O cantor e compositor Milton Nascimento foi escolhido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para dublar a versão em português de sua campanha global “Não escolha a extinção”.
O cantor empresta sua voz para dar vida ao “garoto propaganda” da campanha global, o dinossauro Frankie, que invade o salão da Assembleia Geral da ONU e discursa para uma plateia lotada, pedindo que a humanidade pare de investir em combustíveis fósseis (como petróleo, gás e carvão) e use os bilhões gastos com estes combustíveis para ajudar os mais pobres.
Dados da agência de desenvolvimento da ONU divulgados como parte da campanha mostram que o mundo gasta 423 bilhões de dólares por ano para subsidiar os combustíveis fósseis aos consumidores.
O dinossauro adverte a plateia que, diferente do que ocorreu com a sua espécie, no caso dos humanos nós mesmos estamos provocando nossa própria extinção.
A experiência de dublar um dinossauro, segundo Milton Nascimento disse ao PNUD, foi inédita e bem vinda. “A mensagem dessa campanha é urgente. Se não fizermos algo para impedir que a mudança global do clima continue a devastar a natureza, poderemos ser extintos”, disse o cantor.
Disponível em inglês, espanhol, francês e dinamarquês, o PNUD explica que objetivo da versão dublada por Milton é que o vídeo alcance pessoas no Brasil e em outras nações de língua portuguesa na Europa, na África e na Ásia.
Correio Braziliense
Comente aqui