O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta quinta-feira (22) a operação Ceifador. O objetivo é combater a atuação de uma organização criminosa que age dentro e fora de unidades prisionais potiguares. Há provas que, entre outros crimes, o grupo alvo da ação seja responsável por comandar o tráfico de drogas na região Seridó do Estado.
A operação Ceifador conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar e ainda da Polícia Penal. Estão sendo cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão nas cidades potiguares de Acari, Caicó, Equador, Jardim do Seridó, Parelhas e São Vicente, além de São Bento, na Paraíba.
Uma menina de 11 anos foi atropelada por um caminhão após descer de um ônibus escolar, por volta das 11h20 desta quarta-feira (21), em um trecho da rodovia PB-048, no município de Pilar, na Zona da Mata paraibana.
A informação foi confirmada pelo cabo Silva Filho, policial militar da Companhia de Pilar. De acordo com o policial, a menina desceu do ônibus e foi atravessar a rodovia por trás do veículo, sem perceber que um caminhão vinha no sentido contrário.
“Ela desceu e ao tentar atravessar foi atropelada pelo caminhão. O motorista ainda tentou evitar o atropelamento, freou, mas não conseguiu. Tem as marcas da frenagem na pista. Depois que houve o impacto, o caminhão caiu em uma ribanceira. O motorista permaneceu no local após ocidente”, relatou o policial.
A menina foi socorrida pelo Samu e levada ao Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, onde, às 13h30, deu entrada na unidade em estado de saúde considerado grave.
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nesta terça-feira (20), uma operação que investiga hackers que comercializavam dados sigilosos de autoridades públicas do governo local e federal. Os agentes cumprem mandados de prisão temporária, busca e apreensão, bloqueio de contas bancárias e derrubada de sites.
Entre os dados expostos pelos suspeitos, estão os do governador Ibaneis Rocha (MDB), de deputados distritais e federais e de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Além das autoridades, mais de 200 milhões de pessoas tiveram os dados comercializados na internet.
De acordo com a polícia, os dados eram comercializados na internet para prática de “infinidade de fraudes eletrônicas, elaboração de dossiês contra autoridades públicas e violação da intimidades dos cidadãos”. Os investigadores ainda não divulgaram o nome dos alvos e a quantidade de presos.
A investigação começou após a prisões de golpistas feitas pela 9ª Delegacia de Polícia, no Lago Norte. Os policiais descobriram que os dados de moradores da capital estavam sendo comercializados na “darknet” por meio de “painéis de consulta”.
Após se infiltrarem em grupos criminosos em aplicativos de troca de mensagens, os policiais tiveram acesso aos pacotes com dados da população brasileira, que eram usados para aplicar golpes.
Um homem condenado por assaltos em postos de gasolina na Paraíba é preso pela Interpol em Massachusetss, nos EUA. A Polícia Federal em Pernambuco havia o colocado em difusão vermelha, quando há possibilidade de prisão da pessoa que se encontra em país estrangeiro e contra a qual existe mandado de prisão expedido por autoridade brasileira.
Diante dos crimes cometidos, ele foi condenado a 5 anos de reclusão no dia 16/03/2017, pela 4ª Vara Criminal da Paraíba e, após cumprimento de parte da pena em regime aberto, não compareceu para marcar presença na Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice e desde então estava foragido do país.
A Polícia Federal já iniciou o processo de extradição de Massachusetts/EUA para João Pessoa, o que ocorrerá após a autorização do tribunal competente para julgar o correspondente pedido de extradição nos Estados Unidos.
Sendo autorizado, após as formalidades legais, representantes da Polícia Federal serão designados para escoltar o preso de volta ao Brasil, em que será recolhido à prisão e permanecerá a disposição da Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça da Paraíba.
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (20) a “Operação Gafanhoto”, para combater a extração ilegal de areia no município do Conde, sul do estado. Ao todo, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão.
