A Câmara de Comércio Internacional, em Paris, decidiu que a brasileira Caoa, de propriedade do paraibano Carlos Alberto de Oliveira Andrade, vai continuar a distribuir os veículos da coreana Hyundai no Brasil por mais dez anos.
O julgamento, em processo arbitral, pôs fim a uma novela que se arrastava desde 2018. A sentença, de 123 páginas, foi unânime: 3 a 0. Não há possibilidade de recurso da decisão.
Há três anos, a Hyundai declarara extinto o contrato de distribuição exclusiva dos seus veículos no Brasil. Desde então, a Caoa, defendida pelo advogado Sérgio Bermudes, manteve a distribuição dos veículos amparada em liminares. A sentença é fundamental para os negócios da Caoa no Brasil — e é válida para contratos semelhantes mundo afora.
A história do paraibano Carlos Alberto com os automóveis começou quando ele comprou um Ford Landau na concessionária Ford de Campina Grande em 1979. A revenda faliu antes de entregar o carro e ele não hesitou em propor que lhe fosse repassada para compensar o pagamento do veículo. Dessa forma, fundou a CAOA, que em menos de 6 anos tornou-se a maior revendedora Ford do Brasil. Atualmente, o Grupo Caoa é o distribuidor das marcas Subaru, Hyundai e Chery no Brasil. Tem duas fábricas próprias no Brasil, uma no Distrito Agroindustrial de Anápolis, onde são montados modelos da Hyundai e da Chery, bem como outra em Jacareí/SP, advinda da aquisição de 50,7% das operações brasileiras da fabricante chinesa Chery, em setembro de 2017, formando assim a CAOA Chery.
Campina Grande deve receber, entre agosto e setembro próximos, cerca de 320 mil doses de vacina, apenas da fabricante Pfizer. A previsão é de que a cidade conclua em 60 dias a aplicação de primeiras doses de toda a população vacinável da cidade, ou seja, as pessoas a partir de 18 anos de idade. A previsão é do prefeito Bruno Cunha Lima, feita durante entrevista à Rádio Campina Grande FM, nesta quinta-feira (22).
“A Paraíba deve receber cerca de 3,2 milhões de doses só da Pfizer. Como Campina Grande recebe cerca de 10% da remessa estadual, se essas previsões se confirmarem, devemos receber em torno de 320 mil doses, isso sem contar com a AstraZeneca, Janssen e Butantan”, disse.
Na análise de Bruno, com esse quantitativo garantido, a Secretaria Municipal de Saúde consegue imunizar toda a população. “Até o fim de setembro, eu acredito que todos os campinenses nessa faixa etária estarão recebendo a primeira dose e até o final do ano, novembro e dezembro, teremos vacinado toda a população com as duas doses. A gente vai ter um impacto muito positivo na diminuição de mortes, na demanda por hospitais”, explicou.
O prefeito do município de Zabelê, Dalyson Neves (PSDB) decretou no último dia 1º de julho, o aumento dos seus próprios vencimentos e também da vice-prefeita Jorsamara de Zé Inaldo (PSDB). O reajuste, que ultrapassa 40%, elevou os salários de R$12.000,00 e R$6.000,00 para R$16,803,50 e R$8.401,75, respectivamente.
Em 2018, Dalyson Neves havia reduzido o seu salário e os dos secretário para enfrentar uma crise financeira que assolava o município, quando chegou a receber R$ 9.600,00 (nove mil e seiscentos reais) sendo o menor salário pago na região do cariri paraibano.
Zabelê tem um PIB de R$ 22.410.852,00 e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,623, segundo a última medição do IBGE, que é de 2010. O IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvida a cidade – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda. A média no Brasil é de 0,765, segundo dados de 2019 divulgados em 15 de dezembro de 2020 pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).
Nas últimas eleições, o prefeito Sebastião Dalyson de Lima Neves, de 34 anos, declarou ao Tribunal Superior Eleitoral um patrimônio de R$ 30.760,00. Já a vice Jorsâmara Bezerra Neves da Silva, de 38 anos, declarou ao TSE não possuir nenhum bem como patrimônio.
