Mundo

VÍDEO: SpaceX e Nasa lançam missão que trará astronautas ‘presos’ no espaço

Foto: Joe Skipper/Reuters

A SpaceX e a Nasa lançaram neste sábado (28), em Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), o foguete que será usado para resgatar dois astronautas que estão “presos” na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

A cápsula Crew Dragon decolou em direção à órbita com dois lugares vagos para buscar os pilotos de teste Suni Williams e Butch Wilmore. A dupla foi enviada à ISS em 5 de junho, no primeiro voo tripulado da cápsula Starliner, da Boeing.

Eles deveriam ficar no espaço somente oito dias, mas problemas nos propulsores e vazamentos de hélio na Starliner fizeram o retorno ser adiado. Por questões de segurança, a nave da Boeing voltou vazia à Terra no início de setembro.

A Crew Dragon ficará acoplada à ISS até o fim de fevereiro de 2025, quando está planejada a volta ao nosso planeta. Segundo a Nasa, não há como trazê-los de volta mais cedo sem interromper outras missões programadas.

Quando voltarem para a Terra, Williams e Wilmore terão completado mais de oito meses no espaço.

https://www.youtube.com/live/SKXtysRx0b4?si=vnfYdQFJ9KBvX16U

O voo deste sábado tem tripulação reduzida. Em vez de quatro pessoas, apenas duas participam da missão: o astronauta Nick Hague, da agência espacial americana, e o cosmonauta Aleksandre Gorbunov, da agência russa Roscosmos.

Com a chegada de Hague e Gorbunov, outros quatro astronautas que estão na ISS desde março poderão voltar à Terra em outra cápsula da SpaceX. O problema com a Starliner fez este retorno ser adiado em um mês.

A Nasa planejava usar a Crew Dragon para levar quatro pessoas ao espaço na missão deste sábado, mas devido ao resgate, retirou duas: as astronautas Zena Cardman e Stephanie Wilson. A agência afirmou que elas poderão participar de futuros projetos.

Histórico do problema

A Starliner voltou à Terra sem tripulantes, em 7 de setembro. O pouso aconteceu no deserto do Novo México, nos Estados Unidos.

A principal preocupação da Nasa era de que a Starliner não conseguiria atingir o impulso necessário para sair da órbita e iniciar sua descida à Terra.

A Boeing alegava que a nave era segura, mas a Nasa constatou que o sistema de propulsão oferecia muitos riscos para a tripulação.

“Não foi uma decisão fácil, mas é absolutamente a correta”, disse o administrador associado da Nasa, Jim Free.

A escolha da Nasa pela SpaceX para trazer os astronautas de volta é uma das mais importantes nos últimos anos.

A Boeing esperava que a missão de teste da Starliner trouxesse redenção à empresa, após anos de problemas de desenvolvimento e mais de US$ 1,6 bilhão acima do orçamento estimado desde 2016.

A empresa também vem lidando com problemas de qualidade na fabricação de aviões comerciais, seu produto mais importante.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Eleições 2024

ELEIÇÕES 2024: João Campos (PSB) é reeleito em Recife (PE)

O candidato João Campos (PSB) venceu a disputa para a prefeitura de Recife (PE), com 78,11% dos votos válidos. Gilson Machado (PL) ficou em segundo lugar, com 13,90% dos votos válidos. Até agora foram apurados 99,94% das urnas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Eleições 2024

ELEIÇÕES 2024: São Paulo tem 75,97% as urnas apuradas: Nunes 29,55%; Boulos 28,93% Marçal 28,17%

Com 75,97% dos votos apurados nas eleições para a Prefeitura de São Paulo, a situação momentânea é a seguinte:

RICARDO NUNES  (MDB) 29,55%;

GUILHERME BOULOS  (PSOL) 28,93%

PABLO MARÇAL  (PRTB) 28,17%

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Eleições 2024

Cícero Lucena e Marcelo Queiroga disputam a prefeitura de João Pessoa no segundo turno

Justiça concede direito de resposta a Cícero no guia de Marcelo Queiroga –  Wallison Bezerra

Os candidatos Cícero Lucena (PP) e Marcelo Queiroga (PL) vão para o segundo turno na disputa pela prefeitura de João Pessoa.

Cícero Lucena foi o primeiro colocado no primeiro turno, com 49,27% (192.380) dos votos válidos e Marcelo Queiroga com 21,77% (88.253).

