Política

Cícero reúne equipe de governo para balanço de ações e apresentação de dois programas

Cícero Lucena reúne equipe de governo para balanço de ações e apresentação de dois programas da gestão
O prefeito Cícero Lucena reuniu a equipe de governo no fim da manhã desta sexta-feira (3), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), Água Fria, para apresentação da segunda etapa do Programa João Pessoa Conectada, o João Pessoa na Palma da Mão, e das atividades do Programa João Pessoa Sustentável. Já na abertura, o prefeito convocou todos os auxiliares para que trabalhem juntos e entreguem à população uma cidade cada vez mais inteligente e eficiente.

“Passamos de 50% do nosso tempo. Avançamos na maioria dos pontos e agora temos que dar tudo, toda capacidade em função desse projeto. Estamos com uma semente plantada e preciso da colaboração de todos. Pela minha inquietude, eu quero fazer mais. Se a cidade confiou através do voto que eu teria capacidade pra fazer a gestão, ao convidar cada um de vocês, eu confiei em vocês também. Eu nunca vi algo feito sozinho ser melhor do que o conjunto de pessoas realizando. Eu preciso de vocês para que a gente faça essa cidade mais justa, mais humana e mais solidária”, disse o prefeito Cícero.

O prefeito Cícero Lucena também tratou dos avanços da gestão, dos vários projetos em diferentes áreas como Administração e Planejamento, e destacou as conquistas na Educação, que vem mudando a realidade dos alunos da rede municipal com o auxílio da tecnologia. “As nossas crianças não tinham oportunidade de conhecer a tecnologia. Em dois anos estamos iniciando um curso de programadores digitais. Veja que mudança de paradigma. Coisas como essa não vêm sozinhas, não. Não é entregar um tablet a um aluno e dizer que agora você vai ser programador. É todo um conjunto de ações que foram planejadas, pensadas e decididas e está acontecendo. Eu tinha um sonho de ter a educação pública do município de João Pessoa igual ou melhor do que as melhores escolhas particulares. Hoje eu não digo mais que sonho, não. Hoje eu posso dizer que estamos fazendo, é realidade. Estamos fazendo uma gestão na educação com tecnologia”, afirmou.

Comitê Gestor – O Comitê Gestor do João Pessoa Sustentável (CGP) também participou do encontro. Presidido pelo prefeito, o Comitê auxilia órgãos da administração na implementação do Programa que está transformando a Capital e é coordenado pelo engenheiro Antônio Elizeu, que fez um balanço das ações, investimentos e trouxe as projeções para todo o ano. Integrante do Comitê, o secretário de Gestão Governamental e Articulação Política, Diego Tavares, falou da importância do trabalho e do envolvimento da equipe para a implementação do João Pessoa Sustentável.

“Desde o começo da gestão, o prefeito Cícero Lucena tem como prioridade o Programam que é tão importante para a cidade de João Pessoa. A prefeitura toda está envolvida no desenvolvimento desse Programa que vai permitir transformar em realidade aquilo que o prefeito Cícero Lucena sonhou há vinte anos. Na primeira gestão ele tirou o Lixão do Róger, que hoje vai se transformar num grande Parque para a cidade de João Pessoa. O Programa também vai permitir dar mais dignidade às famílias que estão em situação de risco, principalmente quando chove. É um Programa que está permitindo que a gente tenha a tecnologia acessível para dentro da prefeitura, mas principalmente para o cidadão que precisa do serviço, trazendo agilidade e mais economia. Essa reunião vem justamente para que a gente possa realizar cada vez mais e sempre trazendo melhorias para a população”, garantiu Diego Tavares.

João Pessoa Sustentável – O Programa tem o objetivo de promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental da cidade por meio da redução das desigualdades, da modernização dos instrumentos de planejamento urbano, da prestação de serviços e da administração pública e fiscal. Por meio de suas ações, moradores que vivem em área de risco no Complexo Beira Rio, por exemplo, serão reassentados e vão ganhar casa nova. Há várias soluções habitacionais a serem escolhidas por eles, como a transferência para os três conjuntos habitacionais que serão construídos na Avenida Beira Rio e cujas obras iniciam no segundo semestre. Além disso, todas as comunidades serão completamente urbanizadas.

