Foto: Sérgio Lima/Poder360
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou na manhã deste sábado do desfile cívico-militar de 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O chefe do Executivo chegou a bordo do Rolls-Royce presidencial e seguiu até a tribuna para autorizar o início do evento.
Participaram também o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e a esposa, Lu Alckmin, o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e os ministros da Corte Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cristiano Zanin e Edson Fachin.
Ficaram na tribuna ainda os ministros da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; da Casa Civil, Rui Costa; das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; das Mulheres, Cida Gonçalves; do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; de Minas e Energia, Alexandre Silveira; da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; da Cultura, Margareth Menezes, além dos comandantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica).
Ausência de Anielle, Janja e Haddad
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que se pronunciou na noite de quinta-feira (6) após a demissão de Silvio Almeida da pasta dos Direitos Humanos, não compareceu ao desfile. Ela teria sido uma das vítimas de assédio sexual do ex-ministro e, em nota, pediu “direito à privacidade”.
A primeira-dama, Janja, também não esteve no evento. Após a divulgação das denúncias de assédio contra Silvio Almeida, ela declarou apoio a Anielle, de quem é amiga, com a publicação de uma foto nas redes sociais. Segundo a assessoria de imprensa, ela viajou a Doha, convidada pela xeica do Catar, Mozha bin Nasser al-Missned, para participar do 5ª Celebração do Dia Internacional para Proteger a Educação de Ataques. Outra ausência percebida no desfile foi a do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Band
Comente aqui