A Arquidiocese da Paraíba divulgou, nesta quinta-feira (22), a programação religiosa da Festa das Neves, que tem apoio da Prefeitura de João Pessoa. A programação está disponível no portal da Prefeitura e pode ser acessada no https://www.joaopessoa.pb.gov.br/destaque/festa-das-neves/ , assim como nos perfis oficiais do município.
A programação será aberta neste domingo (25), às 11h30, com uma live junina. A solenidade de abertura será na segunda-feira (26), às 19h, seguida da Missa de Abertura, celebrada pelo padre Luiz de Souza e Silva Júnior, vigário geral da Arquidiocese da Paraíba.
A festa comemora o aniversário de fundação da cidade, em 5 de agosto, dia de Nossa Senhora das Neves, mas este ano, devido à pandemia da Covid-19, a parte profana do evento não vai acontecer, ou seja, não terão parques e brinquedos nem os shows artísticos.
Confira a programação
25/07- Domingo
11h30- Live junina;
26/07- Segunda-feira
19h- Solenidade de abertura;
19h15 Missa de Abertura Presidência: Pe. Luiz de Souza e Silva Júnior (Vigário Geral da Arquidiocese da Paraíba);
Noiteiros: Autoridades Civis e Militares;
27/07 – Terça-feira
19h- (1ª Noite) – Presidência: Pe. Felipe Batista da Luz (Forania Agreste);
Noiteiros: Profissionais da Comunicação, Pascom, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão;
28/07- Quarta-feira
19h- (2ª Noite)-Presidência: Pe. Carlos Vieira de Sousa (Forania Vale do Mamanguape);
Noiteiros: Setor Social, A.S.A., Profissionais da Saúde, Comunidades Eclesiais de Base;
29/07 – Quinta-feira
19h- (3ª Noite) – Presidência: Pe. Fabio de Carvalho Galdino (Forania Conjuntos);
Noiteiros: Setor de Animação Biblico-Catequético, Equipes de Liturgia, Pastoral do Batismo, Colégios Católicos;
30/07 – Sexta-feira
19h- (4ª Noite)- Presidência: Pe. Luciano Gustavo Lustosa da Silveira (Forania Litoral);
Noiteiros: Apostolado da Gração, Ordens Terceiras (Carmo, São Francisco e São Vicente), Movimento Mãe Rainha Três Vezes Admirável, Movimento Chama de Amor Imaculado Coração de Maria;
21h – Live Show Oracional;
31/07 – Sábado
19h- (5ª Noite) – Presidência: Pe. Carlos Antônio de Sousa Maurício (Forania Praia Norte);
Noiteiros: Setor Família, Pastoral Familiar, ECC, Pastoral dos Noivos, Equipes Casais de Nossa Senhora, Famílias Novas.
21h-Live Festiva;
01/08- Domingo
11h30-Feijoada da Padroeira;
19h- (Solenidade da Dedicação da Catedral) – (6ª Noite) – Presidência: Pe. Marcondes Silva Meneses (Forania Centro)
Noiteiros: EIC, Segue-me, EJNS, Setor Juventude, RCC, Movimento dos Focolares;
21h-Live Show Oracional;
02/08 – Segunda-feira
19h- (7ª Noite) – Presidência: Pe. Jorge Ivan do Nascimento (Forania Urbana Sul)
Noiteiros: Comerciantes, Legião de Maria, COMID, Escola de Fé e Política, Comunidade Nossa Senhora das Mercês;
03/08 – Terça-feira
19h- (8ª Noite) – Presidência: Pe. Manoel Natalino Marques (Forania Várzea)
Noiteiros: Novas Comunidades e Vida Consagrada;
04/08 – Quarta-feira
19h- (9ª Noite)-Presidência: Pe Luiz Carlos Machado de Souza Filho (Forania Praia Sul);
Noiteiros: Seminário Arquidiocesano da Paraíba, Obra das Vocações Sacerdotais, Pastoral Vocacional, Diáconos Permanentes e Escola Diaconal Dom José Maria Pires;
21h-Live Festiva;
05/08- Quinta-feira
Dia de Nossa Senhora das Neves
9h-Benção sobre a Cidade e o Estado com a imagem de Nossa Senhora das Neves + Missa Solene presidida pelo Arcebispo dom Manoel Delson com a participação do Clero;
12h-Oração do Angelus + Santa Missa-Santa Missa pelos enfermos presidida pelo Pe. Sandro Santos (Com. Consolação Misericordiosa);
15h-Santo Terço (com o Terço dos Homens) Saída da Carreata;
17h-Missa Drive-in no estacionamento do Santuário Mãe Rainha.
