Paraíba

PESQUISA BG/CONSULT ESTIMULADA SENADO: Efraim sai na frente em disputa com Ricardo, Couto e Aguinaldo

Foto: Pesquisa BG/Consult

Em um novo cenário da disputa, dessa vez para o Senado Federal, o Instituto Consult, contratado pelo Blog do Bg, em João Pessoa aponta favoritismo de Efraim Filho (DEM) em relação a Ricardo Coutinho (PSB), Luiz Couto (PT) e Aguinaldo Ribeiro (PP).

De acordo com o levantamento, o democrata Efraim Filho venceria com 14,13%. Em segundo lugar apareceria o socialista Ricardo Coutinho com 14%, seguido de Luiz Couto com 8,75%. Em último lugar ficaria Aguinaldo Ribeiro, com 6,63% da preferência do público pessoense.

A pesquisa apontou ainda que 41,5% dos pessoenses não votariam em nenhum desses nomes e outros 15% não sabem dizer.

O levantamento foi realizado entre os dias 17 e 19 de junho. Os resultados da pesquisa têm margem de erro máximo de 3,4% e confiabilidade de 95%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CMJP

Empreendedorismo feminino é debatido durante sessão especial na CMJP

A valorização e a potencialização do empreendedorismo feminino foram discutidas na manhã desta sexta-feira (26), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A sessão especial foi proposta pelo vereador Durval Ferreira (PL).

“A participação feminina em todos os setores da sociedade é uma questão de protagonismo. As mulheres estão trabalhando com disciplina para conquistar lugares plurais, com justiça social, igualdade salarial e liberdade financeira. Para elas, ter o fomento de negócios formais e informais deve ser o foco de ação de políticas públicas de formalização de programas, que possibilitem o enfrentamento da pobreza e a superação de vulnerabilidade sócio econômicas. As políticas públicas desta Casa devem ser vetores que facilitem o acesso à formalização e consolidem o respeito de amparar aquelas que precisam deixar suas casas e seus filhos para enfrentarem o trabalho”, asseverou o propositor da sessão.

De acordo com ele, o número de mulheres empreendedoras está crescendo no Brasil e chegou a uma marca histórica em 2022. Pesquisa do Sebrae, com dados do IBGE, constatou que, no  terceiro trimestre do ano passado, 10,3 milhões de mulheres eram donas de negócios no país, o que representa mais de 34% dos empreendedores. “Essa sessão especial visa discutir políticas públicas para valorizar, motivar e potencializar o empreendedorismo feminino no município, além de gerar espaço para conexões reais de crescimento de toda sociedade. Mulheres em crescimento são famílias em segurança e homens em crescimento, em sociedade mais justa e igualitária. Juntos podemos tornar o empreendedorismo feminino uma força poderosa para o progresso da sociedade”, enfatizou.

A diretora de Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Social de João Pessoa (Sedes), Ivoneide Araújo, apresentou diversos projetos da pasta. “Temos o polo de costura e uma marcenaria escola, onde formamos cerca de 80 mulheres, que já estão empreendendo. A Prefeitura vai abrir uma sala de capacitação no Restaurante Popular de Mangabeira, onde teremos vários cursos de gastronomia, corte e costura. Abriremos uma lavanderia comunitária na Creche Iaiá Paiva, em Mandacaru, e mais um anexo do polo de costura no Alto do Mateus e Mandacaru, além do projeto ‘Costurando Sonhos’, no Centro da cidade. Temos cerca de 300 artesãs que expõem na Feira da Economia Solidária, no Centro Administrativo, todo final do mês, e nos shoppings da cidade. Seguimos avançando nesta luta diária”, ensejou.

A diretora regional do SESC, Juliana Fernandez, destacou que o empreendedorismo feminino é fundamental para a economia e para o comércio. “Nós sabemos da força e da capacidade da mulher.  As mulheres empreendedoras estão trazendo para o mercado mais criatividade e inovação numa perspectiva única nos ambientes de negócio, particularmente, na área do comércio, vão além dos modelos de trabalho tradicionais. Elas colocam no mercado produtos e serviços para atender as necessidades da população como um todo, como também as necessidades especificas das mulheres. Mesmo havendo desafios, muitos deles históricos, as mulheres seguem firmes em seus propósitos, tendo assim uma série de resultados positivos para desenvolvimento do estado e do país”, assentiu.

A presidente da Associação de Mulheres Empreendedoras (AME), Fany Miranda, contou que tudo começou na comunidade de uma rede social, quando mulheres se identificaram e compartilharam suas lutas. “Hoje em dia, temos mulheres que cuidam dos seus próprios negócios, que têm autonomia. Sou muito feliz por conseguirmos fomentar o empreendedorismo feminino. Temos mulheres como uma que morava de favor com a própria família e agora já têm lojas; outra Mulheres que vendia doces e não tinha dinheiro para comprar açúcar, mas hoje é a maior vendedora de doces da Paraíba. O maior pagamento é ver a vitória da outra”, afirmou, agradecendo a oportunidade da sessão.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Inmet alerta para chuvas intensas na Grande João Pessoa

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para 23 cidades paraibanas por perigo de chuvas intensas entre esta sexta-feira (26), até o sábado (27) às 10h. A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h).

