MPPB

Prefeitos de 165 municípios na Paraíba precisam reduzir excesso de contratos temporários na gestão, diz MP

Ministério Público da Paraíba (MPPB). Imagem: Assessoria

O Centro de Apoio Operacional (CAO) do Patrimônio Público, Fazenda Pública e Terceiro Setor do Ministério Público da Paraíba traçou uma atuação estratégica para corrigir o excesso de contratos temporários na administração pública. Uma auditoria do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) identificou 165 municípios paraibanos e o estado da Paraíba em situação irregular, uma vez que não estavam obedecendo ao teto de servidores temporários (30% do número de servidores efetivos).

Conforme o coordenador do CAO do Patrimônio, promotor de Justiça Carlos Davi Lopes Correia Lima, o TCE-PB, diante da constatação de acréscimo no quantitativo de contratos temporários, editou a Resolução Normativa 04/2024, estabelecendo um percentual máximo de servidores temporários de 30% em relação ao número de servidores efetivos.

A auditoria da corte de contas constatou ainda outras irregularidades nas contratações temporárias, a exemplo de contabilização irregular das despesas e prorrogações excessivas dos contratos.

O promotor Carlos Davi Lopes ressalta que os municípios paraibanos estão utilizando essa modalidade de contratação de forma desvirtuada, prorrogando os contratos além dos limites legais ou delegando aos servidores temporários atividades rotineiras da administração pública. “Infelizmente, os gestores estão se valendo das contratações temporárias para fortalecimento dos redutos eleitorais, burlando a regra constitucional do concurso público e inchando a folha das prefeituras”.

Ele aponta ainda que, além das irregularidades de caráter administrativo, a Lei 9.504/97 (Lei das Eleições) veda a contratação temporária de servidores públicos nos três meses que antecedem o pleito até a posse dos eleitos.

Roteiro de atuação

Para a correção da situação irregular, o CAO do Patrimônio Público encaminhou a todos os promotores de Justiça com atuação na área um roteiro de atuação, com modelos de portaria de instauração de inquérito civil, recomendação e termo de ajustamento de conduta.

No modelo da recomendação, o gestor deverá apresentar ao Tribunal de Contas o Plano de Redução de Contratações Temporárias, podendo firmar Pacto de Adequação de Conduta Técnico-Operacional para corrigir a situação gradativamente, evitando solução de continuidade na oferta dos serviços públicos à população.

Caso o município não atenda à recomendação, o membro do MPPB poderá firmar termo de ajustamento de conduta, prevendo a redução do número de contratados de forma escalonada, a fim de adequar-se ao limite de 30% do número de servidores efetivos, disciplinado na Resolução Normativa 04/2024

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Brasil se prepara para recorde de calor nos próximos dias. Veja onde

Foto: Agência Brasil

O Brasil se prepara para enfrentar recorde de calor nos próximos dias. Quatro capitais irão sentir os efeitos das altas temperaturas. De acordo com previsão da Climatempo, o próximo domingo (15/9) é considerado o dia mais crítico desta nova onda de calor.

As capitais que devem registrar temperaturas históricas são Goiânia, Brasília, Manaus e São Paulo.

A capital paulista deve registrar temperatura de 35°C no domingo (15/9), superando o recorde anterior de 34,7°C.

No Distrito Federal, a previsão indica que os termômetros podem registrar 34°C, também no dia 15. O recorde anterior na capital brasileira foi de 32,8 °C.

A população de Goiânia também irá enfrentar temperaturas elevadas para o próximo domingo (15/8). Com a expectativa de 39°C, a cidade pode superar o recorde anterior de 38,9°C.

Em Manaus a previsão indica que a temperatura pode alcançar 39°C no domingo (15/9), igualando o recorde histórico da cidade registrado na última terça-feira (11/9).

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mundo

EUA sancionam juízes e aliados de Maduro e chamam eleição da Venezuela de ‘fraude eleitoral’

Foto: REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (12) que sancionaram 16 membros do governo venezuelano e do Judiciário do país próximos ao presidente Nicolás Maduro em retaliação ao processo eleitoral do país, que Washington chamou de fraudulento.

