Brasil

Consumo de ultraprocessados provoca 57 mil mortes por ano no Brasil, revela estudo

Um estudo realizado por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo), da Fiocruz e da Universidad de Santiago de Chile, publicado no American Journal of Preventive Medicine, pela primeira vez calculou o número de mortes prematuras (de 30 a 69 anos) associadas ao consumo de ultraprocessados no Brasil: são aproximadamente 57 mil óbitos por ano, com base em dados de 2019.

Só para se ter uma ideia, isso é mais do que o total de homicídios no país no mesmo período —foram 45,5 mil em 2019, segundo o Atlas da Violência— e do que a soma de mortes ao ano por câncer de pulmão (28,6 mil) e de mama (18 mil), os dois tipos de tumores que mais matam no país, segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer).

Os ultraprocessados são formulações industriais feitas com partes de alimentos e que geralmente contêm aditivos sintetizados em laboratório, como corantes, conservantes e aromatizantes: são guloseimas industrializadas, salgadinhos de pacote, refrigerantes, pizzas congeladas, salsichas, nuggets etc.

Existe um conjunto crescente de pesquisas robustas apontando que o consumo desses produtos está relacionado ao aumento de peso e ao risco de várias doenças não transmissíveis, como diabetes, problemas cardiovasculares e câncer. Os autores do artigo partiram desse acúmulo de evidências para construir um modelo que leva em conta os riscos do consumo de ultraprocessados e os associa a mortes em geral.

Embora estudos de modelagem anteriores tenham estimado os impactos na saúde dos chamados “nutrientes críticos” —como sódio, gordura saturada e açúcar—, ainda não havia nenhum que calculasse as mortes prematuras atribuíveis ao consumo de ultraprocessados em geral.

Mortes UPS - Denise Matsumoto/ O Joio e O Trigo - Denise Matsumoto/ O Joio e O Trigo
Imagem: Denise Matsumoto/ O Joio e O Trigo

Eduardo Nilson, pesquisador do Nupens (Núcleo de Pesquisas em Nutrição e Saúde) da USP e um dos autores do trabalho, aponta que, justamente pelo fato de os ultraprocessados afetarem o organismo de tantas formas, ele e seus colegas optaram por estimar as mortes por todas as causas —e não apenas por doenças determinadas.

Quando ele diz que o modelo inclui mortes por todas as causas, são todas mesmo, inclusive as não naturais. Isso pode parecer estranho à primeira vista, mas o autor explica: “Essa é uma forma de dimensionar a carga total de determinado fator de risco —nesse caso, o consumo de ultraprocessados— nas mortes totais na população desta faixa etária.”

Segundo o pesquisador, se não existisse nenhum consumo desses produtos, é claro que ainda haveria muitas mortes, já que pessoas continuariam sofrendo acidentes, sendo vítimas de homicídio, tendo doenças infectocontagiosas e até mesmo desenvolvendo doenças crônicas não transmissíveis, pois há muitos outros fatores de risco para elas. “Mas a ideia do estudo foi justamente estimar, entre as mortes prematuras por todas as causas possíveis, quantas são associadas ao consumo de ultraprocessados, pois os riscos relativos utilizados nos cálculos incorporam isso”, afirma ele.

Chegando aos números

Segundo a última Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE —que englobou os anos de 2017 e 2018—, em média, 19,7% das calorias ingeridas pelos brasileiros vêm de ultraprocessados. Se pensarmos em um consumo de duas mil calorias por dia para uma pessoa, seriam cerca de 400 calorias provenientes de ultraprocessados —o que equivale a um pacote de macarrão instantâneo, por exemplo.

Para criar o modelo que calcula as mortes, os pesquisadores utilizaram as informações da POF junto com dados demográficos e de mortalidade para 2019. Acrescentaram a isso os riscos relativos a cada faixa de consumo de ultraprocessados. Esses riscos, por sua vez, foram calculados com base em uma recente metanálise— uma pesquisa extensa que revisou sistematicamente vários estudos sobre a relação entre o consumo de ultraprocessados e o estado de saúde.

“As estatísticas sobre o consumo de ultraprocessados e o risco disponível na literatura científica geraram um percentual que multiplicamos pelas mortes totais, para descobrir quantas são atribuíveis ao consumo”, explica Nilson.

