Inadimplência no Brasil, realizado pelo Serasa, o número representa 44,33% da população do estado, um aumento de 3,84% quando comparado com o mesmo período de 2024. Esse aumento corresponde a 144 mil novos inadimplentes em 12 meses.

Dívidas mais comuns:

  • Bancos e cartões de crédito: 26,1% dos casos
  • Contas comuns (água, luz e gás): 22,1% dos casos
  • Outras dívidas financeiras: 19,2% dos casos

O levantamento realizado pelo Serasa também revelou que o valor médio das dívidas é de R$1.593,27, indicando dificuldade por parte dos consumidores sem organização financeira no processo de quitação de dívidas.

Esse cenário também é influenciado pelo acúmulo de dívidas obrigatórias no final do ano, como impostos e reajustes de serviços. Além do período de volta às aulas, que impacta algumas famílias.

A realidade de endividamento não é exclusiva do estado da Paraíba. Em dezembro, o Brasil atingiu 81,2 milhões de inadimplentes, o maior número registrado na série histórica, com 12 meses consecutivos de alta. A idade dos consumidores atingidos por essa realidade varia, com a faixa etária entre 41 e 60 anos sendo a mais atingida, representado 35,6% dos endividados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

CRM-PB pode ser interditado por suposto esquema envolvendo planos de saúde

A Aliança Nacional pela Defesa Ética na Saúde Suplementar (ANDESS) pede a interdição imediata do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) e o afastamento de toda a diretoria da instituição. Segundo a entidade, o Conselho teria sido “capturado” por interesses de operadoras de planos de saúde, especialmente ligadas ao sistema Unimed.

O conteúdo da ação, divulgado pelo colunista Lauro Jardim do jornal O Globo, revela que o presidente do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza, o primeiro vice-presidente, Walter Fernandes de Azevedo, e a segunda vice-presidente, Débora Eugênia Braga Nóbrega Cavalcanti, seriam os responsáveis por manter uma estrutura que teria falhado na apuração de condutas médicas com impacto direto sobre pacientes.

Arquivamento de óbitos
De acordo com a ANDESS o CRM-PB teria arquivado 100% dos processos éticos relacionados a óbitos de pacientes, prática que, segundo a entidade denunciante, contraria o Código de Processo Ético-Profissional da medicina. A ANDESS afirma que essa conduta teria impedido a responsabilização ética de profissionais em situações graves.

A denúncia cita três mortes específicas, além de relatos de pacientes que teriam sofrido lesões graves, associadas a negativas de cobertura por planos de saúde ou atrasos na autorização de tratamentos urgentes. Ainda segundo o texto, mesmo diante desses casos, não teriam sido aplicadas sanções disciplinares.

Outro ponto central da denúncia é a alegação de conflito de interesses estruturais dentro do CRM-PB. A ANDESS afirma que conselheiros do órgão ocupariam, simultaneamente, cargos ligados à Unimed, o que comprometeria a independência do conselho.

Entre os episódios citados, está o caso do conselheiro Valdir Delmiro Neves, que, segundo a denúncia, teria sido alvo de questionamentos por negativa assistencial e, ainda assim, foi designado para integrar uma comissão fiscalizadora, passando a atuar na apuração de práticas semelhantes às que teriam sido objeto de denúncia.A entidade solicita que o CFM assuma integralmente a gestão do CRM-PB, com nomeação de uma diretoria provisória, além do afastamento cautelar dos conselheiros citados. Entre as medidas requeridas também estão:

  • Suspensão cautelar do exercício da medicina dos envolvidos
  • Busca e apreensão de documentos na sede do conselho
  • Bloqueio do repasse de anuidades
  • Proibição de novos arquivamentos de sindicâncias até decisão final

Até o momento a diretoria do CRM-PB ainda não se pronunciou sobre o caso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

CAMARÃO GRILL, CIBELLY E FULLANO: estabelecimentos são interditados por irregularidades sanitárias

Foto: Ministério Público

Três bares foram autuados, nesta quinta-feira (29), em João Pessoa e Cabedelo, durante durante uma operação conjunta nas praias dos municípios. Entre eles, Fullano, Camarão Grill e Gigante do Mar. Um deles foi interditado, o Cibelly, na cidade portuária. A fiscalização é conduzida pelo MP-Procon e pela Vigilância Sanitária das administrações municipais.