As sanções foram as primeiras após as eleições de junho. Entre os nomes que foram sancionados, está a da presidente do Supremo Tribunal de Justiça do país, Caryslia Rodríguez. Rodríguez foi quem leu a sentença na qual o Supremo reconheceu a vitória de Maduro, disse não ter havido fraude eleitoral e determinou que as atas eleitorais, os boletins de urna da Venezuela, não devem ser tornados públicos.

Em resposta, a Venezuela disse em comunicado que “rejeita as sanções nos termos mais enérgicos”.

Em julho, após as eleições, a Justiça Eleitoral do país declarou Maduro vitorioso, mas não tornou públicas as atas eleitorais, que registram os votos e resultados em cada local de votação. A oposição alega ter vencido com base em uma apuração das atas às que o grupo alega ter tido acesso através de representantes enviados às seções eleitorais no dia do pleito.

Além de Rodríguez, também foram sancionados os juízes Inocencio Figueroa, Malaquias Gil, Juan Carlos Hidalgo, Fanny Beatriz Marquez, Edward Miguel Briceno, além do promotores que Washington afirma terem envolvimento no resultado “ilegítimo e fraudulento” do pleito.

“Hoje, os Estados Unidos estão tomando medidas decisivas contra Maduro e seus representantes por sua repressão ao povo venezuelano e negação dos direitos de seus cidadãos a uma eleição livre e justa”, disse o secretário-adjunto do Tesouro dos EUA, Wally Adeyemo.

 

“O Departamento do Tesouro está mirando em autoridades-chave envolvidas nas alegações fraudulentas e ilegítimas de vitória de Maduro e sua repressão brutal à liberdade de expressão após a eleição, enquanto a esmagadora maioria dos venezuelanos clama por mudança. O governo Biden-Harris continuará a usar nossas ferramentas para responsabilizar Maduro e seus comparsas e apoiar as aspirações democráticas do povo venezuelano.”

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, que aplicou as sanções, disse que os sancionados terão restrições no visto para entrada nos EUA.

No total, ainda segundo o Departamento do Tesouro, mais de 2.000 venezuelanos já foram alvos de sanções dos EUA, inclusive Nicolás Maduro e o presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE, equivalente à Justiça Eleitoral do país), Elvis Amoroso, sancionados em 2017.

Venezuela rejeita sanções

 

Em resposta, o Governo da Venezuela divulgou um comunicado no qual rejeitou “nos termos mais enérgicos” as sanções anunciadas pelos EUA.

“A Venezuela rejeita, nos termos mais enérgicos, o novo crime de agressão cometido pelo governo dos Estados Unidos da América contra a Venezuela (…) em um ato grosseiro, que busca se congraçar com uma classe política que lançou mão de práticas fascistas e violentas para derrubar, sem sucesso, a democracia Bolivariana”, manifestou-se o Ministério das Relações Exteriores venezuelano em um comunicado.

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Economia

Projeção do PIB da Paraíba cresce para 6,8% e permanece a maior do País

Três cubos de madeira formam a palavra PIB; abaixo, notas de real e tecidos na cor verde e amarela.

A nova projeção do Produto Interno Bruto (PIB) da Paraíba para 2024 foi elevada de 4,8% para 6,8%, neste mês de setembro pelo Banco do Brasil, e permanece como a maior expansão entre todas as unidades da Federação do País. Com a revisão, a taxa de crescimento da economia paraibana continua sendo mais que o dobro do País neste ano (3%) e também sobre a Região Nordeste (3,4%).
A nova revisão do PIB, publicada neste mês de setembro no estudo intitulado “Resenha Regional de Assessoramento Econômico do Banco do Brasil”, mostra que Paraíba, além de manter a maior previsão de taxa de crescimento entre os Estados do País, registrou também o maior crescimento na elevação na taxa entre as duas projeções feitas: em maio e, agora, em setembro.
PB ELEVA CRESCIMENTO NA REVISÃO
Na comparação entre as duas projeções, a Paraíba foi o Estado que mais elevou o crescimento do PIB, com alta de dois pontos percentuais (de 4,8% para 6,8%), liderando também neste quesito entre os Estados. O país subiu 0,8 ponto percentual (de 2,2% para 3,0%), enquanto o Nordeste cresceu 1,3 ponto percentual (de 2,1% para 3,3%).
RANKING DO PIB
Com as novas projeções de setembro, os maiores crescimentos econômicos para o ano de 2024, além da Paraíba (6,8%), os Estados de Tocantins (5,8%), Amapá (5,8%) e Rio Grande do Norte (4,4%). Já o Mato Grosso do Sul é o único Estado com previsão de queda no PIB (-0,3%). (Veja o quadro com o ranking completo).