A Secretaria de Saúde de Campina Grande prossegue, nesta quinta-feira (22), com a aplicação de segunda dose das vacinas Coronavac e AstraZeneca. A vacinação desta quinta-feira vai acontecer das 9h às 14h, em quatro pontos diferentes.
Para o público que já recebeu a primeira dose da vacina Coronavac, a segunda dose será aplicada no Parque da Criança, para pedestres; e ainda no Parque da Liberdade, no sistema drive-thru. Já para quem recebeu a vacina AstraZeneca, a vacinação também acontecerá das 9 às 14h, porém, no Parque do Povo, para pedestres; e no Ginásio O Meninão , em modelo drive-thru.
Para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19, não é necessário agendamento prévio. Basta apenas apresentar o cartão de vacina, com o registro da D1 e o Cartão do SUS.
Programação da vacina da Covid-19 em 22 de julho de 2021 (quarta-feira)
D2 AstraZeneca
09 às 14 horas
Parque do Povo (Pedestres)
Ginásio Meninão (Drive-thru)
D2 Coronavac
09 às 14 horas
Parque da Criança (Pedestres)
Parque da Liberdade (Drive-thru).
A vacinação contra Covid-19 em João Pessoa se concentra nesta quinta-feira (22) na aplicação da segunda dose de vacinas. Serão três postos de vacinação para pedestre e mais um drive-thru para quem já tomou a pelo menos 90 dias a primeira dose de AstraZeneva; e um posto de vacinação para quem tomou a pelo menos 28 dias a primeira dose de CoronaVac.
Vai haver vacinação de primeira dose também para grávidas e puérperas. Essas deverão ir exclusivamente a Policlínica Municipal das Praias.
Agendamento e documentação
A Secretaria Municipal de Saúde alerta que as pessoas deverão agendar sua vacinação através do aplicativo Vacina João Pessoa ou do site da prefeitura. Com isso, o cidadão assegura ser vacinado no local indicado.
Quem tiver dificuldade para agendamento pode procurar um dos postos de vacinação para receber orientações e encaminhar a vacinação.
A documentação necessária para quem vai tomar a segunda dose é apenas o cartão de vacinação indicando a dose inicial e documento oficial com foto. As grávidas e puérperas precisam da cópia de laudo ou declaração médica que comprove a sua condição, além da prescrição do médico a autorizando tomar a vacina
Vacinação contra a Covid-19 em João Pessoa nesta quarta-feira (22)
Segunda dose da CoronaVac – para quem completou ao menos 28 dias (8h às 12h)
Lyceu Paraibano (Centro)
Segunda dose da AstraZeneca – para quem completou 90 dias da primeira dose
Ginásios (8h às 12h)
Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro (Funcionários II)
Escola Municipal Seráfico da Nóbrega (Tambaú)
FIEP, próximo ao Pavilhão do Chá (Trincheiras)
Os desembargadores do Tribunal de Justiça da Paraíba rejeitaram, por unanimidade, o recurso apresentado pela defesa de Ricardo Coutinho para derrubar o sequestro de bens dele na Operação Calvário. O julgamento do recurso aconteceu na noite desta quarta-feira (21), conforme acompanhou o ClickPB.
Ricardo Coutinho argumentou, em sua defesa, que o patrimônio sequestrado foi adquirido de forma lícita, que o bloqueio estaria lhe causando prejuízos e que os valores são necessários para seu sustento e de sua família.
O desembargador Ricardo Vital de Almeida, relator do recurso, apontou durante o seu voto que não procedem os argumentos do ex-governador. “Os argumentos elegidos pelo recorrente não procedem”, declarou.
Ricardo Coutinho é investigado na Operação Calvário por desvios de recursos da Saúde e Educação do Governo da Paraíba. Ele foi alvo de mais uma denúncia na Operação Calvário, neste mês, dessa vez por esquema de servidores ‘codificados’.
