Paraíba

Município de Sapé paga primeira parcela do 13º salário

Foto: Divulgação/TecBanF

A Prefeitura de Sapé pagou, nesta sexta-feira (9), a primeira parcela do 13° salário dos aposentados, pensionistas e servidores diretos e indiretos da administração pública. De acordo com o prefeito, Major Sidnei, a antecipação vai injetar R$ 2,5 milhões na economia do município, correspondentes a 50% do benefício.

“Assim como temos feito com o salário, essa antecipação também é um gesto de valorização dos trabalhadores, que colaboram e participam da nossa administração. A dificuldade financeira na pandemia do novo coronavírus tem sido imensa e esse valor vai ajudar muitas famílias”, ressaltou o Major Sidnei.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Vacina com força: Paraíba já aplicou mais de 2 milhões de doses de vacinas contra covid-19

Foto: SES/Divulgação

Na tarde dessa sexta-feira (9), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, que foi registrado no sistema de informação SI-PNI a aplicação de 2.005.001 doses. Até o momento, 1.426.996 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 578.005 completaram os esquemas vacinais, onde 535.811 tomaram as duas doses e 42.194 utilizaram imunizante de dose única. A Paraíba já distribuiu um total de 2.308.815 doses de vacina aos municípios.

Os dados epidemiológicos com informações sobre todos os municípios, ocupação de leitos e cobertura vacinal podem ser acessados clicando aqui.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Jogos Paralímpicos de Tóquio terão sete representantes paraibanos

Foto: Aline Lins

Os sete representantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) nas Paralimpíadas de Tóquio foram apresentados em evento realizado na tarde da última quinta-feira (8), na pista de atletismo do campus João Pessoa. No início de agosto o grupo embarca para o Japão, onde os jogos serão realizados de 24 de agosto a 5 de setembro deste ano.

No grupo, recebido pelo reitor Valdiney Gouveia, estão um professor, um técnico-administrativo e dois estudantes de graduação da universidade. Estiveram presentes os três competidores de atletismo que treinam nas dependências da UFPB, os recordistas mundiais Petrúcio Ferreira dos Santos e Cícero Valdiran Lins, e o vice-campeão mundial Joeferson Marinho de Oliveira, acompanhados do treinador Pedro de Almeida Pereira.

Está à frente projeto de extensão, o servidor Pedro de Almeida, o “Pedrinho”, que irá estrear nestas Paralímpiadas como treinador da seleção de atletismo brasileira, com dois paraibanos recordistas mundiais no grupo. “Eles vão representar a universidade, mostrando para o mundo que a gente consegue formar atletas de alto rendimento”, destacou Pedrinho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Prefeito de João Pessoa defende reduzir intervalo de vacinas de professores para retomar aulas

Foto: Lucas Lins/Arquivo Pessoal

O prefeito de João Pessoa quer reduzir o intervalo de vacinas contra a Covid-19 para os professores, com o objetivo de retomar as aulas presencial no sistema público de ensino com os profissionais com imunização completa. Cícero Lucena (PP) afirmou que está discutindo com a Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) para antecipar a segunda dose desse público.

A vacinação dos professores começou no dia 16 de maio, para os profissionais de creches, pré-escola e ensino fundamental, avançando, depois, para profissionais do ensino médio e ensino superior.

Até esta sexta-feira (9), 16.853 profissionais do ensino básico foram imunizados com a primeira dose, em João Pessoa, e 4.007 do ensino superior. Juntando os dois grupos, três pessoas tomaram a segunda dose. Além dos imunizados com vacinas que necessitam de uma segunda dose para complementação, 189 profissionais da educação da capital foram imunizados com a dose única da Janssen.

A discussão de reduzir o intervalo entre as doses da vacina já acontece em outras cidades, que decidiram pela redução do intervalo da vacina AstraZeneca para proteger a população contra a variante delta do coronavírus.

