Saúde

Confirmado segundo caso de varíola dos macacos no Brasil

Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou o segundo caso de varíola dos macacos no Brasil. Trata-se de um homem de 29 anos que viajou à Europa e está isolado em sua casa em Vinhedo, interior de São Paulo.

A Vigilância Epidemiológica do município, em parceria com o governo do estado, monitora o caso e seus respectivos contatos.

O caso é considerado importado, já que o paciente tem histórico de viagem para Portugal e Espanha e teve os sintomas e as primeiras lesões na pele ainda na Europa. O resultado positivo só foi confirmado por um laboratório espanhol após o desembarque no Brasil, ocorrido no dia 8 de junho.

O primeiro caso da doença no país foi confirmado na quinta-feira (9) pelo Instituto Adolfo Lutz. O paciente, um homem de 41 anos que viajou à Espanha, segundo país com o maior número de casos da doença, foi colocado em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na Zona Oeste da capital. Ele tem bom estado clínico.

Em relato à TV Globo, o paciente afirmou que está bem. “Eu já contei 60 feridas, mas estou ótimo. Não há motivos para pânico. Eu não vejo a hora de sair daqui para voltar ao trabalho. Aliás, eu já até trabalhei daqui do hospital.”

Todas as pessoas que tiveram contato com o paciente estão sendo monitoradas.

“Não estou preocupado em ser visto como o primeiro brasileiro com varíola dos macacos. Quero poder mostrar às pessoas que estou bem, que fui e estou sendo cuidado por excelentes médicos. Que um momento de dor sirva para a ciência brasileira desenvolver proteção a todos. A melhor proteção é a informação verdadeira. Sou a favor da ciência e aceito participar de pesquisas”, afirmou.

Além deste caso, a Prefeitura de São Paulo informou que monitora o estado de saúde de uma mulher de 26 anos, sem histórico de viagem ao exterior, hospitalizada com suspeita de ter contraído a doença. Segundo o prefeito Ricardo Nunes (MDB), a paciente passa bem. Familiares e pessoas próximas à ela também estão sendo acompanhados pela gestão municipal.

Em nota divulgada na quarta (8), o Ministério da Saúde informou que oito casos estão em investigação em todo o país. Segundo a pasta, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo têm um caso suspeito cada um, e há ainda dois casos em monitoramento em Rondônia e outros dois em Santa Catarina.

No domingo (5), a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou ter confirmado 780 casos de varíola de macacos em todo o mundo. Os dados correspondem ao intervalo entre 13 de maio e 2 de junho e leva em conta apenas pacientes identificados em locais em que a doença não é endêmica. Segundo a entidade, não houve mortes relatadas.

Nota Secretaria da Saúde

“A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou nesta quinta-feira (9) o primeiro caso de Monkeypox no Brasil. A confirmação ocorreu pelo Instituto Adolfo Lutz após realização de diagnóstico diferencial de detecção por RT-PCR do vírus Varicela Zoster (com resultado negativo) e análise metagenômica do material genético, quando então foi identificado o genoma do Monkeypox vírus.

O caso é um homem de 41 anos, residente da Capital, com histórico de viagem para a Portugal e Espanha, e que está internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em bom estado clínico. Todos os contatos do paciente estão sendo monitorados pelas equipes de vigilância.

O Centro de Vigilância Epidemiológico (CVE) estadual e a prefeitura de São Paulo também investigam desde a semana passada um outro paciente, uma mulher de 26 anos, também moradora da Capital.

g1SP

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

VÍDEO: “COVARDIA” Câmera flagra homem agredindo mulher e criança em rua de João Pessoa

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Portal BG PB (@blogdobgpb)

Câmera de segurança flagrou o momento em que uma mulher e uma criança são agredidas por um homem no bairro do Valentina, em João Pessoa.

No vídeo, um homem aparece caminhando com uma mulher e duas crianças. Em determinado momento, ele agride a mulher e, logo depois, uma das crianças, enquanto a outra presencia a situação.

O registro causou revolta e chamou a atenção para a gravidade da violência. O caso deve ser investigado pelas autoridades responsáveis.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

TSE define tempo de TV dos presidenciáveis; veja quem terá mais tempo

Ricardo Stuckert / PR e Estadão Conteúdo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu o tempo de propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão destinado aos candidatos à Presidência da República no primeiro turno das eleições de 2026.

A coligação “Brasil Pronto para Mais”, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), terá o maior espaço no horário eleitoral, com 5 minutos e 31 segundos. Flávio Bolsonaro (PL) aparece em seguida, com 4 minutos e 20 segundos.

