
A disputa judicial entre as fabricantes de brinquedos Estrela e Hasbro ganhou mais um capítulo.
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve uma decisão de primeira instância, de julho do ano passado, que determina que a empresa brasileira transfira para a americana marcas como Super Massa, Genius, Detetive, Cara a Cara, Jogo da Vida e Combate. A Estrela também precisa retirar todos os brinquedos das lojas e destruir o estoque restante.
A decisão foi assinada pelo relator do processo, desembargador Rui Cascaldi. O magistrado manteve o parecer da juíza Paula da Rocha e Silva Formoso, da 36ª Vara Cível.
A Hasbro acusa a Estrela de não repassar os valores relativos à propriedade intelectual das marcas desde 2008. A Justiça estima que a dívida já ultrapasse R$ 64 milhões.
De acordo com o processo, as duas empresas firmaram um acordo em 2003 para licenciamento dos produtos. Porém, como a Hasbro abriu uma subsidiária no Brasil, ficou determinado o pagamento de royalties por parte da Estrela, uma vez que a própria americana venderia seus produtos. Ambas fabricam os mesmos brinquedos, mas com logomarcas distintas.
Metrópole


/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/i/G/k8MCL4RqqZgy45icVKhA/henrique-juliano-fotorandes-filho.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/F/l/ks438NSq6Zs7CCx7fxiQ/walkyria.jpg)
Comente aqui