O que acontece é que, segundo o Ministério da Saúde, foi escolhido o maior prazo previsto nas bulas das vacinas para aumentar o total de pessoas vacinadas com ao menos uma dose. No caso da AstraZeneca, há uma proteção parcial de 76% já 21 dias após a primeira aplicação.

G1 Paraíba

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Fiscalização: Procon de João Pessoa inspeciona 30 e autua 11 postos de combustíveis, na capital

Foto: reprodução

O Procon de João Pessoa esteve presente na Operação Petróleo Real que fiscalizou os postos de combustíveis da Capital e como resultado da inspeção autuou 11 estabelecimentos dos 30 inspecionados, além da apreensão de dezenas de produtos em lojas de conveniências instaladas em alguns estabelecimentos. A fiscalização ocorreu simultaneamente em todo País nesta quinta-feira (8).

A força-tarefa na Paraíba foi composta pelos Procons da Região Metropolitana (João Pessoa, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita, além do Estadual), pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), Imeq, Secretaria da Fazenda, Fisco estadual, Polícias Militar e Civil. A Operação verificou a qualidade e a quantidade na composição dos produtos nas bombas, bem como inspecionou irregularidades como preços praticados acima da média de mercado e a possibilidade de cartelização.

Números da Capital – O Procon-JP fiscalizou 30 postos de combustíveis durante a Operação e, desses, 11 foram autuados, além de 90 bombas aferidas, com apenas uma apresentando irregularidade. Rougger Guerra explica que as lojas de conveniência também foram inspecionadas e motivou uma parte das autuações, já que foram encontrados produtos com a data de validade vencida. “Os fiscais do Procon-JP apreenderam dezenas de produtos com data fora do prazo para comercialização”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Adriano confirma aproximação de Aguinaldo e João para 2022

Foto: Divulgação/Assessoria

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, afirmou durante entrevista à imprensa, que o Partido Progressista (PP), presidido em âmbito estadual pelo deputado Aguinaldo Ribeiro, se afastou da oposição ao governador João Azevêdo (Cidadania). Segundo o parlamentar, as discussões sobre a composição da chapa majoritária que irá disputar a eleição em 2022 serão iniciadas nos próximos meses.

“Temos o PP que está se juntando ao grupo do governador, que tem à frente o deputado Aguinaldo; mas só são duas vagas, então a pessoa que vai conseguir essa indicação será fruto de um diálogo, de um trabalho, convencimento e articulação política”, disse Galdino.

Reunião da oposição
A senadora Daniella Ribeiro (PP) e o deputado federal Aguinaldo Ribeiro não estiveram presentes em uma reunião realizada pela oposição, em João Pessoa, no mês de junho. Segundo o deputado Tovar Correia Lima (PSB), a ausência deles foi por falta de agenda. Porém, segundo o que Adriano apontou, o gesto é um claro distanciamento ao grupo oposicionista.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

MEDIDA EXTREMA: Prefeitura de cidade paraibana vai bloquear salário de servidores que não tomarem vacina

Foto: reprodução

Após um agente de saúde se recusar a tomar a vacina contra a Covid-19 e morrer em Bayeux, região metropolitana de João Pessoa, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) promoveu, nessa quinta-feira (8), uma audiência com representantes da Secretaria de Saúde de Bayeux para recomendar o combate a ‘sommelier de vacina’, em que pessoas recusam se vacinar com imunizantes de determinados laboratórios. O MPPB também cobrou o envio de relatório sobre todos os agentes comunitários de saúde do município que recusaram qualquer tipo de vacina.

Como medida extraordinária, o secretário de Saúde do Município, Adriano do Táxi, afirmou em entrevista ao Sistema Arapuan nesta sexta-feira (9), que houve conversas com a prefeita Luciene Fofinho e foi decidido que, em caso de recusa dos servidores públicos que estejam dentro dos grupos prioritário e se recusem a tomar o imunizante contra a Covid-19, eles terão o seu salário bloqueado.

“A providência que a gente deve tomar é que o funcionário público que chegou a data, tiver do grupo e tiver idade, se ele não tiver com o cartão, vai ser bloqueado o pagamento dele”. explicou.

