Gastronomia

Confira as deliciosas receitas do programa Papo de Fogão deste primeiro final de semana do ano

BAIÃO DO MAR
Ingredientes:
1k de feijão verde
1k de arroz branco agulhinha
250g de nata
250g de carne de charque
2 cebolas roxas picadas
1 pimentão picado
1 molho de coentro
4 pimentas de cheiro em rodelas
1k de camarão
200g de queijo de coalho em cubos
150g de queijo mussarela
200ml de creme de leite
3L de água

Modo de preparo:
Descasque os camarões e reserve as cabeças. Em uma panela coloque 1L de água, as cabeças do camarão e deixe ferver por 20 minutos. Descarte as cabeças e reserve o caldo. Em outra panela coloque 2L de água, o feijão verde, sal a gosto e cozinhe deixando ele durinho. Acrescente a cebola, o pimentão, o charque(ou carne de sol/paio e bacon), o arroz, e deixe o arroz cozinhar até ficar ao ponto. Acrescente o queijo de coalho, a nata e misture bem. Coloque a pimenta de cheiro, misture bem, acrescente o coentro, misture e deixe mais 5 minutos.

Camarão
Colocar o leite de coco, numa panela, com cebola, pimentão, pimenta de cheiro e deixe ferver. Acrescente os camarões e deixe cozinhar por 6 minutos.

Montagem do prato:
Fazer uma cama do baião, colocar os camarões por cima, a mussarela e levar pra gratinar(ou maçaricar).
Acompanha batata palha e vinagrete.
Servir em seguida.

Tempo de preparo: 15 min
Tempo de cozimento: 30 min

 

MOELA
Ingredientes:
1/2k de moela
4 dentes de alho
1 cebola roxa
3 colheres de sopa de molho de tomate
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Meio copo de conhaque para finalizar
Manteiga da terra

Modo de preparo:
Na panela de pressão coloque um pouco de manteiga da terra, a cebola, o alho e refogue um pouco. Acrescente a moela, misture bem, coloque o molho de tomate, sal, a pimenta, misture bem e deixe em média 20 minutos na pressão. Depois dos 20 minutos, colocar o conhaque e deixar ferver até ficar com o molho consistente. Sirva em seguida acompanhada da farofa de ovos.

Tempo de preparo: 7 min
Tempo de cozimento: 25 min

FAROFA DE OVOS

Ingredientes:
Manteiga de garrafa
2 ovos
1 cebola roxa em tiras
Sal a gosto
150g de farinha de mandioca

Modo de preparo:
Em uma frigideira coloque a manteiga de garrafa a gosto, a cebola roxa e refogue por 1 minuto. Acrescente os ovos, o sal e mexa.
Acrescente a farinha de mandioca e deixe por 3 minutos, sempre mexendo.

Tempo de preparo: 3 min
Tempo de cozimento: 6 min

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

VÍDEO: “Só Deus pra ter misericórdia de nós”, diz morador em Boqueirão com medo de açude transbordar e água invadir casas

Moradores de comunidades ribeirinhas nas imediações do Açude Engenheiros Ávidos, conhecido como Boqueirão, em Cajazeiras, têm demonstrado, nas últimas horas, preocupação com o aumento da capacidade de água na localidade.

 

Eles alegam o risco de que em havendo o transbordamento possa acontecer inundações na região mais próxima ao manancial. O alerta foi intensificado nas últimas horas devido às fortes chuvas que atingem a região.

 

Em nota encaminhada à redação do Portal MaisPB, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) disse, na tarde desta terça-feira (16), que tem adotado algumas ações na barragem para evitar problemas.

 

“Desde a última segunda-feira (15) foi observado uma redução significativa no nível de água, com uma diminuição de 10 centímetros. Com isso, para garantir a segurança das comunidades ribeirinhas, uma equipe especializada está realizando monitoramento contínuos no local”, diz o órgão.

 

De acordo com o Dnocs, profissionais estão “trabalhando na elevação da cota do coroamento”.

 

“Se necessário, [vamos] promover o içamento das comportas do vertedouro para uma maior descarga do volume de água”, explicou.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com MaisPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

VÍDEO: Assustados com risco de catástrofe na região de Boqueirão, ribeirinhos fazem apelo aos políticos

Um novo período chuvoso está atingindo o sertão da Paraíba, e as comunidades ribeirinhas próximas ao açude Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras, enfrentam novamente o temor de uma catástrofe devido a uma obra que já se estende há pelo menos quatro anos.

