STF

MEC não sabe como cumprir decisão de Gilmar sobre cursos de medicina

MEC não sabe como cumprir decisão de Gilmar sobre cursos de medicina

O Ministério da Educação não sabe como cumprir a decisão do ministro Gilmar Mendes (foto), do STF, que travou a abertura de novos cursos de medicina no país, diz a Folha.

A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, vinculada ao MEC, não conseguiu fornecer dados sobre o número de procedimentos para a abertura de cursos que foram iniciados com base em liminares judiciais. Além disso, não há informações sobre quantos estariam em fase inicial de análise. De acordo com decisão do STF, esses processos devem ser interrompidos.

A Lei do Programa Mais Médicos estabeleceu a exigência de chamamento público para a criação dos cursos.

O mecanismo serve para o governo avaliar em quais regiões há demanda de profissionais e necessidade de oferta de vagas no ensino.

A decisão de Gilmar ainda precisa passar por sessão com outros ministros.

O Antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Após Leo confirmar voto em Nabor, Republicanos fecha apoio à sua reeleição em João Pessoa

Após Leo confirmar voto em Nabor, Republicanos fecha apoio à sua reeleição em João Pessoa

Após o prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSDB) confirmar seu segundo voto no candidato Nabor Wanderley ao Senado, o ex-prefeito de Patos e presidente do Republicanos na Paraíba revelou o apoio do seu agrupamento à reeleição de Léo em 2028.

Após o prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSDB) confirmar seu segundo voto no candidato Nabor Wanderley ao Senado, o ex-prefeito de Patos e presidente do Republicanos na Paraíba revelou o apoio do seu agrupamento à reeleição de Léo em 2028.

“O Republicanos sempre esteve no palanque de Léo, todas as vezes que ele foi candidato. O prefeito Léo, pode contar com o nosso partido que nós estaremos juntos com Léo na sua reeleição em 2028 quando ele for candidato à reeleição”, declarou.

O sertanejo confirmou que o assunto foi amplamente discutido dentro do partido para ampliar a parceria construída com Léo. “Nós dialogamos sobre isso. Na verdade, nós estamos ampliando essa parceria que foi construída lá atrás”, afirmou Nabor.

O primeiro voto do grupo do ex-prefeito Léo Bezerra para o Senado será em Veneziano Vital do Rêgo que concorre à reeleições na campanha 2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

VÍDEO: “NA FRENTE DA FILHA” Homem é assassinado quando levava criança para escola em PE

Um homem foi morto a tiros na manhã desta segunda-feira (17), no bairro Loteamento Recife, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

Segundo informações de moradores, a vítima estava levando uma criança para a escola quando um carro se aproximou. Ocupantes do veículo efetuaram disparos contra o homem, que não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Juízes do TRE-PB Rodrigo, Márcio e Benedito se declaram suspeitos e operação Xeque-Mate vai para TJ

O magistrado Rodrigo Clemente declarou impedimento para participar do julgamento de um processo relacionado à Operação Xeque-Mate no TRE-PB. Ele informou que já havia atuado como advogado de réus no processo.

Em seguida, o presidente do tribunal, Márcio Murilo, declarou suspeição por foro íntimo e deixou a presidência da sessão. Segundo ele, havia dois réus diante dos quais não se sentia à vontade para julgar.

A condução passou para João Benedito, que também declarou impedimento por ter participado de dois processos relacionados à operação na Justiça comum. Com isso, a presidência do julgamento ficou sob responsabilidade do desembargador Kéops de Vasconcelos

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

PESQUISA BTG/NEXUS: Para 42%, governo Lula é ruim ou péssimo; 34% consideram ótimo ou bom e 23% regular

A pesquisa BTG/Nexus divulgada nesta segunda-feira (17), mostra que 42% dos eleitores avaliam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ruim ou péssimo. Na pesquisa anterior, de 10 de agosto, eram 44%, uma variação dentro da margem de erro. Já 34% consideram o governo ótimo ou bom, mesma taxa do levantamento da semana passada.

Os que avaliam o governo como regular somam 23%, ante 21% na pesquisa anterior. Outros 1% não sabem ou não responderam.