João Pessoa Conectada – O Programa veio para facilitar a vida dos pessoenses. Com o investimento em tecnologia, todos os novos processos da Prefeitura tramitam on-line, isto é, sem a necessidade do papel. O sistema substituiu trabalhos manuais, demorados e repetitivos, por fluxos digitais, eficientes e automatizados. Com essa tecnologia, a Prefeitura reduziu o tempo de aprovação de processos em até 90% e acabou com a necessidade de o cidadão ir e vir para solicitar, anexar, assinar ou retirar documentos. A segunda etapa do Programa, o João Pessoa na Palma da Mão, vai aproximar ainda mais a gestão do cidadão, como explica o secretário de Administração, Valdo Alves.

“No João Pessoa Conectada temos o sistema de tramitação de processos eletrônicos, que a gente já fez isso em 2022 e começou o ano com todos os processos da prefeitura digitais. Agora estamos entrando na segunda fase, pelo respeito que a prefeitura tem pela população de João Pessoa, a gente vai ter um serviço mais fácil, com uma comunicação muito mais ágil para o cidadão com o município. Em um simples aplicativo, em um simples toque no celular, o cidadão entra em comunicação com a prefeitura pedindo o que precisar de serviços, certidão, alvará, entre outros procedimentos. Tudo isso na palma da mão”, explicou o secretário de Administração Municipal.

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Sem Jair Bolsonaro, Michelle é a mais forte contra Lula em 2026, indica Genial Quaest

Foto: Divulgação

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro é a melhor candidata para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026 se o ex-presidente Jair Bolsonaro não puder concorrer, indica pesquisa Genial/Quaest. Michelle foi apontada por 28% dos entrevistados, seguida pelos governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (24%); do Paraná, Ratinho Júnior (10%); de Minas Gerais, Romeu Zema (7%); e de Goiás, Ronaldo Caiado (5%).

Entre os possíveis candidatos, Michelle foi a mais indicada no Nordeste (31%), no Sul (26%) e no Centro-Oeste/Norte (33%). No Sudeste, Tarcísio (33%) foi o vencedor.

Disputa entre Lula e Tarcísio

Caso Bolsonaro apoie Tarcísio em 2026, em uma disputa com Lula, a maioria dos entrevistados (46%) sinalizou que votaria no atual presidente – contra 40% que escolheriam o governador de São Paulo.

Entre os que afirmaram que não conhecem Tarcísio, 55% indicaram que votariam em Lula, mas 24% disseram que ainda assim optariam pelo governador. No recorte pelo voto no segundo turno de 2022, 37% dos que votaram branco, anularam ou não foram votar escolheriam Tarcísio, 32% Lula e 23% voltariam a votar em branco anular ou se abster.

Lula receberia 50% dos votos femininos consultados e 43% dos masculinos. Já Tarcísio, 33% dos votos femininos e 46% dos masculinos. O atual presidente sairia vitorioso entre os católicos (54%), mas perderia entre os evangélicos (33%).

Na análise por regiões, Lula só sairia vitorioso no Nordeste (66%). Tarcísio registraria preferência no Sudeste (45%), Sul (46%) e Centro-Oeste/Norte (43%).

Nos grupos por salários, Lula teria maioria entre os que recebem até dois salários mínimos (58%) e entre dois e cinco salários mínimos (45%). Entre os que recebem mais de cinco salários mínimos, a preferência seria por Tarcísio, com 50% dos entrevistados.