MELHORA DOS INDICADORES

Para o secretário de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB), Marialvo Laureano, “a projeção da análise do setor econômico do Banco do Brasil mostra uma reação positiva da atividade econômica em praticamente todos os Estados e também no País. A melhora intensificada dos indicadores econômicos da Paraíba no primeiro semestre, confirmada pelas instituições de pesquisa como IBGE (comércio e serviços), Ministério de Trabalho (geração de emprego), além da continuidade dos investimentos em infraestrutura e em obras do Estado com recursos próprios, acrescentado pelos investimentos do governo federal, são alguns fatores determinantes para a expansão do PIB deste ano”, apontou Marialvo.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

 

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

Trade Turístico de João Pessoa repudia uso político negativo da cidade em campanha eleitoral

0

SHARES

O Trade Turístico de João Pessoa divulgou, nesta quinta-feira (12), uma nota oficial expressando sua preocupação e repúdio à maneira como alguns candidatos à prefeitura estão utilizando a imagem da cidade de forma negativa durante a campanha eleitoral. As entidades do setor turístico afirmam que é lamentável que, em vez de apresentarem propostas para fortalecer o turismo, candidatos estejam optando por discursos que desqualificam João Pessoa, visando apenas “ganhos eleitorais momentâneos”.

A nota é assinada por diversas entidades representativas do setor turístico da cidade, incluindo ABIH-PB, ABRASEL-PB, ABAV-PB, SINGTUR-PB, SINDITRANSTUR-PB, ABRAJET-PB, COOPERTUR e COOP SAUDE TRANSTUR.

Ainda de acordo com o Trade Turístico, a cidade é reconhecida por sua hospitalidade, belezas naturais e qualidade de vida, e enfatizam que é um desserviço à cidade retratá-la de forma negativa, especialmente em um momento em que todos os indicadores apontam para um dos seus melhores momentos, com João Pessoa se consolidando como um destino turístico cada vez mais procurado, tanto nacionalmente quanto internacionalmente.

*Confira nota na íntegra:*

NOTA DO TRADE TURÍSTICO

O Trade Turistico de João Pessoa, vem a público manifestar sua preocupação e seu repudio à

tentativa de uso do processo eleitoral em curso para manchar a imagem da capital de todos os paraibanos.

É lamentável que candidatos a prefeito – o cargo máximo de representatividade municipal –

troquem a apresentação de propostas para o fortalecimento do nosso desenvolvimento

turistico por um discurso que contribui, pura e simplesmente, para desqualificar a cidade. Tudo em razão de um interesse eleitoral momentâneo.

Para além de suas belezas naturais e da qualidade de vida que oferece, João Pessoa é conhecida, principalmente, pela hospitalidade dos seus habitantes. O espírito acolhedor é um só,

independentemente de onde residimos – no bairro, na favela ou na região da Orla.

Toda cidade tem, sim, seus problemas pontuais característicos do crescimento urbano, inclusive na segurança. É justo e necessário cobrar soluções dos gestores.

No entanto, é um desserviço a João Pessoa tratá-la negativamente no instante em que todos os

indicadores demonstram que a cidade vive um dos seus melhores momentos, e que se

consolida, a cada dia, como destino preferido nacional e internacional.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Polícia Federal indicia Janones por suspeita de ‘rachadinha’ em gabinete

Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados

A Polícia Federal (PF) indiciou o deputado federal André Janones (Avante-MG) pela suspeita de um esquema de “rachadinha” em seu gabinete. A PF apontou que Janones teria cometido os crimes de corrupção passiva, peculato e associação criminosa.

Também foram indiciados um assessor do deputado e um ex-assessor, pelos crimes de corrupção passiva e associação criminosa.

“O Deputado Federal André Janones é o eixo central em torno do qual toda a engrenagem criminosa gira. A investigação expôs a ilicitude de seus atos em todas as etapas, desde o início até o desfecho”, diz o relatório, enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A investigação foi aberta a partir de um áudio, divulgado no ano passado pelo portal Metrópoles, no qual Janones pede para que funcionários façam doações mensais de seus salários para compensar gastos de campanha.

