Faleceu na madrugada desta quarta-feira (07) o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Alagoa Nova, Ivaldo Moraes. Ele estava internado na Clínica Santa Clara, em Campina Grande, em tratamento devido a sequelas decorrentes da Covid-19.
No decorrer do tratamento Ivaldo teve um infarto, o que agravou ainda mais o seu estado de saúde. Mesmo assim, ele vinha seguindo com o tratamento. Porém, o seu estado de saúde se agravou e ele veio a óbito nesta quarta.
A família de Ivaldo Moraes ainda não decidiu detalhes sobre velório e sepultamento. Maiores informações no decorrer do dia.
Ivaldo Medeiros de Moraes era odontólogo e tinha 79 anos, completados no último dia 22 de junho. Foi vereador, presidente da Câmara Municipal e prefeito de Alagoa Nova; foi Secretário Municipal durante a gestão do ex-prefeito Veneziano Vital do Rego em Campina Grande e também exerceu mandato de deputado estadual.
A campanha de imunização contra a Covid-19 da Prefeitura de João Pessoa segue, nesta quarta-feira (7), vacinando com a primeira dose grávidas e puérperas sem comorbidades, além de dar continuidade da segunda dose dos imunizantes AstraZeneca e CoronaVac.
Com a primeira dose, as grávidas e puérperas serão imunizadas, exclusivamente, na Policlínica Municipal das Praias, das 8h às 12h.
A aplicação da segunda dose para os que serão imunizados com a AstraZeneca acontecerá na Fiep, ao lado do Pavilhão do Chá (Trincheiras); e na Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos (Bancários). Além do drive-thru montado no Mangabeira Shopping (também pedestres), das 8h às 12h. Já os que vão receber a dose de reforço da CoronaVac serão atendidos no Lyceu Paraibano, no mesmo horário dos demais postos.
Vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira (7) – 8h às 12h
Primeira dose – grávidas e puérperas (das 8h às 12h)
Policlínica das Praias
Segunda dose
AstraZeneca – para quem completou 90 dias da 1ª dose
Fiep (Trincheiras)
Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos (Bancários)
Mangabeira Shopping – drive-thru e pedestres (Mangabeira)
CoronaVac – para quem completou 28 dias da 1ª dose
A Prefeitura de Bayeux informou que a partir desta quarta-feira (7) estará vacinando contra a Covid-19, pessoas com 38 anos ou mais, sem comorbidades. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, os documentos necessários para a vacinação são: CPF, cartão do SUS e um comprovante de residência.
A prefeitura também fez um alerta para as pessoas que estão no prazo para receberem a segunda dose do imunizante. O período entre a 1º e 2ª dose para quem tomou a vacina da Astrazeneca (Fiocruz) é de 90 dias. Já para quem recebeu a Coronavac (Butantan) é de 28 dias.
Em entrevista nesta terça-feira (6), o secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, afirmou estar cansado de receber questionamentos sobre estoques da vacina Jannssen. “Eu tô cansado das pessoas perguntarem: Fábio, onde é que tem vacina da Jannssen? Lá no Laboratório Johnson e Johnson, vá lá buscar!”
O uso emergencial do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 31 de março. De acordo com a farmacêutica, a vacina tem 66,9% de eficácia para casos leves e moderados e 76,7 % de eficácia para casos graves após 14 dias da aplicação.
A procura pelo imunizante tem aumentado devido a sua imunização ser feita em apenas uma dose, diferentemente de suas concorrentes, que necessitam da aplicação de um reforço.
A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) deu provimento ao recurso especial em sentido estrito interposto pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e recebeu, por unanimidade, a denúncia contra um empresário da capital que provocou aglomeração de clientes em seu estabelecimento, durante partida do Campeonato Brasileiro de Futebol, descumprindo a determinação do poder público destinada a impedir a propagação da covid-19. Com isso, o TJPB determinou o prosseguimento da ação penal. A decisão foi em harmonia com o parecer da Procuradoria de Justiça, representada na sessão virtual pelo promotor de Justiça Amadeus Lopes, e seguiu o voto do relator do processo, desembargador Ricardo Vital de Almeida.
