Mundo

Francisco foi o primeiro papa latino-americano; relembre sua história

Foto: REUTERS/Ciro De Luca

Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires no dia 17 de dezembro de 1936, em uma família de origem italiana. Era o mais velho de cinco filhos e foi criado no bairro portenho de Flores.

Até se tornar pontífice, ele percorreu um longo caminho na Igreja Católica, foi arcebispo na capital argentina e marcou a história do país.

Como seus avôs sempre conversavam no idioma nativo, ele afirma que o piemontês, dialeto italiano, foi sua língua materna. Esse era apenas um dos seus vínculos com a Europa: as notícias da Segunda Guerra Mundial no rádio e a reação dos pais ao escutarem sobre as atrocidades de Adolf Hitler o marcaram quando pequeno.

Mas a infância de Bergoglio, no bairro portenho de Flores, foi profundamente argentina. Todos os domingos, ele ia com toda a família assistir aos jogos do San Lorenzo de Almagro, clube no qual o pai jogava basquete e do qual ele se tornou torcedor apaixonado.

O clube foi fundado por Lorenzo Massa, um padre. Ele também frequentava a missa com a avó Rosa na Basílica de San José de Flores e estudou em algumas escolas católicas. No internato salesiano, aos 12 anos, sentiu pela primeira vez a vocação sacerdotal.

Na autobiografia “Vida – Minha História Através da História”, lançada em abril de 2024, Francisco conta que chegou a conversar com um padre do internato sobre isso e fez algumas perguntas, mas que o desejo permaneceu adormecido, até se manifestar definitivamente nos anos 1950.

Ele conta, inclusive, que chegou a ter uma namorada. Bergoglio a descreve como “uma menina muito doce, que trabalhava no mundo do cinema e que depois casou-se e teve filhos”.

Depois dela, já no seminário, ele teve “uma pequena paixão”. “É normal, ou não seríamos seres humanos”, explicou no livro, relatando que a conheceu no casamento de um tio e ficou encantado.

“Ela virou minha cabeça com sua beleza e inteligência. Por uma semana, fiquei com sua imagem na mente, e foi difícil conseguir rezar! Depois, felizmente, passou e me dediquei de corpo e alma à minha vocação”, relata, qualificando o episódio como uma “provação”.

Na adolescência, Bergoglio se formou em técnico em química pela Escola Técnica Industrial e chegou a fazer estágio em um laboratório de análises químicas.

Mas em 21 de setembro de 1953, quando estava a caminho de um encontro com amigos para um piquenique, sentiu necessidade de entrar na Basílica de Flores, que costumava frequentar.

Durante a confissão, ele conta que “algo estranho aconteceu”, mudando sua vida para sempre: “Eu estava maravilhado por ter encontrado Deus subitamente. Ele estava lá me esperando, antecipou-se a mim”, descreveu em sua autobiografia.

“Mais do que um piquenique com os amigos! Eu estava vivendo o momento mais bonito da minha vida, estava me entregando totalmente nas mãos de Deus!”, detalhou no livro.

Francisco não falou com ninguém da família do chamado ao sacerdócio até pegar seu diploma. Também não contou para os amigos, com os que jogava bilhar, falava de política e dançava tango. Mas em 1955, quando já tinha que escolher faculdade, decidiu conversar com o pai.

Segundo Francisco, ele ficou contente. O temor era contar para a mãe. “Sabia que ela não aceitaria minha escolha, e por isso, inventei que estudaria Medicina”, explicou. Mas um dia, limpando a casa, ela viu seus livros de teologia, e não aceitou bem a revelação.

Apesar do pedido materno para que ele fizesse uma faculdade e depois decidisse, Bergoglio entrou no seminário arquidiocesano aos 19 anos.

Papel na ditadura

Uma das grandes polêmicas que o envolvem se refere justamente ao seu papel na ajuda a perseguidos políticos da ditadura. Ele chegou a ser acusado, na Argentina, de omissão e até colaboração na prisão dos padres jesuítas Orlando Yorio e Francisco Jalic, em 1976.

Em sua autobiografia, o papa diz que a acusação é caluniosa e conta que falou com o ditador Jorge Rafael Videla e Emilio Massera, outro líder da junta militar que governava o país, para interceder pelos jesuítas. Eles acabaram soltos após cinco meses de prisão e torturas.

Ele também relata ter feito contatos para a libertação de outro catequista, e que chegou a ajudar um perseguido parecido com ele a se disfarçar de padre e fugir da Argentina com sua carteira de identidade.