 

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) está realizando a recuperação da parede e das comportas de Boqueirão. Para permitir os trabalhos, foi construída uma barragem de areia, conhecida como ensecadeira, que agora está quase submersa pela água do açude. Segundo dados atualizados da Aesa (Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba), Boqueirão está com 122.480.509 m³ (sua capacidade máxima é de 293.617.376 m³).

 

A liberação de água pelas comportas já está causando danos aos produtores do perímetro irrigado de São Gonçalo, no município de Sousa, e às várzeas de Sousa.

Os moradores ribeirinhos de Cajazeiras clamam por medidas que evitem o transbordamento de Boqueirão sobre a ensecadeira, o que poderia desencadear uma catástrofe de proporções catastróficas.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

Spotify estuda banir músicas que exaltam facções criminosas

A maior plataforma de streaming de música do mundo, o Spotify, estuda retirar os conteúdos que exaltam facções criminosas, crimes e drogas. Os conteúdos podem ser escutados gratuitamente e fazem referências ao Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV), além de descrições de sequestros, assassinato de policiais e rivais e abuso de substâncias ilícitas.

No mundo, são mais de 600 milhões de assinantes da categoria “Premium”, que, assim como os usuários gratuitos, têm acesso aos “proibidões”. De acordo com o jornalista Paulo Capelli, A equipe de conteúdo do Spotify está fazendo um pente-fino nas canções, que poderão ser banidas da plataforma, por incitar e promover violência entre facções.

Além das músicas de artistas, centenas de playlists intituladas com nomes ou referências às facções também estão na mira do Spotify. Atualmente, estão disponíveis canções como “Relíquias do Comando Vermelho”, “Proibidão do CV”, “PCC Funk Proibidão” e “É o 1533” [referência ao código numérico do PCC].

Entre os artistas que podem ser afetados por esse estudo do Spotify, está o rapper Oruam, filho de Marcinho VP, condenado a 44 anos de prisão por homicídio qualificado e formação de quadrilha, com a música “Assault (carro-forte)”, em parceria com Orochi, Borges, Bielzin e Chefin. Outros cantores podem perder músicas na plataforma, como Poze do Rodo, MC Primo e MC Zoio de Gato.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com MaisPB e Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

(VÍDEO) Culto termina em confusão após mulher acusar religioso de estar em pecado: “Se você for homem, bata em mim”

Um culto de mulheres na igreja Assembleia de Deus em Pedras de Fogo, no interior da Paraíba, se transformou em tumulto no último domingo (14).

Um vídeo viral mostra uma mulher confrontando um homem no púlpito, pedindo que ele confesse seus pecados e se dê ao respeito.

O homem levanta-se em tom ameaçador, enquanto a mulher o desafia a bater nela, destacando que ele está em pecado.

“Se você for homem, bata em mim. Agora, você está em pecado”, reforça a mulher.

As identidades dos envolvidos não foram reveladas.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

(VÍDEO) Deputado do PSOL, Glauber Braga troca empurrões com Kim e seguranças separam briga

O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) discutiu e trocou empurrões na Câmara com o deputado Kim Kataguiri (União-SP). Depois, ainda em decorrência do tumulto, Braga expulsou da Câmara com empurrões e um chute um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL). Kim é um dos fundadores do MBL.

As agressões ocorreram no fim do corredor das comissões da Câmara, local com intensa movimentação de políticos e assessores.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com MaisPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Câmara volta a discutir regulamentação de serviço de motoristas de aplicativos nesta quarta

Reprodução: Getty Images

A Câmara dos Deputados discute nesta quarta-feira, 17, a regulamentação do trabalho de motoristas de aplicativos. A comissão geral foi pedida pelo coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Motoristas de Aplicativos, deputado Daniel Agrobom (PL-GO), e será realizada no Plenário Ulysses Guimarães, às 10 horas.

“Hoje, há mais de 1,5 milhão de motoristas de aplicativos que trabalham na informalidade por falta de amparo legal, gerando insegurança jurídica”, criticou o deputado. “Diversas são as queixas dos motoristas, dentre elas aquelas atinentes ao bloqueio e banimento sem aviso prévio e sem direito a defesa fazendo com que o motorista fique impedido de trabalhar.”

Agrobom ressaltou ainda que, por falta de regulamentação, os motoristas ficam à mercê de empresas e plataformas de aplicativo que ditam unilateralmente as regras.

Na semana passada, Daniel Agrobom anunciou um acordo com o governo para a retirada da urgência constitucional do projeto de lei complementar que regulamenta a atividade (PLP 12/24). A polêmica proposta do Executivo trancaria a pauta de votação do Plenário da Câmara a partir do dia 20.

“Foi firmada data para votação em 12 de junho. Eles (governo) deram mais 60 dias para que a gente possa trabalhar nesse projeto nas três comissões e colocar emendas”, explicou Agrobom.

