Paraíba

João Pessoa e mais de 120 cidades da Paraíba estão sob alerta de chuvas

METEOROLOGIA AVISOS
Aviso foi lançado pelo Inmet na manhã deste sábado

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 127 cidades estão sob o alerta de chuvas intensas. O anúncio realizado neste sábado (24) tem validade até às 10h de domingo (25).

 

Podem acontecer chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Já com relação aos ventos intensos, eles devem variar entre 40 e 60 km/h. É baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

 

No entanto, em caso de vento forte a população deve evitar se abrigar debaixo de árvores. Também devem ser evitado o uso de apararelhos eletrônicos ligados na energia. Em caso de sinistro, podem ser acionadas a Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).

 

Confira as cidades sob o alerta de chuvas

 

Alagoa Grande

 

Alagoa Nova

 

Alagoinha

 

Alcantil

 

Algodão de Jandaíra

 

Alhandra

 

Araçagi

 

Arara

 

Araruna

 

Areia

 

Areial

 

Aroeiras

 

Baía da Traição

 

Bananeiras

 

Baraúna

 

Barra de Santana

 

Barra de Santa Rosa

 

Barra de São Miguel

 

Bayeux

 

Belém

 

Boa Vista

 

Boqueirão

 

Borborema

 

Caaporã

 

Cabaceiras

 

Cabedelo

 

Cacimba de Dentro

 

Caiçara

 

Caldas Brandão

 

Camalaú

 

Campina Grande

 

Capim

 

Caraúbas

 

Casserengue

 

Caturité

 

Conde

 

Congo

 

Coxixola

 

Cruz do Espírito Santo

 

Cubati

 

Cuité

 

Cuité de Mamanguape

 

Cuitegi

 

Curral de Cima

 

Damião

 

Dona Inês

 

Duas Estradas

 

Esperança

 

Fagundes

 

Frei Martinho

 

Gado Bravo

 

Guarabira

 

Gurinhém

 

Gurjão

 

Ingá

 

Itabaiana

 

Itapororoca

 

Itatuba

 

Jacaraú

 

João PessoaJuarez Távora

 

Juazeirinho

 

Juripiranga

 

Lagoa de Dentro

 

Lagoa Seca

 

Logradouro

 

Lucena

 

Mamanguape

 

Marcação

 

Mari

 

Massaranduba

 

Mataraca

 

Matinhas

 

Mogeiro

 

Montadas

 

Mulungu

 

Natuba

 

Nova Floresta

 

Nova Palmeira

 

Olivedos

 

Parari

 

Pedra Lavrada

 

Pedras de Fogo

 

Pedro Régis

 

Picuí

 

Pilar

 

Pilões

 

Pilõezinhos

 

Pirpirituba

 

Pitimbu

 

Pocinhos

 

Puxinanã

 

Queimadas

 

Remígio

 

Riachão

 

Riachão do Bacamarte

 

Riachão do Poço

 

Riacho de Santo Antônio

 

Rio Tinto

 

Salgado de São Félix

 

Santa Cecília

 

Santa Rita

 

Santo André

 

São Domingos do Cariri

 

São João do Cariri

 

São João do Tigre

 

São José dos Cordeiros

 

São José dos Ramos

 

São Miguel de Taipu

 

São Sebastião de Lagoa de Roça

 

São Sebastião do Umbuzeiro

 

São Vicente do Seridó

 

Sapé

 

Serra Branca

 

Serra da Raiz

 

Serra Redonda

 

Serraria

 

Sertãozinho

 

Sobrado

 

Solânea

 

Soledade

 

Sossêgo

 

Sumé

 

Tacima

 

Taperoá

 

Tenório

 

Umbuzeiro

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Perfis ligados ao PT usam vídeos com IA para turbinar ataques contra Motta e Congresso nas redes

Foto: Reprodução/IA

A crise gerada pelo aumento do Imposto de Operações Financeiras (IOF) desencadeou uma batalha no campo digital entre governo e oposição. Contas ligadas ao PT vêm disseminando a divulgação de vídeos produzidos por Inteligência Artificial (IA) que classificam o Congresso Nacional como “inimigo do povo”, e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), como “Hugo Nem Se Importa”.

Relatório da consultoria Bites feito a pedido do GLOBO mostra que o movimento começou em 17 de junho, um dia após a reação do Congresso ao IOF começar a se desenhar. Os primeiros perfis que usaram termos como “Congresso inimigo do Povo” foram contas apócrifas petistas ou petistas de pouca expressão, que tentaram fazer colar o termo em Hugo Motta.