De acordo com a PF, um assessor de Janones pagava as faturas de cartões de crédito utilizados por ele, e o deputado não fazia o ressarcimento. Além disso, o parlamentar solicitou o reembolso dos valores à Câmara, o que configuraria o peculato.

“Não fosse o bastante, há ainda indícios do cometimento do delito de peculato (Art. 312, CP) pelo Deputado Federal André Janones, na medida em que, ao solicitar o reembolso de valores – na realidade pagos por Mário – para a Câmara dos Deputados, o parlamentar se apropriou de verba pública parlamentar sem que houvesse despendido o valor para tanto”, diz a PF.

Quando o inquérito foi aberto, no ano passado, Janones negou que tivesse praticado “rachadinha” em seu gabinete.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

Polícia Federal apreende avião e R$ 100 mil, na Paraíba

0

SHARES

Na manhã desta quinta-feira (12), a Polícia Federal apreendeu um avião de pequeno porte no Aeródromo de Catolé do Rocha, detendo também o responsável pela aeronave.

Durante a operação, foram encontrados R$ 100 mil em espécie, além de celulares e materiais que podem estar ligados a campanhas eleitorais.

O detido foi levado à Delegacia da Polícia Federal em Patos, onde o caso segue sob investigação. Até o momento, a PF não divulgou mais detalhes sobre a operação, nem confirmou se há relação com irregularidades eleitorais.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Economia

Vendas no comércio varejista da Paraíba têm 2º maior crescimento do país

Foto: Helena Pontes / Agência IBGE Notícias

As vendas no comércio varejista da Paraíba cresceram 18% no mês de julho em comparação com julho do ano passado. A pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (12) pelo IBGE, mostra que o resultado coloca o estado com a segunda maior alta do país, atrás apenas do Tocantins (18,1%).

Frente a junho deste ano, o crescimento na Paraíba foi de 3%, o terceiro maior do Brasil, superado apenas por Tocantins (6,7%) e Piauí (3,5%).No acumulado do ano, a Paraíba detém crescimento de 10,9%.

Quando analisado o varejo ampliado, é verificado um aumento de 15% no comparativo entre julho deste ano e o mesmo período do ano passado e de 10,2% no acumulado do ano. Na receita nominal, a alta foi 20,3% em julho em relação a julho de 2023 e de 12,8% no acumulado do ano.

No país, o aumento foi de 0,6%, recuperando parte da perda de 0,9% do mês anterior. No ano, de janeiro a julho, o varejo acumula alta de 5,1%. Já nos últimos 12 meses, o acumulado é de 3,7%. Na comparação com julho de 2023, o setor cresceu 4,4%, marcando a 14ª alta consecutiva.

“Houve um crescimento nos cinco primeiros meses do ano que levou a uma condição de patamar bem alto, o maior da série histórica da PMC, em maio. Teve a queda de junho, mas a recuperação de julho é um ajuste nessa trajetória”, explica Cristiano Santos, gerente da pesquisa. Com a recuperação, o patamar do varejo em julho ficou 0,3% abaixo do recorde, de maio.

“Trata-se de uma reabilitação espalhada entre as atividades, com cinco setores apontando crescimento com consistência”, aponta o pesquisador. As vendas no grupamento de Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo avançaram 1,7% na passagem de junho para julho, registrando o principal impacto no resultado geral. “É um setor que espelha o comportamento da pesquisa: vem em trajetória consistente no ano, queda em junho e recuperação em julho”, afirma Cristiano.

A PMC também mostrou que, no comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas apresentou variação de 0,1% frente a junho, ficando próximo à estabilidade, como no mês anterior, em que variou 0,3%. “No caso do varejo ampliado, o desempenho mais recente é de variações tímidas”, pondera o pesquisador. No acumulado do ano, o comércio varejista ampliado registra alta de 4,7%, e nos últimos 12 meses, de 3,8%. No confronto contra julho de 2023, a expansão foi de 7,2%.

