Política

CERIMÔNIA: Bolsonaro oficializa filiação ao PL nesta terça-feira

Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro oficializa a filiação ao PL nesta terça-feira, 30, em cerimônia em Brasília. O partido anunciou a nova data após encontro entre Bolsonaro e o presidente do partido, Valdemar Costa Neto, na última terça-feira, 23.

A filiação chegou a ser marcada para o último dia 22, mas foi adiada por desentendimentos em relação à composição de palanques estaduais nas eleições de 2022. Bolsonaro deixou claro que não aceitaria que o partido apoiasse a candidatura do atual vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), ao governo do estado.

Costa Neto se mobilizou para chegar a um acordo com diretórios para viabilizar a filiação do presidente. Ficou decidido que ele teria “carta branca” para negociar os termos da filiação. Em São Paulo, é provável que o partido apoie a candidatura do atual ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, como quer Bolsonaro.

Desde novembro de 2019, quando deixou o PSL, Bolsonaro está sem partido. O presidente conversou com várias legendas antes de fechar com o PL e tentou criar uma sigla própria, Aliança pelo Brasil, mas não conseguiu reunir as assinaturas necessárias.

No último dia 23, o presidente afirmou que o acordo com o PL pela filiação estava “quase fechado” e lembrou que estava “atrasado” para se filiar a um partido. Para concorrer às eleições de 2022, é preciso estar filiado até março do ano que vem.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Pesquisa revela que maioria dos trabalhadores deseja liberdade para usar recursos do FGTS

Foto: Guilherme Dionízio/Estadão Conteúdo

Uma pesquisa conduzida pela ABBC (Associação Brasileira de Bancos) e pela Zetta, associação de empresas de tecnologia financeira, revelou que a maioria esmagadora dos trabalhadores elegíveis ao saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) deseja ter a liberdade de escolher quando utilizar os recursos do fundo.

A modalidade tem se mostrado relevante à população. Os dados, obtidos a partir de entrevistas com mais de 6,5 mil pessoas durante a primeira quinzena de março, indicam que 70% dos entrevistados ficariam insatisfeitos com o fim desse tipo de antecipação.

Os resultados também mostram que mais de 80% dos entrevistados querem ter a liberdade de usar o dinheiro do FGTS da maneira que considerarem mais conveniente.

Além disso, 90% deles consideram importante ou muito importante a possibilidade de acessar crédito emergencial por meio da antecipação do saque-aniversário do FGTS, sem comprometer sua renda mensal.

Recentemente, o FGTS corre o risco de ser extinto. Em fevereiro, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou que iria enviar ao Congresso Nacional uma proposta para acabar com a modalidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MPPB

MP realiza primeira reunião sobre a segurança no São João de Campina Grande

O Ministério Público da Paraíba iniciou as tratativas com as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros, o Município e a empresa responsável pela edição de 2024 do São João de Campina Grande, a fim de discutir as medidas de segurança para a festa. Na primeira reunião ordinária sobre a temática, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (18/03), na sede da Promotoria de Justiça, foram discutidos, pelo menos, 11 pontos específicos sobre a organização do evento no Parque do Povo.

A reunião foi conduzida pelo promotor de Justiça, Osvaldo Lopes Barbosa, gestor da 2ª Região Integrada de Segurança Pública (Reisp), e contou com a participação do comandante Polícia Militar (CPR1), Gilberto Felipe da Silva; do comandante regional do Corpo de Bombeiros Militar (2º CRBM), Jean Vieira Araújo Benicio de Sá; a secretária de  Desenvolvimento Econômico, Pamela Fama; além de outros representantes da PM e da PC, da  Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) e de outras órgãos municipais, como também da empresa Arte Produções, organizadora da festa.

Na reunião, foram discutidos dados de crimes e ocorrências policiais nos 30 dias do São João 2023; os contratos de segurança privada e serviços auxiliares de bombeiros; instalação de serviço de atendimento policial no âmbito do PP; instalação de câmeras de segurança; protocolos de cumprimento das normas de segurança de controle de incêndio e pânico; simulação de evacuação; plano de controle de entradas e saídas de emergência; plano de contingência; vias de acesso e segurança nas festividades de Galante; e orientação para atuação conjunta.

“O Ministério Público se preocupa com a população e não mede esforços em acentuar que toda a sociedade merece e deve ser atendida com segurança. Estamos atuando como órgão fiscalizador, e vamos acompanhar todas as medidas acordadas para garantir que o evento seja realizado dentro das normas”, disse o promotor Osvaldo Lopes.