Ao todo, 541,1 mil pessoas de 30 a 69 anos morreram no Brasil em 2019. Desse total de mortes, consideradas prematuras, 57 mil, ou 10,5%, foram associadas ao consumo de ultraprocessados, segundo a estimativa do modelo. A maioria das mortes atribuíveis aos ultraprocessados ocorreu entre homens (60%). Em relação à faixa etária, os óbitos foram mais numerosos entre pessoas entre 50 e 69 anos (68%).

Os pesquisadores estimaram ainda os óbitos que poderiam ser evitados se o consumo total desses produtos por parte dos brasileiros diminuísse. Caso a população como um todo reduzisse a proporção de ultraprocessados na ingestão total de energia em 10%, 20% ou 50%, seriam poupadas 5,9 mil, 12 mil e 29,3 mil vidas por ano, respectivamente.

São três cenários em que o Brasil já esteve:

“Reduzir o consumo em 20% seria retornar ao que tínhamos há apenas uma década. Ou seja, se não tivesse havido aumento no consumo, hoje teríamos 12 mil mortes a menos por ano. Já a redução de 50% equivale ao consumo que tínhamos ainda antes, nos anos 1990. Se nós já tivemos consumo menor, então é factível voltar a isso”

Vidas poupadas ups - Denise Matsumoto/ O Joio e O Trigo - Denise Matsumoto/ O Joio e O Trigo
Imagem: Denise Matsumoto/ O Joio e O Trigo

Só que, em vez de diminuir, nosso consumo de ultraprocessados não para de crescer. “A gente vê uma tendência de crescimento dos ultraprocessados substituindo a dieta tradicional. Há vários motivos para isso, mas um fator determinante é, sem dúvidas, o preço: temos estudos mostrando que há uma tendência de redução nos preços dos ultraprocessados, enquanto o de alimentos frescos, in natura e minimamente processados está crescendo. Isso é muito cruel porque afeta principalmente as populações de menor renda, mais vulneráveis”, analisa o pesquisador.

Este ano, pela primeira vez, os ultraprocessados estão se tornando, na média, mais baratos do que os alimentos frescos.

O futuro é logo ali

Em alguns países de alta renda, como Estados Unidos e Canadá, os ultraprocessados já representam perto de metade do total de energia dietética consumida. O Brasil, com seus 19,7%, ainda não está lá. Mas o que acontece se o consumo continuar subindo?

Com o mesmo modelo utilizado na pesquisa, Nilson já fez estimativas nesse sentido. Se o Brasil se igualar ao México, onde a participação calórica de ultraprocessados é de 29,8%, as mortes atribuíveis a esse consumo podem praticamente dobrar, chegando a 113 mil.

Se chegarmos ao nível dos Estados Unidos (onde os ultraprocessados já representam em média 57% do consumo calórico), podemos ter, todos os anos, 194 mil mortes por conta desses produtos

aumento consumo ups - Denise Matsumoto/ O Joio e O Trigo - Denise Matsumoto/ O Joio e O Trigo
Imagem: Denise Matsumoto/ O Joio e O Trigo

Essas estimativas foram apresentadas recentemente à Rede Informas (uma rede global de organizações e pesquisadores que estuda sistemas alimentares, obesidade e doenças não transmissíveis).

Viva Bem – UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Astro da sinuca brasileira vira candidato a deputado e declara patrimônio de quase R$ 1 milhão

Foto: Reprodução

Considerado um dos principais nomes da sinuca brasileira, Baianinho de Mauá decidiu entrar na política e disputar uma vaga de deputado federal nas eleições de 2026. O jogador, que é filiado ao União Brasil (UB), concorre pelo estado de São Paulo.

Conhecido pelos fãs como “bruxo”, Baianinho afirma que pretende defender a transformação da sinuca em esporte e ampliar as oportunidades na área esportiva. “Vou lutar pela inclusão de toda população e por mais oportunidades em todos os esportes, inclusive a sinuquinha”, publicou nas redes sociais.

A entrada na política também rendeu comentários bem-humorados de seguidores. Entre as sugestões feitas ao candidato estão propostas como “projeto sinuca para todos” e “Minha Sinuca, Minha Vida”. Outros internautas, porém, reagiram negativamente à mudança de carreira. “Deixando de seguir a lenda da sinuca. Quando voltar pra coisa séria fala”, escreveu um deles.

Baianinho declarou um patrimônio de R$ 949. 000, considerando um apartamento, uma picape e suas contas correntes, e aparente no top 6 de famosos mais ricos a se candidatarem esse ano.

