Em apenas sete horas da madrugada desta sexta-feira (16), João Pessoa teve mais árvores derrubadas por uma ventania do que o esperado para o ano de 2024, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). Os ventos, que chegaram a 74 km/h, derrubaram, entre 0h e 7h, pelo menos 62 árvores, 12 a mais do que a média anual, que é de 50 árvores. Segundo a Semam, esta é a maior quantidade de queda de árvores já registrada em um único dia na série histórica dos últimos 20 anos.
A ventania e as chuvas registradas em João Pessoa causaram uma série de transtornos em diversos bairros da cidade. Árvores, placas e tapumes de obras caíram, semáforos pararam de funcionar, voos foram desviados, e a rede elétrica também foi afetada.
Segundo os dados do Iate Clube da Paraíba, os ventos registrados na madrugada foram de em média de 27 nós, que equivale a 50 km/h, com um pico de 40 nós, que equivale a 74 km/h. Conforme o órgão, em condições normais a média varia de 8 a 10 nós, que é entre 14 e 18 km/h.
A recomendação da Prefeitura Municipal de João Pessoa para quem vai sair de casa nesta sexta-feira é de atenção redobrada no trânsito, para evitar se abrigar embaixo de árvores ou placas, e de abandonar locais de risco a qualquer sinal de anormalidade.
Em caso de urgência, é possível acionar a Defesa Civil por meio dos números 199 e 98831-6885; e também a Semob-JP por meio do número 98760-2134.
BG com g1
Comente aqui