Presidente estadual do MDB, o senador Veneziano Vital convocou reunião da direção do partido para a próxima sexta-feira (22), às 10h. A pauta do encontro não foi divulgada oficialmente, mas conforme o Blog apurou trata-se de questões de economia interna, como o MDB Mulher e MDB Jovem, igualmente convocados.
Coincidência ou não, o encontro acontece em meio a estremecimentos na relação do parlamentar e do governador João Azevêdo (Cidadania), com, inclusive, sugestões feitas por deputados da base do governo, como Tião Gomes (Avante), de entrega de cargos na gestão estadual.
Até onde se sabe, o tema não entra no encontro. A não ser que algum dirigente puxe o assunto para dentro…
Cinco trechos de praias da Paraíba estão impróprios para banho neste fim de semana. Segundo relatório de balneabilidade divulgado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), três dos trechos estão localizados em João Pessoa e dois em Pitimbú.
O relatório coletou amostras nos períodos de 8 a 10 de setembro, e é válido até 18 de setembro, data de divulgação do próximo relatório.
Segundo o órgão, a classificação de impróprio vale apenas para uma faixa de 100 metros à direita e à esquerda do ponto de coleta. Fora desse perímetro, as praias seguem liberadas para banho até nova avaliação da qualidade da água.
A primeira-dama Janja Lula da Silva disse nesta sexta-feira (11), durante um ato de campanha em Porto Alegre (RS), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é “o verdadeiro homem ungido por Deus”.
“Um homem que tira 33 milhões de pessoas do Mapa da Fome, só pode ser tocado por Deus”, afirmou.
Janja também convocou a militância para ir às ruas na reta final do primeiro turno e pediu que os apoiadores conversem com eleitores indecisos e façam campanha com vizinhos, familiares e amigos.
A primeira-dama tem ampliado a participação em agendas com discursos direcionados às mulheres e aos evangélicos, grupo considerado estratégico para a campanha de Lula.
Em conversas pelo WhatsApp com a ex-namorada Martha Graeff, o banqueiro Daniel Vorcaro relata, segundo relatórios da PF (Polícia Federal), oito encontros como ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), ao longo de 2025.
Os registros, tratados pela Polícia Federal como suspeita de reuniões, mencionam reuniões em Brasília e em São Paulo, além de Campos do Jordão. As mensagens indicam ainda o planejamento de um jantar de casais para reunir Moraes, sua esposa Viviane Barci de Moraes — advogada que tinha um contrato com o Master —, o ex-ministro Fábio Faria e a esposa.
Segundo as conversas, tornadas públicas pelo STF na madrugada desta sexta-feira (11), Vorcaro contava à ex-namorada quando estava acompanhado do ministro. Recados curtos também sugerem que uma das vozes ouvidas em uma ligação com Martha era do próprio Alexandre de Moraes. Confira a sequência das menções feitas pelo banqueiro:
19/03/2025 – Vorcaro diz: “Estou com o ministro aqui”. Em outra conversa simultânea, com um diretor do BC, o banqueiro afirma estar com Moraes.
20/03/2025 – Vorcaro conta: “Chegando Hugo e Ciro para falar com Alexandre”. O texto não deixa claro quem são os outros citados.
19/04/2025 – Vorcaro conta ter encontrado Moraes em Campos. Martha questiona o que ele foi fazer lá, e o banqueiro responde: “Foi passar feriado”. A PF considera que o local é Campos do Jordão.
29/04/2025 – Vorcaro: “Agora to com Alexandre”.
29/04/2025 – Responde a um questionamento de Martha, depois de uma chamada telefônica, e diz que voz na ligação “era de Alexandre de Moraes”.
21/05/2025 – Vorcaro conta estar em uma reunião em casa, “com ciro e alexandre [sic].
26/05/2025 – Vorcaro conta ter marcado um jantar com esposas, “Moraes e Fabio Faria”.
08/08/2025 – Vorcaro cita “reuniao alexandre e depois com ciro” [sic].
Todos esses diálogos são apontados pela PF como relativos ao ministro Alexandre de Moraes. Antes dessa troca de mensagens, os investigadores já haviam identificado menções ao ministro um ano antes, quando Vorcaro preparava um “super evento” jurídico em Londres, em abril de 2024, que teria o magistrado como destaque. Na mesma época, o então banqueiro custeou viagens para a Disney para aliados.
