Política

PRESSÃO: Carlos Siqueira dá prazo para resolver entraves do PSB e PT na Paraíba

Foto: Reprodução

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira definiu uma data, nesta terça-feira (28), para que as pendências estaduais com o PT sejam resolvidas. O prazo para as resoluções, de acordo com o líder do PSB, será 19 de julho, dia que iniciam as convenções.

Carlos Siqueira também afirmou que as divergências estaduais serão resolvidas “uma de cada vez”. 

Na Paraíba existe o impasse do apoio para o Governo do Estado pelo PT. Os petistas seguem firmando o apoio ao emedebista Veneziano Vital do Rêgo e descartam caminhar ao lado do governador João Azevêdo (PSB).

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Travado desde 2023, sistema do governo poderia ter evitado mortes durante enchentes no RS

Chuvas no RS: sobe para 107 o número de mortos em todo o estado | CNN BrasilFoto: Reprodução

Desde 2023 o governo federal tem um programa pronto para alertar desastres ambientais no país. No entanto, nunca o colocou em prática. A ferramenta prevê um alcance maior de mensagens enviadas por SMSAgora, a tragédia do Rio Grande do Sul fez com que o plano para colocar a atualização em prática fosse acelerada.

A nova tecnologia traz vantagens, como não precisar de cadastro prévio dos consumidores; alcance instantâneo dos celulares das pessoas que estiverem em uma região de risco; alarme com aviso sonoro mesmo quando o celular estiver em modo silencioso; e sobreposição da mensagem de alerta na tela do aparelho celular, independentemente do conteúdo que estiver em uso.

De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), as redes de telecomunicações móveis em funcionamento no país e que contam com a tecnologia 4G e 5G estão preparadas para a nova solução de alertas de emergência. “A agência fez testes e atestou o funcionamento técnico”, detalhou.O uso efetivo depende das autoridades de defesa civil estaduais e municipais, responsáveis por gerir os riscos estabelecidos na Classificação e Codificação Brasileira de Desastres. A Anatel ponderou que há a necessidade de treinamento de servidores e um plano de comunicação adequado para que a população saiba as características do novo sistema e, assim, alertas não gerem pânico.

“Embora seja uma ferramenta de alto valor para prevenção, tem risco de ser usada indevidamente. Caso usada de forma indevida, como com conteúdos de desinformação, políticos ou mesmo para situações climáticas não severas, representariam o descrédito de uma nova tecnologia que vem para uma missão especial de salvar vidas”, exemplificou a Anatel.O objetivo do sistema é auxiliar as ações da Defesa Civil para mitigar os impactos de desastres ambientais. A população receberá de forma mais enfática e universal informações sobre riscos de enxurradas, enchentes, alagamentos, chuvas fortes e vendavais.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

CBF marca reunião para decidir sobre paralisação do Campeonato Brasileiro

Sede da CBF, no Rio de JaneiroFoto: Reprodução

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, neste domingo (12), a convocação de um Conselho Técnico Extraordinário para o dia 27 de maio. A reunião vai tratar do futuro da Série A do Campeonato Brasileiro e contará com representantes de todos os 20 clubes.

De acordo com o comunicado da CBF, o principal tema do encontro será a situação dos clubes gaúchos e temas relativos à continuidade do Brasileirão.

A entidade que regulamenta o futebol nacional cita “aspectos técnicos das competições bem como a situação de registro e transferência de atletas, questões jurídicas com relação aos acessos às competições internacionais como Libertadores, Sul-Americana e Mundial de Clubes e questões de direitos de transmissão e patrocínio”.

A possibilidade de paralisação do Campeonato Brasileiro, defendida pelos clubes da Liga Forte União, além de alguns atletas que também já se manifestaram, não foi abordada no texto.

Os clubes gaúchos, afetados pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, tiveram os jogos adiados justamente até o dia 27 de maio, data da reunião. O Conselho técnico será realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

O Governo Federal, através do Ministério do Esporte, também solicitou a paralisação do Campeonato Brasileiro.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

Estudante paraibana é encontrada morta dentro de apartamento no Mato Grosso do Sul

Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul investiga o que pode ter causado a morte de uma estudante paraibana, encontrada sem vida dentro de um apartamento na cidade de Ponta Porã. Camila Arruda da Silva era natural de Itabaiana e estudava meidicina no Paraguai, em Pedro Juan Caballero, cidade que faz divisa com o Brasil.

De acordo com familiares, a suspeita é que a jovem enfrentava uma depressão. Ela foi encontrada desacordada por um amigo, que precisou arrombar a porta do apartamento para ter acesso. Uma perícia foi feita no local e constatou que o corpo de Camila não tinha sinais de violência, foram encontrados apenas alguns remédios.

Um inquérito foi aberto para investigar o caso e deve ouvir vizinhos da Camila, além de familiares paraibanos. Nenhuma linha de investigação está descartada.