O pico da repercussão aconteceu na quarta-feira com 280 mil menções e 1,7 milhão de interações, segundo a Bites. A consultoria aponta que o governo conseguiu pautar o debate nas redes.

“Na prática, o governo conseguiu emplacar os temas tributários, e em especial reforçou de segunda pra cá, com pico ontem. Desde o dia 25, foram 1,02 milhões de publicações a linha argumentativa do governo, com engajamento de 6,03 milhões de interações”, diz o relatório.

Nesta nova onda de engajamento, vem se destacando perfis como do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de alguns influenciadores ligados ao governo, como Pedro Ronchi e o veículo Mídia Ninja, mas também nomes identificados com a esquerda como a ex-atleta Joanna Maranhão, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP).

A Mídia Ninja tem feito coro à defesa de taxar os super ricos e ao slogan “Congresso inimigo do povo”. Tanto no site quanto em um dos perfis na rede social, o grupo divulgou chamamento para a manifestação do próximo dia 10 contra o Congresso e a favor do governo.

Procurados, os donos desses perfis não se manifestaram.

O governo subiu o tom das críticas ao Congresso após a derrubada do decreto que previa o aumento do IOF, para aumentar a arrecadação, diante da dificuldade de fechar as contas públicas do ano dentro da meta estabelecida. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou a decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta, de pautar a derrubada do projeto como “absurda”.

Enxurrada de IA

A retórica do governo de embate ao Congresso de “ricos contra pobres” é endossada por perfis ligados ao PT nas redes sociais. Em seu perfil no Tiktok, o presidente do diretório do partido em Castilho (SP), Henrique Men, publicou um vídeo produzido por IA, narrada por uma voz artificial, que diz: “Esse Congresso Nacional é inimigo do povo pobre, os deputados da direita agem contra o povo, eles travam a PEC do fim da escala 6 por 1, eles travam o projeto de redução do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil, mas aumentam o próprio salário.” Perfis apócrifos petistas também movimentam a repercussão nas redes.

Os vídeos gerados por IA são produzidos, em sua maioria, pelo perfil “brasilsatiradopoder”, no Tiktok. O primeiro deles foi publicado há uma semana.

“Aprovamos mais deputados, mas barramos impostos para rico, porque empresário e político é que precisam de privilégio”, diz a figura de um deputado, no vídeo que já acumula mais de 30 mil curtidas.

O influenciador governista, Lázaro Rosa, esteve presente na reunião com líderes do PT nesta quarta. Em suas redes, ele divulgou alguns dos vídeos produzidos pela conta do Tiktok.

Um deles mostra um homem vestido de terno, como uma figura satírica, ao presidente da Câmara, intitulado de “Hugo Nem Se Importa”, em um jantar com empresários. “Um brinde ao Hugo Nem Se Importa, o herói do Brasil que segue a elite, e ignora o povo”, diz um empresário fictício no vídeo.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Lula volta da Argentina e completa 117 dias fora do Brasil

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou no início da noite de quinta-feira (3), por volta das 18h30, no Rio. O petista estava em Buenos Aires, na Argentina, onde participou da Cúpula do Mercosul. Soma 117 dias fora do Brasil desde o início do seu 3º mandato, em janeiro de 2023.

Lula chegou à Argentina na quarta-feira (2) e retornou na quinta-feira (3). Em vez de desembarcar em Brasília, voou direto para o Rio. A capital fluminense irá sediar a cúpula do Brics em 6 e 7 de julho.

Na Argentina, Lula defendeu o Mercosul. Disse que o bloco blinda seus integrantes de guerras comerciais (assista ao discurso). A declaração do brasileiro vai de encontro à posição de Javier Milei (La Libertad Avanza, direita). O presidente argentino sugeriu que o país pode deixar o bloco ao dizer ter escolhido o “caminho da liberdade”.

Foto: Poder 360

O petista também se reuniu com a ex-presidente argentina Cristina Kirchner (Partido Justicialista, esquerda). Ela está em prisão domiciliar depois de ser condenada por desvio de dinheiro público.

O encontro recebeu a autorização da Justiça da Argentina. Lula disse ser amigo de Kirchner e que foi prestar sua “solidariedade”. O brasileiro também pediu a libertação da argentina ao posar para fotos segurando um cartaz com a frase “Cristina libre”.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inusitado

Pesquisa revela que maridos estressam mais que três filhos juntos

Foto: reprodução

Para muitas mulheres, o esforço constante para manter tudo em ordem, sem apoio efetivo, acaba tornando o próprio casamento uma fonte de estresse.