De acordo com a previsão do instituto de meteorologia, deve ser afetada a região da Mata Paraibana. O Instituto indicou que existe o baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Confira as cidades da Paraíba que estão sob alerta amarelo:

  • Alhandra
  • Baía da Traição
  • Bayeux
  • Caaporã
  • Cabedelo
  • Capim
  • Conde
  • Cruz do Espírito Santo
  • Cuité de Mamanguape
  • Curral de Cima
  • Itapororoca
  • Jacaraú
  • João Pessoa
  • Lucena
  • Mamanguape
  • Marcação
  • Mataraca
  • Pedras de Fogo
  • Pedro Régis
  • Pitimbu
  • Rio Tinto
  • Santa Rita
  • Sapé

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com MaisPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Celebridades

LUTO: Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos

 

Anderson Leonardo

Anderson Leonardo (Crédito: Reprodução/Instagram)

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, de 51 anos, morreu nesta sexta-feira, 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. Mais conhecido como Anderson Molejão, por causa da conexão com o grupo Molejo, o cantor fez história com seus sucessos animados e bem-humorados

Nascido no Rio de Janeiro, Anderson é um dos formadores do grupo carioca de pagode, junto com Andrezinho, Claumirzinho, Lúcio Nascimento, Robson Calazans e Jimmy Batera.

Anderson estava internado no Hospital Unimed, na Barra da Tijuca, e seu quadro vinha piorando desde domingo.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB Com G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Pacheco anuncia recurso contra suspensão da desoneração da folha por Zanin, do STF

Foto: Jefferson Rudy / Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta 6ª feira (26.abr.2024) que vai recorrer da decisão do ministro Cristiano Zanin, do STF, que concedeu liminar para suspender a desoneração da folha de pagamento para municípios e 17 setores da economia até 2027.

A decisão foi tomada depois de o senador se reunir na manhã desta 6ª feira com consultores jurídicos da Casa Alta, na residência oficial da Presidência do Senado. Segundo Pacheco, a mesa diretora do Senado vai apresentar um agravo regimental contra a decisão de Zanin. O recurso deve ser oficializado no final desta tarde.

A decisão de Zanin é em resposta a um pedido da AGU (Advocacia Geral da União), que argumenta que a desoneração da folha de pagamento para municípios e 17 setores da economia não apresenta o impacto fiscal das medidas em seus projetos. “Vamos demonstrar com toda a materialidade que isso é um equívoco”, afirmou Pacheco.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

(VÍDEO) Esposa e ex-mulher de senador do PL saem no tapa

A Ex-mulher do senador Wilder Morais do (PL), a advogada Andressa Alves Mendonça partiu para cima da atual esposa do parlamentar, a pedagoga Ana Luiza Morais.

A briga ocorreu no Buena Vista Shopping, em Goiânia, e foi presenciada pelos dois filhos de Wilder com a ex-mulher.

O episódio ocorreu em dezembro de 2019, e o processo seguiu até maio de 2022, quando, após uma audiência conciliatória, Andressa teve que pagar o equivalente a 200 cobertores a uma instituição filantrópica para se livrar de um processo por lesão corporal e ameaça contra a atual esposa do senador.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

OPERAÇÃO: Gaeco cumpre mandados em presídios de 14 cidades na Paraíba

Após morte de detento, princípio de rebelião é registrado no presídio de Guarabira, no Brejo da Paraíba — Foto: Volney  Andrade/TV Cabo Branco

Presídio de Guarabira, no Brejo da Paraíba — Foto: Volney Andrade/TV Cabo Branco

Uma ação conjunta da Polícia Militar da Paraíba com o Ministério Público da Paraíba através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriu, na manhã desta sexta-feira (26), 30 mandados de prisão em 17 estabelecimentos prisionais no Estado.

A ação faz parte da Operação Double Lock, que mira apenados que foram condenados por novos crimes enquanto já cumpriam pena por outros delitos. No inglês, o termo “double lock” pode ser traduzido como fechadura dupla, fazendo uma referência a nova situação de cárcere dos condenados presos.

O objetivo da operação é evitar a progressão de regime dos presos que foram reincidentes, reduzindo assim o cometimento de novos crimes quando os apenados estivessem em liberdade ou com tornozeleira eletrônica. Entre os crimes cometidos apontados estão porte e posse ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, homicídio, roubo, furto, lesão corporal no contexto de violência doméstica, aliciamento de menores, entre outros.

Na Grande João Pessoa os mandados foram cumpridos nos presídios do PB1, Silvio Porto e Geraldo Beltrão. A ação ocorreu também em outras 13 cidades: Campina Grande, Guarabira, Patos, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Serra Branca, Soledade, Cuité, Monteiro, Remígio, Umbuzeiro, Belém e Jacaraú.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com MaisPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MPPB

Ministério Público vai apurar “erro médico” após hospital fazer cirurgia em perna saudável de criança, em CG

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou nesta sexta-feira (26) um procedimento para apurar um possível erro médico contra uma criança de seis anos de idade, paciente do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. O caso está sendo acompanhado pela promotora de Justiça, Adriana Amorim de Lacerda, que atua na área de defesa dos direitos da saúde, naquele município.