“Arrisquei muito daquela vez porque, se o tivessem descoberto, sem dúvida o teriam assassinado e vindo atrás de mim”, contou.

Ascensão na Igreja

Em 20 de maio de 1992, o papa João Paulo II o nomeou bispo auxiliar de Buenos Aires. Nesse período, intensificou o trabalho pastoral dedicado aos mais pobres.

Foi nomeado cardeal por João Paulo II, em 2001. Ao receber a notícia, convenceu centenas de argentinos a não viajarem para Roma. Em vez de ir ao Vaticano celebrar a nomeação, pediu que dessem o dinheiro da viagem aos pobres.

Também presidente da Conferência Episcopal Argentina entre 2005 e 2011, ele liderou a Igreja Católica do país e virou o principal rosto da oposição ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Bergoglio discursou em manifestações contra o projeto de lei que autorizava o matrimônio igualitário e chegou a enviar uma carta a freiras carmelitas afirmando que a oposição à iniciativa era uma “guerra de Deus”.

Foi escolhido papa em 2013, depois da renúncia do papa emérito Bento XVI, que deixou as funções devido à idade avançada. Sua eleição como líder da Igreja Católica ocorreu em 13 de março de 2013, no segundo dia do conclave.

Naquela votação, quando seu nome atingiu dois terços das preferências e ele foi aplaudido, o cardeal brasileiro Dom Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo, se aproximou, deu-lhe um beijo e disse: “Nunca se esqueça dos pobres”.

“Foi ali que escolhi o nome que teria como papa: Francisco”, contou ele em seu livro. A decisão, tomada após as palavras do brasileiro, foi uma homenagem a São Francisco de Assis, conhecido por ter exercido sua vida religiosa na simplicidade e se dedicando aos pobres.

Além de ser escolhido como o primeiro papa sul-americano, Francisco foi o primeiro pontífice não europeu em mais de 1.200 anos, desde o sírio papa Gregório III, que liderou a Igreja Católica entre 731-741.

Hábitos discretos e posicionamentos fortes

O papa Francisco sempre evitava aparições na mídia, utilizava o transporte público e não frequentava restaurantes. Porém, tinha opiniões e algumas atitudes consideradas “extravagantes” para a Igreja Católica.

Como em 2015, quando junto com o grupo de rock progressivo Le Orme, lançou um disco chamado “Wake Up!”.

Em 2019, durante uma visita aos Emirados Árabes Unidos, o papa se encontrou com Ahmed Al-Tayeb, Grande Imã de Al-Azhar, em Abu Dhabi. Eles assinaram o Documento sobre a Fraternidade Humana.

Francisco convidou os seus clérigos e os leigos para que se opusessem ao aborto e à eutanásia.

Trabalhou para restaurar a credibilidade do Vaticano, abalada por escândalos financeiros e denúncias de abusos sexuais.

Em abril de 2014, pediu perdão pelos casos de pedofilia cometidos por sacerdotes da Igreja Católica.

Foi forçado a reduzir o ritmo das viagens internacionais por causa de fortes dores no joelho direito. Para se poupar, passou a cumprir muitos dos compromissos em uma cadeira de rodas.

Papa diplomata

Francisco também tinha um lado diplomata, e usou a influência do Vaticano para tentar ajudar na solução de conflitos.

Mediou, por exemplo, conversas pela reaproximação entre Estados Unidos e Cuba. Também fez dezenas de apelos pelos direitos dos refugiados e criticou os países que fecharam as portas para os imigrantes.

Sempre foi um duro crítico da guerra da Ucrânia e chorou em público ao lembrar dos ucranianos que sofriam com a invasão da Rússia.

E continuou, apesar do agravamento dos problemas de saúde, manifestando preocupação com o bombardeio de civis em Gaza. Mesmo hospitalizado, o Papa continuou fazendo ligações diárias para uma paróquia na região, para acompanhar a situação.

Com o jeito informal nas palavras e nos gestos, cativou milhões de fiéis.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Economia

Delivery não pode exigir valor mínimo em pedidos na Paraíba, alerta Procon-JP

Foto: Reprodução/Prefeitura de João Pessoa
Foto: Reprodução/Prefeitura de João Pessoa

Paraíba O consumidor que utiliza aplicativos de delivery na Paraíba não pode ser obrigado a atingir um valor mínimo para concluir uma compra. O alerta é do Procon-JP, que reforça que a prática é proibida pela legislação estadual e pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A regra está prevista na Lei Estadual nº 13.826/2025 e impede que plataformas de entrega exijam que o cliente inclua produtos adicionais no pedido apenas para alcançar um valor mínimo estabelecido pelo estabelecimento ou pelo próprio aplicativo.

