Saúde

GORDINHOS PARA SEMPRE: Casais que vivem juntos por mais de um ano dobram o risco de engordar, revela estudo

Se as coisas vão bem, a vida a dois é como uma pizza: você engorda, não importa a hora que coma. Alguns estudos até indicam que a felicidade significa mais ganho de peso. Se as coisas derem errado, parece que podemos perder aqueles quilos extras na expectativa de “voltar ao mercado”.

Especialistas alertam que estudar o ganho de peso dos casais é um assunto particularmente difícil. Por um lado, geralmente há dados insuficientes sobre o consumo de alimentos a dois — nos ensaios apenas um de seus membros costuma participar a finco. Também não é fácil para os pesquisadores coletar informações sobre os hábitos que cada um tinha antes do relacionamento. Por fim, com a convivência costumam vir outros eventos vitais, como uma mudança de bairro, um novo emprego, outros amigos ou uma vida mais sedentária. Difícil calcular qual deles pode ser decisivo no ganho de peso.

Mas é possível chegar bem perto. Um dos primeiros estudo que associou a vida de casal ao ganho de peso foi publicado na revista Obesity. De acordo com os resultados, quanto mais tempo uma mulher passa em um relacionamento estável, mais quilos ela ganha. Para os homens, esse risco disparou nos dois primeiros anos de convivência e depois se estabilizou, mas as mulheres, alguns anos após começarem a viver juntos como casal, já dobravam o risco de obesidade em comparação com aquelas que ainda eram solteiras ou namoravam alguém.

A endocrinologista Ana de Hollanda, coordenadora da área de Obesidade da Sociedade Espanhola de Endocrinologia e Nutrição (GOSEEN), dá sua opinião sobre esse trabalho.

“O estudo mostrou que casais que começaram um relacionamento tinham tendência a ganhar peso, especialmente se a coabitação durou mais de um ano. É provável que uma situação mais estável facilite o ganho de peso, pois não estão procurando um parceiro. Provavelmente, o aumento da responsabilidade nos compromissos conjugais atrelado ao aumento da carga de trabalho, sedentarismo e estresse também podem explicar essas mudanças no peso.”

Para os autores era impossível apontar um único culpado. Em vez disso, eles indicaram uma série de mudanças na vida: horários e logística mais complicados que impossibilitavam dedicar tempo aos esportes ou a um estilo de vida mais ativo, mais refeições em restaurantes com amigos e mais tempo no sofá assistindo TV. Acima de todos esses fatores paira uma característica do ser humano: comer em boa companhia nos deixa eufóricos, então se estamos com alguém que come mais do que nós, provavelmente nos servimos porções maiores do que quando estamos sozinhos.

“Casal pede mais delivery para comer em casa”, confirma a nutricionista especialista em transtornos do comportamento alimentar e obesidade, Azahara Nieto. “E costumam pedir coisas que não são feitas em casa: pizza, hambúrguer, comida chinesa, sushi… tudo muito calórico” acrescenta.

O nutricionista Pablo Zumaquero, que acabou d epublicar o livro ‘Na segunda-feira já começo a dieta’ explica o porquê morar junto do companheiro é capaz de modificar os hábitos de alimentação.

“Diga-me com quem você mora e eu lhe direi como você come. O Junk food é mais agradável e se há um no casal que quer se cuidar e o outro não, o mais comum é que os maus hábitos vençam. Por outro lado, quando as pessoas vão morar juntas, as preocupações estéticas diminuem. Todo o peixe já está vendido.”

Para o especialista, o descontrole começa pelo lanche. “Pegue um vinho com batatas fritas como aperitivo ou assista a um filme da Netflix com sorvete e alguns biscoitos.”

