Tragédia

Teto do Manaíra Shopping desaba pela 2ª vez em cerca de um mês e clientes pedem interdição

Problemas na estrutura causaram o segundo desabamento do teto do Manaíra Shopping, isso em um intervalo de apenas um mês. O primeiro caso deste ano aconteceu em 17 de fevereiro, por volta do meio-dia, na praça de alimentação, onde há uma grande movimentação de pessoas por causa da hora do almoço e foi causado pelo rompimento de uma tubulação.

Relembre: VÍDEO: Parte do teto do Manaíra shopping desaba

O caso mais recente aconteceu na noite desta terça-feira (23) e, felizmente, haviam poucas pessoas no local, como funcionários que estavam encerrando o expediente, após as fortes chuvas que atingiram a capital paraibana.

Nas redes sociais, pessoas que frequentam o local chegaram a pedir interdição do estabelecimento, temendo que algo pior aconteça pela falta de estrutura.

Até o momento, o Manaíra Shopping não emitiu nota a respeito do desabamento de ontem e nem sequer informou se os reparos foram feitos.

 

 

Opinião dos leitores

  1. Isso aí se chama de serviço mal feito. Agora imaginem se houvesse pessoas neste local onde parte do teto desabou?

  2. É preciso que o proprietário dono do shopping VEJA que todo imóvel tem que ter conservação. Contrário não está preparado para ser possuidor de IMÓVEIS. Não tem outro caminho. Interditar seria medida extrema, porém exigir providencias urgente é Preciso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Senado vota PEC que criminaliza porte de drogas nesta terça (16); julgamento no STF está suspenso

Foto: GettyImages

A proposta de emenda à Constituição (PEC) que criminaliza a posse e o porte de qualquer quantidade de drogas no País será votada no Senado nesta terça-feira (16). Aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa há um mês, o texto passou por cinco sessões de discussão antes da análise em primeiro turno pelo plenário. Para ser aprovada, a proposta precisa do voto favorável de 49 senadores em dois turnos. Em seguida, segue para Câmara.

A PEC de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), foi apresentada em setembro do ano passado, um mês depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) retomar o julgamento que pode descriminalizar o porte da maconha para uso pessoal. Na ocasião, o senador disse que a Corte não pode criar novas legislações e considerou o julgamento sobre o tema um “equívoco grave”. A análise do caso na Corte está suspensa por pedido de vista do ministro Dias Toffoli em 6 de março.

Segundo a proposta, portar ou possuir drogas, incluindo a maconha, configura ato criminoso “independentemente da quantidade”. A PEC das Drogas prevê a diferenciação entre usuários e traficantes de drogas, mas não descriminaliza o uso pessoal.

A emenda do senador Rogério Marinho (PL-RN) diz que a distinção se dará por meio de “circunstâncias fáticas do caso concreto”. A PEC cita critérios como a natureza da droga, o local e as condições em que ocorreu a apreensão e as circunstâncias sociais e pessoais, conduta e antecedentes do indivíduo para configurá-lo como usuário ou traficante.

A partir da emenda do relator da proposta na CCJ, senador Efraim Filho (União-PB), foram incluídas penas alternativas à prisão para os usuários de entorpecentes. Além disso, eles serão submetidos a tratamentos contra a dependência química.

Hoje, a Lei de Drogas, sancionada em 2006, já prevê a diferenciação entre usuários e traficantes, estabelecendo, ao primeiro grupo, condenação de até dez meses de medidas socioeducativas, e ao segundo, pena de cinco a 15 anos de prisão

Discussão está parada no STF

O julgamento no STF busca estabelecer uma quantidade mínima de maconha para determinar a diferença entre uso pessoal e tráfico de drogas. O caso se baseia em um recurso de repercussão geral – que reverbera em outras decisões judiciais – que parte da Defensoria Pública de São Paulo. A ação contesta a condenação, em 2009, de um homem que portava três gramas de maconha no Centro de Detenção Provisória de Diadema.

O objetivo da Corte é definir que usuários sejam punidos de forma administrativa, com a prestação de serviços comunitários, advertência sobre os efeitos dos entorpecentes e cursos educativos obrigatórios.

Os ministros favoráveis à descriminalização, o relator Gilmar Mendes, Edson Fachin, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e a ministra agora aposentada Rosa Weber, argumentam que o uso de pequena quantidade da droga é um direito individual de cada pessoa.

Já os ministros Cristiano Zanin, André Mendonça e Kassio Nunes Marques, que votaram contra a descriminalização, alegam que a droga não afeta apenas o usuário, mas também os familiares e a sociedade. Além de considerarem que o uso de maconha pode agravar problemas de saúde e segurança pública, os magistrados também ressaltam que a decisão sobre o tema deve ser do Legislativo.

