Política

Cinco microrregiões do país podem definir eleição para presidente

Foto: Reprodução

Com mais de 20 milhões de votos, faixas territoriais que englobam trechos de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul se tornam prioridade para candidatos no turno das eleições. Elas abrangem ao menos cinco microrregiões do Brasil que viraram objeto central da disputa entre o petista Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo PL. As áreas são onde há a maior possibilidade de virada de votos.

Nos últimos quatro anos, essas regiões foram na contramão da cristalização histórica da votação no país. No primeiro turno de 2018, Bolsonaro venceu nelas, mas, neste ano, Lula foi o mais votado.

Já em Minas, há ainda uma identificação maior com políticas sociais dos governos Lula do que com o PT, o que explica também a vitória do ex-presidente no Estado neste pleito na primeira fase da disputa.

Nas últimas duas décadas, os mapas de votação do Brasil mostram uma divisão regional, com os candidatos petistas ao Palácio do Planalto com vitória majoritária em municípios do Nordeste e prevalência no Norte. Enquanto isso, nomes mais ligados à direita foram os mais votados no Centro-Oeste, no Sul e no Sudeste.

Minas Gerais aparece nesses pleitos como um Estado oscilante, que acaba por definir o resultado da eleição. Esse cenário se repetiu, ainda que em menor medida, no primeiro turno deste ano. Agora, na segunda etapa da campanha, os dois candidatos focam atividades justamente em cidades mineiras e em São Paulo para tentar consolidar ou virar votos.

O PT consolidou mais votos entre os mais pobres, enquanto Bolsonaro conquistou os mais ricos, o que se reflete no contraste visual dos votos nas regiões, mas também em regiões periféricas de grandes centros urbanos, por exemplo. Isso ajuda a explicar a retomada das cinco regiões “perdidas” pelos petistas em 2018.

O Triângulo Mineiro votou alinhado com Mato Grosso do Sul quatro anos atrás, ao concentrar o maior número de cidades em que Bolsonaro foi o preferido. Neste ano, porém, é possível notar mais municípios com voto majoritário à esquerda, o que deu vitória a Lula na região. O mesmo ocorreu na Zona da Mata e na Região Metropolitana de BH.

Para analistas, a volta do ex-juiz Sérgio Moro à campanha de Bolsonaro também é uma estratégia de recuperar o voto lavajatista. No primeiro turno, Lula teve mais votos que Bolsonaro em Porto Alegre.

MaisPB com Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

“Desnecessária, para não dizer injusta”, afirma Pacheco após crítica de Haddad ao Congresso

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), rebateu críticas feitas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, aos posicionamentos do Parlamento em relação à política fiscal. “Uma coisa é ter responsabilidade fiscal, outra bem diferente é exigir do Parlamento adesão integral ao que pensa o Executivo sobre o desenvolvimento do Brasil”, escreveu Pacheco em resposta a Haddad, por meio de nota divulgada na tarde deste sábado (27).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Governo tem que aprender a lidar com a extrema direita, diz Haddad em autocrítica

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirma que o governo do presidente Lula (PT) ainda patina na comunicação digital e no combate às fake news.

Nesta entrevista concedida em seu gabinete no Ministério da Fazenda, em Brasília, ele afirma que o governo quer uma “saída democrática” para o problema da disseminação de discursos de ódio em redes sociais, ao contrário de países que adotam saídas autoritárias, “proíbe e acabou”.

Ao fazer um balanço do primeiro ano do terceiro mandato de Lula, ele diz ainda que o uso que opositores fazem da religião na política e o enfraquecimento do Estado laico é um elemento novo e desafiador para o petista e seus apoiadores.

Diz, no entanto, que “Lula é um produto da modernidade”, e jamais vai colocar a sua fé em cima de um palanque.

Afirma ainda que vê o petista “mais na vibração de governos anteriores do que estava no começo” da atual administração.

Mônica Bergamo – Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Ministros de Lula já fizeram 226 viagens internacionais

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Os ministros do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fizeram 226 viagens para fora do país durante o primeiro um ano e quatro meses de gestão. Os destinos mais frequentes foram Buenos Aires, na Argentina, e Nova York, nos Estados Unidos.

Os dados foram levantados pela Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas, e analisados pelo Metrópoles. São contempladas viagens feitas entre 1º de janeiro de 2023 e 12 de abril de 2024.

Segundo o levantamento, os membros do primeiro escalão do governo viajaram ao menos 13 vezes a Buenos Aires e a Nova York. O terceiro destino mais visitado foi Lisboa, capital portuguesa, com nove viagens. Em seguida, aparecem Washington, nos EUA (7), e Paris, na França (6).