Na comparação interanual, vendas no varejo crescem pelo 14ª mês consecutivo

As vendas no varejo cresceram 4,4% em julho de 2024 na comparação com julho de 2023. Foi o 14º mês consecutivo de resultado positivo. Seis das oito atividades pesquisadas acompanharam a alta no indicador: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (16,0%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (10,6%), Móveis e eletrodomésticos (8,1%), Tecidos, vestuário e calçados (5,2%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,0%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (0,3%). Apenas os grupos de Livros, jornais, revistas e papelaria (-5,0%) e Combustíveis e lubrificantes (-4,3%) tiveram queda.

No varejo ampliado, os três setores adicionais tiveram resultados positivos: Veículos e motos, partes e peças (20,3%), Material de construção (11,0%) e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,6%).

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

 

Blog do BG PB com PautaReal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

Associações repudiam candidatos que relacionam crime organizado e eleições nas comunidades de JP; veja nota

Moradores e representantes das comunidades de João Pessoa divulgaram carta, nesta quinta-feira (12), repudiando a postura dos candidatos a prefeito da Capital pela oposição: Ruy Carneiro (Podemos), Luciano Cartaxo (PT) e Marcelo Queiroga (PL), que ontem durante entrevista coletiva a imprensa associaram a cidade ao crime organizado. A carta foi assinada por 30 entidades.

“Durante o evento, foram feitas declarações que trataram de forma preconceituosa e desrespeitosa as nossas comunidades, reforçando estereótipos negativos que há muito lutamos para desconstruir”, diz trecho da carta.

No texto, as associações destacam que as declarações afrontam a realidade vivida por João Pessoa, composta milhares de famílias honestas que trabalham diariamente para contribuir com o desenvolvimento da cidade. O documento também lamenta o fato dos candidatos associarem as comunidades ao crime organizado sem apresentar nenhuma prova.

“A afirmação de que João Pessoa estaria se tornando um ‘destino procurado por bandidos’, comparando a cidade ao Rio de Janeiro, não só é leviana, como profundamente ofensiva. Tal declaração ignora a realidade vivida por milhares de famílias honestas que trabalham diariamente para melhorar suas condições de vida e contribuir para o desenvolvimento da cidade. Ao associar nossas comunidades à presença de crime organizado sem qualquer prova, cria-se um estigma injusto, que perpetua a marginalização de regiões vulneráveis”.

Os representantes das comunidades afirmam ainda que ao invés de reforçar os estigmas, os candidatos Ruy, Cartaxo e Queiroga “deveriam concentrar seus esforços em apresentar propostas concretas que ajudem a transformar positivamente a vida dessas pessoas”.

“Discursos vazios e comparações pejorativas só prejudicam o necessário debate sobre as soluções reais para os desafios das comunidades”.

Veja a Carta na íntegra abaixo:

Manifestação pública de associações e lideranças de comunidades em João Pessoa

______________

Carta Aberta à População e aos Candidatos à Prefeitura de João Pessoa

Nós, moradores e representantes das comunidades de João Pessoa, vimos a manifestação pública de nossa profunda indignação e repúdio ao teor da coletiva de imprensa realizada recentemente por candidatos de três chapas, a prefeitura de João Pessoa. Durante o evento, foram feitas declarações que trataram de forma preconceituosa e desrespeitosa as nossas comunidades, reforçando estereótipos negativos que há muito lutamos para desconstruir.

A afirmação de que João Pessoa estaria se tornando um “destino procurado por bandidos”, comparando nossa cidade ao Rio de Janeiro, não só é leviana, como profundamente ofensiva. Tal declaração ignora a realidade vivida por milhares de famílias honestas que trabalham diariamente para melhorar suas condições de vida e contribuir para o desenvolvimento da cidade. Ao associar nossas comunidades à presença de crime organizado sem qualquer prova, cria-se um estigma injusto que perpetua a marginalização de regiões vulneráveis.

Havendo crime organizado, é necessário admitir que uma ausência concreta do poder público contribui para esse avanço e que isso não é uma problemática dos últimos anos, mas de décadas de descontinuidade de políticas públicas e desinteresse das autoridades.

Sabemos que há problemas de segurança pública em João Pessoa, como em muitas cidades brasileiras, mas a solução passa longe de discursos que apenas fomentam medo e preconceito. O caminho para resolver essas questões é através de políticas públicas inclusivas, que promovam oportunidades de educação, trabalho digno e acesso a serviços básicos para todos os cidadãos. Nossas comunidades já são, historicamente, alvo de exclusão social, consideramos um desserviço a maneira como as alegações dos candidatos foram feitas.

