Foto: Reprodução
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta segunda-feira (28) que o PT é o campeão das eleições presidenciais no Brasil, mas reconheceu que o partido está na zona de rebaixamento com o resultado do pleito municipal de 2024. Diante do cenário, o responsável pela articulação política do governo defendeu que a sigla faça um balanço sobre o desempenho eleitoral.
“O PT é o campeão nacional das eleições presidenciais, mas não saiu do Z4 [termo utilizado no futebol para se referir a zona de rebaixamento] que entrou em 2016 nas eleições municipais. Teve conquistas importantes, elegeu [pessoas] em cidades importantes, mas tem esforço de recuperação e acho que o PT vai fazer uma avaliação sobre esse resultado, em como voltar a ser um partido com mais protagonismo, sobretudo nas grandes e médias cidades”, disse Padilha.
“O PT foi o terceiro que mais conquistou prefeituras, o terceiro que mais aumentou em população governada. Mas não saiu da situação [da zona de rebaixamento]. O PT tem um debate a fazer com o segmento dos trabalhadores, sobretudo aqueles que ganham de 2 até 10 salários mínimos, que por algum motivo não se sentiram representados”, acrescentou.
Os partidos de centro e de direita saíram vitoriosos nas eleições municipais de 2024, enquanto legendas mais alinhadas à esquerda ficaram enfraquecidas. A sigla com mais vitórias foi o PSD, com 885 prefeituras. Em seguida, vêm MDB (853), PP (746), União Brasil (583) e PL (516). O PT, de Lula, aparece em nono lugar no ranking (252).
R7
Comente aqui