Em agosto de 2020, o desembargador Ricardo Vital de Almeida, relator da Operação Calvário, determinou o sequestro de bens no valor de R$ 134,200 milhões de 35 investigados pela Operação Calvário, incluindo o ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho.
Com a decisão, estão bloqueados os ativos financeiros dos réus até o valor de R$ 134,200 milhões. Caso o valor dos ativos não seja suficiente, ficam bloqueados os veículos e imóveis que estejam em nome dos réus até que o valor mínimo seja atingido. Embarcações e aeronaves também podem ser bloqueadas caso os réus as possuam.
A Paraíba tem 414.982 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas nesta quarta-feira (21). O número de mortes confirmadas por Covid-19 subiu para 8.906 no estado desde o início da pandemia. São 563 novos casos e mais 12 mortes na última atualização. Todos os 223 municípios paraibanos registraram casos da doença e 222 cidades registraram óbitos.
Do total, 8 óbitos aconteceram nas últimas 24 horas. Os pacientes eram 6 homens e 6 mulheres, com idades entre 35 e 86 anos. A diabetes e cardiopatia foram as comorbidades mais frequentes e 3 não tinham comorbidades. As mortes aconteceram nos municípios de Bonito de Santa Fé (1); Conde (1); Cubati (1); Cuité de Mamanguape (1); Itabaiana (1); Itapororoca (2); João Pessoa (2); Pirpirituba (1); Santa Teresinha (1) e Sapé (1).
A ocupação de leitos de UTI em todo o estado é de 32%. Na região metropolitana de João Pessoa, 25% dos leitos de UTI para adultos estão ocupados. Em Campina Grande, o mesmo setor tem taxa de 43%. No Sertão, 38% dos leitos de UTI estão ocupados.
Foi registrado no sistema de informação SI-PNI a aplicação de 2.217.729 doses. Até o momento, 1.580.457 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 637.272 completaram os esquemas vacinais. Desses, 581.204 tomaram as duas doses e 56.068 utilizaram imunizante de dose única. A Paraíba já distribuiu um total de 2.704.869 doses de vacina aos municípios. Segundo a SES, o painel de vacinação apresentou instabilidade e os números podem ser corrigidos.
Em entrevista, nesta quarta-feira (21), à Rádio Caturité FM, o presidente do Sintab, Giovanni Freire, denunciou a existência de uma espécie de “gabinete do ódio”, contra os servidores públicos, na secretaria de administração da prefeitura de Campina Grande. Segundo Giovanni, o atual secretário da pasta, Diogo Lira, tem sido “o pior secretário” que já passou pela Sedam.
“Eu digo que é o pior, porque ele não resolve os problemas dos servidores. Inclusive, das várias vezes que o sindicato vai á secretaria de administração, o secretário nem expediente ele dá, ninguém consegue falar com o secretário de administração. Já tivemos três reuniões com o secretário de saúde, com o Doutor Geraldo Nobre(de Serviços Urbanos e Meio Ambiente), o próprio prefeito Bruno já nos recebeu, mas o secretário de administração ele não atende o sindicato”, afirmou Giovanni, denunciando, em seguida, a suposta existência de um “gabinete do ódio” na pasta.
“Ele tem construído na secretária de administração um gabinete do ódio contra o servidor público, do município de Campina Grande. Porque as atrocidades que estão acontecendo dentro da secretaria; pra se ter uma ideia, nem uma folha do mês de Junho o secretário conseguiu pagar corretamente, e muitas delas faltando hora-extra, adicional-noturno, duplicidade em folha de pagamentos dos consignados, e muitas dessas demandas só serão resolvidas um mês depois. Além disso, vem segurando o pagamento de terço de férias e as progressões da educação”, citou o presidente do Sintab.
Giovanni ainda disse que é impossível dialogar com um secretário de outra pasta, quando informam que todos os processos foram remetidos para a administração, e que “não pode pagar porque o secretário não mandou publicar”. “E aí um secretário de educação, por exemplo, diz que só pode pagar se o secretário de administração resolver o problema”, complementou.
