Paraíba

Postos de gasolina passam por fiscalizações na PB

O Procon Estadual da Paraíba coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) e da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) realizou na última quinta-feira a Operação Petróleo Real, que fiscalizou fraudes e irregularidades nos postos de gasolina.

A ação ocorreu nos municípios: João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Areia, Guarabira, Campina Grande, Alagoa Grande, Mari, Sapé, Sobrado, Patos e Sousa. A operação também aconteceu em todos os estados da federação, exceto Maranhão, onde já há avançado processo de investigação no setor.

As vistorias verificaram a qualidade do combustível, a validade dos produtos, a aferição das bombas de abastecimento, a transparência da composição dos preços ao consumidor e outras infrações administrativas e criminais.

A Petróleo Real segue o decreto nº 10.634 de 22 de fevereiro de 2021, que dispõe sobre o direito de os consumidores receberem informações corretas, claras, precisas, ostensivas e legíveis sobre os preços dos combustíveis em território nacional. O decreto tem contribuições do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), além do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O Procon Estadual da Paraiba em conjunto com os Procons Municipais de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo e virtualmente com os demais Procons, e o Imeq-PB , farão a coletiva, hoje (9) a partir das 10h,na Sede do Procon Estadual, onde serão divulgados todos os dados referente à operação em todo o Estado. Na ocasião serão explicados a ação dos agentes fiscais de cada órgão envolvido, com a quantidade de postos de combustíveis vistoriados e autuados por irregularidades.
Participaram da vistoria Procons Estadual e Municipais, Policia Militar, Polícia Civil, Imeq-PB e Secretaria da Fazenda ( SEFAZ) .

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Campina Grande vacina pessoas com mais de 43 anos nesta sexta-feira

Foto: Divulgação

O Município de Campina Grande deve receber, no final da manhã desta sexta-feira (9) o total de 3.918 doses de vacinas para aplicação de primeira dose na população. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde vai expandir a campanha de imunização para as pessoas a partir de 43 anos de idade.

As ações começam à tarde, das 15h às 18h, em todos os Centros de Saúde, em dez Unidades Básicas de Saúde espalhadas pela cidade, no Centro Especializado em Reabilitação, no SESI do Distrito Industrial e em diversas igrejas, além de pontos de drive-thru no Clube Campestre e no INSS Dinamérica. À noite, das 18h às 21h, a vacinação segue nas faculdades Unifacisa e Uninassau.

Para ter acesso é preciso fazer o pré-cadastro e o agendamento, no site vacinacao.campinagrande.pb.gov.br ou no aplicativo VacinaCampina. No local de vacinação, é necessário apresentar o comprovante de agendamento, comprovante de residência e documento de identificação pessoal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Paraíba distribui mais de 102 mil doses de vacina contra Covid-19 nesta sexta-feira

Foto: divulgação

As 102.145 doses de vacinas que chegaram ao estado nesta quinta-feira (8), serão distribuídas a todos os municípios paraibanos nesta sexta (9). Deste total, 30.594 são Pfizer/Comirnaty; 6.171 são Sinovac/Butantan e 65.380 Astrazeneca/Fiocruz.

Do total de doses enviadas nesta 29ª Pauta de Distribuição, 36.765 são destinadas para o início da vacinação da população adulta e 65.380 irão completar o esquema vacinal daqueles que receberam a 1ª dose na 13ª Pauta de Distribuição. Baía da Traição e Marcação receberão apenas vacinas referentes à segunda dose por já terem concluído a aplicação da dose 1 em todos os habitantes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

SOMMELIER DE VACINA: Agente de saúde morre após deixar de tomar imunizante

Foto: divulgação

Uma agente comunitária de Saúde de Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa, morreu de Covid-19 após se negar a receber a vacina de prevenção a doença porque tinha preferência pelo imunizante de outro laboratório que não estava disponível no momento, como informou na tarde desta quinta-feira (08) o Ministério Público da Paraíba em nota enviada à imprensa.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a mulher foi infectada pelo coronavírus e não resistiu às complicações da doença.

