
Alanna Galdino, filha do presidente da ALPB, é nomeada Conselheira do Tribunal de Contas



Pesquisa Meio/Ideia, divulgada nesta quarta-feira (30), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) lideram o índice de rejeição na disputa eleitoral à Presidência.
Quando questionados sobre qual dos candidatos os eleitores mais rejeitam, 43,7% responderam o nome de Lula, enquanto 41,4% mencionaram Flávio, resultado que configura empate técnico no índice.
Lista dos mais rejeitados
Lula (PT): 43,7%
Flávio Bolsonaro (PL): 41,4%
Romeu Zema (NOVO): 1,1%
Ronaldo Caiado (PSD): 0,9%
Augusto Cury (AVANTE): 0,8%
Renan Santos (MISSÃO): 0,7%
Wilson Grassi (DEMOCRATA): 0,6%
Rui Costa Pimenta (PCO): 0,5%
Clariana Barão (DC): 0,5%
Hertz Dias (PSTU): 0,4%
Samara Martins (UP): 0,4%
Leonardo Avalanche (PRTB): 0,2%
Edmilson Costa (PCB): 0,1%
Não rejeita ninguém: 7,9%
Não sabe: 1%
Metodologia
A pesquisa Meio/Ideia entrevistou 2.000 eleitores, entre os dias 25 e 28 de setembro, por meio de entrevista por telefone. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
O levantamento foi contratado pelo Canal Meio e está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-08706/2026.

Mais de 119 mil paraibanos não possuem biometria cadastrada na Justiça Eleitoral, mas podem votar nas Eleições 2026. O número corresponde a 3,67% do eleitorado da Paraíba. No Brasil, cerca de 10,99% dos eleitores ainda não têm o cadastro biométrico.
A falta da biometria não impede o voto. Para votar no 1º e 2º turno, nos dias 4 e 25 de outubro, é necessário estar com a situação eleitoral regular. A biometria facilita a identificação na hora da votação, mas não é obrigatória para quem já está regularmente inscrito no Cadastro Eleitoral.
Segundo a assessora-chefe de Gestão Eleitoral (AGEL) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sandra Damiani, é a situação regular no Cadastro Eleitoral que garante o direito ao voto. “Para votar, tem que estar regular no cadastro eleitoral, independentemente de o eleitor ter ou não biometria ou ser eleitor no Brasil ou no exterior”, explica.
Na hora da votação, quem tem biometria cadastrada pode ser identificado pela impressão digital. Quem não possui biometria também pode votar, desde que esteja com a situação eleitoral regular.
Se a digital não for reconhecida, a urna faz até quatro tentativas e, depois, pede o ano de nascimento do eleitor.

O secretário de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa, Júnior Pires, foi exonerado do cargo nesta quarta-feira (30). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município, após a defesa informar o pedido de saída na terça-feira (29).
Júnior Pires foi alvo da Operação Zona de Influência, deflagrada pela Polícia Federal para investigar uma suposta negociação de apoio político-eleitoral com uma facção criminosa na Paraíba. Antes da exoneração, a Justiça Eleitoral havia determinado o afastamento cautelar dele das funções por 90 dias.
Segundo os advogados, a decisão de deixar o cargo foi tomada para que Júnior Pires pudesse se dedicar à própria defesa e ao esclarecimento dos fatos investigados. A defesa nega qualquer envolvimento com organizações criminosas ou participação em eventual negociação de apoio político com facções.
Os advogados afirmam ainda que ele está à disposição do Poder Judiciário e das autoridades para prestar esclarecimentos e colaborar com as investigações.