Ao invés de reforçar os estigmas, os candidatos à prefeitura deveriam concentrar seus esforços em apresentar propostas concretas que ajudem a transformar positivamente a vida dessas pessoas. Discursos vazios e comparações pejorativas só prejudicam o necessário debate sobre as soluções reais para os desafios das comunidades.

Portanto, exigimos respeito e responsabilidade ao abordar as questões de segurança pública em João Pessoa. Nossas comunidades são compostas por pessoas trabalhadoras, dignas e comprometidas com a construção de um futuro melhor. Não aceitamos que nossa realidade seja distorcida ou utilizada de forma oportunista durante uma campanha. Queremos saber quais soluções apresentadas pelos candidatos, queremos sentir o compromisso que cada um com as nossas pautas. Estamos atentos e atentas, avaliando, comparando e escolhendo conforme entendemos que as nossas necessidades estarão sendo priorizadas.

Assinam abaixo, organizações e lideranças comunitárias:

1. Frente Popular de Favelas e Comunidades

2. CENTRO COMUNITÁRIO BOM JOSÉ – CBJ

3. Suely Bezerra – Mulheres Unidas da Matinha

4. Josenilson Santiago Peres – Rua da Mata em Ação

5. Wallam Silva Rodrigues – Associação Comunitária Agrícola de Mussumagro

6. Coletivo Sereias da Penha

7. Elizabeth Carneiro – Liderança do Grotão

8. Patrícia Oliveira – Liderança do Grotão

9. Associação dos Moradores da Penha

10. ASCONSL = Associação Comunitária São Luiz

11. Associação Unificada Dos Moradores Do Bairro São José

12. Associação Costa do Sol

13. Thiago Batista – Ativista Social/ Comunidade São Matheus – Bessa

14. Jorge Cláudio Bezerra Cavalcanti – Grêmio Paulistano (04 de Outubro)

15. Jonas Felizardo de Souza – Associação de Moradores do Riachinho

16. Luiz Costa Sobrinho – FEPAMOC

17. Thais da Silva Siqueira – Mulheres do Vista Alegre

18. Maria do Rosario Costa Pereira – Liderança Irmã Dulce

19. Maria das Dores da Silva – Liderança do Gervásio Maia

20. Maria dos Prazeres Nascimento de Andrade – Feirante do Grotão

21. Rosangela dos Santos Brito – Liderança do Colinas do Sul

22. Valdeti Martins – Liderança do 1º de Abril

23. Edilene dos Santos Brito – Liderança do Irmã Dulce

24. Acip- Associação Comunitária da Ilha do Bispo

25. Ricardo Leandro – Ricardo Leandro – Instituto Projeto Esporte Vivo

26. Núbia Gouveia – Liderança Maria de Nazaré

27. Tânia Soares de Oliveira – Associação de Mobilização, Impacto Social, Ambiental e dos Direitos Básico – AMIB

28. Mulheres Captadoras de Reciclagem – CITEX

29. Erinaldo dos Santos Barbosa – Associação de amigos e moradores de Mandacaru e Adjacências

30. ACOMAN- Associação Comunitária Maria de Nazaré

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

Pediatra Fernando Cunha Lima é indiciado em segundo inquérito por estupro de crianças

 Pediatra é indiciado em segundo inquérito por estupro de crianças
Fernando Cunha Lima Reprodução/TV Câmara

 

O pediatra Fernando Cunha Lima foi indiciado em um segundo inquérito por estupro de vulnerável contra duas crianças, sendo um menino e uma menina. O inquérito também incluiu depoimentos de duas sobrinhas do médico, que foram ouvidas como testemunhas.

A defesa do médico ainda não comentou sobre o assunto .

O inquérito foi concluído na terça-feira (9), mas a informação foi confirmada nesta segunda-feira (11) pela delegada Andrea Lima. Ambos os inquéritos foram conduzidos pela delegada Isabel Costa, da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Infância e a Juventude, e o novo inquérito foi encaminhado à Justiça.