De acordo com a PF, donos de areeiros clandestinos extraem e comercializam o minério e, após o esgotamento da reserva, abandonam a área e a deixam totalmente degradada. Além disso, não pagam royalties, taxas, impostos.
Os empresários investigados atuam nessa atividade sem autorização específica da Agência Nacional de Mineração e do órgão ambiental estadual, no caso a SUDEMA. Eles vendem a carrada de areia extraída ilegalmente por um valor bem menor, prejudicando quem vende legalizado, fazendo concorrência desleal.
Além dos donos dos areeiros, os ficheiros, operadores de máquinas e caçambeiros também podem ser indiciados por usurpação de matéria-prima da União e crime ambiental.
A areia é um dos recursos mais relevantes para a indústria da construção civil, sendo usadas em todo mundo, por volta de 40 a 50 bilhões de toneladas/ano desse recurso mineral, conforme estimativa das Nações Unidas no ano de 2019.
Eles devem responder pelos crimes de extração ilegal de minérios e outros podem surgir como falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
A aluna morta com um tiro e o rapaz atingido por um disparo na cabeça no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, no norte do Paraná, nesta segunda-feira (19) eram namorados, de acordo com familiares.
Eles foram identificados como Karoline Verri Alves e Luan Augusto.
O casal foi alvejado por um ex-aluno, de 21 anos, que, de acordo com a Polícia Militar, foi até a direção da escola alegando que precisava solicitar documentos, quando fez os disparos. A ocorrência foi registrada às 9h20, e o atirador foi preso.
A jovem morreu no local; o rapaz foi levado em estado grave de saúde para o Hospital Universitário de Londrina (H.U) a 14 quilômetros de Cambé.
Violência nas escolas
No Brasil, houve 31 ataques com violência extrema a escolas em pouco mais de 20 anos (entre janeiro de 2002 e maio de 2023), segundo estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nesse período, 36 pessoas morreram, sendo:
25 estudantes (15 meninas e 10 meninos);
quatro professoras;
uma coordenadora;
uma inspetora;
cinco atiradores (suicídio).
O balanço ainda não inclui o caso desta segunda-feira, em Cambé.
O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), decretou luto de três dias no estado e lamentou a morte da estudante.
A violência do brutal ataque em uma escola estadual em Cambé causa indignação e pesar. O assassino foi preso, será julgado e condenado pelo crime bárbaro que cometeu. Como governador e pai a minha solidariedade aos familiares nesse momento de dor tão profunda. Paraná está em luto.
O ministro da Justiça, Flávio Dino, comentou a invasão e a morte.
“Tive uma notícia que impacta todas as famílias brasileiras. Infelizmente vimos a violência se manifestar onde é o lugar mais sagrado para as famílias. Houve um novo ataque de violência no Paraná. Infelizmente uma jovem perdeu a vida, e outro foi baleado”, disse Dino.
“Hoje vemos no Brasil a apologia à violência na palma das mãos dos jovens”, destacou.
A Prefeitura de Cambé divulgou uma nota oficial na qual manifestou solidariedade e se colocando à disposição dos pais dos alunos.
“Neste momento de imensa dor, nossos corações estão com as famílias das vítimas, que estão enfrentando uma perda irreparável. Oferecemos nosso mais sincero apoio e solidariedade, colocando à disposição todos os recursos e suporte necessários para auxiliá-las neste momento tão difícil”.
Os sobreviventes da chacina em Aroeiras foram transferidos para o Hospital de Trauma de Campina Grande, sendo uma das vítimas em estado gravíssimo. O crime deixou três mortos e dois feridos, na manhã deste sábado (17).
Uma das vítimas de 31 anos de idade foi atingido com disparos no abdômen, tórax e membros superiores. O homem passou por cirurgia e foi internado na UTI, o estado de saúde é gravíssimo.