De acordo com o secretário do Procon-JP, Júnior Pires, a proibição também encontra respaldo no Código de Defesa do Consumidor, que considera abusiva a exigência de consumo mínimo. Ele orienta que consumidores denunciem caso se deparem com a prática.

“O Procon-JP autuou a empresa iFood por essa cobrança indevida no início de 2025, baseado no Código de Defesa do Consumidor”, afirmou o secretário.

Regra vale para qualquer plataforma

A legislação estadual se aplica às plataformas de entrega que atuam na Paraíba. Com isso, o consumidor deve ter a liberdade de fazer o pedido apenas com o item que deseja, sem precisar adicionar outros produtos para atingir um determinado valor.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Policlínica de Campina Grande, alvo de arrombamento, retoma atendimentos nesta segunda-feira


					Policlínica de Campina Grande, alvo de arrombamento, retoma atendimentos nesta segunda-feira
Reprodução/Google Street View

A Policlínica de Campina Grande retoma os atendimentos nesta segunda-feira (24), uma semana após a suspensão dos serviços provocada por uma série de arrombamentos e furtos na unidade. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do município.

Localizada no Centro da cidade, a Policlínica Francisco Pinto teve equipamentos e materiais levados, além de danos na estrutura. O prejuízo estimado pela Secretaria Municipal de Saúde é de cerca de R$ 100 mil.

A suspensão começou na segunda-feira (17) e foi adotada para permitir a realização de medidas de segurança, a reorganização dos espaços e a reposição dos equipamentos e materiais furtados.

Com a retomada, pacientes que tinham consultas, exames ou outros procedimentos marcados para o período de suspensão serão contatados pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde para que os atendimentos sejam remarcados.

Policlínica foi arrombada quatro vezes em uma semana

A unidade registrou quatro ocorrências de arrombamento em uma semana, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. A ocorrência mais recente foi registrada no domingo (16), quando equipes da polícia foram ao local para realizar a perícia e os procedimentos necessários à investigação.

De acordo com informações preliminares da Secretaria de Saúde, os suspeitos teriam acessado a Policlínica pelas dependências do antigo Fórum Afonso Campos, na Avenida Floriano Peixoto, ao lado da unidade.

O imóvel está cedido ao Governo da Paraíba, mas encontra-se desocupado. Segundo a Secretaria de Saúde, a situação tem facilitado o acesso de criminosos à Policlínica e a estabelecimentos comerciais localizados no mesmo quarteirão.

Em nota, a Prefeitura de Campina Grande informou que está adotando providências junto aos órgãos de segurança pública para identificar os responsáveis pelo crime e evitar novos episódios que possam comprometer o funcionamento dos serviços públicos de saúde.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Debate presidencial da Band neste domingo (23) terá presença de três candidatos e três púlpitos vazios

Foto: Reprodução

O debate presidencial da Band será realizado neste domingo (23), às 20h, apenas com a participação de Ronaldo Caiado (PSD), Renan Santos (Missão) e Augusto Cury (Avante).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o senador Flávio Bolsonaro (PL) e o governador Romeu Zema (Novo) não participarão do encontro.

Zema desistiu do debate neste domingo e afirmou que tomou a decisão devido à ausência de Lula e Flávio, que aparecem nas primeiras posições das pesquisas eleitorais.

Com as desistências, três púlpitos permanecerão vazios no estúdio, reservados aos candidatos ausentes. A disposição foi definida por sorteio entre as campanhas.

O debate será transmitido pela Band, BandNews TV, rádios do grupo, pelo portal da emissora e pelos canais oficiais no YouTube. A transmissão em TV aberta começa às 20h.

A manutenção de espaços vazios para candidatos ausentes já ocorreu em outros debates. Em 2006, a Globo manteve o púlpito reservado a Lula mesmo sem a participação do então candidato à reeleição.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sem categoria

Eleições 2026: maioria dos candidatos na Paraíba se declara parda

TRE-PB, Eleições, Tropas, Corte
Foto: divulgação/TRE-PB

A maioria dos candidatos que vão disputar as eleições de 2026 na Paraíba se declara parda. De acordo com o levantamento sobre o perfil dos concorrentes, 199 candidatos estão nessa categoria. Em seguida aparecem os candidatos que se autodeclaram brancos, com 186 nomes.