Segundo a delegada Andrea Lima, as sobrinhas foram ouvidas como testemunhas porque o prazo para a prescrição dos crimes contra elas já havia expirado. O mesmo ocorreu com outras duas sobrinhas que foram ouvidas no primeiro inquérito.

Em 14 de agosto, a Polícia Civil fez uma coletiva de imprensa na qual confirmou que o médico havia sido indiciado por estupro de vulnerável após a conclusão do primeiro inquérito.

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) denunciou o pediatra por abuso sexual contra três crianças e pediu sua condenação por quatro crimes, uma vez que uma das vítimas foi abusada duas vezes. A pena total pode chegar a 60 anos de reclusão, e também foi solicitada a prisão preventiva do médico.

Médico sugeriu que vítimas estão ‘atrás de dinheiro’

No dia 6 de setembro, o médico Fernando Paredes Cunha Lima deu a sua primeira declaração pública desde que foi apontado como responsável por uma série de estupros contra crianças. Na saída da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Infância e a Juventude da Paraíba, em João Pessoa, ele se declarou inocente e sugeriu que as vítimas poderiam estar “atrás de dinheiro”.

Inicialmente, Fernando se negou a falar com a imprensa, mas depois negou qualquer tipo de crime. “Nego. Nego para todo o sempre. Nego tudo”, resumiu.

Na sequência ele foi questionado sobre a razão das denúncias “Aí eu não sei, em verdade. Talvez atrás de dinheiro”, declarou Fernando Cunha Lima.

Entenda o caso

A primeira denúncia formal de estupro de vulnerável contra o pediatra Fernando Cunha Lima aconteceu no dia 25 de julho e foi tornada pública na quinta-feira (6).

A mãe da criança, que estava no consultório, disse em depoimento que viu o momento em que ele teria tocado as partes íntimas da criança. Ela informou que na ocasião imediatamente retirou os dois filhos do local e foi prestar queixa na Delegacia de Polícia Civil.

Com a repercussão do caso, uma sobrinha do suspeito revelou que foi abusada quando também tinha 9 anos, na década de 1990, assim como suas duas irmãs. As denúncias, assim, indicam que os crimes aconteceriam há pelo menos 33 anos, já que o relato se refere a um estupro que teria sido cometido em 1991.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

 

Blog do BG PB com JornalPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Defensoria manda Prefeitura de Campina retirar propaganda do Jogo do Tigrinho de ônibus

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) emitiu uma Recomendação à Prefeitura Municipal de Campina Grande para que, em até 48 horas, adote as providências necessárias para a retirada de toda e qualquer publicidade relacionada a jogos de caça-níquel, como o “Jogo do Tigrinho” e outros similares, eventualmente veiculadas nos ônibus que circulam na cidade e em áreas adjacentes.

A recomendação foi motivada por notícias de que tais publicidades estariam sendo veiculadas no transporte público, o que, de acordo com o documento, expõe grupos sociais vulneráveis, como crianças e adolescentes, aos riscos associados aos jogos de azar. A recomendação emitida pela Coordenadoria de Direitos Humanos, Cidadania e Ações Coletivas (Necidh) em Campina Grande baseia-se nos princípios constitucionais e nas leis que regulam tanto a publicidade de conteúdos sensíveis quanto a proteção dos direitos das crianças e adolescentes, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º 8.069/90) e o Código de Defesa do Consumidor (Lei n.º 8.078/90).

O defensor público Marcel Joffily destacou a importância dessa medida: “Essa recomendação é uma ferramenta fundamental para proteger a população, especialmente as crianças e adolescentes, que são mais suscetíveis a esse tipo de influência. Jogos de azar, como o ‘Jogo do Tigrinho’, podem trazer sérios danos econômicos e psicológicos, e permitir sua promoção em locais de uso público, como na rede pública de transporte, é uma afronta ao direito à saúde e à proteção do consumidor”, pontuou.

Além disso, a recomendação se apoia na decisão proferida pela 35ª Vara Cível da Comarca de São Paulo, que, recentemente, determinou o bloqueio de acessos a sites que promovem o “Jogo do Tigrinho”. A Defensoria reforça que a não resposta à recomendação dentro do prazo estipulado será interpretada como negativa, o que poderá levar a outras medidas judiciais cabíveis.

MaisPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.