Em 2016, outro teste mostrou que quanto mais feliz um casal era, mais gordos ficavam. Quem estava chateado ou prestes a sair de um relacionamento começou a lutar contra o excesso de peso, antes mesmo de pronunciar o clássico “precisamos conversar”. A pesquisa confirmou que casais que viviam juntos há mais de quatro anos dobravam o risco de excesso de peso em comparação com aqueles que não se sentiam muito à vontade com o relacionamento. Ao longo de quatro anos, os felizes ganharam em média quatro quilos.

“É um indicador de que as pessoas estão confortáveis ​​e priorizam o bem-estar sobre questões estéticas e físicas. Os menos felizes já estão motivados a sair no mercado e querem atrair um novo parceiro em potencial, então investem novamente na academia e cuidam mais da alimentação”, explica a professora de Psicologia da Hofstra University, e um dos coautores do estudo, Sarah Novak.

O ‘boicote’ do casal

Em casais é comum haver boicote. É assim que os nutricionistas entrevistados para esta reportagem chamam alguém que vai ao supermercado e compra tudo o que o outro não quer comer, ou alguém que insiste que faça duas refeições, porque não gosta de verduras, por exemplo.

“Na minha experiência, os boicotadores geralmente são homens, as mulheres são mais empáticas e facilitadoras, e estão mais acostumadas a cuidar da alimentação; é mais difícil para eles se adaptarem”, diz Azahara Nieto.

Em suas consultas, Pablo Zumaquero vê um padrão se repetir. Homens que comem mal e são ativos e mulheres que comem melhor, mas são sedentárias.

“Elas estão acostumadas a fechar a boca e a estar sempre de dieta. Os homens acreditam que não tem problema ir as vezes à academia.”

Zumaquero tem o hábito de iniciar suas consultas com uma pergunta: O que seu parceiro acha de você vir aqui? Segundo ele, as mudanças devem ser acordadas entre os três — médico e o casal.

“Sim, porque as mudanças têm que ser acordadas entre os três, eles e eu, e tenho que saber se estou pisando em terreno hostil. É muito difícil um casal fazer dieta”, diz a nutricionista, que prefere não recomendar mudanças muito radicais para evitar a rejeição.

A endocrinologista e nutricionista do Hospital Clínic de Barcelona, Ana de Hollanda, afirma que quando uma família faz dieta e emagrece, há um “contágio” para os demais que não foram submetidos a nenhuma dieta.

“Há dados espanhóis que comprovam isso. Se temos amigos que praticam esportes ou são obesos, é mais provável que também pratiquemos esportes ou sejamos obesos. Por isso, as intervenções para todo o grupo familiar podem ter um alcance maior do que as individuais.”

“O bom e o ruim se espalham e os hábitos são reeducados”, resume Nieto e alerta que nada será alcançado se as mudanças no estilo de vida não forem mantidas por mais de seis meses ou um ano. Outra questão é se os casais felizes querem deixar de ser felizes por perder alguns quilos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

Globo exibe dançarinas nuas e beijo lésbico em show de Madonna

ImagemFoto: Reprodução/TV Globo

A Globo não se furtou de mostrar a nudez das dançarinas de Madonna durante a apresentação da música Hung Up no show de encerramento da Celebration Tour na Praia de Copacabana neste sábado, 4. Com uma coreografia sensual, a cantora é vendada por um de seus dançarinos, que depois tiram suas blusas no palco. Homens e mulheres, então, exibem seus seios enquanto dançam.

A rainha do pop beija uma delas de língua ao final. Tudo, é claro, faz parte do repertório padrão de Madonna, que celebra seus 40 anos de carreira. As cenas foram ao ar em rede nacional próximo à meia-noite. A transmissão do show também foi feita pelo Multishow na TV paga e no streaming pelo Globoplay.

Com informações de Tela Plana – VEJA

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Lula e Moraes querem destruir a direita no Brasil, diz Bolsonaro

ImagemFoto: Sérgio Lima/Poder360

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou neste sábado (4.mai.2024) que o objetivo do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes é “destruir a direita no Brasil”. Bolsonaro não citou o magistrado nominalmente e se referiu a ele como “um juiz que preside o [TSE] Tribunal Superior Eleitoral”.

