Paraíba

Lista de convocados para vagas remanescentes do Sisu 2020.2 da UFCG é divulgada

Foto: Marinilson Braga/UFCG

A lista de convocados para as vagas remanescentes do Sisu 2020.2 da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi divulgada nesta terça-feira (13), no site da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov). Segundo a UFCG, também foram divulgadas as inscrições deferidas e indeferidas, e os motivos dos indeferimentos.

Somente o candidato listado como “classificado e aprovado” deve realizar cadastramento. O candidato listado apenas como “aprovado” está sendo convocado além do limite de vagas ofertadas, devendo aguardar uma nova chamada, caso existam novas vagas remanescentes ocasionadas pela desistência de candidatos ou não envio da documentação exigida.

De acordo a UFCG, os candidatos aprovados e classificados devem realizar o cadastramento até as 17h da quarta-feira (14). O envio da documentação digitalizada é online e deve ser feito através do site. O candidato que não enviar a documentação exigida perderá o direito à vaga. Confira a lista de vagas remanescentes do Sisu 2020.2 da UFCG clicando aqui.

G1 Paraíba

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Projeto de lei que coíbe violência política contra a mulher será relatado por senadora paraibana

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

Será pautado, na sessão desta terça-feira (13), no Senado Federal, o PL 5613/2020, que trata da violência política contra a mulher. A relatora da matéria é a senadora Daniella Ribeiro (PP), que considera o projeto de extrema relevância para coibir casos de discriminação às mulheres que estão na política.

O assunto foi debatido na reunião da bancada feminina do Senado e promete punição para quem praticar tal ato de violência. De acordo com o projeto, será proibida a propaganda eleitoral que venha depreciar a condição da mulher ou que estimule sua discriminação. Também torna crime a produção ou oferecimento de vídeo com conteúdo inverídico sobre partidos e candidatos, assim como a divulgação desse tipo de conteúdo durante período eleitoral.

O PL 5613/2020 prevê ainda o crime de assedio à candidata, mediante discriminação; e determina a proporção entre homens e mulheres nos debates entre os candidatos nas eleições proporcionais. O projeto está previsto para entrar na pauta de hoje, na sessão que começa às 16h e que pode ser acompanhada pelo site: www.senado.gov.br. A proposta é prevenir e coibir a violência política contra mulheres em todo o país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Oui oui: Prefeitura de Bayeux recebe cônsul da França e município genérico se torna cada vez mais próximo do original

Foto: reprodução internet

O cônsul geral da França no Brasil, Hugues Fantou, visita o município de Bayeux nesta quarta- feira (14). A autoridade francesa será recepcionada pela prefeita Luciene Gomes e por representantes dos poderes. A recepção ocorrerá a partir das 10h e acontecerá no Paço Municipal, no centro de Bayeux. A vinda de Hugues a Bayeux é importante para estreitar laços e construir políticas públicas entre Bayeux e a França, além de fortalecer o reconhecimento de Bayeux como cidade gemelar francesa.

“É com muita satisfação e gratidão que a gente recebe o cônsul nessa visita histórica para o nosso município. Além de tratar de parceiras, a vinda da autoridade a Bayeux vai credenciar o município ainda mais para o reconhecimento da França com uma cidade Gemelar Bayeux Francesa. Também será tratado sobre intercâmbio entre a Bayeux (PB) e Bayeux Francesa. A nossa gestão já está em tratativa com o governo francês para incluir o nosso município como cidade gemelar. Vale lembrar que o nome da cidade de Bayeux foi em homenagem a Bayeux da França. Caso tenhamos o reconhecimento de cidade gemelar, o nosso município se credencia para receber recursos da França”, revelou Luciene Gomes.

A prefeitura montou um cronograma para receber o cônsul. Uma das solenidades será o hasteamento de bandeiras. “Teremos uma solenidade especial na sede do governo municipal, além da Praça 6 de julho. Iremos mostrar a nossa estrutura, nossos projetos e seria muito importante se tivéssemos a França como parceira em diversas ações sociais e educacionais do nosso município”, adiantou à prefeita.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Auditória do TCE-PB rejeita recurso da defesa e mantém reprovada contas de Cartaxo

Foto: Walla Santos/ClickPB/Arquivo

A auditória do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) rejeitou recurso interporto pela defesa do ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), que pediu a reconsideração da decisão que reprovou as contas da Prefeitura no exercício de 2019. A informação foi divulgada com exclusividade pelo programa Arapuan Verdade, do Sistema Arapuan de Comunicação desta terça-feira (13).

A decisão pode atrapalhar as pretensões de Luciano Cartaxo para as eleições do próximo ano. O gestor vem se movimentando no sentido de sair candidato no pleito estadual, mas ainda não revelou se a disputa será na majoritária ou na proporcional.

Sobre a decisão – A primeira auditoria apontou falhas em relação ao excesso de contratados mais de 14 mil servidores, e o fato de deixar de aplicar quase R$ 22 milhões, no ano de 2019, em educação. O Ministério Público de Contas, representado na sessão pelo procurador-geral Manoel Antônio dos Santos Neto, opinou pela reprovação das contas do ex-prefeito da Capital. O conselheiro André Carlo Torres disse terem sido emitidos dois alertas à gestão e, ao fim do ano, as pendências não haviam sido sanadas. Lembrou o edital para a realização de concurso público, lançado “ao apagar das luzes da gestão”.

Blog do BG com Portal Paraíba

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Vereador Olímpio Oliveira tem carro roubado na noite desta segunda-feira (12)

Foto: Leonardo Silva/Paraibaonline

O carro do vereador Olímpio Oliveira, de Campina Grande, foi roubado na noite de ontem (22) na Vila Castelo Branco. O veículo estava com a esposa do parlamentar, que teve ainda o celular e documentos pessoais levados por criminosos.