Após ouvir os representantes das várias partes, ele determinou uma série de medidas, entre as quais a juntada de vários documentos, incluindo layouts e contrato, estabelecendo prazos para o cumprimento de cada item. Foi agendada uma próxima reunião para o dia 9 de abril, às 9h, na sede da Promotoria de Justiça de Campina Grande.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

(VÍDEO) Padre Fábio de Melo é acusado de maltratar equipe de reportagem

Padre Fábio de Melo no Altas Horas do último sábado (4)

 

Padre Fábio de Melo gerou polêmica na web após dar uma entrevista a equipe do PodCast do Sebá, gravada durante os festejos de São José, na cidade de Canapi (AL), na última quinta-feira (14/3).

No vídeo, o sacerdote aparece desconfortável e logo no início afirma que não terá voz para conceder a entrevista.

O comportamento do cantor deixou os espectadores surpresos com a forma em que ele recebeu a equipe.

 

Em tom de desabafo, o entrevistador disse que lamenta o ocorrido e que não era aquele comportamento que esperavam de uma pessoa tão carismática e querida na televisão e nos palcos.

Com Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Fugitivos de Mossoró tentam invadir casa e deixam novo rastro

Foto: Reprodução

Os fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN), Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, voltaram a aparecer e deixaram novo rastro, na madrugada de sábado (16/3), na zona rural de Baraúna (RN). Fontes ligadas às investigações confirmaram que os criminosos tentaram invadir uma casa da região, mas desistiram.

 

Após varredura no local, cães farejadores confirmaram que a dupla esteve no imóvel. Os animais, altamente treinados, usam objetos deixados pelos detentos na mata e na cela para farejar os fugitivos. A caçada, que mobiliza mais de 500 policiais, já dura 34 dias.

 

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

Professora é afastada suspeita de agredir alunos em uma creche, em João Pessoa

Quedas, Criança
Famílias se reuniram e registraram um boletim de ocorrência (Foto: Imagem ilustrativa | TV Brasil)

Uma professora foi afastada do cargo após ser denunciada por supostamente agredir os alunos no Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Calula Leite, em João Pessoa. Pais e mães dos alunos se reuniram após as crianças alegarem estarem sendo agredidas pela mulher.

Uma das mães relata que a mulher teria esfregado o rosto da filha, de cinco anos, em uma mesa após a menina sujar o móvel de tinta. Outra mãe afirma que a filha voltou da creche com o braço arranhado, ao questionar a menina o que tinha acontecido, a filha afirmou que a professora tinha rasgado o braço dela com um lápis.

Famílias se reuniram e registraram um boletim de ocorrência. Em resposta, a diretora da creche acionou o Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Educação para analisarem o caso.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que a secretária da pasta, América Castro, se reuniu com os pais na manhã desta segunda-feira (18).

Confira a nota na íntegra:

“A secretária de Educação e Cultura de João Pessoa, América Castro, se reuniu na manhã desta segunda-feira com pais de crianças do CMEI Calula Leite. Foi explicado para os pais que a professora supostamente envolvida nas agressões já foi afastada da função. E, quanto à diretora da unidade, ela será convocada hoje à tarde para uma reunião com a secretária para que sejam tomadas as medidas cabíveis.”

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com Portal Correio

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Violência contra a Mulher: Denúncias poderão ser realizadas pelo whatsapp em Campina Grande

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Coordenadoria da Mulher, lança mais um serviço destinado à segurança da mulher. A partir de agora, além do número (83) 3330-0925, também está disponível o contato de whatsapp (83) 9 9307-8361 para atender mulheres em situação de violência com orientações, encaminhamentos, dúvidas, ouvidoria e agendamentos diversos envolvendo todo aparato de proteção. O novo equipamento da Prefeitura é um serviço oferecido através do Cram – Centro de Referência e atendimento à Mulher.

O objetivo desse serviço é otimizar o atendimento e atender a demanda dos serviços operacionais para uma linha telefônica, que está em funcionamento desde o ano passado. E agora, o serviço recebe o aplicativo whatsApp. Segundo a coordenadora da Mulher, Talita Lucena, o novo atendimento disponibiliza uma equipe especializada e treinada especialmente para atender demandas diversas relacionadas à mulher.

Segundo Talita, o serviço é direcionado às mulheres em situação de violência decorrente da desigualdade de gênero, podendo ser violência doméstica e familiar (psicológica, sexual, física, moral e patrimonial); violência sexual (abuso e exploração); violência institucional e o assédio moral.

O serviço funciona das 8h às 19h, com atendimentos pelo próprio telefone ou por meio do whatsapp 83 9 9307-8361. Há também os atendimentos pelo número (83) 3330-0925 e de forma presencial. Nos casos de mulheres em risco iminente de morte, o responsável pelo atendimento faz encaminhamento para outro equipamento, a exemplo da Casa Abrigo.