O problema da recusa de vacina ou de determinados imunizante tem chamado a atenção das autoridades paraibanas. Na manhã desta quinta-feira (8), o Ministério Público da Paraíba (MPPB) promoveu uma audiência por videoconferência com representantes da Secretaria de Saúde de Bayeux para recomendar a adoção de medidas por parte do poder público para combater essa prática e a requisitar o envio de relatório sobre todos os agentes comunitários de saúde do município que recusaram qualquer tipo de vacina.

“Tomar a vacina contra covid-19 não é apenas um direito individual, mas um direito de toda a coletividade! Aqueles que recusam se vacinar, por crenças ideológicas ou por escolha de fabricantes de vacina, colocam em risco a vida de todos e por isso devem, de alguma forma, ser punidos”, defendeu a promotora Fabiana Lobo.

A Secretaria Municipal de Saúde de Bayeux relatou que tem enfrentado dificuldades para ampliar a cobertura vacinal devido à recusa de parte dos usuários a determinados fabricantes de vacina.

MaisPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Hemocentro é o primeiro órgão público da Paraíba a receber Certificação Internacional de Qualidade ISO 9001:2015

Foto: Divulgação

O Hemocentro da Paraíba, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), conquistou a Certificação Internacional de Qualidade ISO 9001:2015. O reconhecimento foi efetivado, após a conclusão de auditoria nos procedimentos e rotinas de serviços, realizada em junho por avaliadores da QMS Certification Services, empresa australiana qualificadora internacional.

Com a certificação, o Hemocentro teve o seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) reconhecido por sua excelência e passou a ser a primeira instituição pública de saúde da Paraíba com selo de qualidade ISO 9001:2015.

A auditoria avaliou o SGQ do Hemocentro por meio de aplicações de requisitos como planejamento, relacionamento com clientes, fornecedores e colaboradores, além de procedimentos utilizados com elevado padrão de qualidade e segurança dos serviços ofertados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Casos de coronavírus: são 1.154 casos e 9 mortes confirmadas no boletim desta quinta-feira (8)

Foto: Divulgação/Secom-JP

Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgadas nesta quinta-feira (8), a Paraíba tem 404.848 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus. O número de mortes confirmadas por Covid-19 subiu para 8.750 no estado desde o início da pandemia. São 1.154 novos casos e mais 9 mortes na última atualização. Todos os 223 municípios paraibanos registraram casos da doença e 222 cidades registraram óbitos.

Dos 9 óbitos, 3 aconteceram nas últimas 24 horas. Os pacientes eram 4 homens e 5 mulheres, com idades entre 31 a 86 anos. A diabetes e cardiopatia foram as comorbidades mais frequentes e 2 não tinham comorbidades. As mortes aconteceram nos municípios de Areial (1); Campina Grande (2); João Pessoa (2); Piancó (1); Rio Tinto (2) e Uiraúna (1).

A ocupação de leitos de UTI em todo o estado é de 42%. Na região metropolitana de João Pessoa, 43% dos leitos de UTI para adultos estão ocupados. Em Campina Grande, o mesmo setor tem taxa de 40%. No Sertão, 58% dos leitos de UTI estão ocupados.

Foi registrado no sistema de informação SI-PNI a aplicação de 1.950.859 doses. Até o momento, 1.386.333 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 564.526 completaram os esquemas vacinais. Desses, 528.772 tomaram as duas doses e 35.754 utilizaram imunizante de dose única. A Paraíba já distribuiu um total de 2.210.172 doses de vacina aos municípios.

Boletim do coronavírus na Paraíba

  • 404.848 casos
  • 8.750 mortes
  • 272.313 recuperados
  • 223 cidades com casos confirmados
  • 222 cidades com mortes registradas

Blog do BG com G1 Paraíba

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Educação

Aesa abre inscrições para curso de Fiscalização em Recursos Hídricos

 

Foto: Reprodução/ Internet

Estão abertas as inscrições para o minicurso Fiscalização em Recursos Hídricos, promovido pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). A capacitação é gratuita e será realizada entre os dias 20 e 23 de julho, via internet. Para participar basta preencher o formulário de inscrição clicando aqui.