Correio 24h

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Frango “recheado” com smartwatches e carregadores é descoberto em revista de presídio na Paraíba

Imagem: TV Correio

Durante uma revista manual realizada nessa quarta-feira (19), policiais encontraram smartwatches e carregadores escondidos dentro de um frango que seria levado para um detento no presídio de Guarabira, no Agreste da Paraíba.

Os objetos estavam escondidos dentro do alimento e envolvidos em plástico para dificultar a identificação durante a fiscalização.

A mulher que teria levado a marmita foi presa e encaminhada para a delegacia, onde passará por todos procedimentos cabíveis.

A suspeita permanece à disposição da Justiça e deverá cumprir as medidas legais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inusitado

VÍDEO: Homem passa mal em motel e imagens compartilhadas em grupos de WhatsApp repercutem em João Pessoa

Uma situação inusitada registrada em João Pessoa, na Paraíba, acabou ganhando repercussão nas redes sociais após um vídeo ser compartilhado em um grupo de WhatsApp.

Segundo as informações que circulam, uma mulher teria gravado e enviado o vídeo para uma amiga depois que um homem passou mal dentro de um motel. Posteriormente, a amiga teria compartilhado o conteúdo em um grupo de WhatsApp.

O vídeo rapidamente chamou a atenção dos integrantes do grupo, que passaram a comentar o episódio e classificá-lo como uma “noite desastrosa”.

Ainda não há informações confirmadas sobre o que teria provocado o mal-estar do homem, nem sobre seu estado de saúde após o ocorrido.

O caso ganhou repercussão justamente pela forma como o vídeo acabou sendo compartilhado entre várias pessoas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

Polícia Civil cumpre mandados em investigação sobre morte de mais de 200 animais em Teixeira, na PB

0

SHARES

A Polícia Civil cumpriu, nesta quinta-feira (20), cinco mandados de busca e apreensão em Teixeira, no Sertão da Paraíba, durante uma investigação sobre maus-tratos e mortes de cães e gatos no município.

Desde o início de maio, mais de 200 animais morreram na cidade. A investigação aponta indícios de que parte dos casos possa estar relacionada a envenenamento. Os mandados foram cumpridos contra pessoas de um mesmo núcleo familiar, citadas como possíveis envolvidas.

Durante a operação, celulares foram apreendidos e serão encaminhados para perícia. A Justiça também autorizou outras medidas para ajudar a identificar os responsáveis e esclarecer as circunstâncias das mortes.

A Polícia Civil ressaltou que o cumprimento dos mandados não significa que os investigados sejam culpados. Informações que possam ajudar no caso podem ser repassadas pelo Disque-Denúncia 197.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

ÁUDIO: Policial preso detalha pedido a Lucas Ribeiro para nomear delegado suspeito de envolvimento com o tráfico


Um dos áudios da investigação que resultou na prisão do delegado Braz Morroni, de dois agentes da Polícia Civil/PB e de outros sete investigados, mostra um dos agentes presos,
o policial civil Everton Aires, conhecido como “Bomba”, dizendo que estava tentando “emplacar” o delegado para superintendente da Polícia Civil.

Bomba chega a falar em “desmanchar” a Draco/PB, que é a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado.

Não se sabe para quem o policial preso enviou a mensagem.

“Bomba”, apontado como principal operador do esquema, recebeu R$ 198.950 em depósitos em espécie, sem identificação dos depositantes, entre outubro de 2025 e janeiro de 2026.

A investigação que resultou na Operação Pérfidus analisou 40 mil áudios.

Entre esses áudios, um dos principais é de 12 de novembro de 2025, data em que “Bomba” recebeu R$ 62 mil em depósitos sem identificação do depositante.

Nesse mesmo dia, investigadores localizaram conversas entre ele Lira Júnior.

No diálogo, Everton afirma que a droga teria vindo do estado do Acre e cita a atuação da facção criminosa “Família do Norte” no envio do material.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Saúde

Escola municipal Boto de Menezes suspende aulas após casos de catapora em crianças em João Pessoa

Imagem: Reprodução/ Google Maps

Após a identificação de nove casos de catapora (varicela) entre estudantes, as aulas da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Desembargador Boto de Menezes, no bairro 13 de Maio, em João Pessoa, foram suspensas temporariamente, na última quarta-feira (19). A medida foi adotada para evitar a transmissão da doença para mais alunos da comunidade escolar.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação, os estudante acometidos da doença são de idades e turmas diferentes. As aulas deverão ser retomadas assim que for concluído o plano de contingência que está sendo elaborado pela direção, em reunião com a Gerência Executiva das Escolas Integrais.