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Futebol

De virada: Treze vence Santa Cruz e estréia com vitória na Série D

Primeira rodada da Série D 2024 — Foto: Daniel Vieira/Treze

O Treze venceu neste sábado (27) o Santa Cruz-RN pelo placar de 4 a 3, em partida disputa no estádio Barrettão, em Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte. Na abertura da Série D do Campeonato Brasileiro 2024, o Galo venceu de virada o adversário, com direito a gol da vitória no último minuto.

Os gols do Treze na partida foram marcados por Jefinho e Thiago Alagoano duas vezes, além de um gol contra. O clube de Campina Grande saiu perdendo por 2 a 0, empatou o confronto, sofreu o terceiro e depois conseguiu virar a partida com dois gols nos acréscimos.

Primeiro tempo

Graças ao estilo de jogo bastante intenso, o Santa Cruz-RN iniciou a partida contra o Treze muito superior. A pressão na saída de bola trezeana induzia os jogadores a errarem mais passes. Em um desses erros, Bambu cruzou para Everton Cabaré, que apenas desviou de cabeça e marcou o gol aos seis minutos.

Aos 17, uma troca de passes pelo lado direito terminou em Cabaré em condição de chutar, contar com a sorte da trave e ampliar o marcador. Depois dos dois gols, o Treze conseguiu se recompor um pouco e começou a ter mais posse de bola e se aproximar da grande área. Mas não levou perigo até o fim da etapa.

Yamada, meia do Treze — Foto: Daniel Vieira/Treze

Segundo tempo

No início da segunda etapa, o Santa Cruz retomou a ser equipe mais intensa que mostrou nos primeiros 20 minutos, mas desta vez não marcou. Na verdade, foi a equipe do Treze que conseguiu balançar as redes aos 16 minutos. Depois de recuperar a posse, Thiaguinho foi acionado em velocidade, cruzando a bola na área para Pilar. Antes de chegar no atacante, o defensor do Santa desviou para dentro.

Depois do gol, o Galo cresceu na partida e começou a controlar a posse de bola e as ações ofensivas, com um Santa puxando contra-ataques. A superioridade permaneceu até os 41 minutos, quando Jefinho cobrou uma falta que passou por todo mundo e morreu no fundo das redes.

Mas depois o time potiguar voltou a crescer e marcou o terceiro com Paulinho, aos 44, após cruzamento rasteiro de Tiringa. Depois disso, o Treze voltou a se lançar ao ataque. Thiago Alagoano recebeu a bola na grande área e colocou no canto direito do goleiro.

Próximos jogos do Treze

O Galo da Borborema terá um outro grande desafio pela frente na Série D. No domingo que vem (5), o clube estreia em casa, no estádio Amigão, às 16h, em duelo contra o Sousa. Depois, viaja ao estado do Ceará para enfrentar o Maracanã.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com Leonardo Abrantes – MaisPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mundo

(VÍDEO) Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano: “Reze por mim, que rezo pela senhora”

O papa Francisco recebeu, neste sábado (27/4), a ex-presidente e atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), mais conhecido como “Banco dos Brics”, Dilma Rousseff, no Vaticano, sede da Igreja Católica Romana.

 

Em vídeo publicado nas redes sociais, o papa aparece cumprimentando a ex-presidente: “Bem-vinda. Que prazer revê-la”. A conversa dos dois intercalou o português e espanhol.

 

“Falamos sobre os grandes desafios da humanidade: o combate à desigualdade e à fome, a transição energética e as ações necessárias para enfrentar as mudanças climáticas”, escreveu Dilma em publicação no X (antigo Twitter).

 

Além disso, os dois trocaram presentes.

 

Conforme o Vaticano, a ex-presidente deu ao papa o livro Theodoro Sampaio. Nos sertões e na cidade, de Ademir Pereira dos Santos, enquanto o Francisco entregou a encíclica Laudato si, a exortação apostólica Laudate Deum e uma escultura em bronze.

 

O Vaticano informou que Dilma foi a primeira chefe de Estado a receber Francisco em viagem internacional após ele ser eleito papa, em 2013. À época, a então presidente do Brasil se reuniu em audiência privada com o pontífice.

 

No fim do encontro, o papa disse: “Reze por mim e eu rezo por você”. “Estou rezando”, respondeu Dilma.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Pedidos de recuperação judicial subiram 94,7% em março

Foto: Aaron Lefler (via Unsplah)

Foram registrados 183 pedidos de recuperação judicial por empresas brasileiras em março de 2024 –alta de 94,7% em comparação ao mesmo mês de 2023. É o maior número registrado neste ano. Os dados são da Serasa Experian.

O setor de serviços liderou os pedidos, com 71 demandas. Foi seguido pelo comércio, com 48.