Os candidatos que se declaram pretos somam 49, enquanto apenas dois candidatos se identificam como indígenas. Entre os indígenas, um é da etnia Potiguara e outro da etnia Puri.

Somadas, as quatro categorias reúnem 436 candidatos. Os dados mostram uma diferença pequena entre os grupos pardo e branco, que, juntos, representam a maior parte dos nomes que estarão nas urnas no estado.

Em termos proporcionais, os candidatos pardos correspondem a cerca de 45,6% do total. Os brancos representam 42,7%, enquanto os pretos somam 11,2%. Já os indígenas correspondem a aproximadamente 0,5% dos candidatos.

O primeiro turno está marcado para 4 de outubro, quando os eleitores paraibanos irão às urnas para escolher seus representantes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MPPB

MP cria ações para destravar 62 creches inacabadas e melhorar alfabetização em municípios da Paraíba

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) iniciou duas ações voltadas à educação infantil no estado. Uma delas vai acompanhar a situação de 62 creches que estão com obras paradas ou inacabadas, enquanto a outra será voltada à alfabetização de crianças em 54 municípios paraibanos.

No caso das creches, o levantamento do MPPB identificou unidades que ainda não foram concluídas, mesmo com recursos já disponibilizados. Segundo o órgão, a conclusão dessas obras pode resultar na abertura de, aproximadamente, 4,6 mil novas vagas para crianças no estado.

Nos próximos dias, promotores de Justiça vão realizar diligências nos municípios para verificar os motivos que levaram à paralisação das obras. A intenção é buscar soluções para destravar os trabalhos e permitir que as unidades sejam colocadas em funcionamento.

A segunda frente de atuação do MPPB será direcionada a 54 municípios que não alcançaram a meta de alfabetização prevista para 2025, de acordo com o Indicador Criança Alfabetizada (ICA).

Em alguns municípios, o percentual de crianças alfabetizadas ainda apresentou queda em comparação com 2024.

O Ministério Público pretende acompanhar de perto a situação para identificar possíveis problemas pedagógicos e, ainda, auxiliar na construção de soluções junto às redes de ensino.

Para isso, o CAO Educação disponibiliza documentos e análises técnicas, além de modelos de recomendações e Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) adaptados às necessidades de cada município.

Em 2026, segundo o MPPB, já foram disponibilizados 390 documentos para auxiliar os promotores na atuação relacionada à educação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Inmet renova alerta de baixa umidade do ar para 64 cidades da Paraíba

Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou um alerta amarelo de baixa umidade do ar para 64 municípios da Paraíba. O aviso é válido a partir das 12h até as 19h deste domingo (23).

Segundo o instituto, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30%, com baixo risco de incêndios florestais e de impactos à saúde.

O Inmet orienta que a população das cidades afetadas mantenha a hidratação constante, evite atividades físicas intensas nas horas mais secas do dia e reduza a exposição ao sol nos períodos de maior calor.

Em caso de necessidade, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Municípios sob alerta

  1. Aguiar
  2. Aparecida
  3. Belém do Brejo do Cruz
  4. Bernardino Batista
  5. Boa Ventura
  6. Bom Jesus
  7. Bom Sucesso
  8. Bonito de Santa Fé
  9. Brejo do Cruz
  10. Brejo dos Santos
  11. Cachoeira dos Índios
  12. Cajazeiras
  13. Cajazeirinhas
  14. Carrapateira
  15. Catolé do Rocha
  16. Conceição
  17. Condado
  18. Coremas
  19. Curral Velho
  20. Diamante
  21. Emas
  22. Ibiara
  23. Igaracy
  24. Itaporanga
  25. Jericó
  26. Joca Claudino
  27. Lagoa
  28. Lastro
  29. Malta
  30. Manaíra
  31. Marizópolis
  32. Mato Grosso
  33. Monte Horebe
  34. Nazarezinho
  35. Nova Olinda
  36. Olho d’Água
  37. Paulista
  38. Pedra Branca
  39. Piancó
  40. Poço Dantas
  41. Poço de José de Moura
  42. Pombal
  43. Riacho dos Cavalos
  44. Santa Cruz
  45. Santa Helena
  46. Santa Inês
  47. Santana de Mangueira
  48. Santana dos Garrotes
  49. São Bentinho
  50. São Bento
  51. São Domingos
  52. São Francisco
  53. São João do Rio do Peixe
  54. São José da Lagoa Tapada
  55. São José de Caiana
  56. São José de Espinharas
  57. São José de Piranhas
  58. São José do Brejo do Cruz
  59. Serra Grande
  60. Sousa
  61. Triunfo
  62. Uiraúna
  63. Vieirópolis
  64. Vista Serrana

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

ELEIÇÕES 2026: Mais de 400 candidatos usam identificação religiosa na urna

Reprodução

Uma pesquisa mostra que 404 candidatos usam identificações religiosas em seus nomes de campanha nas eleições de 2026, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A maioria utiliza termos ligados a igrejas evangélicas, como “pastor”, “pastora” ou “PR”.