Giovanni salientou que o Sintab quer saber se isso ocorre por ordem do prefeito Bruno, já que a secretária é considerada o “coração” da gestão municipal, pra resolver as demandas dos servidores públicos. “Inclusive fizemos esse relato ao prefeito Bruno, na última reunião que tivemos com ele, e nenhuma solução foi tomada de lá pra cá”, disse, reforçando que essa semana um mobilização na frente da secretária de administração foi realizada, e na próxima terça-feira(26 de Julho) uma outra está programada.
Novo levantamento do Tribunal de Contas do Estado junto aos 223 municípios e ao Governo Estadual revela que, até o final do primeiro semestre de 2021, foram destinados R$ 2,65 bilhões para o enfrentamento à Pandemia do Covid-19, entre recursos previstos na LC nº 173/20 e transferências do Governo Federal. Os dados foram apresentados pelos conselheiros Fernando Catão (presidente) e Nominando Diniz, na sessão desta quarta-feira (21).
O presidente da Corte, conselheiro Fernando Catão, que coordena os trabalhos da equipe técnica na aplicação dos recursos do Covid-19 nos municípios, apresentou o relatório consolidado dos seis primeiros meses do ano e mostrou que os prefeitos receberam R$ 664,4 milhões a mais de transferências constitucionais e legais do que em relação ao mesmo período de 2020.
De acordo com os dados do relatório, no final de junho a Paraíba contava, de forma acumulada, com 396.442 casos de Covid-19 e com 8.606 óbitos, um crescimento de 19,78%. Até o final do mês, haviam sido aplicadas 1.870 doses de vacina, sendo 1.324.738 em primeira dose e 545.932 referentes à segunda dose. Nesse período, o ritmo de vacinação atingiu uma média de 8.029 doses/dia para a 1ª dose e de 3.309 doses/dia para a 2ª dose.
O relatório aponta realização de empenhos na ordem de R$ 695,20 milhões de recursos pelos municípios para o combate à pandemia, e que R$ 147,67 milhões desses valores foram empenhados em 2021, sendo 84,43% alocados na função saúde, destacando-se que as contratações por tempo determinado consumiram um maior volume de recursos, na ordem de R$ 41,99 milhões, representando 33,69%.
Covid-19 no estado – As informações relativas aos recursos públicos alocados para o combate à Pandemia pelo Governo do Estado foram apresentadas pelo conselheiro Nominando Diniz, e estão disponíveis no novo relatório de acompanhamento elaborado pela equipe técnica do TCE (proc. TC 02014/21).
De acordo com os dados do 1º semestre de 2021, entre janeiro e junho, o Governo do Estado fixou despesa em ações de combate ao coronavírus no montante de R$ 292 milhões. O relatório mostra que dos recursos alocados para enfrentamento da pandemia foram destinados para pessoal e encargos o montante de R$ 190 milhões.
Nas conclusões, conforme o relator, diante dos fatos e procedimentos ocorridos no primeiro semestre, a equipe técnica observou a necessidade de esclarecimentos pelos órgãos estatais em relação a indícios de irregularidades apontadas nos 37 relatórios anteriores, reiterados em solicitações anteriores, bem como no tocante aos contratos temporários de pessoal em face da pandemia, ensejando a emissão de alertas às unidades gestoras estaduais.
Vacina – O TCE decidiu ainda expedir “Alerta” ao governador do Estado a respeito da anunciada compra de doses da vacina russa Sputinik V. A Corte aprovou Medida Cautelar proposta pelo Ministério Público de Contas, diante da possibilidade de aquisição da vacina russa, tendo em vista a origem dos recursos do Estado e a necessidade de aprovação do Ministério da Saúde e pela Anvisa, órgão credenciado que aprovou o uso emergencial do imunizante russo, desde que atendidos protocolos específicos.
Sob a presidência do conselheiro Fernando Rodrigues Catão, o TCE realizou sua 2316ª sessão ordinária. Formaram o quorum os conselheiros Antônio Nominando Diniz Filho, Arnóbio Alves Viana e André Carlo Torres Pontes. Também os substitutos Renato Sérgio Santiago Melo e Oscar Mamede Santiago Melo. O Ministério Público de Contas esteve representado pelo procurador geral Manoel Antônio dos Santos.
Comente aqui