O ator Luciano Szafir falou hoje pela primeira vez desde que foi internado com covid, no Rio de Janeiro, no dia 22 de junho. Em um vídeo breve postado no Instagram, ele ficou emocionado e disse apenas: “Oi, gente. Resolvi fazer esse vídeo para mostrar que eu estou vivo e para agradecer.”
Veja o vídeo:
Ontem, o ator de 52 anos apresentou melhora e saiu da ventilação mecânica. Segundo o último boletim enviado pela assessoria de Szafir ao UOL na tarde de ontem, ele segue na UTI recebendo suplementação de oxigênio e não tem previsão de alta.
Na quarta-feira, ele passou por uma cirurgia para retirar um hematoma e segmento do cólon.
Szafir teve ainda um sangramento no abdômen. Segundo o médico, isso ocorreu por complicações da terapia anticoagulante, o que é comum em pacientes da covid.
É a segunda vez que o ator é infectado com o vírus. Ele optou pela internação após sentir os primeiros sintomas. “Ainda não tomou vacina porque não chegou a idade dele no Rio”, disse o empresário de Szafir, Ivan Neves, em junho.
Morreu em São Paulo a atriz Laura Cardoso, um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira, aos 98 anos. A informação foi divulgada em uma publicação nas redes sociais da própria artista.
“Nossa grande estrela se despediu de nós. Laura Cardoso estará para sempre em nossos corações”, escreveu o perfil da atriz no Instagram. “Obrigada por tudo, nossa amada e eterna Laura Cardoso”, concluiu a publicação.
Com mais de 80 anos de carreira, Laura acumulou cinco prêmios Grande Otelo e mais de 100 trabalhos, entre eles “Fera Radical”, “Mulheres de Areia”, “A Viagem” e “Chocolate com Pimenta”. Em 2025, participou do curta-metragem “Dona Rosinha”, como protagonista.
O funeral será realizado nesta terça-feira (18), das 8h às 14h, na Funeral Home, no bairro da Bela Vista, em São Paulo.
Pelo menos 36% das candidaturas registradas para as Eleições 2026 na Paraíba são de mulheres, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), disponíveis no sistema DivulgaCandContas.
Ao todo, foram registrados 436 candidatos, sendo 156 mulheres (36%) e 280 homens (64%). Nenhum candidato registrou nome social.
O cargo com mais candidaturas é o de deputado estadual, com 208 registros, dos quais 35% são de mulheres. Para deputado federal, são 184 candidaturas, sendo cerca de 37% de mulheres.
Quantidade de candidatos por cargo para as Eleições 2026 na Paraíba:
Mais de 70 cidades paraibanas estão sob alerta amarelo de baixa umidade até as 22h desta terça-feira (18). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar pode variar entre 30% a 20% em 95 municípios paraibanos.
Há baixo risco de incêndios florestais. No entanto, o Inmet faz algumas recomendações para a população das localidades afetadas pela baixa umidade: beber bastante líquido; evitar desgaste físico nas horas mais secas; e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Em caso de emergência, a orientação é entrar em contato com Defesa Civil, pelo número 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) ajuizou uma ação na Justiça da Paraíba contra a Prefeitura de Patos, no Sertão, por supostos descontos de 1,5% realizados diretamente na folha de pagamento de servidores públicos e sobre pagamentos efetuados a fornecedores, prestadores de serviços e executores de obras. A ação foi ajuizada pelo promotor de Justiça Caio Terceiro Neto e tramita na 4ª Vara Mista de Patos.
De acordo com o MP, os valores descontados são destinados ao custeio do Programa de Atenção à Primeira Infância (Programa PAI), sem autorização individual dos beneficiários. A cobrança alcança 3.005 servidores e corresponde a 1,5% da remuneração, sendo lançada automaticamente na folha de pagamento, sob o código 427.
Com a ação, o Ministério Público quer que o Município de Patos seja obrigado a interromper qualquer desconto, retenção ou consignação, além do ressarcimento de todos os valores descontados.