A denúncia (número do processo 0803906-47.2021.8.15.2002) foi oferecida em março deste ano pela 49ª promotora de Justiça de João Pessoa, Jovana Tabosa, (que atua na defesa da Saúde), contra Jocélio Costa Barbosa, sócio-administrador do Bar do Cuscuz Praia Restaurante LTDA, localizado no Cabo Branco, por prática de crime contra a saúde pública (artigo 268 do Código Penal) e por promover publicidade capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde e segurança (artigo 68 do Código de Defesa do Consumidor, CDC).
O fato de o Juízo da 2ª Vara Criminal não ter recebido a denúncia quanto à infração de medida sanitária preventiva e de ter determinado a remessa da denúncia por crime previsto no artigo 68 do CDC ao Juizado Especial Criminal (Jecrim), por considerar o delito de menor potencial ofensivo, levou o MPPB a interpor o recurso especial que foi apreciado pela Câmara Criminal nesta terça-feira (6/07).
Em seu parecer, o procurador de Justiça Francisco Sagres apontou e argumentou “a existência de lastro probatório mínimo para o prosseguimento da ação penal”, tendo por essa razão, opinado pelo provimento do recurso especial e pela cassação da decisão de primeiro grau, para que seja recebida a denúncia, nos termos do enunciado da Súmula 709 do Supremo Tribunal Federal (STF).
Ao examinar o caso, o relator do processo, desembargador Ricardo Vital, observou que o Código Penal, por meio do tipo previsto no artigo 268, tipifica a conduta de “infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”. Segundo ele, a tipificação contida no referido dispositivo legal se trata de crime comum, tendo como sujeito passivo a sociedade, como objeto jurídico protegido pela norma a saúde pública e como objeto material, a determinação do poder público.
Ele explicou que a rejeição da denúncia trata de hipótese excepcional, só podendo ocorrer quando não houver mínimos indícios da autoria e do fato delituoso, o que não ocorreu na hipótese.
A presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Michele Ramalho de 43 anos, está entre os possíveis nomes para assumir a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O nome da advogada paraibana seria um consenso entre a ala do presidente afastado da CBF, Rogério Caboclo, com outros setores da federação.
Vale salientar que a paraibana foi favorável a atitude da CBF em afastar Caboclo, após as denúncias de assédio moral a uma funcionária da Confederação. “As denúncias são graves, muito graves. E devem ser apuradas com devido rigor, mas com respeito ao contraditório e à ampla defesa. A CBF é maior do que quaisquer de seus diretores ou presidentes”, afirmou.
Sobre uma possível linha sucessória de Rogério Caboclo ou uma nova eleição para presidente ao final do processo de investigação, Michelle disse que preferia aguardar para se posicionar. “Eu não posso falar sobre os demais presidentes, o momento requer muita prudência e vamos aguardar o desenrolar dos fatos. Caso venha a se concretizar a necessidade de eleições, temos que aguardar o nome dos eventuais interessados no cargo para que possa me manifestar”, concluiu.
Em entrevista na tarde desta terça-feira (6), o deputado federal Julian Lemos (PSL), comentou sobre a candidatura do jornalista e apresentador, José Luiz Datena, que assinou nesta segunda-feira (5), sua filiação ao Partido Social Liberal (PSL).
Julian Lemos, vice-presidente do PSL, afirmou que a chegada de Datena irá agregar muito valor à sigla. “O Datena é um cara de centro e que dialoga com todos. Agora de muita personalidade, conhecido em todo o Brasil, inteligentíssimo e que já demonstrou ter respeito pelo presidente Jair Bolsonaro”, afirmou.
