Política

ABUSO DE PODER: Ministério Público Eleitoral pede cassação de prefeita de Bayeux

Foto: assessoria

Nessa terça-feira, dia 06, o Ministério Público Eleitoral (MPE) emitiu parecer favorável à cassação da prefeita de Bayeux, Luciene Gomes (PDT) e o seu vice, Capitão Clecitoni (MDB).

A AIJE é de autoria da coligação do candidato a prefeito nas últimas eleições, Diego do Kipreço e aponta condutas vedadas e abuso do poder político e econômico durante as eleições municipais do ano passado.

Para o MPE, há provas incontestes da criação de programas assistencialistas em ano eleitoral e a promoção pessoal da prefeita.

O promotor afirma que Luciene forneceu cestas básicas em troca de votos e teria ludibriado os eleitores afirmando o que programas assistenciais do município não existiam antes da sua gestão.

Além disso, ela teria inaugurado e pintado o Hospital da Mulher com as cores da sua campanha eleitoral, o que se refletiu, inclusive, nas vestimentas dos profissionais que trabalhavam no local.

“Esta situação feriu de morte o art.73, inc. I da Lei nº9.504/971 e configura captação ilícita de sufrágio e abuso de poder político e econômico, o que gerou desequilíbrio na disputa eleitoral e evidente prejuízo potencial à lisura do pleito”, pontuou o promotor.

Confira a ação do MPE no link abaixo:

AIJE LUCIENE

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Ricardo Vital mantém Coriolano Coutinho preso

Foto: Tjpb

O desembargador Ricardo Vital de Almeida, relator da Operação Calvário no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), rejeitou um habeas corpus e manteve a prisão preventiva de Coriolano Coutinho, irmão do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB).

Segundo o Ministério Público da Paraíba (MPPB), Coriolano integra uma organização criminosa acusada de desvios de recursos públicos.

No pedido, a defesa de Coutinho disse que o réu “apresenta comorbidades e compõe grupo de risco para a Covid-19, fazendo, assim, jus à substituição da prisão preventiva por medidas cautelares diversas”. O argumento, porém, não foi acatado pelo desembargador.

Blog Wallison Bezerra

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

MEDIDA SEVERA: Policiais poderão ser obrigados a tomar a vacina na PB

Foto: Secom/PB

Os 485 agentes de Segurança Pública da Paraíba que recusaram a vacina contra a Covid-19 podem ser obrigados a serem imunizados, de acordo com o secretário de Segurança Pública, o delegado Jean Nunes. O levantamento divulgado com exclusividade pelo Portal T5 revelou números de rejeições da Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros.

“É fundamental que a gente regulamente, para que possamos, de maneira compulsória, como está posto na lei, exigir a vacinação de todos”, disse o secretário, em entrevista exibida na TV Cabo Branco.

À Jovem Pan João Pessoa, Jean Nunes disse que, até o sábado (10), devem ser concluídas as vacinações de primeira dose para este grupo. “Independente da motivação das recusas, precisamos diagnosticar o que aconteceu nesses casos. Para tomar medidas e regulamentar alguma norma a nível da Secretaria de Segurança”, disse.

Decisão do STF

Durante a entrevista, o secretário Jean Nunes citou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que deu ao Estado poder de determinar aos cidadãos que se submetam, compulsoriamente, à vacinação contra a Covid-19, prevista na Lei 13.979/2020.

De acordo com a decisão, o Estado pode impor aos cidadãos que recusem a vacinação as medidas restritivas previstas em lei (multa, impedimento de frequentar determinados lugares, fazer matrícula em escola), mas não pode fazer a imunização à força. Também ficou definido que os estados, o Distrito Federal e os municípios têm autonomia para realizar campanhas locais de vacinação.

Obrigatoriedade dupla

O ministro Alexandre de Moraes ressaltou que a compulsoriedade da realização de vacinação, de forma a assegurar a proteção à saúde coletiva, é uma obrigação dupla: o Estado tem o dever de fornecer a vacina, e o indivíduo tem de se vacinar. Para o ministro Edson Fachin, nenhuma autoridade ou poder público pode se esquivar de adotar medidas para permitir a vacinação de toda a população e assegurar o direito constitucional à saúde e a uma vida digna. “A imunidade coletiva é um bem público coletivo”, afirmou.