A avaliação do governo Lula é melhor entre mulheres, pessoas com 60 anos ou mais e eleitores que estudaram até o ensino fundamental. Já a avaliação é pior entre homens, pessoas de 41 a 59 anos e quem tem ensino superior.

Sobre o desempenho pessoal de Lula, 48% desaprovam o petista e 47% aprovam. Na pesquisa anterior, eram 49% de desaprovação e 46% de aprovação. Outros 5% não sabem ou não responderam.

Metodologia

A Nexus ouviu 2.003 pessoas com 16 anos ou mais, por telefone, entre 14 e 16 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o código BR-03317/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

PF apreende R$ 1 mil em notas falsas enviadas para Campina Grande

Divulgação

A Polícia Federal apreendeu R$ 1 mil em notas falsas nesta segunda-feira (17), em Campina Grande, na Paraíba. As cédulas foram enviadas ao município por meio de uma encomenda, interceptada pela polícia durante as investigações.

Após identificar o destinatário, a PF cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência dele. A ordem foi expedida pela 16ª Vara Federal da Paraíba.

Também foi determinada a quebra do sigilo telemático do suspeito, para investigar a origem e a circulação das notas. Ele poderá responder pelo crime de moeda falsa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

VÍDEO: Adolescente de 13 anos é agredido com pedaço de madeira após bola bater em portão de casa

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Portal BG PB (@blogdobgpb)

Um adolescente de 13 anos foi agredido com um pedaço de madeira após uma bola bater no portão de uma casa, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. O caso aconteceu na noite do último sábado (15).

Imagens mostram o suspeito partindo para cima de três crianças com um pedaço de madeira. Segundo testemunhas, o morador da casa se irritou após a bola usada pelos garotos durante uma brincadeira atingir o portão e saiu para intimidá-los.

Um dos meninos foi atingido no pescoço. Já o adolescente de 13 anos sofreu fraturas no braço e nas pernas ao tentar se proteger.

De acordo com a Polícia Civil da Bahia (PCBA), o adolescente recebeu atendimento médico. Após a agressão, a mãe foi comunicada e levou o filho à delegacia para registrar um boletim de ocorrência. O caso segue sendo investigado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

VÍDEO: “LEAL” Lula diz que pode mentir para qualquer presidente do mundo, menos para quem confia nele

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Portal BG PB (@blogdobgpb)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, neste domingo (16), durante o primeiro evento de campanha em busca da reeleição à Presidência da República, que pode “mentir para qualquer presidente do mundo”, mas que não poderia fazer o mesmo com as pessoas que confiam nele.

“Eu posso mentir para qualquer pessoa do mundo. Eu posso mentir para qualquer presidente do mundo, mas eu não tenho direito a mentir para aqueles que confiam em mim, para aqueles que gostam de mim. Então, podem ter certeza da minha lealdade de vocês”, declarou durante discurso no Estádio 1° de Maio, em São Bernardo.

A declaração repercutiu nas redes sociais e foi alvo de críticas, principalmente por ocorrer em meio aos discursos do próprio presidente contra a disseminação de mentiras e do ódio na política.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Ex-auxiliar de Cícero deixa Prefeitura de João Pessoa e adere à base de Lucas Ribeiro

Foto: divulgação

A ex-secretária de Planejamento de João Pessoa Daniella Bandeira deixou, neste domingo (16), a gestão do prefeito Leo Bezerra (PSDB) e passou a integrar a base política do governador Lucas Ribeiro (PP), que disputa a reeleição ao Governo da Paraíba.

Daniella ocupava, desde 2021, a coordenação municipal do Patrimônio Histórico. Com a saída da administração municipal, ela deverá atuar na campanha de Lucas Ribeiro e ser uma das coordenadoras da candidatura na Grande João Pessoa.

Antes, Daniella participou da gestão do ex-prefeito Luciano Cartaxo, quando comandou a Secretaria de Planejamento da capital. Na época, chegou a ser considerada pré-candidata à Prefeitura de João Pessoa, mas Cartaxo optou por indicar Edilma Freire, então secretária de Educação.