“Minha esposa saiu com o carro ontem à noite para ir na casa da irmã dela, quando foi atacada pelos criminosos. Eles levaram o carro, o celular e os documentos pessoais. Todos estão bem, graças a Deus”, informou o vereador ao portal Márcio Rangel.

Além da esposa, também estavam no carro as filhas do parlamentar. O fato foi registrado por volta das 22h, na Vila Castelo Branco. Olímpio informou ainda que procurou a polícia, onde fez um Boletim de Ocorrência.

O veículo levado pelos criminosos foi um VW Gol, de cor branca, placa QFP 0235. O roubo foi comunicado nas redes sociais pelo vereador. “Roubaram meu carro. Estamos bem, mas, se possível, compartilhe nas suas Redes e com seus contatos. Agradeço!”.

 

Blog do BG com Portal Márcio Rangel

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Queiroga promete a João 1ª dose da vacina para todos os paraibanos adultos até setembro

Fotos: Francisco França

O governador João Azevêdo se reuniu, nesta terça-feira (13), por meio de videoconferência, com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e com os demais governadores do país, ocasião em que ficou definido que será encaminhado aos estados até o final do dia o cronograma semanal de distribuição de vacinas contra a Covid-19 durante os próximos meses.

Na reunião também foi informado aos gestores estaduais que o Programa Nacional de Imunização (PNI) irá emitir, nos próximos dias, nota técnica sobre a possibilidade de vacinação do público entre 14 e 18 anos com comorbidades.

O ministro da Saúde assegurou a quantidade de vacinas necessárias para imunizar a população com pelo menos a primeira dose até setembro. “Serão 41 milhões de doses em julho, 68 milhões em agosto e 71 milhões em setembro, o que nos permitirá conter esse caráter pandêmico. Por isso, devemos ter o PNI como referência para agirmos de maneira homogênea nesse esforço conjunto que temos feito com estados e municípios”, pontuou.

O ministro Marcelo Queiroga informou ainda que irá discutir com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a estratégia de tratamento para o pós-Covid, bem como o envio de doses do consórcio Covax Facility.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

LARGO DE TAMBAÚ: Mudanças custará R$300 mil para os cofres públicos

Foto: Projeto Largo de Tambaú PMJP

A Prefeitura de João Pessoa iniciará ainda neste mês a chamada requalificação no Largo de Tambaú.

De acordo com secretário de Planejamento da cidade, José William, os veículos voltarão a circular no local até o fim de setembro.

Alvo de embate entre a gestão anterior e a atual, a requalificação do Largo, segundo William, não causará grande impacto aos cofres públicos.

O auxiliar do prefeito Cícero Lucena (Progressistas) informou que o município gastará R$ 300 mil para nova intervenção, dinheiro que já está empenhado desde o projeto inicial orçado em R$ 2,7 milhões.

Veja como seria o projeto inicial:

Blog do BG com Maurilio Júnior 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Bolsonaro nomeia aliado de Aguinaldo Ribeiro para ANS

Foto: reprodução Internet

Jair Bolsonaro nomeou o paraibano Paulo Roberto Vanderlei Rebello Filho para o cargo de diretor-presidente da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Ele já foi chefe de gabinete do líder de Bolsonaro na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), e é próximo do também deputado Aguinaldo Ribeiro (PP). Na semana passada Rebello teve o seu nome aprovado pela maioria dos senadores.

Antes, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), precisou ignorar a solicitação de Bolsonaro para retirar a indicação de Rebello após pressão de Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, que gostaria de um nome da sua confiança.

Blog do Maurílio Júnior

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

UFPB estuda aplicar bonificação na nota do Enem de alunos paraibanos

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba analisa a proposta de aplicação de bônus regional nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estimular a entrada de estudantes de escolas públicas e privadas locais ao ensino superior no Estado.

O objetivo da medida é reduzir as desigualdades regionais e democratizar as universidades públicas. O reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, apresentou uma proposta de minuta, ressaltando que não é o documento final, e que ainda precisa de discussão e estudos prévios para a aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

“Esse é o documento a partir do qual buscaremos definir a demanda. Qualquer decisão será pautada em estudos concretos, mostrando suas necessidades e circunstâncias reais”, explicou.

O texto dispõe sobre critérios para a bonificação de inclusão regional a fim de incentivar o acesso a cursos de graduação e o ingresso na UFPB via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de estudantes que residem e tenham estudado em escolas regulares e presenciais, no estado da Paraíba.

A proposta de aplicação da bonificação surgiu a partir de requerimento apresentado pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino. Ele sugeriu  uma bonificação de ao menos 10% na nota do Enem.

O reitor considerou que a aplicação da bonificação é um pedido urgente, para que as instituições se tornem “mais paraibanas”, e permitam o crescimento do Estado.

Ele ressaltou que outros Estados do Nordeste já aplicam a bonificação regional, a exemplo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). “Nós não podemos ficar de fora desse momento, penalizando nossos estudantes”, finalizou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Pedro Daniel de Carli Santos é nomeado presidente da Funesc

Foto: assessoria

O governador do Estado da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), nomeou Pedro Daniel de Carli Santos para o cargo de presidente da Fundação Espaço Cultural. Pedro já ocupava o cargo de vice-presidente da Funesc desde agosto de 2020, antes ele foi Gerente Executivo de Articulação Cultural e secretário Executivo do Fundo de Incentivo à Cultura.

A nomeação foi publicada na edição desta terça-feira (13), do Diário Oficial.

O presidente do órgão era o jornalista Walter Galvão, que faleceu no dia 7 de julho, de câncer nas vias biliares.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.