T5

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Guarda Militar da Reserva não têm direito ao pagamento da Bolsa Desempenho

Foto: divulgação/Secom

“Não é cabível o pagamento da bolsa desempenho aos integrantes da Guarda Militar da Reserva, visto que estes devem receber somente os benefícios de caráter pecuniário previstos na Lei Estadual nº 9.353/2011”. Com este entendimento a Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba negou provimento à Apelação Cível nº 0828627-23.2019.8.15.0001, oriunda da 3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Campina Grande.

A parte autora alega que o Decreto nº 32.719/12, que regulamenta o pagamento da Bolsa Desempenho, exige como único requisito o exercício das atividades laborais perante o Poder Executivo e que os integrantes da Guarda Remunerada perceberam verba de caráter propter laborem paga somente aos policiais militares da ativa (Prêmio Paraíba Unida pela Paz). Asseverou que, ao ser convocado para retornar da Reserva Remunerada para o serviço ativo, passa a fazer jus às mesmas verbas previstas na estrutura remuneratória da Polícia Militar do Estado da Paraíba.

O relator do processo foi o desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira. Em seu voto, ele destacou que a Lei Estadual nº 9.353/2011, que instituiu a Guarda Militar da Reserva  (GMR), estabelece que, durante a permanência na Guarda, o Militar da Reserva fará jus aos seguintes benefícios: Bolsa Especial de Atividade Militar da Reserva, fardamento e equipamentos, armamento e equipamento de proteção individual, alimentação e diárias e transporte, quando em deslocamento para a realização de atividades fora da sede. Já o Decreto Estadual nº 32.299/11, que define normas sobre a Guarda Militar da Reserva, prescreve, em seu artigo 133, que fica vedado ao seu integrante perceber quaisquer vantagens pecuniárias e/ou gratificações percebidas pelo Policial Militar Ativo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Luto na imprensa: morre o jornalista Walter Galvão, em João Pessoa

Foto: reprodução

O jornalista e poeta Walter Galvão faleceu na madrugada desta quarta-feira (7), em um hospital privado de João Pessoa, aos 64 anos. Ele estava internado há mais de uma semana para tratamento de um câncer. O corpo será cremado na manhã de hoje.

Galvão atualmente ocupava a presidência da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rêgo (Funesc). Foi secretário de Comunicação da Prefeitura de Conde, na gestão de Márcia Lucena (PSB), secretário de Educação e de Transparência na Prefeitura de João Pessoa, nas gestões de Ricardo Coutinho (PSB).

No jornalismo, sua principal atuação foi na edição dos jornais impressos Correio da Paraíba, O Norte e A União. Seus textos sempre voltados para críticas dos cenários econômicos, social e político do Estado e país. Também foi crítico de cinema e literário e era imortal na Academia Paraibana de Cinema.

Foi autor de diversos livros, como a compilação de artigos “É provocando que a gente se entende”, o ensaio analisando o álbum Som do Sim (Herbert Vianna) intitulado “O som diz sim” e o de poesias Silabário.

Também se destacou na cena cultural pessoense como cantor, fez parcerias em festivais locais com Carlos Aranha, interpretou a canção “Gavião” no álbum “O Jardim dos Animais”, de Paulo Ró.

PB Já 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Ex-prefeito Luciano Cartaxo não descarta composição com Ricardo Coutinho em 2022

Foto: reprodução

Em entrevista ao Blog do BG, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), não descartou uma composição com o ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), para as eleições de 2022. Quando questionado sobre a parceria política, Cartaxo afirmou que “vai manter o diálogo com diversas forças políticas do estado”.

De acordo com o ex-prefeito, o seu grupo político ainda não esta na fase da montagem de chapa e da composição. O gestor afirmou ainda que ainda não tomou a decisão de qual cargo irá concorrer no próximo pleito.

Quando questionado sobre o prazo em que deve definir o seu futuro político, Cartaxo foi enfático e afirmou que até o fim do ano ele anuncia qual cargo irá disputar e com quem deve formar chapa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Secretário afirma que doses vencidas não oferecem risco e que municípios da Paraíba foram alertados a conferir situação de vacinados

Foto: Getty Images/BBC

O secretário executivo de Estado da Saúde, Daniel Beltrammi, informou em entrevista, nesta terça-feira (6), que os municípios da Paraíba foram alertados a conferir a situação de todos os vacinados com os lotes suspeitos, após a Folha apontar uso de doses vencidas, mesmo onde não houve uso de substância fora da validade. Além disso, ele disse que não há risco para os vacinados com doses vencidas porque os imunizantes não possuem substâncias tóxicas.