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Haddad e Leite vão discutir suspensão da dívida de RS nesta segunda

ImagemFoto: REUTERS/Adriano Machado

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vai discutir com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), a possível suspensão da dívida do estado com a União nesta segunda-feira (13). A reunião deve ser por videoconferência, segundo o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.

O Ministério da Fazenda está debruçado sobre o assunto desde a semana passada para encontrar uma solução. A suspensão da dívida do RS já está posta, mas a dúvida seria quanto ao tempo da moratória: se até o fim deste ano ou por um período de três anos – que representaria um alívio no valor de R$ 10,5 bilhões.

Haddad já declarou que não se opõe ao mérito da medida, mas é necessário debater o formato da negociação, para não haver problemas jurídicos depois. Disse ainda que outra frente seria deixar a moratória em aberto para que o Executivo possa prorrogar se necessário.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Quaest: 55% acham que Lula não merece mais uma chance como presidente em 2026

ImagemFoto: Ricardo Stuckert/PR

Para 55% dos eleitores brasileiros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não merece, na eleição de 2026, mais uma chance de governar o país.

O dado consta em pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (13). O levantamento, feito presencialmente, ouviu 2045 pessoas, com 16 anos de idade ou mais, entre os dias 2 e 6 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.

Acha que Lula merece mais uma chance como presidente em 2026?

  • Não merece: 55%
  • Merece: 42%
  • Não sabe ou não respondeu: 3%

Recortes

A análise das respostas por região do país aponta que apenas no Nordeste a maioria disse achar que Lula merece mais uma chance.

  • Nordeste: merece (60%), não merece (38%), não sabe/não respondeu (2%)
  • Sudeste: não merece (63%), merece (33%), não sabe/não respondeu (4%)
  • Sul: não merece (59%), merece (39%), não sabe/não respondeu (2%)
  • Centro-Oeste/Norte: não merece (58%), merece (37%), não sabe/não respondeu (4%)

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inusitado

Pessoas traídas têm 9 vezes mais chance de trair, diz pesquisa

Foto: igor_kell/Getty Images

Chumbo trocado não doi? Dados de uma pesquisa conduzida por estudiosos da Universidade Estadual da Califórnia mostram que pessoas que já foram traídas ou desconfiam que são traídas têm cerca de 8,72 vezes mais chance de também trair.

Para chegar a essa conclusão, 2 mil pessoas casadas, entre homens e mulheres, foram entrevistadas sobre traição. As informações são do portal Daily Mail.

De acordo com os pesquisadores, isso acontece por conta de um fenômeno chamado de “intimidade de vingança”. A raiva e o ressentimento costumas ser as principais motivações, com o objetivo de causar no parceiro a mesma dor que ela sentiu.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Em quatro meses, mais de 20 mulheres já foram mortas na Paraíba, neste ano

 

Os primeiros quatro meses de 2024 já registraram a morte de 21 mulheres na Paraíba. Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social. Seis crimes estão sendo investigados como feminicídio, quando há relação com o gênero.

 

De acordo com os dados, sete mulheres foram assassinadas no mês de janeiro, sete no mês de fevereiro, duas em março e cinco em abril.

 

As mulheres vítimas de feminicídio nos primeiro trimestre de 2024 foram assassinadas nas cidades de Itaporanga, João Pessoa, Marizópolis, Paulista, Sousa e Bonito de Santa Fé.

Paraíba tem pior taxa de feminicídios do Nordeste

 

Em números absolutos, apesar de ter registrado crescimento nos casos de feminicídios, a Paraíba se posiciona como o quinto estado do nordeste com menos casos. No entanto, avaliando a taxa de feminicídios por 100 mil habitantes, de modo proporcional, a Paraíba lidera o indicador, apresentando o pior cenário.

Taxa de feminicídios no Nordeste

  • Paraíba 0,85
  • Pernambuco 0,78
  • Piauí 0,76
  • Bahia 0,70
  • Sergipe 0,67
  • Rio Grande do Norte 0,66
  • Maranhão 0,65
  • Alagoas 0,56
  • Ceará 0,45

 

No cenário nacional, 1.422 mulheres foram vítimas de feminicídio em 2023, uma média de quatro feminicídios por dias no Brasil. Apesar do número ainda alto, houve uma redução de 1,8% nos casos em relação a 2022.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Brasil tem 7ª maior inflação do G20 em 12 meses

Foto: Reprodução/Christine Roy – via Unsplash

O Brasil tem a 7ª maior inflação do G20 no acumulado de 12 meses até abril. O índice de preços do país fechou o período com alta de 3,7%. Está empatado com a Rússia.

O ranking do grupo é liderado pela Turquia, que tem inflação anualizada de 293,2%. Em seguida estão Argentina (69,8%) e Índia (7,9%). O levantamento foi enviado ao Poder360 pela agência Austin Rating.