Há divergência em relação ao limite de droga que o usuário pode portar sem ser considerado um traficante, que será definido pelos ministros da Corte.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Prefeituras têm até o fim de abril para aderir ao plano de saneamento contratado pelo governo da Paraíba

Foto: Herbert Clemente/Arquivo

 

Os municípios paraibanos que não possuem planos municipais de saneamento básico terão oportunidade até o fim do mês de abril de aderir aos planos regionais e, assim, cumprir a lei do Marco Legal do Saneamento. Último levantamento do Ministério Público da Paraíba (MPPB) aponta que 194 prefeituras ainda não possui o plano para adoção de medidas em relação à universalização do saneamento básico.

 

A lei do Marco Legal do Saneamento estabelece, além de outras obrigações, que:

 

*A universalização dos serviços devem ocorrer até o dia 31 de dezembro de 2033;

*As metas: garantir o atendimento de 99% da população com água potável e de 90% da população com coleta e tratamento de esgotos até 31 de dezembro de 2033.

*Os titulares de serviços públicos de saneamento básico deveriam publicar seus planos de saneamento básico até 31 de dezembro de 2022.

Para resolver essa questão, o Colegiado Microrregional de Água e Esgoto da Paraíba, cujo presidente é o governador do Estado, está realizando uma série de quatro assembleias microrregionais, iniciando nesta segunda-feira (15) pelo Litoral e Borborema. A rodada se encerra nesta terça-feira (16), com reuniões da Microrregional do Alto Piranhas (das 9h às 11h) e da Microrregional Espinharas (das 14h às 16h).

 

O secretário de Recursos Hídricos do Estado, Deusdete Queiroga, afirmou que os municípios que já fizeram seus planos (29 dos 223) teriam esses materiais acoplados aos planos regionais que estão sendo elaboradas por uma empresa especializada, contratada pelo governo estadual no valor de R$ 3,2 milhões. A dinâmica de construção dos planos está sendo explicada em cada assembleia pela representante da empresa. A ideia é que os prefeitos possam assinar um termo de anuência aderindo ao plano regional ainda durante os encontros.

 

A previsão do Estado é que, até o final do mês, possa enviar um relatório ao Ministério Público, com a relação dos municípios que fizeram adesão a esse documento para o cumprimento da exigência legal de publicação dos planos de saneamento, cuja data venceu em 2022.

 

Deusdete acredita que não haverá dificuldade para adesão, pela facilidade que está sendo apresentada aos municípios irregulares. “Foi contratada uma empresa, foi feita uma licitação, contratada uma empresa para fazer o plano regional, então é uma despesa menos que o município que teria que fazer”, explicou.

 

MP acompanha adesão

O encontro acontece na sede do MPPB, que tem feito a ponte entre o estado e municípios. O procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, disse que a atuação do Ministério Público junto aos gestores para garantir que a Paraíba cumpra as metas de universalização dos serviços públicos de água e esgoto, numa atuação semelhante a realizada nos últimos anos em relação ao fechamento dos lixões.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protestos

Após corte de energia, funcionários do Campinense protestam contra atraso nos salários

Funcionários do Campinense Clube protestaram nesta segunda-feira (15/4) contra os salários atrasados. A manifestação aconteceu em frente à sede do clube em Campina Grande.

Cerca de 5 funcionários colocaram cartazes cobrando o pagamento da direção pelos serviços prestados ao Campinense.

Em grave crise financeira, a Raposa sofreu há 10 dias o corte de energia e de internet por atraso de pagamentos. Graças a uma vaquinha da torcida os serviços foram normalizados.

Em campo, o Campinense foi eliminado precocemente do Campeonato Paraibano e não tem calendário para o restante do ano e nem para 2025.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com MaurílioJR

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

(VÍDEO) Pastor Sérgio Queiroz fará pronunciamento nesta segunda sobre destino político nas eleições 2024 em JP

 

O Pastor Sergio Queiroz (Novo) deve anunciar qual será a posição dele e do partido na noite desta segunda-feira, se disputará a Prefeitura ou ficará no apoio à Marcelo Queiroga, candidato de Bolsonaro em João Pessoa.

Uma transmissão ao vivo nas redes sociais dele foi anunciada também para esclarecer o que ocorreu no evento com o ex-presidente Bolsonaro. A live vai acontecer nesta segunda-feira ocorrido na Domus Hall, onde haveria o anúncio sobre o vice na chapa com o pré-candidato Marcelo Queiroga (PL) para a Prefeitura de João Pessoa.