Posteriormente, Daniella passou a apoiar o então prefeito Cícero Lucena e permaneceu na administração municipal, assumindo a coordenação do Patrimônio Histórico em 2021.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

BTG/NEXUS: Lula e Flávio Bolsonaro empatam tecnicamente em eventual 2º turno

Ricardo Stuckert / PR e Estadão Conteúdo

O presidente Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) aparecem tecnicamente empatados em um eventual segundo turno das eleições de 2026, segundo pesquisa Nexus realizada para o BTG Pactual. Lula tem 47% das intenções de voto, contra 44% de Flávio. Como a margem de erro é de 2 pontos percentuais, a diferença está dentro do intervalo estatístico da pesquisa.

Ainda sobre o confronto entre Lula e Flávio em eventual segundo turno, 8% dos entrevistados disseram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos dois, enquanto 1% não soube ou não respondeu.

Lula x Caiado, Zema e Renan

A pesquisa também testou outros três cenários. Contra Ronaldo Caiado (PSD), Lula aparece com 45%, ante 42% do ex-governador de Goiás. Brancos, nulos ou nenhum dos candidatos somam 11%, e 2% não souberam ou não responderam.

Contra Romeu Zema (Novo), Lula tem 46%, contra 41% do ex-governador de Minas Gerais. Nesse cenário, 11% votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos, e 2% não souberam ou não responderam.

Já contra Renan Santos (Missão), Lula registra 47%, ante 36% do adversário. Brancos, nulos ou nenhum dos dois somam 14%, enquanto 3% não souberam ou não responderam.

Primeiro turno

No primeiro turno, Lula lidera com 41%, seguido por Flávio Bolsonaro, com 36%. O ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD) aparece com 5%, enquanto Renan Santos (Missão) e Romeu Zema (Novo) têm 4% cada. Augusto Cury (Avante) e Samara Martins (UP) registram 1% cada.

Metodologia

O levantamento foi realizado entre os dias 14 e 16 de agosto, com 2.003 eleitores de todo o país. A pesquisa tem nível de confiança de 95%, margem de erro de 2 pontos percentuais e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-03317/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Com maior fundo eleitoral, PL é o partido que mais lançou candidatos às eleições de 2026

Pedro França/Agência Senado

O PL é o partido que tem mais candidatos nas urnas nas eleições de 2026, segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A campanha começou oficialmente neste domingo (16) e os candidatos já podem pedir voto aos eleitores.

As informações foram levantadas pelo Estadão com a base de dados do TSE atualizada no sábado (15), às 19h30, após o término do prazo para o registro das candidaturas. A Justiça Eleitoral informou que a base não é definitiva e ainda será atualizada nos próximos dias.

O PL lançou 1.624 candidatos. O ranking é seguido por MDB (1.386), Republicanos (1.286), Novo (1.284) e Podemos (1.212). O PT aparece em sétimo lugar (1.095).

O Partido Liberal foi a legenda que mais recebeu dinheiro do fundo eleitoral. Dos quase R$ 5 bilhões, aproximadamente R$ 881,7 milhões foram entregues para a sigla, que distribui os recursos entre os candidatos.

O PL também é o partido com mais candidatos a deputado federal (534) e senador (33) nas urnas, o que demonstra a estratégia do partido em continuar apostando na eleição para o Congresso Nacional. A sigla tem as maiores bancadas na Câmara e no Senado atualmente.

Nas Assembleias Legislativas e Câmara Legislativa do Distrito Federal, o PL também lidera a quantidade de candidatos a deputados estaduais e distritais (977), seguido por MDB (851), Republicanos (770) e Podemos (724).

O PCO, por sua vez, tem mais candidatos a governador (18). O lançamento massivo de candidaturas aos executivos estaduais é uma tendência entre partidos mais à esquerda, pois o ranking é seguido por UP e PSTU. O PL lançou 13 candidatos a governador, e o PT registrou 12 candidaturas para esse cargo em 2026.

Pelas regras eleitorais, cada partido pode registrar candidatos no total de até 100% mais um do número de lugares a preencher para cada cargo, o que limita a quantidade de candidaturas registradas.

Jovem Pan

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.