A pesquisa Genial/Quaest realizou 2.045 entrevistas presenciais e tem margem de erro estimada de 2,2 pontos porcentuais. A coleta ocorreu entre os dias 2 e 6 de maio, com brasileiros com 16 anos ou mais, em todos os Estados.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Travado desde 2023, sistema do governo poderia ter evitado mortes durante enchentes no RS

Chuvas no RS: sobe para 107 o número de mortos em todo o estado | CNN BrasilFoto: Reprodução

Desde 2023 o governo federal tem um programa pronto para alertar desastres ambientais no país. No entanto, nunca o colocou em prática. A ferramenta prevê um alcance maior de mensagens enviadas por SMSAgora, a tragédia do Rio Grande do Sul fez com que o plano para colocar a atualização em prática fosse acelerada.

A nova tecnologia traz vantagens, como não precisar de cadastro prévio dos consumidores; alcance instantâneo dos celulares das pessoas que estiverem em uma região de risco; alarme com aviso sonoro mesmo quando o celular estiver em modo silencioso; e sobreposição da mensagem de alerta na tela do aparelho celular, independentemente do conteúdo que estiver em uso.

De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), as redes de telecomunicações móveis em funcionamento no país e que contam com a tecnologia 4G e 5G estão preparadas para a nova solução de alertas de emergência. “A agência fez testes e atestou o funcionamento técnico”, detalhou.O uso efetivo depende das autoridades de defesa civil estaduais e municipais, responsáveis por gerir os riscos estabelecidos na Classificação e Codificação Brasileira de Desastres. A Anatel ponderou que há a necessidade de treinamento de servidores e um plano de comunicação adequado para que a população saiba as características do novo sistema e, assim, alertas não gerem pânico.

“Embora seja uma ferramenta de alto valor para prevenção, tem risco de ser usada indevidamente. Caso usada de forma indevida, como com conteúdos de desinformação, políticos ou mesmo para situações climáticas não severas, representariam o descrédito de uma nova tecnologia que vem para uma missão especial de salvar vidas”, exemplificou a Anatel.O objetivo do sistema é auxiliar as ações da Defesa Civil para mitigar os impactos de desastres ambientais. A população receberá de forma mais enfática e universal informações sobre riscos de enxurradas, enchentes, alagamentos, chuvas fortes e vendavais.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

CBF marca reunião para decidir sobre paralisação do Campeonato Brasileiro

Sede da CBF, no Rio de JaneiroFoto: Reprodução

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, neste domingo (12), a convocação de um Conselho Técnico Extraordinário para o dia 27 de maio. A reunião vai tratar do futuro da Série A do Campeonato Brasileiro e contará com representantes de todos os 20 clubes.

De acordo com o comunicado da CBF, o principal tema do encontro será a situação dos clubes gaúchos e temas relativos à continuidade do Brasileirão.

A entidade que regulamenta o futebol nacional cita “aspectos técnicos das competições bem como a situação de registro e transferência de atletas, questões jurídicas com relação aos acessos às competições internacionais como Libertadores, Sul-Americana e Mundial de Clubes e questões de direitos de transmissão e patrocínio”.

A possibilidade de paralisação do Campeonato Brasileiro, defendida pelos clubes da Liga Forte União, além de alguns atletas que também já se manifestaram, não foi abordada no texto.

Os clubes gaúchos, afetados pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, tiveram os jogos adiados justamente até o dia 27 de maio, data da reunião. O Conselho técnico será realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

O Governo Federal, através do Ministério do Esporte, também solicitou a paralisação do Campeonato Brasileiro.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

Estudante paraibana é encontrada morta dentro de apartamento no Mato Grosso do Sul

Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul investiga o que pode ter causado a morte de uma estudante paraibana, encontrada sem vida dentro de um apartamento na cidade de Ponta Porã. Camila Arruda da Silva era natural de Itabaiana e estudava meidicina no Paraguai, em Pedro Juan Caballero, cidade que faz divisa com o Brasil.

De acordo com familiares, a suspeita é que a jovem enfrentava uma depressão. Ela foi encontrada desacordada por um amigo, que precisou arrombar a porta do apartamento para ter acesso. Uma perícia foi feita no local e constatou que o corpo de Camila não tinha sinais de violência, foram encontrados apenas alguns remédios.