Veja o tempo de cada candidato no horário eleitoral

De acordo com a divisão estabelecida pelo TSE, o tempo diário de propaganda em rádio e televisão ficou assim:

  • Lula (PT) – Coligação Brasil Pronto para Mais: 5 minutos e 31 segundos
  • Flávio Bolsonaro (PL): 4 minutos e 20 segundos
  • Ronaldo Caiado (PSD): 2 minutos e 2 segundos
  • Augusto Cury (Avante): 35 segundos
  • Romeu Zema (Novo): sem tempo de propaganda
  • Renan Santos (Missão): sem tempo de propaganda

Além dos programas exibidos no horário eleitoral, as campanhas terão direito a inserções distribuídas ao longo da programação das emissoras.

Nesse formato, a divisão informada é:

  • Coligação de Lula: 433 inserções
  • PL: 339 inserções
  • PSD: 159 inserções
  • Avante: 47 inserções

As inserções são peças eleitorais de curta duração veiculadas durante a programação normal das emissoras de rádio e televisão.

Horário eleitoral começa em 28 de agosto

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão terá início em 28 de agosto.

O TSE também realizou o sorteio que estabeleceu a ordem de exibição das propagandas no primeiro dia.

A sequência será:

  • Avante
  • PSD
  • PL
  • Coligação Brasil Pronto para Mais

Nos dias seguintes, a ordem de apresentação será alterada de acordo com as regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral.

Revista Forum

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Nove estudantes passam mal após comer bolo em escola de João Pessoa

Foto: Reprodução/Google Street View

Nove alunos da escola municipal Prof. Durmeval Trigueiro Mendes, em João Pessoa, passaram mal no fim da manhã desta quinta-feira (20) após comerem um doce levado por um colega. Eles apresentaram sintomas como coceira e vômito.

Segundo a direção, o alimento, descrito como bolo ou brigadeiro, foi levado por um estudante antes do início das aulas e compartilhado com outros alunos.

Após os estudantes apresentarem os sintomas, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e os responsáveis foram comunicados. De acordo com a Secretaria de Educação de João Pessoa, dois alunos foram socorridos para unidades de saúde.

Um dos estudantes foi levado para a UPA do Valentina e recebeu alta. O outro foi encaminhado para o Hospital do Valentina. Segundo a Secretaria de Educação, os dois já estão em casa. Os demais estudantes que apresentaram sintomas foram socorridos na escola e também estão em casa, conforme a pasta.

A Vigilância Sanitária esteve na unidade para apurar o caso e recolheu uma amostra do alimento que restou para análise laboratorial. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o doce não foi produzido pela escola e teria sido comprado em um estabelecimento externo.

Em nota, a direção informou que o alimento não fazia parte da alimentação escolar e que a escola não comercializa lanches. As circunstâncias que provocaram o mal-estar ainda não foram esclarecidas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Astro da sinuca brasileira vira candidato a deputado e declara patrimônio de quase R$ 1 milhão

Foto: Reprodução

Considerado um dos principais nomes da sinuca brasileira, Baianinho de Mauá decidiu entrar na política e disputar uma vaga de deputado federal nas eleições de 2026. O jogador, que é filiado ao União Brasil (UB), concorre pelo estado de São Paulo.

Conhecido pelos fãs como “bruxo”, Baianinho afirma que pretende defender a transformação da sinuca em esporte e ampliar as oportunidades na área esportiva. “Vou lutar pela inclusão de toda população e por mais oportunidades em todos os esportes, inclusive a sinuquinha”, publicou nas redes sociais.

A entrada na política também rendeu comentários bem-humorados de seguidores. Entre as sugestões feitas ao candidato estão propostas como “projeto sinuca para todos” e “Minha Sinuca, Minha Vida”. Outros internautas, porém, reagiram negativamente à mudança de carreira. “Deixando de seguir a lenda da sinuca. Quando voltar pra coisa séria fala”, escreveu um deles.

Baianinho declarou um patrimônio de R$ 949. 000, considerando um apartamento, uma picape e suas contas correntes, e aparente no top 6 de famosos mais ricos a se candidatarem esse ano.

Correio 24h

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Frango “recheado” com smartwatches e carregadores é descoberto em revista de presídio na Paraíba

Imagem: TV Correio

Durante uma revista manual realizada nessa quarta-feira (19), policiais encontraram smartwatches e carregadores escondidos dentro de um frango que seria levado para um detento no presídio de Guarabira, no Agreste da Paraíba.

Os objetos estavam escondidos dentro do alimento e envolvidos em plástico para dificultar a identificação durante a fiscalização.

A mulher que teria levado a marmita foi presa e encaminhada para a delegacia, onde passará por todos procedimentos cabíveis.