Nesta quinta-feira (20), a chefe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa, Danielle Melo, explicou que a principal forma de prevenção da catapora é a vacinação. “A prevenção contra a varicela só é feita através da vacinação e que está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) de forma gratuita”, disse ao reforçar que as famílias devem levar suas crianças e adolescentes para receber a imunização.

De acordo com o Sistema Único de Saúde, o esquema vacinal inclui aos 15 meses a dose da vacina tetra viral que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela, e aos 4 anos, uma dose de reforço com a vacina varicela monovalente, que protege apenas contra a catapora.

Ainda segundo a gestora, em casos de suspeita, a orientação é manter a hidratação, controlar a febre com medicamentos indicados por profissionais de saúde e evitar contato com pessoas que tenham maior risco de complicações, além de sempre procurar uma unidade de saúde.

A catapora é altamente transmissível, causada pelo vírus varicela-zóster e apresenta alto potencial de transmissão. Os sintomas iniciais são febre e manchas na pele. O período de incubação é de duas semanas e pode chegar a 24 dias. A pessoa infectada pode transmitir o vírus cerca de 48 horas antes do aparecimento dos sintomas e permanece contagiosa até que todas as lesões tenham formado crostas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

Fraude do lixo: prefeito de Caaporã Chico Nazário é afastado em operação do Gaeco e PC


					Fraude do lixo: prefeito de Caaporã é afastado em operação do Gaeco e PC
Prefeito de Caaporã recebeu malote com R$ 400 mil em espécie antes da eleição de 2024. (Reprodução)

A Polícia Civil e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, realizaram uma operação que foi batizada como ‘Purgatório’ nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (20), em Caaporã, no Litoral Sul da Paraíba. A ação cumpriu mandados na Prefeitura Municipal e em outros endereços.

A operação tem o objetivo de desarticular uma possível organização criminosa dentro do Poder Executivo da cidade, mirando o prefeito, Chico Nazário (União). Por conta da Operação Purgatório, o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) decidiu afastar o gestor.

Em 2024 ele apareceu em um vídeo recebendo uma bolsa com dinheiro em espécie. Na época, o Blog apurou que se tratava de um montante de R$ 400 mil. O vídeo foi divulgado com exclusividade pelo Jornal da Paraíba. A partir disso, as investigações foram desencadeadas.

De acordo com o Gaeco, o dano ao patrimônio público já estaria na casa de R$ 2 milhões. Além da fraude na coleta de lixo, outros crimes como falsidade ideológica, uso de documento falso e lavagem de capitais também estão sendo apurados.

Em 2024, o dinheiro teria sido doado para a campanha de Chico Nazário e do então candidato a vice, Carlos Monteiro, pelo consultor financeiro Sandro Trajano de Freitas. Em troca, o consultor indicaria uma empresa para ser contratada pelo município para o recolhimento de lixo.

Era uma forma de “compensar” a doação feita.

O Blog tentou contato com o prefeito de Caaporã, Chico Nazário, em busca de um posicionamento sobre a operação de hoje. No entanto, não tivemos retorno. O espaço, claro, está aberto.

Relembre os vídeos

As tratativas entre Chico Nazário e Sandro Trajano foram registradas em dois vídeos. No primeiro, o atual prefeito recebe o dinheiro. Na ocasião, ele diz que tem medo de ser flagrado recebendo o montante, já que a sua casa ficava em uma área urbana vulnerável a algum tipo de ‘espionagem’.

“Essa minha casa ela não tem… como ela não tem muro na frente, eu fico com medo dos caras coloquem uma câmera aí na frente. E o cara sair com dinheiro?”, diz o então candidato no vídeo.

No segundo vídeo, é possível ver os dois negociando, de fato, a contratação da empresa indicada por Sandro. No diálogo, o atual prefeito confirma que a indicação da empresa seria feita por aquele que viria ser nomeado secretário municipal de Articulação Política.