O órgão entende que a cobrança não pode ser considerada facultativa, isso porque o desconto é realizado automaticamente pela Administração e somente deixa de ser efetuado caso o servidor apresente requerimento administrativo solicitando a interrupção.
Além dos descontos, o MP também questiona a própria competência do município para instituir a cobrança e afirma que o registro dos valores como receita extraorçamentária levanta questionamentos quanto à transparência e ao controle orçamentário dos recursos.
O MP também pede a condenação do município ao pagamento de R$ 1 milhão por dano moral coletivo e multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento.
O posicionamento da prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Patos afirmou que “a contribuição questionada está prevista expressamente no artigo 16 da Lei Municipal nº 5.542/2021, devidamente aprovada pela Câmara Municipal de Patos, além de constar de forma clara nos contratos firmados com pessoas físicas e jurídicas que prestam serviços ao Município”.
A prefeitura informou ainda que “a eventual suspensão da contribuição, sem uma fonte de custeio alternativa imediata, representa risco concreto de interrupção de atendimentos essenciais a famílias que hoje dependem do programa” e que a Procuradoria-Geral do Município já iniciou o exame técnico e jurídico da ação, “defendendo a legalidade da contribuição e, principalmente, a continuidade do atendimento às famílias beneficiadas pelo programa”.
O debate da TV Master com os candidatos ao Governo da Paraíba, realizado na noite desta segunda-feira (17), ficou marcado pela ausência do governador Lucas Ribeiro (PP), candidato à reeleição. O chefe do Executivo estadual havia sido anunciado previamente pela emissora como um dos participantes do confronto, ao lado de Cícero Lucena (MDB) e Efraim Filho (PL).
O encontro começou às 21h e foi mediado pelo jornalista e presidente do Sistema Master, Alex Filho. A expectativa em torno da participação de Lucas era considerada relevante, especialmente por se tratar de um dos principais nomes da disputa pelo Palácio da Redenção e por ser o primeiro debate realizado após o início oficial da campanha eleitoral.
Com a ausência do governador, o confronto acabou concentrado entre os demais candidatos presentes. Cícero Lucena e Efraim Filho tiveram espaço para apresentar propostas e fazer críticas ao grupo governista sem a presença de Lucas para responder diretamente aos questionamentos.
Pablo Marçal afirmou recentemente que, “virtualmente”, existem apenas três candidatos competitivos na corrida presidencial de 2026: ele próprio, Flávio Bolsonaro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A declaração reflete a tentativa do influenciador de se colocar no centro do debate político nacional, apesar de sua situação jurídica pendente.
“Na hora que minha candidatura foi registrada, a primeira pessoa para quem eu liguei foi o Flávio e falei para ele: ‘Segue seu caminho em paz porque você não terá problema comigo… Se o Senhor é com você, fique em paz’”.
Ele também negou rumores de que sua candidatura tenha qualquer vínculo com alguma estratégia do PT: “Não sei o que ninguém manda em mim, a não ser o próprio Deus. Se Deus falar pra eu desistir, eu desisto.”
Marçal, contudo, segue inelegível até 2032. No dia 5 de agosto, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) rejeitou, por unanimidade, os embargos de declaração apresentados pela defesa do empresário e manteve a condenação que o tornou inelegível por oito anos por uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha eleitoral de 2024.
Segundo a decisão judicial, Marçal preencheu e assinou a ficha de filiação ao PRTB em 4 de abril de 2026, com o “devido deferimento pela presidência nacional da agremiação”.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), afirmou nesta segunda-feira (17) que o governador Lucas Ribeiro (PP) terá de compreender o acordo firmado pelo Republicanos para apoiar a reeleição do prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (PSDB), em 2028. O compromisso foi anunciado no mesmo dia em que Leo formalizou apoio a Nabor Wanderley (Republicanos), pai de Hugo, para o Senado.
Caso seja reeleito governador neste ano, Lucas poderá ter interesse na disputa pela Prefeitura de João Pessoa dois anos depois. O deputado respondeu que a escolha pertence ao Republicanos e não depende da concordância do governador.