Bolsonaro participou do Space– podcast ao vivo no X (antigo Twitter)– do jornalista australiano Mario Nawfal. Durante sua participação, o ex-presidente afirmou que existe uma perseguição do governo federal e do Poder Judiciário contra políticos e perfis de direita.

Na visão de Bolsonaro, a imprensa tradicional é aliada da esquerda, enquanto as redes sociais são a única forma da direita combater as narrativas de seus adversários. Segundo o ex-presidente, o Judiciário mira as plataformas digitais só para calar as vozes de direita.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

Anitta e Madonna protagonizam cena de sexo oral em palco do Rio

ImagemFoto: Reprodução/TV Globo

A participação especial de Anitta causou furor no show de Madonna no Rio de Janeiro. As cantoras simularam uma cena em que ambas recebiam sexo oral no palco. Mais cedo, a diva americana já tinha agradecido por aprender a “pagar b*****e”.

A cena foi durante a apresentação da música Vogue. Madonna chamou Anitta e as duas começaram a dar notas para os modelos que se apresentavam. Em seguida, Madonna puxou a perna de Anitta e convidou os dançarinos para fazer a encenação de uma “chupada”.

O show no Rio de Janeiro marca o encerramento da Celebration Tour. O espetáculo, que passou por diversas cidades do mundo, é uma celebração dos 40 anos de carreira da artistas e passa pelos 14 discos de estúdio que lançou desde 1983.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Temporais no RS: Sobe para 62 o número de mortos

Cheia do Rio Taquari no Rio Grande do Sul — Foto: Diego Vara/Reuters

O número de mortos em razão dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul subiu para 62 neste sábado (4). Boletim divulgado pela Defesa Civil no início da noite de hoje.

A Defesa Civil soma 32.248 pessoas fora de casa, sendo 8.168 pessoas em abrigos e 24.080 desalojadas, na casa de familiares ou amigos. Ao todo, 235 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 351.639 mil pessoas.

“Esses números podem mudar ainda substancialmente ao longo dos próximos dias, na medida em que a gente consiga acessar as localidades e consiga ter a identificação de outras vidas perdidas”, diz o governador Eduardo Leite (PSDB).

Os temporais causaram danos também na infraestrutura viária do RS. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), 188 trechos de rodovias enfrentam algum tipo de bloqueio em razão disso. Do total, cinco trechos de rodovias federais e 28 trechos de rodovias estaduais sofrem bloqueio parcial. Os demais trechos enfrentam bloqueios totais.

O desastre ambiental também deixou cidades sem luz. Na manhã deste sábado, a Rio Grande Energia (RGE), concessionária de energia elétrica que atende parte do RS, divulgou que 296 mil clientes estão sem luz. A maioria desses clientes estão em áreas alagadas. As regiões mais afetadas são Vale do Taquari (92,1 mil), Metropolitana (88,4 mil), Vale do Rio Pardo, (43,8 mil), Vale dos Sinos (34 mil), Serra (12,4 mil), Planalto (11,7 mil), e Central (9,3 mil).

Em Porto Alegre, o nível do Guaíba superou a cota de inundação, transbordando e avançando sobre ruas e avenidas. A estação rodoviária da cidade foi inundada e 95% das viagens foram suspensas. Já o Aeroporto Salgado Filho foi fechado “devido ao elevado volume de chuvas”.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Celebridades

Prefeitura na PB cancela festa neste fim de semana após morte de influencer Alana Carla

A influenciadora era natural da cidade de Pocinhos, próxima a Campina Grande.

A modelo e influenciadora digital Alana Carla Guedes morreu ao cair de um viaduto em Campina Grande. Ainda não há muitas informações sobre o que ocorreu e as circunstancias da morte ainda estão sendo investigadas

A influenciadora chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel (SAMU), e levada para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, mas não resistiu devido à gravidade dos ferimentos.