Já a população em geral, exista uma medida que está sendo estudada pela gestão que é a de bloquear os serviços bancários até que a pessoa, dentro do grupo e que chegou a idade, tome a vacina. “Vamos ver a questão de serviços bancários, se tiver na faixa e não tomar a vacina, não vai poder entrar dentro do banco”, explicou Adriano do Táxi.

Paraíba.com

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Cícero confirma retomada das cirurgias eletivas a partir da próxima semana

Foto: Secom/JP

O prefeito Cícero Lucena anunciou na manhã desta sexta-feira (9) que as cirurgias eletivas serão retomadas a partir da próxima semana em João Pessoa.

Segundo o chefe Executivo pessoense, o objetivo é diminuir a fila de espera que foram interrompidas desde o inicio da pandemia. Ele apontou ainda que já deu a orientação para que a Unidades de Saúde remarquem as consultas para priorizar os casos mais urgentes.

Ontem (8), o secretário de Estado da Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, anunciou a retomada da rede estadual para o próximo dia 12, e assim João Pessoa se antecipa ao calendário. O titular da pasta explicou que existe um cadastro dos pacientes que estão na fila de espera realizado pelos gestores municipais por meio de uma plataforma específica, na qual os eles informam os dados do tipo de procedimento a ser realizado.

Blog do BG com Paraíba.com

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Concurso da Fundação PB Saúde tem mais de 4 mil inscrições nas primeiras 24h

Foto: reprodução

Com início às 10h da manhã de quarta-feira (07), as inscrições para o concurso ofertado pela Fundação PB Saúde contabilizam, em 24h, 4.042 candidatos. As vagas estão dispostas em 74 categorias, divididas nos níveis de Superior Administrativo, Superior Assistencial, Médicos; Médio Técnico Administrativo, Médio Técnico Assistencial e Nível Básico.

A enfermagem é a área que, até o momento, registra o maior número de inscritos, tendo técnicos e enfermeiros correspondendo a  26,7% do total,  com 1.121 inscritos já concorrendo às vagas; seguido pelos cargos Assistente Administrativo, com 683 candidatos; e Auxiliar Administrativo, com 731 inscritos.

As inscrições prosseguem até o dia 29 de julho, no site: www.vunesp.com.br na aba concursos. É possível, por meio de comprovação documental, solicitar o requerimento de isenção do pagamento da taxa de inscrição até às 23h59 de 12 de julho de 2021. Os salários anunciados no edital dizem respeito à remuneração inicial, a qual cada trabalhador somará os valores e benefícios compatíveis com a função desempenhada e carga horária, compatível com a legislação vigente e prática do mercado estadual. A Fundação, já no seu primeiro momento, terá um Plano de Cargos, Carreira e Remuneração para seus trabalhadores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Cícero projeta vacinar 35+ na próxima semana e busca reduzir intervalo da 2ª dose

Foto: Secom/JP

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), projeta reduzir, na próxima semana, para 35 anos a idade do público alvo para vacinação contra Covid-19. A redução, no entanto, depende da chegada de novas doses dos imunizantes à Capital. Nesta sexta-feira (9) a cidade deve receber cerca de 8 mil novas doses de vacinas.

“Recebemos pouca vacina essa semana. Semana passada aplicamos 25 mil vacinas e hoje devem chegar algo em torno de 7 a 8 mil, mas vamos manter o 40+ porque tem pessoas que não se vacinaram e devem procurar, para que a gente então esgote esse público e, se Deus assim permitir, na próxima semana baixaremos para 35+”, disse o prefeito.

Cícero ainda falou sobre a reivindicação para reduzir o intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda dose da vacina Astrazeneca, que atualmente é de 90 dias. O prefeito ressaltou que a redução deve ocorrer com base em preceitos técnicos e que é prevista na bula do imunizante.

“Se é pra estar na geladeira, é preferível que esteja no braço porque aumenta a imunidade”, avaliou.

MaisPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.