A suspeita permanece à disposição da Justiça e deverá cumprir as medidas legais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inusitado

VÍDEO: Homem passa mal em motel e imagens compartilhadas em grupos de WhatsApp repercutem em João Pessoa

Uma situação inusitada registrada em João Pessoa, na Paraíba, acabou ganhando repercussão nas redes sociais após um vídeo ser compartilhado em um grupo de WhatsApp.

Segundo as informações que circulam, uma mulher teria gravado e enviado o vídeo para uma amiga depois que um homem passou mal dentro de um motel. Posteriormente, a amiga teria compartilhado o conteúdo em um grupo de WhatsApp.

O vídeo rapidamente chamou a atenção dos integrantes do grupo, que passaram a comentar o episódio e classificá-lo como uma “noite desastrosa”.

Ainda não há informações confirmadas sobre o que teria provocado o mal-estar do homem, nem sobre seu estado de saúde após o ocorrido.

O caso ganhou repercussão justamente pela forma como o vídeo acabou sendo compartilhado entre várias pessoas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

Polícia Civil cumpre mandados em investigação sobre morte de mais de 200 animais em Teixeira, na PB

0

SHARES

A Polícia Civil cumpriu, nesta quinta-feira (20), cinco mandados de busca e apreensão em Teixeira, no Sertão da Paraíba, durante uma investigação sobre maus-tratos e mortes de cães e gatos no município.

Desde o início de maio, mais de 200 animais morreram na cidade. A investigação aponta indícios de que parte dos casos possa estar relacionada a envenenamento. Os mandados foram cumpridos contra pessoas de um mesmo núcleo familiar, citadas como possíveis envolvidas.

Durante a operação, celulares foram apreendidos e serão encaminhados para perícia. A Justiça também autorizou outras medidas para ajudar a identificar os responsáveis e esclarecer as circunstâncias das mortes.

A Polícia Civil ressaltou que o cumprimento dos mandados não significa que os investigados sejam culpados. Informações que possam ajudar no caso podem ser repassadas pelo Disque-Denúncia 197.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

ÁUDIO: Policial preso detalha pedido a Lucas Ribeiro para nomear delegado suspeito de envolvimento com o tráfico


Um dos áudios da investigação que resultou na prisão do delegado Braz Morroni, de dois agentes da Polícia Civil/PB e de outros sete investigados, mostra um dos agentes presos,
o policial civil Everton Aires, conhecido como “Bomba”, dizendo que estava tentando “emplacar” o delegado para superintendente da Polícia Civil.

Bomba chega a falar em “desmanchar” a Draco/PB, que é a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado.

Não se sabe para quem o policial preso enviou a mensagem.

“Bomba”, apontado como principal operador do esquema, recebeu R$ 198.950 em depósitos em espécie, sem identificação dos depositantes, entre outubro de 2025 e janeiro de 2026.

A investigação que resultou na Operação Pérfidus analisou 40 mil áudios.

Entre esses áudios, um dos principais é de 12 de novembro de 2025, data em que “Bomba” recebeu R$ 62 mil em depósitos sem identificação do depositante.

Nesse mesmo dia, investigadores localizaram conversas entre ele Lira Júnior.

No diálogo, Everton afirma que a droga teria vindo do estado do Acre e cita a atuação da facção criminosa “Família do Norte” no envio do material.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Saúde

Escola municipal Boto de Menezes suspende aulas após casos de catapora em crianças em João Pessoa

Imagem: Reprodução/ Google Maps

Após a identificação de nove casos de catapora (varicela) entre estudantes, as aulas da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Desembargador Boto de Menezes, no bairro 13 de Maio, em João Pessoa, foram suspensas temporariamente, na última quarta-feira (19). A medida foi adotada para evitar a transmissão da doença para mais alunos da comunidade escolar.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação, os estudante acometidos da doença são de idades e turmas diferentes. As aulas deverão ser retomadas assim que for concluído o plano de contingência que está sendo elaborado pela direção, em reunião com a Gerência Executiva das Escolas Integrais.

Nesta quinta-feira (20), a chefe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa, Danielle Melo, explicou que a principal forma de prevenção da catapora é a vacinação. “A prevenção contra a varicela só é feita através da vacinação e que está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) de forma gratuita”, disse ao reforçar que as famílias devem levar suas crianças e adolescentes para receber a imunização.

De acordo com o Sistema Único de Saúde, o esquema vacinal inclui aos 15 meses a dose da vacina tetra viral que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela, e aos 4 anos, uma dose de reforço com a vacina varicela monovalente, que protege apenas contra a catapora.

Ainda segundo a gestora, em casos de suspeita, a orientação é manter a hidratação, controlar a febre com medicamentos indicados por profissionais de saúde e evitar contato com pessoas que tenham maior risco de complicações, além de sempre procurar uma unidade de saúde.