Um inquérito foi aberto para investigar o caso e deve ouvir vizinhos da Camila, além de familiares paraibanos. Nenhuma linha de investigação está descartada.

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Haddad e Leite vão discutir suspensão da dívida de RS nesta segunda

ImagemFoto: REUTERS/Adriano Machado

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vai discutir com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), a possível suspensão da dívida do estado com a União nesta segunda-feira (13). A reunião deve ser por videoconferência, segundo o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.

O Ministério da Fazenda está debruçado sobre o assunto desde a semana passada para encontrar uma solução. A suspensão da dívida do RS já está posta, mas a dúvida seria quanto ao tempo da moratória: se até o fim deste ano ou por um período de três anos – que representaria um alívio no valor de R$ 10,5 bilhões.

Haddad já declarou que não se opõe ao mérito da medida, mas é necessário debater o formato da negociação, para não haver problemas jurídicos depois. Disse ainda que outra frente seria deixar a moratória em aberto para que o Executivo possa prorrogar se necessário.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Quaest: 55% acham que Lula não merece mais uma chance como presidente em 2026

ImagemFoto: Ricardo Stuckert/PR

Para 55% dos eleitores brasileiros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não merece, na eleição de 2026, mais uma chance de governar o país.

O dado consta em pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (13). O levantamento, feito presencialmente, ouviu 2045 pessoas, com 16 anos de idade ou mais, entre os dias 2 e 6 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.

Acha que Lula merece mais uma chance como presidente em 2026?

  • Não merece: 55%
  • Merece: 42%
  • Não sabe ou não respondeu: 3%

Recortes

A análise das respostas por região do país aponta que apenas no Nordeste a maioria disse achar que Lula merece mais uma chance.

  • Nordeste: merece (60%), não merece (38%), não sabe/não respondeu (2%)
  • Sudeste: não merece (63%), merece (33%), não sabe/não respondeu (4%)
  • Sul: não merece (59%), merece (39%), não sabe/não respondeu (2%)
  • Centro-Oeste/Norte: não merece (58%), merece (37%), não sabe/não respondeu (4%)

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inusitado

Pessoas traídas têm 9 vezes mais chance de trair, diz pesquisa

Foto: igor_kell/Getty Images

Chumbo trocado não doi? Dados de uma pesquisa conduzida por estudiosos da Universidade Estadual da Califórnia mostram que pessoas que já foram traídas ou desconfiam que são traídas têm cerca de 8,72 vezes mais chance de também trair.

Para chegar a essa conclusão, 2 mil pessoas casadas, entre homens e mulheres, foram entrevistadas sobre traição. As informações são do portal Daily Mail.

De acordo com os pesquisadores, isso acontece por conta de um fenômeno chamado de “intimidade de vingança”. A raiva e o ressentimento costumas ser as principais motivações, com o objetivo de causar no parceiro a mesma dor que ela sentiu.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Em quatro meses, mais de 20 mulheres já foram mortas na Paraíba, neste ano

 

Os primeiros quatro meses de 2024 já registraram a morte de 21 mulheres na Paraíba. Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social. Seis crimes estão sendo investigados como feminicídio, quando há relação com o gênero.

 

De acordo com os dados, sete mulheres foram assassinadas no mês de janeiro, sete no mês de fevereiro, duas em março e cinco em abril.

 

As mulheres vítimas de feminicídio nos primeiro trimestre de 2024 foram assassinadas nas cidades de Itaporanga, João Pessoa, Marizópolis, Paulista, Sousa e Bonito de Santa Fé.

Paraíba tem pior taxa de feminicídios do Nordeste

 

Em números absolutos, apesar de ter registrado crescimento nos casos de feminicídios, a Paraíba se posiciona como o quinto estado do nordeste com menos casos. No entanto, avaliando a taxa de feminicídios por 100 mil habitantes, de modo proporcional, a Paraíba lidera o indicador, apresentando o pior cenário.