O acordo prevê que a proposta seja analisada nas comissões de Trabalho, Indústria e Comércio, e Constituição e Justiça.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com Fonte: Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Economia

Inadimplência cresce e atinge 67 milhões de consumidores, aponta SPC Brasil

Arquivo/Agência Brasil

O número de inadimplentes no país teve um aumento em março de 2024, em comparação com março de 2023 e atinge 67,18 milhões de brasileiros. O Indicador realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que quatro em cada dez brasileiros adultos (40,89%) estavam negativados em março de 2024. Na comparação com o mesmo período de 2023, o indicador apresentou crescimento de 2,67%.

A partir dos dados disponíveis em sua base, que abrangem informações de capitais e interior de todos os 26 Estados da federação, além do Distrito Federal, a CNDL e o SPC Brasil registram que a variação anual observada em março deste ano ficou abaixo da observada no mês anterior. Na passagem de fevereiro para março de 2024, o número de devedores cresceu 0,89%.

Número de pessoas inadimplentes

“Desde a pandemia as famílias se endividaram muito, chegando a patamares altos, onde essas dívidas se tornaram difíceis de serem pagas. Essa é uma situação que demora a se ajustar. Muitas famílias ainda estão se reequilibrando, os consumidores estão voltando aos empregos formais, mas ainda com renda mais baixa e com muitas contas atrasadas a serem pagas”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

Número de pessoas inadimplentes por tempo de atraso

O crescimento do indicador anual se concentrou no aumento de inclusões de devedores com tempo de inadimplência de 1 a 3 anos (18,68%).

O número de devedores com participação mais expressiva em março está na faixa etária de 30 a 39 anos (23,59%). De acordo com a estimativa, são 16,57 milhões de pessoas registradas em cadastro de devedores nesta faixa, ou seja, quase metade (48,67%) dos brasileiros desse grupo etário estão negativados. A participação dos devedores por sexo segue bem distribuída, sendo 51,12% mulheres e 48,88% homens.

Número de pessoas com inadimplência por faixa etária e sexo

Estimativa de inadimplência por faixa etária

CADA NEGATIVADO DEVE, EM MÉDIA, R$ 4.397,99. MAIOR PARTE DAS DÍVIDAS SÃO COM BANCOS

Em março de 2024, cada consumidor negativado devia, em média, R$ 4.397,99 na soma de todas as dívidas. Além disso, cada pessoa com inadimplência devia, em média, para 2,10 empresas credoras, considerando todas essas dívidas.

Inadimplência por valor total das dívidas

Os dados ainda mostram que cerca de três em cada dez consumidores (30,92%) tinham dívidas de até R$ 500, percentual que chega a 44,94% quando se fala de dívidas de até R$ 1.000.

Em março de 2024, o número de dívidas em atraso no Brasil teve crescimento de 4,91% em relação ao mesmo período de 2023. O dado observado em março deste ano ficou abaixo da variação anual observada no mês anterior. Na passagem de fevereiro para março, o número de dívidas apresentou alta de 0,47%.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com PB Total

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Saúde

Padre Egídio segue internado na UTI mas apresenta “boa evolução”

Foto colorida de padre Egídio da Paraíba ao lado de imagem sacra - Metrópoles

 

O Padre Egídio de Carvalho segue internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital da Unimed, em João Pessoa. Em boletim médico divulgado na tarde desta terça-feira (16), a unidade de saúde diz que o religioso apresentou uma melhora, porém, segue na UTI.

 

“O paciente Egídio de Carvalho Neto, submetido a procedimento cirúrgico abdominal no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, vem apresentando boa evolução. Ainda se encontra na Unidade de Terapia Intensiva, estável”, diz o boletim.

 

Egídio foi internado no último sábado (13). Ele está detido de forma preventiva desde novembro do ano passado na Penitenciária Especial do Valentina e foi levado à Unidade de Ponto Atendimento após passar mal.

 

Ainda no sábado, o padre foi transferido para o Hospital da Unimed, onde passou por cirurgia. Ele segue internado sob custódia policial.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com MaisPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Governo Federal define tarifa para uso das águas da Transposição na Paraíba

A Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA) publicou, na última sexta-feira (12) a resolução que aprova as tarifas para a prestação do serviço de adução (transporte) de água bruta, em 2024, do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), também conhecido como “transposição do São Francisco”. No caso da Paraíba, segundo a Agência, o valor é de R$ 79,5 milhões.

Para 2024 as tarifas serão aplicadas aos estados que recebem águas do PISF pelo Eixo Leste, Paraíba e Pernambuco, assim como os Estados do Eixo Norte, que são Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte – após a assinatura dos contratos de prestação do serviço de adução de água bruta.