A catapora é altamente transmissível, causada pelo vírus varicela-zóster e apresenta alto potencial de transmissão. Os sintomas iniciais são febre e manchas na pele. O período de incubação é de duas semanas e pode chegar a 24 dias. A pessoa infectada pode transmitir o vírus cerca de 48 horas antes do aparecimento dos sintomas e permanece contagiosa até que todas as lesões tenham formado crostas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

Fraude do lixo: prefeito de Caaporã Chico Nazário é afastado em operação do Gaeco e PC


					Fraude do lixo: prefeito de Caaporã é afastado em operação do Gaeco e PC
Prefeito de Caaporã recebeu malote com R$ 400 mil em espécie antes da eleição de 2024. (Reprodução)

A Polícia Civil e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, realizaram uma operação que foi batizada como ‘Purgatório’ nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (20), em Caaporã, no Litoral Sul da Paraíba. A ação cumpriu mandados na Prefeitura Municipal e em outros endereços.

A operação tem o objetivo de desarticular uma possível organização criminosa dentro do Poder Executivo da cidade, mirando o prefeito, Chico Nazário (União). Por conta da Operação Purgatório, o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) decidiu afastar o gestor.

Em 2024 ele apareceu em um vídeo recebendo uma bolsa com dinheiro em espécie. Na época, o Blog apurou que se tratava de um montante de R$ 400 mil. O vídeo foi divulgado com exclusividade pelo Jornal da Paraíba. A partir disso, as investigações foram desencadeadas.

De acordo com o Gaeco, o dano ao patrimônio público já estaria na casa de R$ 2 milhões. Além da fraude na coleta de lixo, outros crimes como falsidade ideológica, uso de documento falso e lavagem de capitais também estão sendo apurados.

Em 2024, o dinheiro teria sido doado para a campanha de Chico Nazário e do então candidato a vice, Carlos Monteiro, pelo consultor financeiro Sandro Trajano de Freitas. Em troca, o consultor indicaria uma empresa para ser contratada pelo município para o recolhimento de lixo.

Era uma forma de “compensar” a doação feita.

O Blog tentou contato com o prefeito de Caaporã, Chico Nazário, em busca de um posicionamento sobre a operação de hoje. No entanto, não tivemos retorno. O espaço, claro, está aberto.

Relembre os vídeos

As tratativas entre Chico Nazário e Sandro Trajano foram registradas em dois vídeos. No primeiro, o atual prefeito recebe o dinheiro. Na ocasião, ele diz que tem medo de ser flagrado recebendo o montante, já que a sua casa ficava em uma área urbana vulnerável a algum tipo de ‘espionagem’.

“Essa minha casa ela não tem… como ela não tem muro na frente, eu fico com medo dos caras coloquem uma câmera aí na frente. E o cara sair com dinheiro?”, diz o então candidato no vídeo.

No segundo vídeo, é possível ver os dois negociando, de fato, a contratação da empresa indicada por Sandro. No diálogo, o atual prefeito confirma que a indicação da empresa seria feita por aquele que viria ser nomeado secretário municipal de Articulação Política.

“Olhe, não tenho interesse em me meter em política. Meu negócio com Chico é negócio. Eu fui lá, investi na campanha dele, ele ganhou, e o meu negócio é negócio! Se ele resolver, se ele disser assim Sandro eu não quero que você pise aqui em Caaporã, e cumprir com o negócio que ele tem comigo, tá tudo certo. Eu quero escutar de você, que vai cumprir… se você disser assim, ‘Sandro, o lixo eu vou passar para Abraão, ele vai tomar conta lá. E todo mês eu vou te dar X’, tá tudo certo, Chico!”, diz o secretário Sandro Trajano, na gravação.

O prefeito Chico Nazário responde:

“O lixo é seu. Se você botar qualquer pessoa, é seu. É nosso, né?”.

E o secretário, em seguida, complementa. “É nosso, porque tu tem meio a meio comigo, agora… do jeito que tá, tá difícil. Não tá dando nem pra mim”.

Contratação da empresa

Poucos dias depois da posse, Chico Nazário publicou uma portaria rescindindo o contrato com a empresa que fazia o recolhimento de lixo em Caaporã. O acordo tinha valor de R$ 1,6 milhão por ano e estava em vigência até março de 2025.

A empresa que teria sido indicada por ele, a HAC Serviços Ambientais LTDA – ME passou a ter um contrato de R$ 270 mil mensais junto à gestão de Nazário.

A contratação para locação de caminhões e recolhimento de resíduos sólidos foi feita por meio de dispensa de licitação no valor total de R$ 3,2 milhões – um valor bem mais alto que o contrato anterior.

Sandro também foi nomeado como secretário de Articulação Política, recebendo um salário de R$ 9 mil mensais. Ele permaneceu no cargo até agosto de 2025.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.