O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP), Ozaes Mangueira, cobrou, nesta sexta-feira (11), urgência da Prefeitura de João Pessoa um novo texto sobre a Lei do Gabarito na Lei de Uso e Ocupação do Solo, que foi considerado inconstitucional pelo Tribunal de Justiça da Paraíba.
“A gente tem uma certa urgência na nova lei de uso e ocupação do solo, no que diz respeito à faixa dos 500 metros.Nós estamos há 10 meses sem poder aprovar um projeto na faixa dos 500 metros, o que é muito danoso para a nossa cidade como um todo”, afirmou.
Ozaes também afirmou que é necessário uma discussão ampla para não haver ‘questionamentos posteriores’ acerca do tema.
“Eu penso que sim [deve ser urgente], mas deve ser feito da forma adequada, com discussão cabível para que não haja nenhum questionamento posterior”, concluiu.
Diante da crise no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Gilmar Mendes viajou para a Itália, onde palestrou em uma conferência na Università di Torino nesta quinta-feira (10). O decano falou sobre a influência da doutrina jurídica nas decisões da Corte brasileira.
O próprio Gilmar divulgou a participação nas redes sociais; no entanto, restringiu os comentários no post.
Na publicação no Instagram, o ministro agradeceu aos professores envolvidos no encontro e destacou integrantes do departamento de Direito da universidade.
A palestra recebeu o título A Circulação da Doutrina na Jurisprudência Constitucional: a Experiência do Supremo Federal. Durante a apresentação, Gilmar discutiu diferentes mecanismos utilizados pela Justiça constitucional.
Não foi apenas o evento acadêmico que levou o ministro ao solo italiano. Na última terça-feira (8), ele esteve no casamento da filha do empresário Marcos Molina, com quem o decano mantém anos de amizade. A cerimônia ocorreu às margens do Lago di Como.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, determinou nesta sexta-feira (11) que o ministro André Mendonça retire o sigilo dos documentos relacionados ao caso Master e à Operação Compliance Zero em até 24 horas, com exceção apenas de diligências em andamento ou futuras que possam ser prejudicadas pela divulgação.
A decisão atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que apontou que a documentação disponibilizada por Mendonça estaria incompleta. A PGR afirmou que parte dos procedimentos relacionados à investigação ainda não foi incluída.
Fachin também ordenou que os documentos sejam enviados, em HD específico, à Presidência e aos gabinetes dos demais ministros do STF. O ministro Alexandre de Moraes também pediu o fim de todo o sigilo do caso, sem exceções, sob o argumento de evitar “escolha seletiva e direcionamento subjetivo”. Segundo ele, cerca de 180 documentos ainda permanecem sob sigilo. Já Cristiano Zanin solicitou acesso às mídias completas do celular de Daniel Vorcaro, incluindo o iPhone 17 Pro apreendido durante as investigações.
A Paraíba já registra 265 denúncias de possíveis irregularidades na campanha eleitoral, segundo dados do sistema Pardal consultados pela redação do Política&etc na manhã desta sexta-feira (11). As denúncias estão distribuídas por 43 municípios do estado.
João Pessoa concentra o maior número de registros, com 74 denúncias, seguida por Campina Grande, com 73. Santa Rita aparece na terceira posição, com 17 registros, enquanto Catolé do Rocha soma 12 e Bayeux, 10.
De acordo com os dados, o cargo de deputado estadual é o mais denunciado no estado. Entre os demais municípios com registros estão São Bento, Serra Branca, Santa Luzia, Pirpirituba, Cabedelo, Pedro Régis, Teixeira, Alhandra, Guarabira, Ingá, Lucena, Sapé e outros.
Lucas Veloso se pronuncia após ter Instagram retirado do ar por decisão judicial. — (Foto: Reprodução/Instagram).
O ator e humorista paraibano Lucas Veloso se pronunciou nesta quinta-feira (10) após ter seu perfil no Instagram retirado do ar por determinação da Justiça da Paraíba, em um processo que envolve sua ex-companheira, a dentista e influenciadora Gessica Muniz.
O processo envolve questões familiares e uma criança, e por isso tramita em segredo de Justiça. Por causa do sigilo, documentos, conversas e outros elementos dos autos não foram divulgados publicamente.