“Olhe, não tenho interesse em me meter em política. Meu negócio com Chico é negócio. Eu fui lá, investi na campanha dele, ele ganhou, e o meu negócio é negócio! Se ele resolver, se ele disser assim Sandro eu não quero que você pise aqui em Caaporã, e cumprir com o negócio que ele tem comigo, tá tudo certo. Eu quero escutar de você, que vai cumprir… se você disser assim, ‘Sandro, o lixo eu vou passar para Abraão, ele vai tomar conta lá. E todo mês eu vou te dar X’, tá tudo certo, Chico!”, diz o secretário Sandro Trajano, na gravação.

O prefeito Chico Nazário responde:

“O lixo é seu. Se você botar qualquer pessoa, é seu. É nosso, né?”.

E o secretário, em seguida, complementa. “É nosso, porque tu tem meio a meio comigo, agora… do jeito que tá, tá difícil. Não tá dando nem pra mim”.

Contratação da empresa

Poucos dias depois da posse, Chico Nazário publicou uma portaria rescindindo o contrato com a empresa que fazia o recolhimento de lixo em Caaporã. O acordo tinha valor de R$ 1,6 milhão por ano e estava em vigência até março de 2025.

A empresa que teria sido indicada por ele, a HAC Serviços Ambientais LTDA – ME passou a ter um contrato de R$ 270 mil mensais junto à gestão de Nazário.

A contratação para locação de caminhões e recolhimento de resíduos sólidos foi feita por meio de dispensa de licitação no valor total de R$ 3,2 milhões – um valor bem mais alto que o contrato anterior.

Sandro também foi nomeado como secretário de Articulação Política, recebendo um salário de R$ 9 mil mensais. Ele permaneceu no cargo até agosto de 2025.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

“FRUTAS PODRES”: Se depender de mim, teremos ministros do STF presos, afirma Zema

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O candidato do Novo à Presidência da República, Romeu Zema, disparou críticas contra as “frutas podres” que estão presentes no Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com ele, caso seja eleito, o país deve ter a prisão de alguns ministros do Supremo.

“Os ministros, algumas frutas podres que tem lá, estão prestando um desserviço ao STF, que sempre foi respeitado, e um grande desserviço ao Brasil. O Brasil está ficando mal visto. Eu tenho lido notícias de fora sobre o Brasil. O grau de corrupção aqui é cada vez tido como maior por causa do PT e desses ministros que estão lá. Se Deus quiser, nós vamos ter renovação no Senado e impeachment desses ministros. E se depender de mim, prisão”, disse Zema em entrevista ao SBT News.

De acordo com Zema, algumas mudanças que gostaria de ver caso fosse eleito seriam uma idade mínima para ingressar no STF e nomeação com base em uma lista tríplice.

“O Lula pôs os advogados dele e do PT, além do ministro dele. Faltou colocar a sogra e o sobrinho”, apontou.

Durante a sabatina, Zema ainda afirmou que pretende conceder indulto ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Com informações do Pleno News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

PF prende investigado por crime de abuso sexual infantojuvenil na Paraíba

Foto: Divulgação

Um homem investigado por armazenar imagens e vídeos de abuso sexual infantojuvenil foi preso em flagrante pela Polícia Federal, nesta quinta-feira (20), em Monteiro, no Cariri da Paraíba.

A prisão aconteceu durante a Operação Laço Azul 3, que combate crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes. Segundo a PF, o suspeito armazenava arquivos com cenas de abuso sexual infantojuvenil.

Durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão, os policiais encontraram o material no celular do investigado. Com isso, ele foi preso em flagrante.

A ordem judicial foi expedida pela 4ª Vara Regional de Garantias da Comarca de Campina Grande.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Bancários fazem paralisação nacional de 24 horas nesta quinta-feira (20)

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os bancários de todo o país farão uma paralisação de 24 horas nesta quinta-feira (20). Os trabalhadores reivindicam 5% de aumento real para salários e demais verbas, além da reposição da inflação, aumento do piso salarial da categoria, reajuste dos valores do vale-refeição (VR) e vale-alimentação (VA) e valorização da participação nos lucros e resultados (PLR).

A decisão pela paralisação, tomada em assembleias realizadas na última segunda-feira (17), foi confirmada pelo Comando Nacional dos Bancários.

A greve não significa, necessariamente, o fechamento automático dos locais de trabalho, e a adesão depende da participação dos bancários e das atividades organizadas em cada região, informou.

Os trabalhadores que atuam em home office são orientados a não acessar os sistemas dos bancos nem registrar o ponto durante a paralisação.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.