O custo total previsto para prover os serviços de adução de água bruta da transposição neste ano será de cerca de R$ 273 milhões, divididos para o Ceará (R$ 84,5 milhões), Paraíba (R$ 79,5 milhões), Pernambuco (R$ 80,9 milhões) e Rio Grande do Norte (R$ 28,1 milhões).

As tarifas são um dos requisitos necessário para início da operação comercial do PISF e deverão ser pagas pelos estados receptores das águas do Velho Chico – Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte – quando começar a operação comercial em cada um desses estados.

O valor definido para que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) possa cobrar dos estados receptores equivale a R$ 0,302 por metro cúbico, para a tarifa de disponibilidade da água do empreendimento, e a R$ 0,208/m³, para a tarifa de consumo da água. Cada metro cúbico equivale a 1000 litros ou 1 caixa d’água residencial.

A tarifa de consumo é cobrada proporcionalmente ao volume de água fornecido às operadoras estaduais nos pontos de entrega. O valor visa a cobrir os custos variáveis do empreendimento, como a energia elétrica utilizada para o bombeamento da água do rio São Francisco.

Já tarifa de disponibilidade de água se refere à cobrança da CODEVASF junto às operadoras estaduais para cobrir a parcela fixa dos custos decorrentes da operação do PISF, como manutenção da infraestrutura, cobrança pelo uso de recursos hídricos da bacia do rio São Francisco e gastos fixos com energia elétrica, que serão cobrados independente do bombeamento de água.

Atualmente a prestação do serviço de água bruta do PISF é feita pela União, em regime de pré-operação. No entanto, existe a expectativa de que sejam assinados contratos de prestação de serviço entre a União e os estados, conforme Acordo Interfederativo assinado entre o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e os governadores do Ceará, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte em 2023. Isso permitirá o início da operação comercial do PISF, com a respectiva cobrança e o pagamento das tarifas estabelecidas.

De acordo com a Lei nº 12.058/2009, cabe à ANA regular e fiscalizar a prestação do serviço de adução de água bruta em corpos d’água de domínio da União, ou seja, aqueles que passam pelo Brasil e países vizinhos ou os que passam por mais de uma unidade da Federação, como é o caso do rio São Francisco.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com MaisPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

23 crimes de exploração sexual infantil na internet estão sob investigação na Paraíba

 

Com o aumento do uso da internet por adolescentes o compartilhamento de fotos íntimas  se tornou um perigo para muitos jovens que não medem os riscos dessa exposição
(Foto:Valter Campanato/Agência Brasil)

Somente em janeiro deste ano, a Polícia Federal (PF) registrou 97 processos que investigam crimes deste tipo. Representa um aumento expressivo de 83% em comparação ao ano de 2023, quando foram abertos 53 inquéritos. Esse é o maior número para o mês de janeiro nos últimos quatro anos.

A SaferNet, organização de promoção de direitos humanos na internet desde 2005, declarou no ano passado que as denúncias de conteúdo de abuso sexual de crianças e adolescentes na internet brasileira aumentaram em 84% entre janeiro e setembro de 2023.

Apontamento da Safernet coincide com os dados fornecidos pela PF. Embora os casos tenham começado a crescer na virada da pandemia de Covid-19, de 2020 para 2021.

Confira registros ano a ano (2020 a 2024)

  • 2020: 249 inquéritos
  • 2021: 470 inquéritos (aumento anual de 88,8%)
  • 2022: 594 inquéritos (aumento anual de 26,4%)
  • 2023: 858 inquéritos (aumento anual de 44%)
  • Até janeiro de 2024: 97 inquéritos

Paraíba é terceiro estado com menor índice de investigações no Nordeste (Foto: Reprodução/Núcleo)

Na região Nordeste, a Paraíba é o terceiro estado com menor índice de investigações sobre exploração sexual de crianças e adolescentes relacionados a redes sociais e plataformas digitais.

Estado fica atrás de Sergipe (21) e Piauí (9). O Ceará (93) lidera os inquéritos desse tipo na região nordestina, seguido por Pernambuco (73) e Bahia (64).

Veja registros de inquéritos no Nordeste (2020 a 2024)

  1. Ceará: 93
  2. Pernambuco: 73
  3. Bahia: 64
  4. Maranhão: 40
  5. Alagoas: 31
  6. Rio Grande do Norte: 24
  7. Paraíba: 23
  8. Sergipe: 21
  9. Piauí: 9

Denuncie de forma anônima

Se você presenciar ou tiver conhecimento de qualquer conteúdo de abuso sexual infantil online, denuncie.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com PBJá

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.