Questionado sobre uma possível composição de chapa entre Datena e Ciro Gomes (PDT), para as eleições de 2022, Julian Lemos declarou que apesar de Ciro ter conhecimento e ser preparado, isso não quer dizer que tenha o seu voto. “Não é porque você tenha vinculação com alguém que queira dizer que você irá caminhar nas ideias dele. Ciro, por exemplo, já foi testado como governador, como prefeito, não há o que dizer da administração de Ciro e do conhecimento que ele tem da administração do Brasil. Ele é um cara preparado. Agora isso não quer dizer que eu queira votar nele. Ele é um cara que tem a qualificação, mas não quer dizer que eu queira votar, até porque tem bandeiras que eu não me identifico. Ele é um desarmamentista”, afirmou Julian.
Agora o próximo passo do PSL é lançar o Jornalista José Luiz Datena como pré-candidato à Presidência da República em 2022. Já falamos aqui no Blog do BG sobre a filiação de Datena, você pode conferir a matéria clicando aqui.
O ex-prefeito de Campina Grande e pré-candidato ao Governo do Estado, Romero Rodrigues (PSD), afirmou em entrevista que a bancada de apoio ao atual governador João Azevêdo (Cidadania), pode sofrer mudanças nos próximos meses.
Romero destacou que muitos aliados não estão satisfeitos com a forma que estão sendo tratados e aguardam um momento mais oportuno para deixar o governo. “Tem muita gente que tá com o governo, que têm conversando com a gente. Tem dito da insatisfação. Da forma como o governo tem tratado membros do próprio governo. Insatisfeitos. Esperando uma hora, talvez, mais oportuna. Em um período mais próximo da eleição, para quem sabe deixar o governo”, ressaltou.
A fala de Romero foi uma resposta ao comentário do deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) que alfinetou a oposição, na segunda-feira (5), ao ser questionado sobre a composição da chapa majoritária para as eleições do próximo ano.
Integrantes de conselhos e sindicatos de profissionais da área de saúde se reuniram em protesto nesta terça-feira (6), na Praça João Pessoa, em um ato pedindo retificação de salários em um concurso do estado e valorização da classe. O ato ocorreu em frente o Palácio da Redenção, na capital, e foi convocado a partir da divulgação do edital de contratação da Fundação Paraibana de Gestão de Saúde do Estado neste sábado (3).
Entidades da classe reivindicam uma revisão salarial, ampliação de vagas e mais benefícios. Segundo a presidente do Sindicato de Enfermagem da Paraíba, Milka Rego, as categorias reunidas no local foram enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, odontólogos e nutricionistas. Segundo ela, não só os salários são incompatíveis, mas a jornada de 40 horas também não é praticada no estado.
Ela informa também que solicitou uma reunião com o secretário de saúde e Governo do Estado, mas até agora, não foram convocados.
A final do Miss Bumbum 2021 terminou em confusão. Isso porque a candidata Taty Sindel, representante da Paraíba, arrancou a faixa da segunda colocada eleiat, Juh Campos, e gritou “roubado” para as câmeras. Tudo isso ao vivo.
O climão aconteceu após um empate entre Lunna Leblanc, que representava o estado de Minas Gerais, e Juh Campos, representando Roraima. A responsável pelo desempate foi a apresentadora do evento, Andressa Urach, que escolheu Lunna em primeiro lugar e Juh como a segunda colocada.
A miss Paraíba Taty Sindel não gostou do resultado e partiu para cima de Juh Campos, arrancando a faixa da segunda colocada.
O dia da final do Miss Bumbum 2021 parece não ter sido dos melhores para a representante da Paraíba. É que ela não chegou a participar do primeiro desfile pois perdeu o voo e chegou atrasada. Mas aproveitou a oportunidade na final para colocar um chapéu de couro e reproduzir um áudio da conterrânea Juliette cantando “Deus Me Proteja”, de Chico César, junto com Wesley Safadão. Confira o vídeo abaixo:
Comente aqui