Hugo relacionou o compromisso para 2028 ao apoio recebido por Nabor e disse que a aliança estadual com Lucas não impede o Republicanos de tomar decisões próprias.
“Nós respeitamos o governador, temos uma aliança com o governador, porém os compromissos políticos do Republicanos são compromissos que não são feitos às escondidas. Temos as nossas posições muito claras e estamos aqui publicizando-as. Se tivéssemos interesse em não fazer a coisa correta, poderíamos ter deixado esse acordo, vamos dizer, sem divulgação. Se estamos aqui publicizando, é porque, na verdade, há uma reciprocidade a esse apoio dado hoje ao candidato da majoritária do partido. A política se faz com reciprocidade, e o governador terá que compreender, nas eleições municipais, que nós já temos esse acordo firmado aqui na capital do estado”, respondeu.
Leo Bezerra declara apoio a Nabor Wanderley ao Senado
O prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (PSDB), estranhou nesta segunda-feira (17) a avaliação do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) de que seu apoio a Nabor Wanderley (Republicanos) para o Senado poderia causar prejuízos à campanha de Cícero Lucena (MDB) ao Governo da Paraíba e à própria candidatura do emedebista à reeleição.
Questionado sobre a declaração de Veneziano, Leo contestou a possibilidade de sua escolha interferir nas duas candidaturas e lembrou que o senador também tomou decisões próprias durante a formação das alianças. “Por que daria danos à campanha de Cícero? Por que daria danos à campanha de Veneziano? Ele tomou várias decisões políticas, como foi mencionado. Ele já tomou diversas. E nós estamos tomando as decisões políticas. Eu respeito as dele, ele respeita as minhas e nós estamos juntos aí, bola pra frente”, respondeu.
Leo também tratou da relação com João Azevêdo (PSB), que o indicou para vice de Cícero nas eleições municipais de 2020 e 2024. Ele afirmou que a decisão não altera a amizade com o ex-governador e atribuiu o distanciamento ao grupo que atualmente integra o PSB.
O prefeito afirmou que não comuniciou ao ex-aliado a sua decisão anunciada hoje e disse que ainda pretende conversar com o ex-governador. “Todos sabem da minha amizade com o João, todos sabem do respeito que eu tenho ao João, e eu entendo esse momento que ele está passando dentro do partido. Infelizmente, na verdade, o partido nunca me quis. Eu acho que é você olhar o histórico do partido, verdadeiramente o partido, o agrupamento político que faz parte hoje, o partido nunca me quis. Vida que segue, e bola pra frente”, acrescentou.
Após o prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSDB) confirmar seu segundo voto no candidato Nabor Wanderley ao Senado, o ex-prefeito de Patos e presidente do Republicanos na Paraíba revelou o apoio do seu agrupamento à reeleição de Léo em 2028.
Após o prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSDB) confirmar seu segundo voto no candidato Nabor Wanderley ao Senado, o ex-prefeito de Patos e presidente do Republicanos na Paraíba revelou o apoio do seu agrupamento à reeleição de Léo em 2028.
“O Republicanos sempre esteve no palanque de Léo, todas as vezes que ele foi candidato. O prefeito Léo, pode contar com o nosso partido que nós estaremos juntos com Léo na sua reeleição em 2028 quando ele for candidato à reeleição”, declarou.
O sertanejo confirmou que o assunto foi amplamente discutido dentro do partido para ampliar a parceria construída com Léo. “Nós dialogamos sobre isso. Na verdade, nós estamos ampliando essa parceria que foi construída lá atrás”, afirmou Nabor.
O primeiro voto do grupo do ex-prefeito Léo Bezerra para o Senado será em Veneziano Vital do Rêgo que concorre à reeleições na campanha 2026.
Um homem foi morto a tiros na manhã desta segunda-feira (17), no bairro Loteamento Recife, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.
Segundo informações de moradores, a vítima estava levando uma criança para a escola quando um carro se aproximou. Ocupantes do veículo efetuaram disparos contra o homem, que não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.
Comente aqui