O empresário Pedro Coutinho (DC) desistiu da candidatura ao Governo da Paraíba e declarou apoio ao governador Lucas Ribeiro (PP). A adesão será oficializada em uma coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (30), em João Pessoa.
A desistência foi anunciada nos últimos minutos dessa terça-feira (29) e confirmada pela assessoria de Lucas Ribeiro e pelo próprio Pedro Coutinho.
Na última Pesquisa Quaest, divulgada pelas TVs Cabo Branco e Paraíba, Pedro Coutinho tinha 1% das intenções de voto, contra 2% no levantamento anterior.
Como a renúncia ocorreu após o prazo legal para mudanças nas candidaturas, o nome de Pedro Coutinho continuará na urna e poderá receber votos no próximo domingo (4). Com a desistência, porém, o ex-candidato deixa de focar em uma campanha própria e voltará sua agenda para a candidatura de Lucas Ribeiro.
O candidato ao Governo da Paraíba pelo partido Democracia Cristã (DC), Pedro Coutinho, anuncia nesta quarta-feira, às 11h11, no hotel Manaíra, em João Pessoa, a desistência de sua candidatura e o apoio à reeleição do governador Lucas Ribeiro (Progressistas).
Em coletiva à imprensa, o candidato a governador pelo DC, quarto colocado em todas as pesquisas divulgadas até o momento no Estado, vai proclamar os motivos que o levaram a anunciar seu apoio ao governador Lucas Ribeiro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) aparecem tecnicamente empatados nos dois turnos da disputa presidencial, segundo pesquisa do instituto Meio/Ideia divulgada nesta quarta-feira (30).
No segundo turno, Lula tem 48,5% das intenções de voto, contra 48% de Flávio Bolsonaro. A diferença de 0,5 ponto percentual está dentro da margem de erro, que é de 2,2 pontos.
Outros 2,1% dos eleitores disseram votar em branco ou nulo, enquanto 1,5% afirmaram não saber.
Primeiro turno
No primeiro turno, Lula e Flávio também aparecem tecnicamente empatados. O petista aparece à frente, com 39,4% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro tem 38,4%.
O escritor Augusto Cury (Avante) ocupa o terceiro lugar com 6,7% dos votos. O candidato Renan Santos (Missão) marca 4,5%, seguido pelo governador Ronaldo Caiado (PSD) com 4,4% e pelo governador Romeu Zema (Novo) com 3,5%.
Metodologia
A pesquisa Meio/Ideia entrevistou 2.000 eleitores, entre os dias 25 e 28 de setembro, por meio de entrevista por telefone. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
O levantamento foi contratado pelo Canal Meio e está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-08706/2026.

As agências da Caixa Econômica Federal na Paraíba retomam as atividades nesta quarta-feira (30), após o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinar o fim da greve dos empregados. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Bancários da Paraíba.
A paralisação começou em 10 de setembro e terminou nesta terça-feira (29), após o TST julgar o dissídio coletivo aberto devido ao impasse nas negociações entre o banco e os trabalhadores.
A Corte determinou reajuste salarial com reposição integral da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), mais ganho real de 0,6%. O mesmo percentual será aplicado aos benefícios, como auxílio-refeição, auxílio-alimentação, cesta-alimentação, auxílio-creche e auxílio-babá.
A sentença terá validade de 1º de setembro de 2026 a 31 de agosto de 2027, mantendo a data-base da categoria em setembro.
Plano de Saúde
Durante a campanha salarial, o principal ponto de divergência foi o Saúde Caixa, plano de assistência médica dos trabalhadores. Os sindicatos afirmavam que as mudanças propostas pelo banco poderiam aumentar significativamente a contribuição dos empregados e reduzir o impacto do reajuste salarial. Ao longo das negociações, a categoria rejeitou três propostas apresentadas pela instituição.
No julgamento, o TST decidiu manter na sentença normativa as cláusulas sobre o Saúde Caixa e a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) previstas nos acordos coletivos anteriores. O tribunal também decidiu que a Justiça do Trabalho não deve substituir a negociação coletiva para criar novas regras para a PLR.