A expectativa para o anúncio era enorme e chegou a ter painéis com as fotos de Queiroga e Queiroz no local do evento dando a entender a união.

Em nota, o PL disse que o discurso de Sérgio Queiroz não ocorreu por um “grave equívoco” do cerimonial do evento. “O PL se desculpa por esse acontecimento, mas reitera o respeito e a consideração ao pastor Sérgio Queiroz e a todos os representantes do Novo na Paraíba”, disse o partido.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

DJ é preso suspeito de manter mulher em cárcere privado, na Paraíba

 

DJ é preso em Cabedelo acusado de manter mulher em cárcere privado

 

Foto: Divulgação/Polícia Civil da Paraíba

Um homem de 26 anos foi preso suspeito de manter a namorada, de 19 anos, em cárcere privado no bairro de Jacaré, em Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa.

Os dois viviam juntos há oito meses. O suspeito, que trabalha como DJ, no entanto, matinha a vítima como refém.

No momento que o investigado foi à padaria, a mulher conseguiu ligar para mãe, que acionou a Polícia. O homem foi preso em flagrante e conduzido para Cidade da Polícia, na Capital.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com MaisPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Concurso

Paraíba terá concurso para policial penal e edital sai ainda este ano

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), anunciou hoje (11) ter autorizado a elaboração de um edital para a realização de concurso para a Secretaria de Administração Penitenciária para o cargo de policial penal. No programa de rádio semanal “Conversa com o governador”, ele disse que despachou sobre o assunto pela manhã com o secretário de Administração Tibério Limeira e que o edital deve ser divulgado ainda este ano.

“Vamos divulgar não apenas o número de vagas, mas a data da realização do concurso”, adiantou o chefe do executivo estadual.

De acordo com João, a realização do concurso atende à demanda de cargos que será criada com o novo presídio de Gurinhém.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com ParlamentoPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Barco à deriva com diversos corpos é encontrado no Pará; Polícia Federal investiga

Foto: Reprodução/Redes sociais

A Polícia Federal (PF) foi acionada neste sábado (13) para investigar um barco à deriva com diversos corpos que foi encontrado na região do Salgado, no nordeste do Pará. Pescadores divulgaram imagens nas redes sociais da embarcação encontrada.

Segundo a PF informou à CNN, os investigadores tentarão descobrir quem eram as pessoas no barco, usando protocolos de Identificação de Vítimas de Desastres (DVI). O inquérito ficará de responsabilidade da PF no Pará.

Uma das suspeitas é que a embarcação seja de refugiados.

Equipes da Polícia Federal no Pará estão a caminho da região. Peritos e papiloscopistas da sede da PF em Brasília também estão a caminho do Estado e seguirão ao local.

Ainda não se sabe a quantidade de corpos, nacionalidade e causa das mortes das vítimas.

Fonte: CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Paraíba tem mais de 3 milhões de eleitores aptos a votar nas Eleições 2024; confira a quantidade por município

0

SHARES

A Paraíba tem 3.175.117 milhões de eleitores aptos a votar nas Eleições 2024, segundo dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-PB),consultados pelo Política&etc na tarde desta segunda-feira (15). As mulheres representam 52,70% do público votante, enquanto os homens somam 47,30%. Os números representam um crescimento de 6,58% em relação ao pleito eleitoral de 2020.

De acordo com o TRE-PB, João Pessoa e Campina Grande são os dois maiores colégios eleitorais com 564.570 e 297.533 eleitores, respectivamente.

Na Grande João Pessoa, Santa Rita tem 100.463 mil eleitores, Bayeux tem 75.092 mil e Cabedelo soma 53.511 mil. Ao todo, são 229.066 mil pessoas aptas a votar.

Confira quantos eleitores cada município tem na Paraíba:

Município Total
ÁGUA BRANCA 8262
AGUIAR 4826
ALAGOA GRANDE 22755
ALAGOA NOVA 16319
ALAGOINHA 12125
ALCANTIL 4815
ALGODÃO DE JANDAÍRA 3114
ALHANDRA 20583
AMPARO 2678
APARECIDA 7115
ARAÇAGI 14224
ARARA 9230
ARARUNA 14611
AREIA 18633
AREIA DE BARAÚNAS 2367
AREIAL 6370
AROEIRAS 16106
ASSUNÇÃO 4237
BAÍA DA TRAIÇÃO 8218
BANANEIRAS 18714
BARAÚNA 4518
BARRA DE SANTA ROSA 10980
BARRA DE SANTANA 7617
BARRA DE SÃO MIGUEL 5806
BAYEUX 75092
BELÉM 13267
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 6610
BERNARDINO BATISTA 3283
BOA VENTURA 5444
BOA VISTA 5947
BOM JESUS 3077
BOM SUCESSO 4791
BONITO DE SANTA FÉ 7817
BOQUEIRÃO 15527
BORBOREMA 4781
BREJO DO CRUZ 10769
BREJO DOS SANTOS 5929
CAAPORÃ 16698
CABACEIRAS 5072
CABEDELO 53511
CACHOEIRA DOS ÍNDIOS 7944
CACIMBA DE AREIA 4234
CACIMBA DE DENTRO 14280
CACIMBAS 6673
CAIÇARA 6659
CAJAZEIRAS 47009
CAJAZEIRINHAS 3946
CALDAS BRANDÃO 5355
CAMALAÚ 6199
CAMPINA GRANDE 297533
CAPIM 7343
CARAÚBAS 4375
CARRAPATEIRA 2433
CASSERENGUE 6338
CATINGUEIRA 5534
CATOLÉ DO ROCHA 22042
CATURITÉ 5321
CONCEIÇÃO 15024
CONDADO 5729
CONDE 25945
CONGO 5273
COREMAS 12752
COXIXOLA 2015
CRUZ DO ESPÍRITO SANTO 16691
CUBATI 6833
CUITÉ 17276
CUITÉ DE MAMANGUAPE 7545
CUITEGI 5963
CURRAL DE CIMA 6009
CURRAL VELHO 2375
DAMIÃO 4771
DESTERRO 7626
DIAMANTE 5766
DONA INÊS 9308
DUAS ESTRADAS 3758
EMAS 3698
ESPERANÇA 25627
FAGUNDES 10319
FREI MARTINHO 2887
GADO BRAVO 7801
GUARABIRA 42946
GURINHÉM 11379
GURJÃO 3183
IBIARA 5663
IGARACY 5952
IMACULADA 9141
INGÁ 15575
ITABAIANA 19363
ITAPORANGA 17524
ITAPOROROCA 13544
ITATUBA 8933
JACARAÚ 13989
JERICÓ 6891
JOÃO PESSOA 564570
JOCA CLAUDINO 2503
JUAREZ TÁVORA 7711
JUAZEIRINHO 13790
JUNCO DO SERIDÓ 5993
JURIPIRANGA 9910
JURU 8037
LAGOA 4832
LAGOA DE DENTRO 7455
LAGOA SECA 21284
LASTRO 4425
LIVRAMENTO 5988
LOGRADOURO 4554
LUCENA 12962
MÃE D’ÁGUA 3947
MALTA 5318
MAMANGUAPE 33968
MANAÍRA 8947
MARCAÇÃO 7454
MARI 17717
MARIZÓPOLIS 6216
MASSARANDUBA 12044
MATARACA 8837
MATINHAS 4828
MATO GROSSO 3343
MATURÉIA 5768
MOGEIRO 11138
MONTADAS 5131
MONTE HOREBE 4253
MONTEIRO 26607
MULUNGU 8903
NATUBA 6737
NAZAREZINHO 7202
NOVA FLORESTA 8327
NOVA OLINDA 5747
NOVA PALMEIRA 3524
OLHO D’ÁGUA 7235
OLIVEDOS 4050
OURO VELHO 3099
PARARI 2268
PASSAGEM 2801
PATOS 67879
PAULISTA 10275
PEDRA BRANCA 4155
PEDRA LAVRADA 5930
PEDRAS DE FOGO 24470
PEDRO RÉGIS 5747
PIANCÓ 13025
PICUÍ 14950
PILAR 10334
PILÕES 7054
PILÕEZINHOS 5563
PIRPIRITUBA 7900
PITIMBU 13014
POCINHOS 14523
POÇO DANTAS 4155
POÇO DE JOSÉ DE MOURA 4330
POMBAL 25799
PRATA 4196
PRINCESA ISABEL 16917
PUXINANÃ 12341
QUEIMADAS 35529
QUIXABA 2424
REMÍGIO 14659
RIACHÃO 3465
RIACHÃO DO BACAMARTE 4844
RIACHÃO DO POÇO 4658
RIACHO DE SANTO ANTÔNIO 2707
RIACHO DOS CAVALOS 8129
RIO TINTO 18460
SALGADINHO 3392
SALGADO DE SÃO FÉLIX 10173
SANTA CECÍLIA 6882
SANTA CRUZ 5562
SANTA HELENA 5874
SANTA INÊS 3913
SANTA LUZIA 12070
SANTA RITA 100463
SANTA TERESINHA 5710
SANTANA DE MANGUEIRA 4532
SANTANA DOS GARROTES 6377
SANTO ANDRÉ 3008
SÃO BENTINHO 3798
SÃO BENTO 28141
SÃO DOMINGOS 3327
SÃO DOMINGOS DO CARIRI 3090
SÃO FRANCISCO 4115
SÃO JOÃO DO CARIRI 4400
SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE 14451
SÃO JOÃO DO TIGRE 3921
SÃO JOSÉ DA LAGOA TAPADA 6916
SÃO JOSÉ DE CAIANA 5586
SÃO JOSÉ DE ESPINHARAS 4400
SÃO JOSÉ DE PIRANHAS 15430
SÃO JOSÉ DE PRINCESA 3259
SÃO JOSÉ DO BONFIM 4398
SÃO JOSÉ DO BREJO DO CRUZ 2449
SÃO JOSÉ DO SABUGI 4135
SÃO JOSÉ DOS CORDEIROS 3595
SÃO JOSÉ DOS RAMOS 5830
SÃO MAMEDE 7124
SÃO MIGUEL DE TAIPU 6387
SÃO SEBASTIÃO DE LAGOA DE ROÇA 9114
SÃO SEBASTIÃO DO UMBUZEIRO 3207
SÃO VICENTE DO SERIDÓ 9103
SAPÉ 37365
SERRA BRANCA 10759
SERRA DA RAIZ 3120
SERRA GRANDE 3284
SERRA REDONDA 6480
SERRARIA 4541
SERTÃOZINHO 4639
SOBRADO 7769
SOLÂNEA 21791
SOLEDADE 11505
SOSSÊGO 3516
SOUSA 47332
SUMÉ 13918
TACIMA 8065
TAPEROÁ 11435
TAVARES 11884
TEIXEIRA 12064
TENÓRIO 3037
TRIUNFO 7538
UIRAÚNA 12864
UMBUZEIRO 7127
VÁRZEA 2748
VIEIRÓPOLIS 5270
VISTA SERRANA 3412
ZABELÊ 2537

