Apesar das inúmeras denúncias de negativa de autorização para a realização de exames de Covid-19 pela Unimed-JP, o diretor do Plano, Gualter Ramalho afirmou em suas redes sociais que o fato é “fake news”.
“Em nenhum momento restringimos o exame na rede credenciada. O que há é o anúncio de dificuldade em conseguir insumos para os testes devido a alta demanda. Uma dificuldade nacional”, afirmou Gualter.
Apesar disso, a realidade dos usuários do Plano é divergente. Como etapa para a obtenção da autorização para realização do teste covid está a consulta com um médico credenciado junto a Unimed. Essa fase está representando uma dor de cabeça aos clientes, que embora suspeitos de infecção e mesmo com sintomas precisam aguardar mais de 24 horas para a consulta. Conforme imagem repassada por uma leitora ao Blog
Em outras situações, no momento em que deveria ocorrer a teleconsulta veem-se diante de cancelamentos no atendimento, por problemas técnicos do profissional médico, solicitação de exames de imagem com prazo muito extenso e mesmo a negativa do exame Covid, por alegação que o paciente não se enquadra nas diretrizes para utilização do serviço.
Vale salientar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda agilidade na liberação do exame pelos planos de saúde afim de evitar os falsos negativos, com a perda da janela de tempo.
Por aqui, o Blog do BGPB segue apurando e acompanhando o drama dos usuários da Unimed-JP e cobrando mais agilidade na liberação dos exames, para que possamos ter resultados mais confiáveis, melhores diagnósticos e monitoramento mais efetivo.
Lembrando que, a pessoa recebe um diagnóstico negativo do laboratório e, muitas vezes, não volta ao médico, que recomendaria a realização da sorologia, que é o exame mais indicado passado mais de uma semana.
Blog do BGPB
Comente aqui