Polícia

STF recebeu também ameaças por email, diz chefe da PF

Foto: reprodução/CNN

O STF (Supremo Tribunal Federal) recebeu outras ameaças, segundo relatou o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (14). Estas ameaças teriam sido recebidas por email.

A assessoria do tribunal, no entanto, não quis informar se elas foram recebidas antes ou após as explosões na praça dos Três Poderes na noite desta quarta-feira. Uma fonte do tribunal afirmou que as ameaças que a corte recebe são constantes.

A sessão plenária do tribunal está mantida nesta quinta a partir das 14h, com participação restrita aos advogados das partes e imprensa previamente credenciada. De acordo com a corte, todos serão submetidos a rigorosos procedimentos de segurança.

O prédio principal do tribunal foi submetido nesta manhã à vistoria e varredura por agentes da Polícia Federal e do BOPE da Polícia Militar, como medida de cautela.

Desde a madrugada, o STF está cercado com gradis e controle de acesso a partir do estacionamento do panteão até o da Câmara, medida que será mantida por prazo indeterminado.

O programa de visitação pública no edifício-sede também está suspenso provisoriamente até reavaliação de procedimentos dos segurança a serem adotados.

Folhapress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

SEGURO DEFESO: PF investiga fraudes envolvendo falsos pescadores em Bom Sucesso, na Paraíba

A Polícia Federal (PF) investiga suposta fraudes no pagamento do seguro-defeso na Paraíba. A apuração aponta que o benefício era pago a falsos pescadores na cidade de Bom Sucesso. A operação, chamada “Piracuera”, foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (14).

Segundo a PF, os investigados estariam cooptando pessoas no município para se cadastrarem em uma associação de pescadores, mesmo sem exercer a atividade da pesca, com o único propósito de receber fraudulentamente o benefício do seguro-defeso pago pelo Governo Federal.

Segundo o INSS, no ano de 2023 houve aumento de mais de 1.500%, em relação ao ano anterior, do número de cadastros de novos pescadores no município de Bom Sucesso, todos vinculados a uma mesma colônia de pescadores.

Ainda se apurou que os investigados cobravam uma taxa de cerca de R$ 700 para realizar estes cadastramentos. Alguns destes falsos pescadores chegaram a receber mais de 8 mil reais em benefícios sociais.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 8ª Vara Federal de Sousa/PB, sendo um na zona rural do município de Bom Sucesso e o outro no bairro da Torre, em João Pessoa. Além disso, foi determinada pelo Juízo Federal a quebra do sigilo bancário dos suspeitos.

Caso sejam denunciados, os investigados poderão responder pelos delitos de estelionato majorado e associação criminosa, com penas que podem chegar a 8 anos de reclusão.

A operação foi denominada de “Piracuera”, que significa “Rio sem peixe” na língua Tupi-Guarani.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

Fernando Cunha Lima entra para a lista dos mais procurados da Paraíba

Pediatra Fernando Cunha Lima não é encontrado pela polícia e é considerado  foragido | Paraíba | G1

O pediatra Fernando Cunha Lima, acusado de estuprar e violentar sexualmente de crianças, é incluído na lista dos criminosos mais procurados pela justiça da Paraíba. O médico está foragido desde a última terça-feira (05) após o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) junto com Ministério Público decretar a prisão preventiva.

O pediatra que foi denunciado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) por abuso sexual e estupro de crianças é considerado foragido até o mandado de prisão ser efetuado.

Sobre o caso

O caso veio à tona, após a mãe de uma criança de nove anos denunciar o crime de abuso sexual praticado contra a filha. Após essa denúncia, diversas famílias também prestaram depoimento contra o pediatra.

Uma das denúncias, foi feita pela própria sobrinha do médico, Gabriela Cunha Lima, que afirmou em entrevista à TV Correio, que sofreu abuso do tio há mais de 30 anos.

Ela contou, em detalhes, que o caso aconteceu quando eles estavam na casa de praia do tio, no ano de 1991.

Portal Correio

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

OPERAÇÃO REBOTE: PF mira tráfico interestadual e lavagem na PB e outros estados

Operação Rebote apreendeu dinheiro com membros de quadrilha suspeita de movimentar R$ 77 milhões — Foto: PF/Divulgação

 

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (12), a operação Rebote, direcionada ao combate ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro. As investigações tiveram início com o monitoramento de um traficante de drogas atuante na região do Cariri do Ceará. Houve cumprimento de mandados na Paraíba.