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com Politicaetc

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Governo Federal anuncia previsão de reajuste no salário mínimo para 2025; saiba valor

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prevê um salário mínimo de R$ 1.502 em 2025, segundo interlocutores do governo ouvidos pela reportagem. O valor segue a fórmula de correção da política de valorização, que inclui reajuste pela inflação de 12 meses até novembro do ano anterior mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes (neste caso, a alta de 2,9% observada em 2023).

O dado baliza as contas do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2025, que será enviado ao Congresso Nacional nesta segunda-feira (15/04). Se confirmado, o valor representará uma alta de 6,37% em relação ao piso atual.

Desde 1º de janeiro de 2024, o salário mínimo é R$ 1.412. A cifra foi atualizada por meio de um decreto de Lula, que aplicou a regra prevista na nova lei de valorização do salário mínimo, aprovada no ano passado.
A previsão para 2025 ainda pode mudar ao longo do ano, conforme variações na estimativa para a inflação e eventuais revisões do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no desempenho do PIB de 2023. Uma nova estimativa será encaminhada com a proposta orçamentária, em 31 de agosto.

O índice de preços usado para corrigir o salário mínimo é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação percebida por famílias com renda de até cinco salários mínimos. Na previsão do governo, ele deve avançar 3,25% no acumulado deste ano.

Embora seja favorável aos trabalhadores, a política de valorização do mínimo pode pressionar o arcabouço fiscal desenhado pelo ministro Fernando Haddad (Fazenda) nos próximos anos. É possível que o salário mínimo avance num ritmo mais célere do que a regra geral das despesas, que tem um crescimento real limitado a 2,5% ao ano.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Senador inicia debate sobre PEC das drogas; votação será na terça (16)

“Será um debate importante com ponto e contraponto, argumentos e contra-argumentos para, na terça-feira, o Senado se debruçar sobre um tema que é extremamente importante para a sociedade brasileira, para a família brasileira. O tema das drogas tem inserção na saúde pública e na segurança pública.” avaliou o relator da PEC, senador Efraim Filho (União-PB).

A proposta já foi discutida durante quatro sessões no Plenário. As PECs precisam passar por cinco discussões em Plenário antes de serem votadas em primeiro turno. A aprovação ocorre quando o texto é acatado por, no mínimo, dois terços dos senadores (54), após dois turnos de deliberação. Segundo Efraim, a data para a votação em segundo turno ainda não foi definida e dependerá de como for a primeira votação.

Blog do BG PB 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.