Uma pesquisa realizada com mais de 7 mil mães nos Estados Unidos voltou a viralizar nas redes sociais nos últimos dias ao revelar um dado que tem gerado reflexões e polêmica: para muitas mulheres, os maridos são mais estressantes do que os próprios filhos. Segundo o estudo, publicado originalmente pela plataforma Today Moms, 46% das mulheres entrevistadas afirmaram que seus parceiros contribuem mais para o estresse cotidiano do que os filhos e em alguns casos, até dez vezes mais.

As conclusões vêm à tona num momento em que o debate sobre a sobrecarga feminina, especialmente no contexto da maternidade, tem ganhado força. O tema inclusive foi abordado na redação do Enem 2023, que propôs uma reflexão sobre a romantização do papel da mulher como cuidadora, função historicamente tratada como uma obrigação natural, um legado cultural e até uma “dádiva” religiosa.

“Mais trabalho que os filhos”

Entre os relatos das mães ouvidas na pesquisa, muitas afirmaram que os maridos “dão mais trabalho” do que as crianças. Algumas destacaram que, enquanto esperam comportamentos imaturos de filhos pequenos, se frustram ao encontrar atitudes semelhantes em adultos. “Podemos esperar que uma criança não entenda certas coisas, mas esperamos compreensão e paciência de nosso marido”, afirmou uma das entrevistadas.

Outros pontos levantados incluem a falta de participação nas tarefas domésticas, o peso mental da organização da casa e a falta de tempo livre. Para muitas mulheres, o esforço constante para manter tudo em ordem, sem apoio efetivo, acaba tornando o próprio casamento uma fonte de estresse.

Descompasso entre expectativas e realidade

A pesquisa revela também um descompasso entre o que mães e pais acreditam ser sua participação na criação dos filhos. Em um levantamento complementar feito com 1.500 homens, metade deles declarou que divide igualmente os cuidados com os filhos. No entanto, entre 2.700 mulheres ouvidas, 75% disseram que cuidam sozinhas de tudo.

Essa diferença de percepção evidencia um problema comum em muitos lares: falta de comunicação clara sobre responsabilidades e expectativas desalinhadas. Enquanto muitos pais dizem se sentir desvalorizados por não receberem reconhecimento, muitas mães relatam frustração por não contarem com um parceiro que contribua de fato.

O peso invisível da carga mental

Especialistas apontam que a chamada “carga mental”, ou seja, a responsabilidade de planejar, antecipar e organizar a rotina familiar, ainda recai majoritariamente sobre as mulheres. Isso reforça um padrão histórico que exige que elas desempenhem múltiplas funções simultaneamente, enquanto o envolvimento masculino, quando ocorre, ainda é muitas vezes visto como “ajuda”, e não como corresponsabilidade.

O estudo reacende uma discussão importante: como equilibrar a vida familiar de forma justa, empática e funcional. E, principalmente, como reconstruir o papel do pai como cooperador efetivo e não como figura secundária no cuidado com os filhos.

Embora cada família tenha sua dinâmica, a pesquisa, agora redescoberta nas redes, levanta um alerta sobre a necessidade de repensar papéis, expectativas e a divisão real de tarefas dentro de casa.

Roma News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Câmaras municipais devem incluir aposentadorias no cálculo de gastos com pessoal, orienta STN



					Câmaras municipais devem incluir aposentadorias no cálculo de gastos com pessoal, orienta STN

				A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) editou uma nota técnica para orientar as câmaras municipais sobre as novas regras de cálculo do limite de despesas com pessoal inseridas na Constituição Federal através da emenda 109/2021.

A principal novidade é que todos os gastos com pessoal inativo e pensionistas, desde de 1º de janeiro de 2025, deverão ser incluídos no cálculo do limite de despesas do Poder Legislativo. Antes, essas despesas eram excluídas da conta.

Agora, a soma dos gastos com vereadores, servidores ativos e inativos e pensionistas não poderá ultrapassar um percentual da receita tributária e das transferências recebidas no ano anterior, que variam de 3,5% a 7% dependendo da população do município.

Preocupação da CNM

Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a medida pode gerar erros de interpretação por ocorrer no meio do exercício financeiro vigente e com interpretação sendo retroativa aos fatos ocorridos desde janeiro de 2025.

A preocupação é que essa retroatividade possa gerar dificuldades de ajuste e até punições às câmaras municipais, como rejeição de contas e sanções por descumprimento de limites fiscais.

