Paraíba

Defesa Civil coloca equipes em estado de atenção após alerta de chuvas intensas

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec-JP) colocou as equipes em estado de atenção e reforçou o monitoramento das áreas de risco após o alerta de chuvas intensas (perigo potencial) emitido, nesta quarta-feira (11), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com o aviso, válido até as 23h59 desta sexta-feira (13), pode chover na Capital entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, destacou que as equipes da Compdec-JP estão sempre prontas para atender a população em caso de necessidade, mas lembrou que todas as pessoas devem adotar medidas preventivas de segurança.

“Como de costume, durante o período que perdurar o alerta, nós reforçamos as orientações de procurar não se expor a riscos desnecessários, como utilizar eletroeletrônicos durante as chuvas, não se abrigar sob árvores ou redes de energia e evitar transitar por vias com acumulados de água”, orientou.

Ele ressaltou ainda que é importante “observar o nível dos rios e barulhos estranhos que possam indicar fissuras ou rachaduras em estruturas e, ainda, que possam ser sinal de possíveis deslizamentos de barreiras ou encostas. Orientação mais reservada àquelas pessoas que estejam mais próximas dessas situações. Nesses casos, favor procurar a Defesa Civil”.

Acima da média – Entre a sexta-feira (6) até a manhã do domingo (8) passado, João Pessoa registrou um acumulado de 132,8 milímetros de chuva. Significa que a média histórica para todo o mês de fevereiro, que é de 106,2 mm, foi superada em apenas 3 dias de forte precipitação.

Defesa Civil – A Defesa Civil mantém plantão 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Em caso de necessidade, deve ser acionada pelos números 98831-6885 (WhatsApp) e 199 ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’.

Outros números em caso de urgências:

Trânsito: 3213-7188 ou 9 8760-2134(WhatsApp);

Queda de árvores: 3218-9208 (que funciona também como WhatsApp) ou ‘João Pessoa na Palma da Mão’.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Governo apura irregularidades em 34 convênios na Paraíba

Centro Administrativo do Estado

O Governo da Paraíba prorrogou por mais 120 dias, nesta terça-feira (10), os procedimentos de Tomadas de Contas Especiais (TCE) referentes a convênios celebrados com municípios paraibanos. A decisão está publicada no Diário Oficial e foi assinada pelo secretário Renato Costa Feliciano.

De acordo com o documento, a prorrogação dá continuidade a uma portaria que instaurou as Tomadas de Contas Especiais e designou a comissão responsável pelos trabalhos.

O texto aponta dificuldades para localizar ex-gestores, a fim de garantir a apresentação de defesa prévia e a realização de depoimentos.

Ao todo, foram instauradas 89 Tomadas de Contas Especiais relacionadas a convênios firmados no âmbito da Secretaria de Estado do Desenvolvimento e da Articulação Municipal (SEDAM). Segundo a portaria, 55 processos já foram concluídos até o momento. A comissão é composta por três membros.

Com a nova decisão, permanecem em apuração 34 convênios firmados com os seguintes municípios:

Belém do Brejo do Cruz; Sobrado; Arara; São João do Cariri; Belém; Algodão de Jandaíra; Aparecida; Areia; Aroeiras; Carrapateira; Caturité; Cuité de Mamanguape; Jacaraú; Jericó; Massaranduba; Monte Horebe; Patos; Pedra Lavrada; Pedras de Fogo; Pocinhos; Riachão do Poço; Santa Rita; São João do Rio do Peixe; São José de Espinharas; São José de Piranhas; São José dos Ramos; Sapé; e Juazeirinho.

A Tomada de Contas Especial é um procedimento administrativo que busca apurar irregularidades, identificar responsáveis, quantificar eventuais danos ao erário e viabilizar o ressarcimento aos cofres públicos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Centro Histórico de João Pessoa ganhará novo hotel cinco estrelas

O Governo da Paraíba e a empresa Vila Galé vão assinar, nas próximas semanas, em Portugal, o protocolo de intenções para construção de um novo hotel cinco estrelas no Centro Histórico de João Pessoa. O equipamento vai funcionar no antigo Colégio Pio XII, próximo à Igreja São Francisco.

“Vamos estar na Bolsa da Turismo de Lisboa e assinar, formalmente, o protocolo de intenções com o grupo Vila Galé para construção de um hotel cinco estrelas no Centro Histórico de João Pessoa. Isso vai mudar o Centro Histórico. Assim como o Polo Turístico mudou o turismo da praia, esse hotel do Vila Galé vai mudar a história do turismo do Centro”, previu Azevêdo.

Vila Galé na Paraíba

No mês passado, o governador João Azevêdo recebeu o presidente do Vila Galé, Jorge Rebelo, ocasião em foram discutidas parcerias para a instalação de um hotel do Grupo português no Centro Histórico da Capital, no antigo Colégio Diocesano Pio XII.

Governador João Azevêdo (PSB) em reunião com o presidente do grupo Vila Galé, Jorge Rabelo

Na ocasião, os dois visitaram o local onde deverá ser instalado o empreendimento, que representará mais um grande passo na revitalização do Centro Histórico pessoense — o grupo hoteleiro, além de Portugal, está presente na Espanha e Cuba. No Brasil, em estados como Rio de Janeiro, Ceará e Pernambuco. Também visitaram a Igreja de São Francisco.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

VÍDEO: Folião é expulso de camarote após xingar Claudia Leitte em João Pessoa

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Portal BG PB (@blogdobgpb)

Um folião foi expulso de um camarote durante o desfile do Bloco Virgens de Tambaú, no pré-Carnaval em João Pessoa.

