Foto: Reprodução
O senador paraibano, Veneziano Vital do Rego (MDB) se reuniu nesta quarta-feira (6) com o Ministro Chefe da Casa Civil, Rui Costa. Após o encontro, Rui assegurou ao parlamentar que nenhum município brasileiro terá menos repasses neste ano do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
“Estamos trazendo em primeira mão, para tranquilizar os amigos prefeitos e as amigas prefeitas da Paraíba, a informação do Ministro da Casa Civil, Rui Costa, do compromisso do Governo Federal em garantir que nenhum município brasileiro receba em 2023 menos recursos do FPM em relação ao que foi recebido em 2022”, disse o senador.
Greve dos prefeitos
No mês passado, mais de 200 municípios paraibanos participaram de um ato municipalista em defesa dos municípios e pela reposição de perdas nos repasses.
A mobilização, encabeçada pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) contou com o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), e aconteceu nesta quarta na Praça João Pessoa, em frente à Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), em João Pessoa.
Dados da CNM apontam que 51% dos municípios enfrentam dificuldades financeiras, especialmente pela queda de FPM e atrasos em outros repasses, como os royalties de minerais e petróleo. Ainda segundo o levantamento, a cada R$ 100 que são arrecadados por pequenos municípios, R$ 91 são utilizados para o pagamento de pessoal e o custeio da máquina pública.
A Famup destaca que a crise vem se agravado porque houve quedas recentes de receitas relevantes, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), além dos atrasos em emendas parlamentares federais e do aumento das despesas de pessoal, custeio e investimentos.
Blog do BG PB
Comente aqui