Alagoa Grande, único município onde o secretário municipal reconheceu ter usado produto vencido, iniciou a revacinação dos 72 imunizados com doses vencidas. Eles estão sendo acompanhados pelas Secretarias estadual e municipal de Saúde. Nos demais municípios, as prefeituras pontuaram que houve erro de registro das doses e não houve uso de imunizante fora do prazo de validade.

Mas Daniel Beltrammi destacou que todos os municípios que tiveram doses apontadas como vencidas foram alertados a revisar a situação e avaliar as pessoas imunizadas. “Até então não tínhamos recebido notificações dessa natureza. Após a matéria da Folha, todos os municípios receberam o alerta para transformar esses dados em acompanhamento de pessoas.”

Ainda segundo o secretário executivo do Estado, é “importante lembrar como o processo de vacinação no Brasil é seguro: a vacinação com lote vencido, ao se descobrir isso, a autoridade sanitária municipal é obrigada a notificar o caso.”

Click PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Começam hoje inscrições para o concurso com 326 vagas da PB Saúde

Foto: reprodução

A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) inscreve a partir desta quarta-feira (7), para o concurso público com 326 vagas para contratação imediata. Há também milhares de vagas para formação de cadastro de reserva.

As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de julho no site da organizadora (www.vunesp.com.br). As taxas de inscrição são de R$ 50 para cargos de nível médio, R$ 70 para cargos de nível médio/técnico e R$ 90 para cargos de nível superior. Só é possível concorrer a um cargo.

Os salários variam de R$ 1.100 a R$ 1.500 por mês. Em alguns cargos, o pagamento é feito por plantão de 24 horas. Nesse caso, os valores variam de R$ 960 a R$ 1.100 por plantão.

A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 5 de setembro.

Confira o edital completo aqui, a partir da página 6

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

ENCONTRO HISTÓRICO: João Azevedo e Bruno Cunha Lima tem reunião nesta quinta-feira em João Pessoa

Foto: Secom PB

O governador João Azevêdo (Cidadania) se reunirá na próxima quinta-feira (08) com o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD). O encontro está marcado para acontecer a partir das 9h e será a segunda reunião entre os gestores em 2021.

Esse é o segundo encontro entre os dois gestores desde que Bruno assumiu a gestão da Rainha da Borborema em janeiro de 2021. Historicamente oposição ao governo do estado, os gestores do município não consumam a se reunir com o governador.

Em nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Campina Grande informou que Bruno apresentará ao governador “o papel relevante que Campina Grande exerce estrategicamente no mapa estadual, como uma cidade que dispõe de uma estrutura que, além de ser referência em algumas especialidades, presta assistência a pacientes de praticamente todas as regiões”.

“O objetivo do prefeito campinense é, principalmente, expor a necessidade histórica de Campina Grande de contar com parcerias com o Governo do Estado para a área de Saúde Pública, agravada ainda mais pelos gastos volumosos do Município no enfrentamento à covid-19, desde o primeiro semestre de 2020, assegurando assistência não apenas às cidades da 2ª Macrorregião do Estado, como de outras partes da Paraíba e até de outros estados”, prossegue o comunicado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Cidadania referenda possível apoio de João a Lula na Paraíba

Foto: reprodução

O governador João Azevêdo (Cidadania) decidiu avançar nos entendimentos com a cúpula nacional do seu partido visando apoiar a candidatura de Lula (PT), líder nas pesquisas para disputa presidencial em 2022.

Azevêdo está em Brasília e se reuniu ontem à noite com Roberto Freire, presidente nacional do Cidadania. Freire é adepto a uma candidatura denominada de “terceira via”, mas admite a força do petista no Nordeste, e não fará obstrução.

“Não é nada estranho para o partido, já tivemos isso no Ceará. Questões locais são levadas em consideração. A esquerda está com ele e o adversário é outro nacionalmente, temos que levar isso em consideração”, disse Roberto Freire, ao blog do Maurilio Júnior.

Blog do Maurilio Júnior

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.