A Confederação também alertou que as deduções previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) — que permitiam excluir certas despesas com inativos — não podem mais ser aplicadas no novo cálculo.

Por isso, a CNM recomenda que os chefes dos Legislativos Municipais busquem orientação prévia junto aos Tribunais de Contas a que estão vinculados, além de suas assessorias contábeis e jurídicas, para esclarecer dúvidas específicas e alinhar procedimentos de cálculo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Alcolumbre irá apresentar proposta para restringir quem pode contestar decisão do Legislativo no STF

Foto: Andressa Anholete/Agencia Senado

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), irá apresentar uma proposta legislativa para restringir quem pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para contestar alguma lei votada no Congresso Nacional.

O tema, segundo Alcolumbre, é um “problema seríssimo” que precisa ser discutido “com urgência”. Trata-se de uma reação especialmente ao PSOL, partido conhecido por recorrentemente ir ao STF questionar leis aprovadas pelo Legislativo. No episódio mais recente, a sigla foi à Corte para tentar anular o decreto legislativo que derrubou do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Segundo pessoas próximas ao presidente do Senado, a ideia é que o critério obedeça à proporcionalidade partidária (proposta similar já passou na Câmara, entenda mais abaixo). Os detalhes ainda serão discutidos entre os líderes do Senado na próxima semana.

“Tem uma questão que nós temos que discutir, com urgência, no Congresso brasileiro, em relação aos legitimados que podem acessar o Supremo Tribunal Federal para questionar qualquer lei votada no Congresso. Esse é um problema seriíssimo que nós temos no Brasil”, afirmou Alcolumbre, em sessão plenária nesta quarta-feira, 2. “Todo mundo pode acessar o Supremo e depois ficam as críticas aqui em relação às decisões do Poder Judiciário brasileiro, da Suprema Corte.”

Na leitura de parlamentares do Centrão, o PSOL age como uma “linha secundária” do governo e é usado como artífice para não atribuir o PT a pecha de contestador das decisões do Legislativo.

Apenas neste ano, o PSOL já foi a Supremo para questionar, entre outras coisas, a resolução aprovada pelo Congresso Nacional para regulamentar a execução das emendas parlamentares e a suspensão da ação contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ).

O PSOL é também autor de outras ações que causaram atrito entre os Poderes Judiciário e Legislativo. É o caso do julgamento que avalia a descriminalização do aborto em até 12 semanas de gestação e e da decisão da Corte em suspender resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) que proibia médicos de realizarem o procedimento de assistolia fetal em gestações com mais de 22 semanas resultantes de estupro.

Como mostrou o Estadão em 2023, líderes do Congresso já discutiam uma proposta similar. A ideia era criar uma espécie de “trava” para impedir ou dificultar que partidos com poucos representantes no Legislativo recorreram ao STF para invalidar atos do Congresso.

Um projeto de lei chegou a tramitar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados no final de 2023, mas acabou sem ser votada. Naquele texto, apenas partidos que alcançassem o número mínimo de 15 deputados poderiam ir ao STF.

Na atual composição da Câmara estariam impedidos de ir ao STF nessa regra a federação PSOL-Rede (14 deputados) e o Novo (cinco deputados). Esse trecho levou ao deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) apresentar uma emenda para barrar essa alteração.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

Tiroteio deixa uma pessoa morta e duas feridas, em Cabedelo, na Paraíba

Carro onde vítimas estavam foi atingido por balas durante o tiroteio, em Intermares — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução

Um tiroteio deixou um homem morto e dois feridos no início da tarde desta quinta-feira (3), no bairro de Intermares, em Cabedelo, na Grande João Pessoa. Duas das vítimas não sofreram ferimentos sérios, mas a terceira foi atingida na cabeça e morreu a caminho do Hospital de Trauma. De acordo com a Polícia Militar, dois homens suspeitos de envolvimento no crime foram presos, mas liberados após não terem sido reconhecidos pelas vítimas.

Segundo a Polícia Militar, os três homens baleados trabalhavam em um condomínio às margens da BR-230 e estavam indo almoçar quando foram atacados a tiros. Toda a lateral do veículo onde as vítimas estavam foi atingida por tiros. Conforme a PM, a motivação do crime foi o fato de dois dos homens terem mudado de uma facção para outra.

De acordo com testemunhas, as vítimas foram atacadas em um ponto mais a frente de onde o carro foi encontrado pela polícia, mas teriam tentado fugir do tiroteio e pedir socorro quando foram atingidas.