Taxa de feminicídios no Nordeste

  • Paraíba 0,85
  • Pernambuco 0,78
  • Piauí 0,76
  • Bahia 0,70
  • Sergipe 0,67
  • Rio Grande do Norte 0,66
  • Maranhão 0,65
  • Alagoas 0,56
  • Ceará 0,45

 

No cenário nacional, 1.422 mulheres foram vítimas de feminicídio em 2023, uma média de quatro feminicídios por dias no Brasil. Apesar do número ainda alto, houve uma redução de 1,8% nos casos em relação a 2022.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Brasil tem 7ª maior inflação do G20 em 12 meses

Foto: Reprodução/Christine Roy – via Unsplash

O Brasil tem a 7ª maior inflação do G20 no acumulado de 12 meses até abril. O índice de preços do país fechou o período com alta de 3,7%. Está empatado com a Rússia.

O ranking do grupo é liderado pela Turquia, que tem inflação anualizada de 293,2%. Em seguida estão Argentina (69,8%) e Índia (7,9%). O levantamento foi enviado ao Poder360 pela agência Austin Rating.

O G20 reúne as 19 maiores economias do mundo mais a União Africana e a União Europeia.

Leia abaixo o resultado para as nações: 

alt

Em relação ao fim de 2023, o Brasil manteve a posição na lista dos países com a inflação mais alta. Ao fim do ano estava em 7º lugar com a taxa anualizada em 4,6%.

Os índices de inflação são usados para medir a variação dos preços. Ou seja, quanto vale o dinheiro de forma real. Em resumo, um produto que custava R$ 100 passa a custar R$ 110 se a inflação ampla variou em 10% para cima.

DE JANEIRO A ABRIL

O Brasil ocupa o 6º lugar no ranking da inflação acumulada ao longo de 2024 (de janeiro a abril). A taxa avançou 1,8% no intervalo.

O topo da lista é ocupado pela Argentina (66,7%). O top 3 termina com Turquia (18,7%) e Rússia (2,5%).

alt

INFLAÇÃO NO BRASIL

Medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação anualizada do Brasil caiu de 3,9% em março para 3,7% em abril. Foi a taxa mais baixa desde junho de 2023, quando era de 3,16%. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou os dados nesta 6ª feira (10.mai.2024).

A inflação mensal foi de 0,38% em abril. Acelerou 0,22 ponto percentual em comparação com março, quando foi de 0,16%.

alt

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Concurso

Empresa Paraibana de Comunicação terá novo concurso público; veja cargos

Concurso público da EPC divulga resultado final
Empresa Paraibana de Comunicação terá novo concurso público (Imagem: Divulgação)

Na edição deste sábado (11) do Diário Oficial do Estado da Paraíba, foi publicada a Portaria Nº 017/2024, que institui a Comissão Organizadora do 2º Concurso Público da EPC. O objetivo da comissão é coordenar, implementar, operacionalizar e acompanhar a execução dos procedimentos vinculados à realização do certame, para complementação do quadro de empregados da Empresa Paraibana de Comunicação S/A-EPC, em João Pessoa.

 

A portaria foi assinada pela Diretora-Presidente da EPC, utilizando as atribuições conferidas pelo Estatuto Social e pelo Regimento Interno da empresa, além da Lei nº 11.306/2019. O documento considera que no concurso realizado em 2 de abril de 2023, não houve aprovados para preenchimento das vagas nos empregos/cargos de Auxiliar de Serviços Gráficos, Cortador, Operador de Acabamento em Máquina de Cola, Técnico em Impressão em Máquina Offset e Técnico em Impressão em Máquina Rotativa, todos do Parque Gráfico da empresa.

 

Os colaboradores Joseane Simone de Oliveira Porto e William Pereira da Costa foram designados como Presidente e Vice-Presidente, respectivamente, da Comissão Organizadora.

 

A Comissão terá competência e poderes para coordenar, supervisionar e decidir qualquer questão relativa ao Concurso Público, nas suas fases de planejamento, organização, implementação e execução, bem como para assinar documentos necessários à realização do certame.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com T5

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.