Durante a operação, o estabelecimento Cybelle Praia, situado no bairro do Poço, em Cabedelo, foi interditado pela Vigilância Sanitária, após a lavratura de termo de interdição cautelar e termo de apreensão e inutilização. O Corpo de Bombeiros Militar também emitiu termo de interdição parcial da área devido ao possível risco estrutural identificado no local, sendo o estabelecimento ainda autuado pelo MP-Procon pelas irregularidades consumeristas.

O Fullano Praia e o Camarão Grill foram notificados pela Vigilância Sanitária de João Pessoa para realizar adequações organizacionais dentro do prazo estabelecido. A Semam também notificou o Fullano, concedendo prazo para adequação às normas ambientais. O Corpo de Bombeiros lavrou ainda autos de infração no Gigante do Mar, diante das irregularidades estruturais identificadas.

Ao todo, quatro bares foram vistoriados até o momento, sendo dois em João Pessoa e dois em Cabedelo. As autuações e a interdição foram aplicadas após a constatação de irregularidades sanitárias durante as vistorias.

Foto: MPPB

A operação contou com a participação do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sem categoria

Quase 400 barragens da Paraíba correm sérios riscos de rompimento, diz Ana

Relatório aponta quatro barragens com estrutura em estado crítico na Paraíba  | G1

Dados da Agência Nacional das Águas apontam que, das 798 barragens cadastradas na Paraíba, 389 (48,7%) estão classificadas em categoria de risco de rompimento. Esse número representa quase metade de todas as barragens existentes na Paraíba e sinaliza um problema que vai além de meros números: trata-se de um risco concreto à vida de pessoas, propriedades, atividades econômicas e ao meio ambiente.

A categoria de risco é uma classificação técnica que avalia as condições estruturais das barragens e os fatores que podem influenciar a possibilidade de um acidente ou desastre. Além disso, 251 barragens têm um risco de dano potencial alto caso venham a romper. Esse critério, conhecido como Dano Potencial Associado (DPA), considera o impacto que a ruptura pode causar em termos de vidas humanas, perdas econômicas, danos ambientais e destruição de infraestrutura. Em outras palavras, 31,4% das barragens do estado não apenas correm risco de falhar, mas, se falharem, podem provocar desastres de grande magnitudAna clae.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Paraíba tem mais de 900 crianças e adolescentes desaparecidos, aponta Sinesp

TJPB reforça ações de prevenção na Semana Nacional da Criança Desaparecida  | Tribunal de Justiça da Paraíba

O Brasil contabilizou 23.919 registros de desaparecimento de crianças e adolescentes ao longo de 2025, o que representa uma média alarmante de 66 casos por dia. Os dados, enviados pelos estados e pelo Distrito Federal ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), apontam crescimento de 8% em relação a 2024, quando a média diária era de 60 desaparecimentos de menores de 18 anos.

Do total de ocorrências no país, cerca de 61% envolvem meninas e adolescentes do sexo feminino, enquanto 38% são do sexo masculino. Especialistas destacam que, apesar do recorte por gênero ajudar no diagnóstico do problema, ainda há dificuldade em identificar causas e motivações dos desaparecimentos, já que muitos casos não têm o desfecho claramente registrado pelas autoridades.

Na Paraíba, foram contabilizados 929 desaparecimentos de crianças e adolescentes em 2025, com taxa de 22,31 casos a cada 100 mil habitantes. Embora o estado não figure entre os maiores índices proporcionais do país, os números acendem um alerta para a necessidade de fortalecimento das políticas de prevenção, busca e localização, especialmente em áreas mais vulneráveis.

Entre as principais ferramentas utilizadas está o protocolo Amber Alert, acionado em situações consideradas de alto risco. O sistema divulga informações e imagens de crianças desaparecidas em redes sociais como Facebook e Instagram, ampliando o alcance das buscas. Segundo o Ministério da Justiça, a iniciativa tem sido fundamental para agilizar localizações, mas autoridades reconhecem que a política nacional ainda precisa avançar na integração com estados e na análise das diferenças regionais.