Em relação ao porte das companhias, as micro e pequenas empresas lideraram as solicitações de recuperação judicial, com 136 pedidos. Os negócios de porte médio vieram em seguida (29) e, por último, os grandes (18).

“O aumento nas solicitações de recuperações judiciais é um reflexo do crescimento das empresas que se viram diante da iminência da insolvência. Precisamos ter uma redução da inadimplência para depois presenciarmos uma queda no número de pedidos de recuperações judiciais”, disse o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Segundo o especialista, a queda nos pedidos deve acontecer a partir do 2º semestre de 2024.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Celebridades

José Santa Cruz: atores, dubladores e humoristas lamentam morte de artista paraibano

José Santa Cruz: atores, dubladores e humoristas lamentam morte de artista paraibanoPeter Jordan, influenciador do mundo geek, lamentou morte de José Santa Cruz – Foto: X

José Santa Cruz morreu, na sexta-feira (26), na cidade do Rio de Janeiro, aos 95 anos. O ator e dublador paraibano tinha doença de Parkinson e estava internado com uma broncopneumonia. Nas redes sociais, atores, dubladores e humoristas lamentaram a morte do paraibano.

O dublador Guilherme Briggs, eternizado como as vozes de Super-Homem, Mickey, Buzz Lightyear, personagem de “Toy Story”, Optimus Prime, de “Transformers”, Mestre Yoda, de “Star Wars”, Grinch, entre tantos outros, publicou nas redes sociais a relação de amizade que tinha com Santa Cruz.

“De alma leve e tão doce, Santinha era um homem de delicioso bom humor, educadíssimo e elegante. Era amado e festejado por todos nos estúdios que ia trabalhar. Sempre humilde e atencioso, adorava conversar e contar piadas”, disse Guilherme.

José Santa Cruz: atores, dubladores e humoristas lamentam morte de artista paraibano
Guilherme Briggs publicou homenagem no Instagram para José Santa Cruz – Foto: Instagram

Outro dublador muito conhecido do público atualmente, Wendel Bezerra, que dá voz a personagens como Goku, de “Dragonball Z”, Bob Esponja, Jackie Chan de “As Aventuras de Jackie Chan”, Donatello de “As Tartarugas Ninja”, publicou uma foto de José Santa Cruz com a legenda “mais um ídolo que se vai”, lamentando o ocorrido.

José Santa Cruz: atores, dubladores e humoristas lamentam morte de artista paraibano
Wendel Bezerra, dublador, homenageou José Santa Cruz – Foto: Instagram

Outra dubladora, Mabel Cezar, uma das vozes das chamadas de programação da Globo, revelou a tristeza pela morte do ator e dublador.

“Descanse em paz, Santinha. Amamos você”, disse a dubladora

Mabel Cezar tem no currículo personagens como Minnie, Luluzinha, Princesa Lea em “O Último Jedi”, a vaqueira Jessie de “Toy Story”, Jay Kyle, personagem de Tisha Campbell em “Eu, a Patroa e as Crianças”,

Ainda no mundo de dubladores, Márcio Simões, que interpreta Stitch, Patolino, o Gênio de “Alladin”, Frajola, Hades, de “Hércules”, revelou uma última conversa que teve com José Santa Cruz antes da morte dele.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com JornalPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

(VÍDEO) PM dá tapa no rosto de mãe suspeita de agredir a própria filha em Pernambuco

Uma menina de 11 anos foi espancada pela mãe nessa sexta-feira (26/04) no Loteamento Real, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata.

O caso foi denunciado e registrado por vizinhos, que acionaram autoridades como a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e o Conselho Tutelar. A mãe da criança não teve a identidade revelada e acabou detida pelos policiais.

Vídeos enviados para o Diario de Pernambuco mostram o momento em que a vítima é retirada de casa pelos vizinhos. A menina aparece ferida e com dificuldade para andar enquanto é levada para um carro, que segue para o Hospital João Murilo de Oliveira. Neste momento, a mãe tenta interferir e discute com os vizinhos.

Logo em seguida, policiais militares do 21ºBPM chegam no hospital. Por meio de nota, a PM informou que o efetivo soube do caso através de um dos vizinhos da vítima.

“Ao chegar na unidade hospitalar, o efetivo visualizou que a mãe se negava a deixar a criança desembarcar do veículo, momento em que ela foi contida, presa e conduzida para a DEPOL de Vitória de Santo Antão a fim de ser inquirida pela autoridade policial que ficará responsável pelas investigações”, diz a nota.