A influenciadora era natural da cidade de Pocinhos, próxima à Campina Grande. A população da cidade toda ficou chocada com a notícia e a Prefeitura suspendeu todos os eventos da cidade no final de semana.

Alana e o pai Raul Guedes, trabalhavam numa agência de notícias em Campina Grande. A prefeitura também lançou uma nota de pesar pelo falecimento da influenciadora.

Nas redes sociais, a influenciadora foi lembrada pelos amigos como dona de uma alegria contagiante que espalhava.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

VÍDEO: Bebê é resgatado de helicóptero por telhado de casa durante enchente no RS

Imagens: Exército Brasileiro

Um bebê de dois anos foi resgatado por militares do Exército Brasileiro pelo telhado de casa em Bom Retiro do Sul, na Região do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (3). As imagens foram divulgadas neste sábado (4). Além dele, outras quatro pessoas que moravam na mesma casa foram retiradas do local em um helicóptero e levadas a um local seguro.

O resgate foi feito pelo segundo sargento do Exército Brasileiro, Andrwis Victor Nunes, e as imagens foram registradas pela câmera corporal do terceiro sargento Lucas Ferreira Leite. Eles fazem parte de um grupo que saiu de São Paulo para ajudar nos resgates no RS.

As imagens mostram que o militar precisou usar um tijolo para abrir um buraco no telhado e resgatar o grupo. De acordo com GZH, o local do resgate era de difícil acesso e havia temor de que o vento do helicóptero pudesse derrubar a família ou arremessar telhas.

57 pessoas morreram

O número de mortes causadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul chegou a 57 na última atualização divulgada pelo governo do estado, neste sábado (4). Com isso, o número de vítimas superou o total da última tragédia ambiental do RS, em setembro de 2023, quando 54 pessoas morreram.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

Criança de 8 anos é agredida na cabeça com golpe de foice na Paraíba; suspeito está foragido

Uma criança de apenas 8 anos foi agredida após um vizinho arremessar uma foice na direção do rosto do menino.

O suspeito que está foragido é o vizinho da vítima.

A criança foi atendida em uma unidade de saúde e levou vários pontos na testa.

Segundo o delegado de polícia, Ilamilton Simplício, os parentes da criança já prestaram depoimento. A agressão aconteceu quando a criança estava no quintal, cuidando dos porcos e batendo com um pedaço de madeira em uma árvore quando o vizinho ofereceu uma foice. Ao responder que não queria o objeto do idoso, ele arremessou a foice na direção do menino, atingindo a cabeça.

Ilamilton Simplício destacou que o suspeito não foi localizado pelos policiais militares, mas já instaurou inquérito e vai representar solicitando a prisão preventiva do suspeito. O caso aconteceu no final da tarde da quinta-feira (2).

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Bolsonaro é internado às pressas em hospital de Manaus; saiba mais

Bolsonaro estava em evento em Manaus.

Bolsonaro estava em evento em Manaus. (foto: reprodução)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) interrompeu sua agenda política em Manaus, ao ser levado às pressas para o Hospital Santa Júlia, na manhã deste sábado (4). A internação ocorreu após Bolsonaro ter seu segundo mal-estar, desde que chegou à capital do Amazonas, ontem (3), para lançar o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-A) como pré-candidato a prefeito de Manaus.

O líder nacional de oposição ao presidente Lula (PT) chegou ao hospital apresentando inchaço nas pernas, onde passa por baterias de exames e está sendo hidratado e medicado.

O primeiro desconforto foi sentido pelo ex-presidente ainda durante do dia de ontem, após ser recebido no aeroporto de Manaus e seguir em carreata para almoçar e passear de barco, no Rio Negro.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Candidato morre após teste de aptidão para concurso da Polícia Militar da Paraíba

Um homem de 30 anos faleceu após passar mal durante o Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso da Polícia Militar da Paraíba, realizado na última terça-feira (30) em João Pessoa. Gustavo Silva, concorria a uma vaga no Comando de Policiamento Regional I em Campina Grande e morreu na madrugada desta sexta-feira (3) em um hospital da capital.