No entanto, durante o processo investigativo, o investigado foi executado na cidade de Recife/PE, em frente a uma academia, o que ampliou o escopo da operação. Após a execução, foi identificado que o controle das atividades criminosas foi transferido para novos envolvidos, que se tornaram os alvos da presente ação policial.

Na ação de hoje, a Polícia Federal visa à prisão dos supostos líderes da organização criminosa, além de cumprir 28 mandados de busca e apreensão em imóveis localizados nos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e São Paulo. Também são realizados na data de hoje o sequestro de postos de gasolina e a apreensão de bens e valores ligados ao grupo criminoso.

As pessoas investigadas e presas foram autuadas por tráfico de drogas e estão à disposição da Justiça. O crime flagrado tem pena de até 15 anos de reclusão. As investigações continuam para apurar a participação de outras pessoas no crime.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

Ciclista tem bicicleta roubada durante corrida em João Pessoa e PRF recupera veículo

Uma bicicleta foi roubada durante o evento de ciclismo “Gran Fondo Brasil”, realizado em João Pessoa, na manhã deste domingo (10). A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou a bicicleta e prendeu o suspeito do crime.

O ciclista proprietário da bicicleta participava da corrida, no início da manhã, quando foi abordado por um homem armado com revólver, no km 24 da BR-230. O homem fugiu em uma moto vermelha em direção ao Viaduto do Cristo.

A equipe da PRF fez, então, buscas e localizou o suspeito transportando a bicicleta em cima do tanque da moto. Ao receber a ordem de parada, o homem tentou escapar, jogou a moto em direção a um dos policiais, mas depois se rendeu.

O homem portava um revólver calibre 38, com seis munições prontas para uso e numeração suprimida. A vítima do roubo confirmou que o homem tinha o abordado com uma arma e roubado a bicicleta.

O suspeito foi detido e encaminhado à Central de Flagrantes da Polícia Civil, onde responderá pelos crimes de roubo e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

PF entra na investigação da execução de delator do PCC, e governo estuda federalizar o caso

Foto: Miguel Schincariol/AFP

A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar o assassinato do empresário Antônio Vinícius Lopes Gritzbach, de 38 anos, morto a tiros no Terminal 2 do Aeroporto de Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo. A investigação será realizada em conjunto com a Polícia Civil do Estado, mas o governo federal avalia a possibilidade de federalizar o caso, o que dependeria de um pedido formal à Procuradoria-Geral da República e, em seguida, de aprovação pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), dado o caráter delicado da situação.

Gritzbach, figura central nas investigações sobre o PCC (Primeiro Comando da Capital), havia firmado em março um acordo de delação premiada com o Ministério Público de São Paulo (MPSP), comprometendo-se a fornecer informações detalhadas sobre a facção criminosa. Ele relatou o modus operandi da organização, bem como a estrutura de lavagem de dinheiro operada pelo PCC. A facção havia concluído que o empresário desviou cerca de R$ 100 milhões e ordenou a execução de dois de seus membros em 2021.

A vítima já havia sido sequestrada por membros do PCC, sendo torturada durante o cativeiro. No acordo de colaboração, homologado pela Justiça em junho, Gritzbach apresentou provas de suas acusações, incluindo transferências bancárias e contratos, além de admitir seu envolvimento em atividades de lavagem de dinheiro, como a venda de imóveis de alto valor. Ele residia em um apartamento de luxo avaliado em R$ 10 milhões e teria optado por não aceitar a proteção oferecida pelo MPSP, mantendo sua rotina usual. Em vez disso, contratou segurança particular feita por policiais militares, agora suspeitos de colaborar com os assassinos.

O ataque no aeroporto envolveu 29 disparos, dos quais 10 atingiram o empresário. Os responsáveis pelo crime fugiram em um veículo que foi posteriormente abandonado e localizado pela polícia. Em nota, o Ministério Público de São Paulo reiterou o compromisso de identificar e responsabilizar os autores do homicídio.