Um dos vídeos enviados ao Diario mostra o momento em que uma policial dá um tapa no rosto da mãe da criança. Sobre isso, a PM informou que “o comandante do Batalhão abriu uma investigação para apurar as circunstâncias da abordagem policial e tomar as providências necessárias”.

Em outro registro, a menina aparece com manchas roxas nos braços, pernas e no rosto e relata que está com a perna “dormente” enquanto os vizinhos comentam que precisam levá-la para uma unidade hospitalar.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com Diário de Pernambuco

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Meio-Ambiente

Animais marinhos aparecem mortos em reserva na Paraíba; caso é investigado

Barco a vela na Reserva Extrativista Acaú-GoianaReserva Extrativista Acaú-Goiana

Diversos animais marinhos apareceram mortos dentro dos limites da reserva extrativista Acaú-Goiana. O local fica no município de Pitimbu, Litoral Sul, paraibano. O caso vai ser investigado pela Prefeitura local.

O caso começou a ganhar força quando a Prefeitura recebeu denúncias de encontro dos animais. Entre os bichos achados mortos estão peixes, camarões e siris.

Em comunicado, a Prefeitura de Pitumbu confirmou o encontro de animais mortos no local. Amostras de água de um rio foram colhidas para tentar identificar uma possível contaminação acidental ou proposital.

“No dia 25 encaminhamos ao local uma equipe de técnicos, composta pelos diretores de fauna e flora, e do meio ambiente, bem como agentes da vigilância sanitária municipal, onde testemunharam a veracidade dos fatos. Foram realizadas coletas de amostras de água do rio Goiana, que foram enviadas para análises laboratoriais, no intuito de identificar a ação de possíveis agentes químicos, responsáveis por esse eventual crime ou acidente biológico”, diz um comunicado da Prefeitura.

Veja abaixo o comunicado da Prefeitura sobre os animais mortos:

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com Clickpb

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

GSI do governo Lula impõe sigilo a número de servidores investigados por 8 de Janeiro

Foto: Reprodução

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo Lula impôs sigilo ao número de servidores que foram alvo de investigações internas por causa da atuação nos atos golpistas do 8 de Janeiro. O GSI se recusou a fornecer a informação por três vezes e, por fim, desrespeitou uma decisão da Controladoria-Geral da União (CGU).

Em 2 de janeiro deste ano, a coluna do jornalista Guilherme Amado questionou ao GSI, por meio da Lei de Acesso à Informação, quantos servidores do ministério haviam sido alvo de apurações internas por causa de irregularidades no 8 de janeiro de 2023, como omissão. Naquele dia, o Planalto foi invadido facilmente por golpistas, que andaram livremente por gabinetes do palácio, roubaram itens e destruíram obras de artes históricas.

O ministério de perfil militar e responsável pela segurança dos palácios presidenciais se negou a fornecer a informação por três vezes, em 18 de janeiro, 25 de janeiro e 2 de fevereiro, quando a resposta foi assinada pelo ministro do GSI, general Marcos Antonio Amaro. A justificativa era a mesma: as apurações foram concluídas e enviadas ao STF, onde tramitam em sigilo. A CGU, contudo, discordou, depois de tratar do tema com o GSI.

“Não foram identificadas razões de ordem técnica ou dispositivo legal que ampara a negativa de acesso”, escreveu a analista da CGU Fabiana Nepomuceno, em parecer endossado pela secretária nacional de Acesso à Informação, Ana Túlia de Macedo. A área técnica da Controladoria considerou que a informação do número de servidores que foram alvo de investigações internas do GSI tem “forte correlação” com as imagens da invasão do Planalto, que tiveram o sigilo derrubado pelo STF ainda em março do ano passado.

A CGU, então, deu duas semanas para o GSI responder à solicitação. No último dia do prazo, o GSI desrespeitou a decisão e citou apenas que 23 servidores foram ouvidos na condição de testemunhas. Ou seja, seguiu sem informar quantos funcionários foram investigados. Agora, a CGU analisará a resposta do GSI e dará uma nova decisão sobre o caso.

Procurado, o GSI alegou ter cumprido a decisão da CGU, apesar de o documento apontar o contrário. “O GSI informa que prestou as informações solicitadas, forneceu os esclarecimentos na forma da legislação em vigor e cumpriu a determinação da CGU”.

Diversos elementos apontam para a atuação irregular do GSI no 8 de Janeiro. A coluna mostrou que militares do GSI queriam deixar os golpistas saírem pelo térreo do Planalto. Os radicais só foram presos por ordem da Polícia Militar, que chegou a ser confrontada por um coronel do Exército. Um assessor que presenciou a invasão ao palácio afirmou, em entrevista, que os militares do GSI não reprimiram os terroristas. O relato é corroborado por vídeos da invasão.

Guilherme Amado – Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.