No vídeo, Lucas reconheceu a decisão judicial e afirmou que pretende cumpri-la. Segundo o ator, a conta permanecerá fora do ar até que a própria Justiça determine se ele poderá voltar a utilizá-la.
Lucas afirmou ainda que decidiu se manifestar porque considera que sua versão sobre o caso não estaria sendo ouvida.
Ator diz ter ‘seis pendrives com informações’
Durante o pronunciamento, Lucas afirmou que possui pendrives que, segundo ele, podem ajudar a apresentar sua versão sobre o caso. Ele disse que não pretende divulgar o conteúdo imediatamente nas redes sociais pois vai apresentar os materiais primeiro à Justiça.
“Tudo que eu peço é que isso seja mostrado na Justiça. Por isso eu não expus na internet ainda”, declarou.
Lucas também disse que gostaria de ser ouvido por profissionais indicados pela Justiça caso seja necessária uma avaliação psicológica ou psiquiátrica e ainda mencionou situações que envolvem a filha de cinco anos, que tem com Gessica.
O artista não apresentou documentos ou outras provas para sustentar essas afirmações durante o vídeo.
A defesa de Lucas Veloso divulgou uma nota oficial na noite desta quinta-feira (10). Na publicação, a defesa afirma que já apresentou ao Juízo competente as medidas consideradas cabíveis e a documentação necessária.
Segundo a nota, a retirada do Instagram provocou prejuízos profissionais para Lucas, já que o perfil é uma das principais ferramentas utilizadas por ele para o cumprimento de contratos publicitários.
A defesa também contesta a maneira como informações relacionadas ao caso vêm sendo apresentadas publicamente.
O vereador Roberto Cândido (UB), de Junco do Seridó, reconheceu que errou ao afirmar que o prefeito deveria obrigar servidores contratados a votar nos candidatos apoiados pela gestão. De volta à tribuna da Câmara Municipal, ele disse que as palavras usadas foram inadequadas e defendeu o voto livre.
“Reconheço que usei palavras inadequadas. Não tenho nenhum problema em dizer que errei. O voto é livre, todo cidadão tem o direito de escolher o candidato que quiser”, afirmou.
Declaração polêmica
A declaração foi feita no dia 3 de setembro. Na ocasião, Roberto disse que o prefeito deveria chamar os servidores contratados individualmente para apresentar os candidatos apoiados pela gestão.
“O prefeito é para obrigar mesmo o povo a votar. Eu já disse a ele várias vezes. Chame um por um no seu gabinete e diga: aqui está minha chapa”, afirmou.
O vereador também citou funcionários que, segundo ele, seriam obrigados a participar de atividades de campanha, como ir ao comitê, usar bandeiras e colocar fotos nas casas. “Quem é funcionário público, quem está sendo obrigado a ir para o balneário, a vir aqui para frente do comitê, de colocar uma bandeira, uma foto na sua casa, entregue o emprego se estiver insatisfeito”, disse.
Após a fala, o Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) instaurou procedimento para apurar possíveis ilícitos eleitorais.
O prefeito Paulo Fragoso (PSB) negou, por meio de nota, que tenha pressionado ou orientado servidores a votar na chapa apoiada pelo grupo. Segundo ele, a administração “jamais compactuou com atos que possam constranger, intimidar ou restringir a liberdade política de qualquer cidadão”.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que, “se Alexandre de Moraes for culpado, ele tem que pagar”, ao comentar a relação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) com Daniel Vorcaro, fundador do Banco Master.
“Se o Mendonça é culpado, ele tem que pagar. Se o Fachin é culpado, tem que pagar. Todo mundo, todo mundo tem que estar à disposição de cumprir a nossa Constituição, a lei acima de tudo e a verdade soberana. É isso que eu quero”, declarou em entrevista ao SBT Brasil, exibida na noite desta quinta-feira (10).
Lula também afirmou que a Polícia Federal deve ter liberdade para investigar o caso. “O Banco Master foi criado no governo passado. Tem gente que sabe de todo o processo de corrupção que envolve muita gente. Aliás, alguns nomes já saíram de forma sutil em alguns jornais e alguns blogs. A Polícia Federal tem que esclarecer. Para isso, ela tem que ter liberdade de investigar”, disse.
Desde o início da crise no STF, Lula tem evitado citar nominalmente os ministros envolvidos, mas já pediu a abertura de todos os sigilos do caso Master.
Comente aqui