Gustavo ficou internado por três dias e sua morte foi atribuída a uma condição chamada rabdomiólise, caracterizada por uma ruptura muscular que pode levar a lesões nos rins.

A comissão organizadora do concurso lamentou profundamente o ocorrido, informando que o candidato foi inicialmente socorrido pela equipe médica do certame e posteriormente encaminhado ao Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.

A organização do concurso esclareceu que, antes da prova de corrida, Gustavo apresentou um atestado médico comprovando sua aptidão para participar do teste, atendendo a um dos requisitos do edital. O homem deixou dois filhos, uma menina de cerca de 2 anos e um menino de aproximadamente 7 anos.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com MaisPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Paraíba envia equipamentos e brigadistas para operações de resgate no RS

Foto: Reprodução

A Paraíba enviou na noite desta sexta-feira (3), brigadistas e equipamentos de proteção para auxiliar na situação de emergência devido às chuvas intensas que assolam o Rio Grande do Sul. A iniciativa partiu do Consórcio Nordeste, que efetuou uma mobilização conjunta dos estados nordestinos para auxiliar nas operações de resgate e assistência as comunidades afetadas.

Em nota, a coalização afirma que os nove estados do nordeste deixam seus efetivos à disposição do governo do Rio Grande do Sul.

“Hoje, os nove governos do Nordeste deixam seus efetivos à disposição do Governo do Rio Grande do Sul para que juntos possamos combater os efeitos deste desastre natural que atinge nossos irmãos gaúchos”, declarou o Consórcio.

Confira os equipamentos enviados pela Paraíba:

– 2 viaturas tipo ABS: São veículos equipados com sistema de freios ABS (Antilock Braking System), que evita o travamento das rodas durante a frenagem, proporcionando maior controle e segurança ao dirigir. Essas viaturas são essenciais para acessar áreas alagadas e terrenos de difícil acesso durante operações de resgate em enchentes.

– 2 embarcações infláveis: Tratam-se de embarcações que possuem estruturas insufláveis, feitas de materiais como PVC ou borracha, as quais podem ser infladas para se tornarem flutuantes. São utilizadas principalmente em operações de resgate aquático, permitindo o deslocamento seguro das equipes de resgate em áreas inundadas ou de difícil acesso por meio terrestre.

– 2 equipes de salvamento: São grupos de profissionais treinados e capacitados em técnicas de resgate em situações de emergência, como enchentes, deslizamentos de terra, desabamentos, entre outros. Essas equipes são fundamentais para o resgate de vítimas, fornecimento de primeiros socorros e coordenação das operações de salvamento.

– 2 binômios certificados em restos mortais: São duplas compostas por cães especialmente treinados, chamados cães de busca e resgate, e seus condutores. Esses binômios são certificados em localização de restos mortais, ou seja, são habilidosos em encontrar corpos ou vestígios humanos em áreas de difícil acesso ou em meio a escombros após desastres naturais.

– 2 viaturas de canil: São veículos equipados para transporte de cães de resgate, os quais são utilizados em missões de busca e salvamento. Essas viaturas garantem o transporte seguro e adequado dos cães treinados para localização de vítimas em situações de emergência.

A governadora do Rio Grande do Norte e presidente do Consórcio Nordeste, Fátima Bezerra (PT) alertou para situação de emergência no Rio Grande do Sul.

“Falei agora há pouco com o Governador do RS, Eduardo Leite, para saber mais sobre a situação e passando informações sobre a colaboração dos estados do Nordeste estão enviando através dos comandos dos Bombeiros. A situação é dramática. Ele ficou muito comovido, agradeceu o gesto de solidariedade e apoio e estendeu o agradecimento a todos os governadores do Nordeste. É um momento de união e toda ajuda possível para que o povo gaúcho possa superar esse triste momento”, afirmou Fátima através do X, antigo twitter.

MaisPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.