O minicurso será ministrado pelo gerente executivo de Fiscalização da Aesa e mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, Pedro Crisóstomo Alves Freire. “Vamos mostrar como podemos interpretar e aplicar a legislação vigente. Conhecendo as leis, é possível compreender a gravidade das infrações”, comentou.

Entre os assuntos que serão abordados na capacitação estão: Política Nacional dos Recursos Hídricos; Código Florestal Brasileiro; Decretos Estaduais 19.258/97 e 19.260/97; os conceitos de água superficial e subterrânea; as atribuições da gerência de fiscalização; termo de alocação e campanha fiscalizatória com licenciamento coletivo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

OS CORNOS NÃO SERÃO ESQUECIDOS: Vereador analisa reapresentar projeto na Câmara de Santa Rita

Foto: reprodução

Em entrevista ao Blog do BG, o vereador Luciano Serrano (PSDB), mais conhecido por Nininho do Bode, afirma que vai reformular o Projeto de Lei 066/21 que institui o ‘Dia do Corno’ na cidade de Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa.

O projeto foi barrado, em maio deste ano, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Santa Rita.

Para justificar o Projeto de Lei, o vereador afirma que “corno” é uma figura folclórica da cidade e chegou a falar em entrevista que “Até os cornos que hoje reclamam da proposta vão comemorar”.

O dia escolhido foi 26 de junho e segundo Nininho do Bode ele está “em análise” para uma futura reapresentação à Câmara de Santa Rita.

Questionado se existiria algum outro projeto semelhante, apresentado ou que pudesse apresentar, ele afirma que não.

Vale salientar que Nininho está trabalhando também em outros projetos paralelos e que são de extrema importância para a cidade de Santa Rita, segundo ele mesmo afirma. “Estou analisando e estudando a possibilidade de reapresentar o projeto, pois acho que é importante. Fiquei surpreso com o tamanho da repercussão. Achava que as pessoas já tinham esquecido. Mas estou trabalhando também em outros projetos paralelos e que são de extrema importância para a cidade de Santa Rita. Mas esse eu estudo a possibilidade de reapresentar, para poder instituir o dia do corno em Santa Rita”, afirmou o vereador ao Blog do BG.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

João Pessoa é a 3ª capital do NO/NE com maior saldo de empregos em Comércio e Construção Civil em 2021

Foto: Arquivo/Jornal Correio da Paraíba

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, apontam que nos cinco primeiros meses deste ano, João Pessoa foi a terceira capital do Norte/Nordeste do país com o melhor saldo de empregos nos setores do Comércio e da Construção Civil.

Entre janeiro e maio deste ano, o saldo positivo na Construção Civil foi de 1.481 postos de trabalho. Já no setor do Comércio, entre admissões e demissões, foram gerados 1.032 novas vagas de emprego.

Nos números gerais, somando outros setores da economia, a capital paraibana tem saldo de 4.972 empregos em 2021.

Saldo de empregos na Construção

1º Fortaleza – +1.863
2º Salvador – +1.859
3º João Pessoa – +1.481

Saldo de empregos no Comércio

1º Teresina – +1.931
2º Salvador – +1.803
3º João Pessoa – +1.032

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

DOIDO NÃO. A MOLESTA… Deputado Adriano Galdino felicita, no dia de aniversário, deputado falecido há quase 6 meses

Foto: Divulgação/Assessoria

O deputado Adriano Galdino (PSB), cometeu uma gafe daquelas, durante a tarde desta quinta-feira (08). Acontece que o atual presidente da Assembleia Legislativa da capital paraibana (ALPB), esqueceu de ir ao enterro de colega político e parabenizou, em uma rede social, o deputado falecido há quase 6 meses, João Henrique.

Foto: reprodução

Os internautas e seguidores de Adriano Galdino não deixaram passar despercebido esse vexame e trataram de alertar o deputado sobre o erro cometido.

Foto: reprodução

O deputado estadual João Henrique (PSDB) morreu no dia 12, de janeiro deste ano, aos 78 anos, por Covid-19. O deputado paraibano estava internado desde o dia 7 de dezembro, em um hospital particular de São Paulo. Antes disso, ele estava internado em um hospital de João Pessoa no dia 21 de novembro. Após o alerta dos internautas, Adriano Galdino apagou o post.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.