A vítima atingida por um tiro na cabeça foi socorrida pelo Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) e encaminhada para o Hospital de Trauma de João Pessoa, mas não resistiu e morreu antes de chegar ao hospital. Os outros dois homens atingidos passaram por cirurgia e se encontram com estado de saúde estável.

Segundo a Polícia Militar, uma das vítimas com ferimenos leves e a vítima que não resistiu possuem passagem pela polícia e respondem por crimes como porte ilegal de arma de fogo, roubo, tráfico de drogas e receptação. A terceira vítima não tem passagem pela polícia.

O veículo de onde os tiros teriam sido disparados foi apreendido na Zona Sul de João Pessoa, com dois homens suspeitos de envolvimento no crime, que foram liberados após não terem sido reconhecidos pelas vítimas. A Polícia Civil vai dar continuidade à investigação, com a realização de uma perícia no local e no carro que foi alvo dos tiros.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Preços das apostas das Loterias Caixa aumentam a partir de 9 de julho


Foto: Reprodução / Fenae

As apostas das Loterias Caixa aumentam a partir de 9 de julho. O reajuste atinge as modalidades Dupla Sena, Quina, Lotofácil, Mega-Sena, Loteca e Super Sete.

De acordo com a Caixa, o reajuste busca ampliar premiações e fortalecer repasses sociais, contribuindo para o desenvolvimento do país.

“A atualização tem como objetivo manter a sustentabilidade das modalidades, ampliar os valores das premiações e aumentar os repasses sociais que beneficiam milhões de brasileiros”, informa o banco, em comunicado.

Confira abaixo o cronograma de ajuste e os novos valores por modalidade:

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Judiciário

TJPB escolhe novo nome para recompor lista tríplice do TRE-PB

Em sessão administrativa realizada nessa quarta-feira (2), o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) definiu a inclusão de um novo nome na lista tríplice destinada à vaga de membro suplente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), na categoria jurista.

O advogado Cecílio da Fonseca Vieira Ramalho Terceiro foi o escolhido para integrar a relação, em substituição a Francisco Glauberto Bezerra Júnior, cujo mandato de dois anos chegou ao fim.

Com a atualização, a lista que será encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passa a ser composta pelos advogados Cecílio da Fonseca Vieira Ramalho Terceiro, Osmando Formiga Ney e Alysson Filgueira Carneiro Lopes da Cruz.

A sessão foi conduzida pelo presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

VÍDEO: Manifestantes de movimentos sociais invadem sede do Itaú pedindo taxação de super-ricos

Manifestantes membros de movimentos sociais invadiram, com faixas e cartazes, a sede do Itaú localizada na Avenida Faria Lima, zona oeste de São Paulo, exigindo justiça tributária e maior taxação de milionários no Imposto de Renda.

A ocupação aconteceu na manhã desta quinta-feira (3/7). O ato foi organizado pelo MTST e pela Frente Povo Sem Medo.

Os ativistas carregam faixas com as seguintes mensagens: “O povo não vai pagar a conta”, “Chega de mamata” e “Taxação dos super ricos já!”. Em nota, a Frente afirmou que o objetivo da manifestação é exigir “justiça tributária, [a] inclusão dos milionários no imposto de renda e do povo no orçamento”.

Com informações de Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Paraíba tem risco moderado de deslizamentos nesta quinta (03), alerta Cemaden

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)emitiu, nesta quinta-feira (03), um alerta de risco moderado para deslizamentos de terra em áreas urbanas dos municípios de João Pessoa e Bayeux. A previsão se baseia nos altos volumes de chuva acumulados nos últimos dias, especialmente nas últimas 24 horas, quando foram registrados mais de 70 milímetros de precipitação em alguns pontos da região.

Segundo o Cemaden, as áreas afetadas possuem alta suscetibilidade e vulnerabilidade geológica, o que aumenta a chance de movimentos de massa, deslizamentos em encostas e quedas de barreiras ao longo de estradas e rodovias. A situação é agravada pela continuidade das chuvas ao longo do dia, com possibilidade de pancadas intensas em períodos curtos.

A recomendação é que os moradores de áreas de risco fiquem atentos a sinais como rachaduras em paredes, inclinação de postes ou árvores e barulhos incomuns no solo. Em caso de emergência, devem acionar imediatamente a Defesa Civil Municipal pelo número 199.

A previsão faz parte do boletim diário do Cemaden, que monitora riscos geo-hidrológicos em todo o país. Além da Paraíba, também foram identificadas situações de risco em estados como Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.