O G20 reúne as 19 maiores economias do mundo mais a União Africana e a União Europeia.

Leia abaixo o resultado para as nações: 

alt

Em relação ao fim de 2023, o Brasil manteve a posição na lista dos países com a inflação mais alta. Ao fim do ano estava em 7º lugar com a taxa anualizada em 4,6%.

Os índices de inflação são usados para medir a variação dos preços. Ou seja, quanto vale o dinheiro de forma real. Em resumo, um produto que custava R$ 100 passa a custar R$ 110 se a inflação ampla variou em 10% para cima.

DE JANEIRO A ABRIL

O Brasil ocupa o 6º lugar no ranking da inflação acumulada ao longo de 2024 (de janeiro a abril). A taxa avançou 1,8% no intervalo.

O topo da lista é ocupado pela Argentina (66,7%). O top 3 termina com Turquia (18,7%) e Rússia (2,5%).

alt

INFLAÇÃO NO BRASIL

Medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação anualizada do Brasil caiu de 3,9% em março para 3,7% em abril. Foi a taxa mais baixa desde junho de 2023, quando era de 3,16%. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou os dados nesta 6ª feira (10.mai.2024).

A inflação mensal foi de 0,38% em abril. Acelerou 0,22 ponto percentual em comparação com março, quando foi de 0,16%.

alt

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Concurso

Empresa Paraibana de Comunicação terá novo concurso público; veja cargos

Concurso público da EPC divulga resultado final
Empresa Paraibana de Comunicação terá novo concurso público (Imagem: Divulgação)

Na edição deste sábado (11) do Diário Oficial do Estado da Paraíba, foi publicada a Portaria Nº 017/2024, que institui a Comissão Organizadora do 2º Concurso Público da EPC. O objetivo da comissão é coordenar, implementar, operacionalizar e acompanhar a execução dos procedimentos vinculados à realização do certame, para complementação do quadro de empregados da Empresa Paraibana de Comunicação S/A-EPC, em João Pessoa.

 

A portaria foi assinada pela Diretora-Presidente da EPC, utilizando as atribuições conferidas pelo Estatuto Social e pelo Regimento Interno da empresa, além da Lei nº 11.306/2019. O documento considera que no concurso realizado em 2 de abril de 2023, não houve aprovados para preenchimento das vagas nos empregos/cargos de Auxiliar de Serviços Gráficos, Cortador, Operador de Acabamento em Máquina de Cola, Técnico em Impressão em Máquina Offset e Técnico em Impressão em Máquina Rotativa, todos do Parque Gráfico da empresa.

 

Os colaboradores Joseane Simone de Oliveira Porto e William Pereira da Costa foram designados como Presidente e Vice-Presidente, respectivamente, da Comissão Organizadora.

 

A Comissão terá competência e poderes para coordenar, supervisionar e decidir qualquer questão relativa ao Concurso Público, nas suas fases de planejamento, organização, implementação e execução, bem como para assinar documentos necessários à realização do certame.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com T5

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Economia

Carros elétricos: Frota cresce 163% no primeiro trimestre, na Paraíba

 

A frota de carros elétricos aumentou mais de duas vezes e meia na Paraíba entre março de 2022 a março de 2024, segundo os dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Este é o quarto maior crescimento na frota de veículos elétricos no Nordeste em dois anos. De acordo com o levantamento, são mais de 2500 veículos eletrificados rodando no estado, onde 57% estão registrados apenas na capital, João Pessoa.

 

Os números levam em conta também os modelos híbridos, que possuem outros combustíveis além da eletricidade para a propulsão de seus motores. A pesquisa comprova o pleno crescimento da procura por esse tipo de automóvel, que ainda representa apenas 0,16% da frota total do estado. Porém, condições especiais de financiamento têm mudado esse cenário rapidamente.

 

De olho nesse público, instituições financeiras estão fomentando o desenvolvimento sustentável e incentivando a adesão de meios de transporte movidos a energia limpa através de linhas de crédito exclusiva para veículos híbridos e elétricos.

 

Para alguns especialistas, os avanços na tecnologia dos carros elétricos, como maior autonomia, tem levado a uma maior confiança por parte dos consumidores, estimulando o aumento nas vendas e financiamentos desses veículos.

 

Símbolos de consumo consciente, os carros elétricos oferecem benefícios significativos, incluindo zero emissões de poluentes, menor dependência de combustíveis fósseis, custos operacionais mais baixos devido à menor manutenção e energia mais barata, além de um desempenho suave e silencioso. Incentivos fiscais e tecnologia avançada também tornam sua adoção mais atraente. Esses fatores combinados têm se tornado uma escolha sustentável e econômica cada vez mais para muitos consumidores paraibanos.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com PortalCorreio

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.