Veja o ranking por estado:

  • São Paulo: 20.546 casos (taxa por 100 mil habitantes: 44,59 desaparecidos)
  • Minas Gerais: 9.139 casos (taxa: 42,72 desaparecidos)
  • Rio Grande do Sul: 7.611 casos (taxa: 67,75 desaparecidos)
  • Paraná: 6.455 casos (taxa: 54,29 desaparecidos)
  • Rio de Janeiro: 6.331 casos (taxa: 36,76 desaparecidos)
  • Santa Catarina: 4.317 casos (taxa: 52,73 desaparecidos)
  • Bahia: 3,929 casos (taxa: 26,42 desaparecidos)
  • Goiás: 3.631 casos (taxa: 48,91 desaparecidos)
  • Pernambuco: 2.745 casos (taxa: 28,71 desaparecidos)
  • Ceará: 2.578 casos (taxa: 27,81 desaparecidos)
  • Espírito Santo: 2.421 casos (taxa: 58,66 desaparecidos)
  • Distrito Federal: 2.235 casos (taxa: 74,58 desaparecidos)
  • Mato Grosso: 2.112 casos (taxa: 54,24 desaparecidos)
  • Pará: 1.238 casos (taxa: 14,21 desaparecidos)
  • Maranhão: 1.182 casos (taxa: 16,84 desaparecidos)
  • Rondônia: 1.018 casos (taxa: 58,11 desaparecidos)
  • Amazonas: 982 casos (taxa: 22,72 desaparecidos)
  • Paraíba: 929 casos (taxa: 22,31 desaparecidos)
  • Rio Grande do Norte: 775 casos (taxa: 22,43 desaparecidos)
  • Piauí: 744 casos (taxa: 21,98 desaparecidos)
  • Alagoas: 729 casos (taxa: 22,63 desaparecidos)
  • Sergipe: 728 casos (taxa: 31,66 desaparecidos)
  • Tocantins: 609 casos (taxa: 38,38 desaparecidos)
  • Roraima: 577 casos (taxa: 78,1 desaparecidos)
  • Acre: 413 casos (taxa: 46,7 desaparecidos)
  • Amapá: 408 casos (taxa: 50,59 desaparecidos)
  • Mato Grosso do Sul: 378 casos (taxa: 12,92 desaparecidos)

Com informações do G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Detran-PB manterá prova da baliza mesmo após flexibilização

Autoescola
(Foto: Imagem ilustrativa/Lúcio Bernardo Jr/Câmara dos Deputados)

A prova da baliza, considerada como um dos maiores fatores de reprovação no processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), deixará de ser obrigatória, a partir desta terça-feira (27) em quatro estados. A medida está nas novas regras estabelecidas pelo Contran.

No entanto, a mudança não será aplicada na Paraíba. Em entrevista ao Correio Debate da 98 FM, o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Isaías Gualberto, defendeu a manutenção do teste.

“Entendemos que é importante para a segurança viária. O condutor, o candidato deve saber o básico na condução do veículo que é estacionar de forma correta e a baliza é importante.” disse.

Até o momento, a medida foi adotada em São Paulo, em Mato Grosso do Sul, no Amazonas e no Espírito Santo.

Em São Paulo, por exemplo, as atualizações envolvem não só a retirada definitiva da etapa da baliza, como também a possibilidade de efetuar a prova em veículos com câmbio automático.

Assim, o exame passa a concentrar a avaliação na etapa de circulação, segundo o governo do estado. O trajeto do exame prático, porém, segue inalterado e focado em aspectos como conversões à direita e à esquerda; uso correto da seta; e parada em local permitido.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Veja detalhes da cela onde João Lima ficará recluso no Presídio do Róger

Ele foi transferido para a unidade prisional após determinação judicial em audiência de custódia. João Lima foi denunciado pela ex-mulher, a médica e influenciadora Raphaella Brilhante, po rviolência doméstica. O caso ganhou repercussão no último sábado (24), depois que Raphaella solicitou medidas protetivas de urgência.

Pavilhão Maria da Penha

O artista ficará no local conhecido como “Pavilhão Maria da Penha”, destinado a pessoas investigadas por violência domestica.

“Não existe diferenciação. Ele vai ficar aqueles cinco dias de reconhecimento, que é o período para que a família ou alguém se cadastre. Esses cinco dias é muito importante também para que a gente observe o comportamento. E depois desses cinco dias, aí alguém se cadastrando para entrega de material, para visitá-lo, aí ocorre normalmente. No momento, ele vai tirar esse reconhecimento no pavilhão, que é o pavilhão que nós temos aqui no Presidio do Roger, destinado à violência doméstica, que é conhecido como o pavilhão Maria da Penha.”, destacou Selva, o diretor do local.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.