Ruy Carneiro (Podemos), ficou em terceiro lugar com 16,62% (67,097) dos votos válidos. Seguindo de Luciano Cartaxo com 11,77% (47.522) e Yuri Ezequiel (UP) 0,54% (2.169) e Camilo Duarte 0,05% (210).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Eleições 2024

Bruno Cunha Lima e Jhony Bezerra disputam a prefeitura de Campina Grande no segundo turno

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União) (48,24%) e Dr. Jhony Bezerra (PSB) (34,55%) vão ao segundo turno na disputa pela prefeitura da na Rainha da Borborema.

O terceiro colocado foi Inácio Falcão (PCdoB) com 7,14%, Arthur Bolinha (Novo) 7,10%, André Ribeiro (PDT) (2,35%) e Nelson Júnior (PSOL) (0,61%).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Eleições 2024

Gerferson Carnaúba é eleito prefeito de São Bento

Gerferson Carnaúba, tem 40 anos e é o candidato apoiado pelo atual prefeito Dr Jarques.

A apuração dos votos iniciou às 17h10 e segue na totalização.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Eleições 2024

Crimes eleitorais: 108 eleitores e 14 candidatos foram presos neste domingo, segundo Ministério da Justiça

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Justiça registrou a prisão de 108 eleitores e 14 candidatos até o momento. As prisões foram feitas por diferentes forças de segurança. Os dados estão sendo atualizados em tempo real.

Entre os eleitores, 24 foram presos no Rio de Janeiro e 24 em Boa Vista (RR). Entre os candidatos, dois foram presos em São Pedro do Avaí, em Minas Gerais.

Um vereador candidato à reeleição foi preso na capital de Roraima. A polícia apreendeu dinheiro e uma arma de fogo com ele.

O MJ também afirma que 246 eleitores foram conduzidos a delegacias para averiguação. Entre os candidatos, 44 foram até o momento.

As forças de segurança também registraram a condução de um menor de idade, no Espírito Santo, e de um colaborador da justiça eleitoral, no Mato Grosso do Sul.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Eleições 2024

Saiba como foi a votação dos candidatos a prefeito de Campina Grande

O candidato a prefeito de Campina Grande, Artur Bolinha (PL), votou no início da tarde na Faculdade de Direito, no centro da cidade.

O candidato a prefeito de Campina Grande, Inácio Falcão (PCdoB), votou na Escola Municipal Professora Luzia Dantas, no Alto Branco, no final da manhã. Antes de ir à urna, o candidato conversou com a imprensa e avaliou a campanha.

O candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), votou na Escola Normal, no bairro do Catolé. O candidato falou a imprensa e avaliou o pleito como positivo, embora com muitos ataques.

Ao lado da esposa, e com o filho no braço, o candidato à reeleição em Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), votou perto das 11h, na Faculdade de Direito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

O candidato à Prefeitura de Campina Grande Nelson Junior (PSOL) votou pouco depois das 10h, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Helder, no bairro Santa Rosa.

O candidato a prefeito de Campina Grande André Ribeiro (PDT) votou por volta das 12h, no Colégio Clementino Procópio, no São José.

 

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Eleições 2024

Tribunal Regional Eleitoral substitui 27 urnas por problemas técnicos na Paraíba

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) divulgou, neste domingo (6), o relatório de urnas que apresentaram problemas no estado até às 12h. No documento, foram registradas 89 ocorrências, sendo 27 urnas substituídas.

Na Região Metropolitana de João Pessoa, a cidade de Santa Rita teve três urnas eletrônicas trocadas na 2° e 3° Zona Eleitoral. Na capital, cinco urnas precisaram ser modificadas.

Em Campina Grande, foram registradas três substituições, duas delas na 16° Zona Eleitoral e uma na 72° Zona. A equipe do TRE-PB esteve nos locais e restabeleceram o funcionamento com novas urnas.

No Sertão, Patos, Monteiro, Aroeiras, Pocinhos, Juazeirinho, Serra Branca, Queimadas e Cajazeiras também registraram urnas com falhas, mas já foram trocadas.

Confira as cidades e a quantidade de urnas substituídas

1 – 2ª SANTA RITA
2 – 3ª SANTA RITA
2 – 14ª BANANEIRAS
2 – 16ª CAMPINA GRANDE
1 – 24ª CUITÉ
1 – 25ª PICUI
1 – 28ª PATOS
1 – 29ª MONTEIRO
2 – 49ª AROEIRAS
2 – 50ª POCINHOS
1 – 56ª JUAZEIRINHO
1 – 58ª SERRA BRANCA
2 – 59ª QUEIMADAS
1 – 64ª JOÃO PESSOA
1 – 65ª PATOS
1 – 68ª CAJAZEIRAS
1 – 72ª CAMPINA GRANDE
2 – 76ª JOÃO PESSOA
2 – 77ª JOÃO PESSOA

BG com F5 Online

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.