Durante o debate entre os candidatos ao Governo da Paraíba, realizado pela TV Cabo Branco, nesta terça-feira (29), Lucas Ribeiro afirmou que Cícero Lucena deixou obras pela metade durante sua gestão como prefeito de João Pessoa.
Lucas citou obras de construção de creches e questionou a capacidade de Cícero de cumprir as promessas feitas na campanha.
“Não dá pra Paraíba confiar que você vai entregar o que está aqui prometendo. O nosso governo não. O nosso governo tem, entrega obras que jamais foram pensadas e imaginadas”, afirmou.
Em seguida, Lucas destacou ações de infraestrutura hídrica do governo e citou a Adutora TransParaíba, que, segundo ele, tem cerca de 700 quilômetros de extensão.
“Só essa adutora TransParaíba, são 700 quilômetros de adutora. É daqui praticamente até Cajazeiras”, declarou.
O candidato também mencionou obras de saneamento em Cajazeiras e a transposição do Ramal Piancó. Segundo Lucas, o projeto tem o compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ser iniciado após a aprovação do licenciamento.
“Assim que iniciar, nosso governo está pronto para fazer as obras complementares, fortalecendo também o abastecimento hídrico em todo o Vale do Piancó e Região”, afirmou.

Flávio Bolsonaro (PL) mantém a decisão de participar do debate da TV Globo, mesmo com a provável ausência de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O confronto será realizado nesta quinta-feira (1º) e será o último antes do primeiro turno.
A decisão contraria aliados que defendem a ausência do candidato do PL caso Lula não compareça. A avaliação do grupo é que, sem o petista, Flávio poderá virar o principal alvo dos demais presidenciáveis e sofrer desgaste na reta final da campanha.
Apesar da pressão, o senador segue disposto a participar. “Até agora nós vamos ao debate”, afirmou Rogério Marinho (PL-RN), coordenador da campanha de Flávio.
A Globo prevê manter uma cadeira vazia para cada candidato ausente. Pelas regras acertadas, os participantes poderão, inclusive, dirigir perguntas a quem não comparecer.
Com informações da coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles.
O vídeo que o Blog do BG obteve com a declaração da prefeita Karla Pimentel de que “80% das ações que eu tenho do Conde têm interferência de Eduardo” ganhou repercussão nas redes sociais. E o histórico de notícias ajuda a contextualizar a fala.
Ao longo da gestão, manchetes registraram a atuação do deputado em diferentes frentes no município.
Em 2021, Eduardo articulou a instalação da Casa da Cidadania e participou, ao lado de Karla Pimentel e Aguinaldo Ribeiro, de tratativas para levar uma agência da Caixa Econômica ao Conde.

Em 2022 e 2023, apareceram registros de emendas para construção de praças, portal de entrada, pavimentação e outras ações, além da participação do deputado na entrega do programa Alimenta Conde.

Já em 2024, uma nova emenda de R$ 500 mil para pavimentação voltou a colocar o parlamentar no centro das ações anunciadas para o município.

Mais recentemente, o próprio deputado divulgou um balanço apontando cerca de R$ 30 milhões em ações e investimentos no Conde — valor atribuído ao levantamento do mandato.

Assim, a declaração de Karla não surgiu no vazio. Há uma sequência de registros públicos de emendas e articulações de Eduardo Carneiro envolvendo o município.
E a frase que viralizou resume a dimensão dessa relação:
“80% das ações que eu tenho do Conde têm interferência de Eduardo. E eu sou muito grata.”
O “80%” é da prefeita. As manchetes mostram o histórico que ajuda a explicar a repercussão.
Ver esse post no Instagram
“80% das ações que eu tenho do Conde têm interferência de Eduardo. E eu sou muito grata.” A declaração da prefeita Karla Pimentel ganhou força nas redes sociais e levantou questionamentos sobre o tamanho da influência do deputado estadual Eduardo Carneiro na gestão do município.
A fala foi feita durante entrevista e acabou repercutindo justamente pela dimensão atribuída pela própria prefeita à participação do parlamentar nas ações desenvolvidas em Conde.
O peso político de Eduardo Carneiro no município também aparece nas urnas. Nas eleições de 2022, o deputado recebeu 6.196 votos em Conde, sendo o candidato a deputado estadual mais votado na cidade. Em toda a Paraíba, foi reeleito com 47.535 votos.
Agora, a declaração de Karla Pimentel coloca novamente Eduardo Carneiro no centro do debate político de Conde — e dá munição para quem interpreta a influência do deputado como um dos principais fatores por trás das ações da gestão municipal.
“80% das ações têm interferência de Eduardo. E eu sou muito grata.”
Uma frase curta, mas politicamente bastante reveladora.
Comente aqui