Já o segundo sobrevivente um homem de 50 anos de idade foi ferido pelos tiros nas duas mãos, ele passou por uma avaliação médica ortopédica e não corre risco de morte.
O médico Danilo Carvalho, do Hospital de Trauma de Campina Grande falou sobre o estado de saúde dos pacientes vítimas de arma de fogo.
“O paciente de 31 anos requer maior atenção pois os ferimentos foram graves. Ele foi encaminhado ao centro cirúrgico e depois levado a UTI. O senhor de 50 anos de idade teve ferimentos de arma de fogo nas mãos, ele não corre risco de morte”, disse o médico.
A Polícia Federal da Paraíba (PRF) abordou um homem, na noite dessa sexta-feira (16), que andava pela BR-101 e descobriu que ele estava desaparecido de sua família.
De acordo com as informações da PRF, o homem estava faminto. Foi dado comida e abrigo durante a noite. Posteriormente, os agentes localizaram a mãe dele, que já havia feito Boletim de Ocorrência. A família do desaparecido é de Minas Gerais, do município de Conceição das Alagoas.
Após descobrir que o filho havia sido encontrado, a mãe prontamente comprou a sua passagem de retorno, agendada para este sábado.
Na tarde desta sexta-feira, o ex-vereador e empresário campinense Nelson Gomes foi vítima de um assalto em sua loja de automóveis. Dois indivíduos mascarados e armados invadiram o estabelecimento, ameaçaram o empresário, agrediram-no e levaram diversos objetos de valor, como um iPhone, cordão de ouro, relógio, pulseira, entre outros.
O crime ocorreu na rua Quintino Bocaiuva, número 50, no bairro da Palmeira. Nelson Gomes relatou que os criminosos estavam armados e agiram com violência, causando temor e pânico no local. Segundo o empresário, as câmeras de segurança já estão sendo analisadas pelas autoridades policiais e a placa do veículo utilizado pelos assaltantes foi obtida durante o assalto.
A polícia já está em campo, em busca dos dois criminosos e de um terceiro suspeito, que estava aguardando em um veículo próximo à esquina. Nelson Gomes compareceu à Delegacia de Polícia Civil para registrar o boletim de ocorrência e espera que os responsáveis sejam localizados e presos o mais rápido possível.
O assalto ocorreu em plena luz do dia, deixando familiares, funcionários e amigos em estado de alerta e preocupação. As autoridades policiais estão empenhadas em investigar o caso e trazer justiça para o empresário Nelson Gomes. Está não é a primeira vez que o ex-vereador é vítima de bandidos.
O Ministério Público da Paraíba ajuizou, na quinta-feira (15), uma ação civil pública contra o Estado da Paraíba, requerendo que a Polícia Militar possa lavrar termos circunstanciados de ocorrência, em casos de cometimento de crimes de menor potencial ofensivo. O objetivo do órgão ministerial é evitar o desguarnecimento da segurança pública, com deslocamentos desnecessários de PMs a delegacias, visto que o TCO deve ser lavrado pela autoridade policial que tomar conhecimento do crime, seja ela militar ou civil.
Na ação, os membros do Ministério registram o “desinteresse de o Estado da Paraíba em resolver um problema gritante em toda a sua extensão, que é a falta de servidores da Polícia Civil nos rincões da Paraíba, o que proporciona deslocamentos enormes e custosos para a população paraibana, sobretudo a mais carente, para acionar a Polícia Judiciária e resolver o seu ‘problema’ com a confecção do TCO”.
A PM chegou a informar que estava sendo desenvolvido o Sistema de Apoio ao Serviço Policial (Sasp), uma plataforma digital voltada a atender diversas necessidades inerentes ao serviço operacional e administrativo da PM, incluindo a implantação do TCO, no âmbito da corporação. Também foi realizada reunião com a Codata na tentativa de se avançar sobre o assunto. Já a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social do Estado da Paraíba permaneceu inerte durante o período para emitir sua manifestação.
Comente aqui