Confira:

  • Pastor(a)/PR: 295 candidatos (73%)
  • Irmão(ã): 43 (10,5%)
  • Pai/Mãe/Nome de orixás: 28 (7%)
  • Bispo: 21
  • Padre: 10
  • Apóstolo(a): 5
  • Reverendo: 1
  • Frei: 1

O MDB é o partido com mais candidatos que usam títulos religiosos, com 37 nomes. Em seguida aparecem Republicanos, com 30, e DC, com 28.

O Rio de Janeiro lidera entre os estados, com 50 candidatos, seguido por São Paulo e Pernambuco. Dos 404 candidatos analisados, 35 se identificaram formalmente como “sacerdotes ou membros de ordem ou seita religiosa”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Bolsonaro não poderá votar nas eleições de 2026, confirma TSE

Tânia Regô/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro não poderá votar nas eleições de 2026. A restrição ocorre em razão da suspensão dos direitos políticos após o trânsito em julgado da condenação criminal do líder conservador pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a medida em nota enviada ao site Gazeta do Povo e informou que os direitos políticos permanecem suspensos “até o cumprimento efetivo de sua pena”, conforme estabelece o artigo 15, inciso III, da Constituição Federal.

Na prática, a suspensão impede Bolsonaro de exercer tanto a capacidade eleitoral ativa, que corresponde ao direito de votar, quanto a capacidade eleitoral passiva, que permite disputar eleições.

A situação é diferente da inelegibilidade determinada pelo TSE em 2023. Naquele caso, Bolsonaro ficou impedido de disputar eleições por oito anos, mas manteve o direito de votar.

Bolsonaro foi condenado pela Primeira Turma do STF em 11 de setembro do ano passado a 27 anos e 3 meses de prisão por crimes como crimes como tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e liderança de organização criminosa. O trânsito em julgado da condenação ocorreu pouco mais de dois meses depois, no dia 25 de novembro.

Pleno News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Sem Lula e Flávio, Band realiza primeiro debate presidencial neste domingo (23)

Divulgação

O primeiro debate da corrida presidencial será realizado neste domingo (23), às 20h, nos estúdios da Band, em São Paulo. O encontro terá a participação de Ronaldo Caiado (PSD), Romeu Zema (Novo), Renan Santos (Missão) e Augusto Cury (Avante).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL), dois dos principais candidatos, não participarão. A Band manterá os púlpitos reservados aos ausentes vazios no cenário.

A transmissão pela internet começa às 19h, com a chegada dos candidatos. Na TV, a cobertura começa às 19h30 e o debate, às 20h. BandNews, rádios do grupo e um pool formado por TV Cultura, TV Gazeta, Jovem Pan e Estadão também participam da cobertura.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Futebol

DE VIRADA: Botafogo-PB vence Guarani e avança para quadrangular da Série C

(Foto: João Neto / Botafogo-PB)

O Botafogo-PB venceu o Guarani por 3 a 1, neste sábado (22), no Almeidão, em João Pessoa, e garantiu matematicamente a classificação para o quadrangular da Série C. Com o resultado, o Belo também assumiu a liderança da competição.

O Guarani abriu o placar no primeiro tempo com João Paulo, que aproveitou um bate-rebate na pequena área para finalizar.

Na segunda etapa, Lucas Cândido empatou de cabeça. Aos 17 minutos, Rodolfo virou o jogo após receber cruzamento de Diogo Mateus. Nenê marcou o terceiro gol do Botafogo-PB e fechou o placar.

Como funciona o quadrangular

Os oito melhores times da primeira fase são divididos em dois grupos de quatro. As equipes se enfrentam em jogos de ida e volta, totalizando seis rodadas. Os dois primeiros de cada grupo garantem o acesso à Série B, enquanto os líderes das chaves disputam a final da competição.

Tabela da Série C

Standings provided by Sofascore

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.