De acordo com a representante do MPPB, o caso não foi registrado de forma oficial na Promotoria, nem pelo hospital, nem pela família, sendo o procedimento instaurado a partir de informações de matérias jornalísticas. “Diante da gravidade do que foi noticiado, instauramos a NF para requerer que a administração do hospital se manifeste sobre o atendimento e sobre as normas de segurança que devem ser adotadas para todos os pacientes da unidade, justamente para evitar erros dessa natureza. Vamos acompanhar e tomar as providências necessárias”, afirmou.

Responsabilização civil e criminal

“Cada erro médico (dano decorrente da prestação de serviços de saúde) é único e, a depender de como ele se realizou, pode ter diversos tipos de consequências no mundo jurídico. Uma delas é a responsabilização civil e a família pode ingressar com uma ação judicial, visando a reparação do dano moral e material sofrido”, explicou Adriana Amorim.

A Promotora de Justiça também apontou a responsabilização criminal como outra consequência de erro médico: “Havendo um dano corporal – lesão corporal ou homicídio –  e verificado que o profissional atuou com negligência, imprudência ou imperícia, a conduta pode caracterizar a ocorrência de um delito, a depender da apuração na esfera criminal”. Nesse caso, essa responsabilização decorrerá de inquérito policial, a partir do registro do boletim de ocorrência.

Após a apuração inicial, a promotora de Justiça vai encaminhar as informações à Coordenação Criminal da Promotoria de Justiça de Campina Grande, para o acompanhamento na esfera penal.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Após morte do cachorro Joca, governo anuncia política de Transporte Aéreo de Animais

Foto: Reprodução

O MPor (Ministério de Portos e Aeroportos) e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) realizaram uma reunião com representantes das principais companhias aéreas do país, bem como a ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), nesta quinta-feira (25), para discutir medidas para aprimorar os procedimentos relacionados ao transporte aéreo de animais. A reunião aconteceu após o incidente envolvendo a morte do cachorro Joca, da raça Golden Retriever, que foi enviado para o aeroporto errado pela GOL e faleceu durante o voo de retorno.

No encontro, presidido por Silvio Costa Filho, Ministro de Portos e Aeroportos, ficou decidido que a Anac coordenará um processo de escuta da sociedade, realizando audiências por meio de canais de participação popular na próxima semana. O objetivo é colher subsídios para revisar e aprimorar a Portaria nº 12.307/23, que trata das condições gerais para o transporte de animais no transporte aéreo de passageiros, tanto doméstico quanto internacional.

As companhias aéreas se comprometeram a apresentar propostas e sugestões para aprimorar a referida portaria em um prazo de 10 dias. Além disso, em caráter emergencial, estudarão a viabilidade da implementação do serviço de rastreabilidade de animais transportados nos porões das aeronaves.

O MPor também tomará medidas para envolver representantes do Congresso Nacional, buscando sugestões para melhorar a qualidade do serviço de transporte aéreo de animais no país e analisar projetos de lei relacionados ao tema.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Celebridades

Anderson do Molejo tem piora no quadro de saúde, considerado “gravíssimo”

Foto: Reprodução

O cantor Anderson Leonardo, de 51 anos, vocalista do grupo Molejo, teve uma piora no estado de saúde, agora considerado gravíssimo, de acordo com a assessoria do músico, na manhã desta sexta-feira (26). Ele segue internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Unimed, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

No dia 22 de abril, 11 dias após ir para o quarto, o cantor apresentou piora e precisou voltar para a UTI: “O Hospital Unimed-Rio informa que Anderson de Oliveira foi transferido para a unidade de terapia intensiva. No momento, não há previsão de alta do paciente dessa unidade”, informou o boletim assinado por Luiz Fernando Nogueira Simvoulidis, diretor médico da unidade hospitalar, no início da semana.

Anderson trata um câncer na região inguinal desde 2022. No fim de março, Anderson também já havia sido internado e ficou quatro dias na UTI para tratar um quadro de insuficiência renal. Após receber alta, o cantor voltou a ser internado – desta vez no quarto – no início de abril para dar prosseguimento a um tratamento de imunoterapia e medicações para dores. 

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Câmara se irrita com governo Lula e Senado e teme atraso de recursos antes da eleição

ImagemFoto: Pedro Ladeira/Folhapress

O adiamento da sessão do Congresso Nacional para análise de vetos presidenciais, prevista para quarta-feira (23), foi uma vitória para o governo Lula (PT), mas não significa que haverá dias mais tranquilos na relação do Executivo com o Parlamento.

O governo conseguiu adiar a sessão, evitando possível derrota em diferentes projetos. O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou o adiamento pouco depois de o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmar ser “muito ruim” não realizá-la no dia.

O episódio contrariou Lira, e o clima entre o governo e a cúpula da Câmara dos Deputados não teve melhora. Também não há harmonia entre os comandos da Câmara e Senado.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.