As imagens mostram um homem visivelmente alterado, xingando e fazendo gestos obscenos para a cantora Cláudia Leitte.

Ao ser identificado por outros participantes dc camarote, o homem e outro amigo dele, foram agredidos e expulsos do espaco reservado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sem categoria

Deputado que exigiu “pirão” de colega é cobrado por agência de comunicação: “Seja homem”

O caso do deputado Manoel Ludgero (PSDB) cobrou um “pirão” do também deputado João Paulo II (PP) ganhou novos contornos neste domingo (8). É que uma agência de comunicação está lembrando que o próprio deputado ficou devendo contas da campanha de 2022 que ficaram penduradas.

“Há 4 anos que esperamos o seu retorno e nada. Ponha as mãos na sua consciência e lembre-se de não apenas cobrar aos outros, mas também de pagar.” diz o comentário.

Ludgero respondeu a provocação, Veja o diálogo:

Mais cedo, Manoel cobrou João Paulo em uma postagem no Instagram dizendo que o deputado que leva o nome de um papa estaria lhe devendo um “pirão”. Logo depois, João respondeu e disse que não devia nada. Pirão vai, pirão vem e ninguém paga ninguém.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Meteorologia renova alerta de previsão de chuvas em todos os municípios da Paraíba

Foto: Marcelo Gomes/RedeMais

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) renovou, neste domingo (8), alerta de chuvas intensas em todos os municípios da Paraíba até o final da noite de hoje.

De acordo com  o órgão, nesse período que vai até as 23H59, pode ocorrer chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos com velocidades entre 40 e 60 km/h).

As orientações são que, em  caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além  disso, evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em caso de dúvidas, mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

FARINHA POUCA: Deputado estadual é cobrado por colega de bancada sobre dívida: ‘Pagar o pirão’


Farinha pouca, meu pirão primeiro, já dizia o velho ditado popular. E foi nessa pegada que o deputado estadual Manoel Ludgério (PSDB) cobrou o pagamento de uma dívida ao seu colega de parlamento, João Paulo II (PP). O comentário foi feito na página do Instagram do comunicador Sizak da Mídia, na postagem de uma entrevista feita com o progressista.

“Deputado, estou esperando o Sr. devolver o meu pirão. O Sr. é bom cobrador, mas parece ser péssimo pagador. Já fui no seu condomínio, já pedi a alguns amigos, não obtive resposta. Ponha as mãos na sua consciência e lembre-se não apenas de cobrar, mas também pagar o pirão”, disse Ludgério.

Pirão combina com domingo. Se João Paulo II não pagar a suposta dívida, talvez Ludgério almoce algo indigesto hoje.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sem categoria

Hugo Motta é vaiado durante evento de pré-carnaval em João Pessoa

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Portal BG PB (@blogdobgpb)


Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), sendo vaiado durante um evento de pré-Carnaval em João Pessoa, na Paraíba. Ao ser cumprimentado pelo apresentador da festa, chamada Folia de Rua, parte do público entoou em coro gritos de “Fora Hugo Motta”.

Segundo a assessoria do parlamentar, ele não estava presente na festa, realizada na sexta-feira (6). O presidente da Câmara teria destinado R$ 1 milhão em emendas para patrocinar o evento.

Motta terminou 2025 desgastado com líderes partidários e sob o risco de não se reeleger. Ele não conseguiu equilibrar as demandas da direita e da esquerda e sofreu desgaste ao se posicionar publicamente sobre projetos polêmicos, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem.

Metropoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Carnaval 2026: Estado divulga datas dos pontos facultativos

Centro Administrativo do Estado

As repartições públicas do Governo do Estado terão pontos facultativos nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro por conta do Carnaval 2026.

Para os servidores estaduais de João Pessoa, a quinta-feira (12), um dia após o desfile do tradicional Bloco das Muriçocas, também será ponto facultativo até às 12h.

A portaria foi assinada pelo secretário de Administração do Estado, Tibério Limeira, e publicada no Diário Oficial do Estado.

O ponto facultativo não se aplica aos serviços considerados essenciais, que deverão manter seu funcionamento regular para garantir a continuidade do atendimento à população.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Engenheiros cobram reajuste para profissionais da Prefeitura de João Pessoa

O Sindicato dos Engenheiros da Paraíba (SENGE-PB) solicitou ao prefeito Cícero Lucena (MDB) o reajuste salarial para a categoria. A categoria frisou que a defasagem salarial “é histórica”, tendo em vista que, “ao longo das últimas gestões, os engenheiros do município não têm recebido um tratamento condizente com a complexidade e a relevância das atividades que exercem”.

Os engenheiros argumentam que a principal “vitrine” da gestão municipal são obras e serviços executados por eles. Porém, alegam que a gestão não reconhece a importância da categoria

“Embora o prefeito Cícero Lucena sempre tenha expressado seu reconhecimento pela engenharia como uma atividade estruturante, é fundamental reconhecer também os profissionais”, diz em nota o Sindicato dos Engenheiros da Paraíba.

“Afinal, sem o empenho dos Engenheiros seria impossível a execução de obras relevantes e essenciais para o sucesso de qualquer gestão e para o desenvolvimento da cidade”, complementou a entidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.