Jovem Pan

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

Tiroteio deixa um morto duas pessoas feridas no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo

Um homem morreu e ao menos outras duas pessoas foram atingidas por tiros no terminal 2 do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na Grande SP, na tarde desta sexta-feira (8). Segundo informações da polícia, o homem assassinado é o empresário e corretor de imóveis Antônio Vinícius Lopes Gritzbach, que teria sido morto por vingança pela facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). O carro suspeito de ter sido usado no ataque foi encontrado abandonado em Guarulhos. Como mostrou a Folha, Gritzbach entregou ao Ministério Público de São Paulo, documentos, como contratos, comprovantes de pagamento e prints de conversas no WhatsApp, uma suposta participação de criminosos do PCC na contratação de jogadores da elite do futebol brasileiro e mundial. O material foi entregue por ele dentro de um acordo de delação premiada firmado com promotores paulistas e homologado pela Justiça de São Paulo em abril deste ano. Não foi confirmado se a vítima estaria embarcando ou desembarcando no aeroporto. De acordo com a Policia Militar, a corporação foi chamada por volta das 16h10. Foram enviadas viaturas da PM, do Samu e do Corpo de Bombeiros ao local. Vídeos gravados por celular mostram uma pessoa caída na área de parada de veículos para desembarque, de pessoas correndo dentro do aeroporto e de uma outra vítima caída, também na parte interna, sendo socorrida. Uma terceira vítima estaria próxima às portas, também do lado externo. Em um outro vídeo de dentro de um carro, um motorista disse ter visto disparos feitos por fuzil. Folhapress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

Pai, mãe e filho morrem em grave acidente na BR-104, na Paraíba

Um grave acidente envolvendo um caminhão e um veículo de passeio deixou três pessoas mortas, no início da tarde desta sexta-feira (8). As vítimas são o pai, a mãe e um filho.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, os veículos colidiram frontalmente na BR-104, próximo ao município de Barra de Santa Rosa, no Curimataú da Paraíba.

O impacto da colisão foi tão intendo que dois dos passageiros do veículo menor morreram imediatamente. Já o outro ainda chegou a ser atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas não resistiu aos ferimentos.

Portal Correio

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

PF deflagra operações contra tráfico de drogas e cumpre mandados na Paraíba

Foto: Polícia Federal/ Divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou duas operações nesta sexta-feira (8) para desarticular o tráfico de drogas na Paraíba. Uma das ações foi batizada de “Conexão Violeta” e investiga uma rede de tráfico de drogas interestadual, envolvendo transporte de entorpecentes pelos aeroportos do Brasil. A outra operação, chamada “Alucinato”, apura uma organização criminosa responsável pelo armazenamento e pela venda de drogas sintéticas na região metropolitana de Campina Grande.

A operação Conexão Violeta cumpriu três mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão, no estados Rio Grande do Norte, Goiás e Paraná, com o objetivo de desarticular um grupo responsável pela distribuição de drogas na região Nordeste, especialmente na Paraíba.

De acordo com a PF, as investigações tiveram início em agosto, quando uma mulher foi presa em flagrante ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Bayeux (PB), vinda de Curitiba (PR), transportando 26 kg de Skank. As investigações revelaram uma rede criminosa estruturada, que incluía financiamento de passagens e despesas operacionais, pagos por meio de transferências eletrônicas. Os investigados são suspeitos de atuarem em conjunto para o transporte, venda e distribuição do entorpecente, com a participação de financiadores, transportadores e compradores.

Já no âmbito da a operação Alucinato, foi cumprido um mandado de busca e apreensão em Campina Grande com o objetivo de desarticular uma rede de tráfico responsável pelo armazenamento e pela venda de drogas sintéticas na região metropolitana.

Se denunciados, os investigados responderão pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, com pelas que somadas podem chegar até 25 anos de reclusão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

Mulher é presa suspeita de envolvimento no assalto à Cagepa, em João Pessoa

A Polícia Civil da Paraíba prendeu nesta quinta-feira (8) mais uma pessoa suspeita de participação no assalto à uma estação da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). Desta vez foi detida uma mulher, de 23 anos, em Gramame. Esta é a segunda prisão relacionada ao caso – o primeiro suspeito foi preso na última segunda (4).

De acordo com as investigações, a mulher é suspeita de receptar o celular de um funcionário da Cagepa, roubado durante o assalto.

Relembre o caso

O roubo à estação da Cagepa aconteceu no dia 31 de outubro e causou o desabastecimento de água em vários bairros de João Pessoa, Conde e Cabedelo por mais de 24 horas.

O crime ocorreu na estação de Gramame, que fornece água para a Região Metropolitana de João Pessoa. Segundo a Cagepa, os criminosos invadiram o local, renderam funcionários e roubaram cabos essenciais para o funcionamento da estação, o que gerou o desabastecimento.

Imagens de câmeras de segurança coletadas na região do assalto e em áreas próximas devem ajudar as investigações. A Polícia Civil segue tentando identificar e localizar outros envolvidos no assalto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.