“Em casos emergenciais nós disponibilizamos toda a assistência necessária, que vai desde o atendimento psicológico, jurídico até o assistencial. As ligações são gratuitas e sigilosas”, disse a advogada Talita Lucena.

Para que o número apareça descaracterizado na agenda do celular, a recomendação é salvar o número com um nome que não seja vinculado ao serviço de atendimento à mulher.

Somente no ano de 2023 foi registrada uma média de 800 atendimentos na Coordenadoria da Mulher. As chamadas geralmente são para esclarecimentos de dúvidas a respeito do trabalho da Coordenadoria da Mulher e para agendamento de atendimento presencial.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

Colecionador de armas, marido de pastora é preso por matar suposta amante

 

(Foto: Reprodução

O gerente de um posto de combustíveis, de 47 anos, Hélio Leonardo Neto foi preso neste domingo (17) após confessar ter matado Monica Matias de Paula, moradora de Americana (SP) de 33 anos que estava desaparecida desde 4 de março. Na casa do homem, os policiais encontraram 80 armas e mais de 16,3 mil munições, que também foram apreendidas.

Segundo a polícia, Monica atuava como garota de programa, saiu “algumas vezes” com o gerente e eles mantinham uma relação extraconjugal. Já a defesa de Hélio afirma que os dois se encontraram duas vezes e ela fez ameaças à família dele.

Monica teria, ainda segundo o relato do suspeito aos investigadores, ligado para a pastora e dito que o marido dela tinha “falsa vida e pregações”.

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Americana chegou ao homem ao receber a informação de que, antes de Monica desaparecer, ela havia encontrado o gerente em um Volkswagem Virtus cinza.

“Iniciando trabalho de investigação especializado, que de diversos meios velados foram chegando ao autor do homicídio, preso na data de hoje [domingo]”, informou a DIG, em nota.

O corpo de Monica foi encontrado na sexta-feira (15) em uma área de mata próximo à Rodovia Anhanguera (SP-330), em Limeira (SP). O estado de decomposição era avançado.

O crime

Segundo a polícia, após as ameaças de ter a relação extraconjugal exposta, o gerente convidou Monica para sair. Os dois foram, no carro dele (Volkswagem Virtus) para uma área rural em Limeira, onde o gerente a espancou e estrangulou, segundo a DIG.

Monica Matias de Souza foi morta em Limeira e o corpo foi encontrado em área rural — Foto: Reprodução/EPTV

Os investigadores também falaram com a pastora, que negou participação no crime e afirmou que recebeu mensagens, em redes sociais, que questionavam a fidelidade do marido dela. Mas que, ao questionar o marido, ele negou envolvimento com outra mulher.

Na residência do suspeito havia diversas armas registradas no nome dele, mas algumas não possuíem licença de colecionador e foram apreendidas.

“O autor de 47 anos morador na Chácara Mantovani em Americana, confessou o crime e foi apresentado juntamente com as armas apreendidas na DIG”, informou a polícia.

Do g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CMJP

Câmara de João Pessoa debate regularização fundiária e direito à moradia esta semana

Na próxima quarta-feira (20), a partir das 14h, a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realiza uma sessão especial para debater sobre “A Regularização Fundiária e o Direito à Moradia”. A discussão foi proposta pelo vereador Marcos Henriques (PT).

O parlamentar justificou que a regularização fundiária se constitui como uma importante realização para grande parte das famílias pessoenses, moradoras de comunidades e das Zonas Especiais de Interesse Social. “Esse procedimento envolve a regularização tanto da posse da terra quanto das edificações existentes, permitindo que comunidades que historicamente viviam em condições precárias tenham acesso a direitos básicos como água, luz, saneamento e infraestrutura adequadas”, defendeu.

Na sexta-feira (22), a CMJP realiza sessão especial comemorativa ao Dia Internacional da Síndrome de Down. A sessão foi proposta pelo vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos) e acontece a partir das 9h30 no plenário da Casa Napoleão Laureano.

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Em 1ª reunião do ano, Lula cobra ministros: “Ainda falta muito”

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu ministros de Estado no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (18/3), para o primeiro encontro ministerial do ano. Após elogiar os chefes de pastas e dizer que o trabalho estava começando, o petista chamou o ex-presidente Jair Bolsonaro de “covardão”.

“Nosso primeiro ano foi um ano de recuperação. Todo mundo sabe que recuperar uma coisa estragada é mais difícil do que começar uma coisa nova. Todo mundo sabe a quantidade de obra que estava parada, as bolsas de pesquisas atrasadas”, começou o presidente.

O discurso seguiu assim, com a linha de jogar a responsabilidade pelo rendimento ruim em pesquisas de opinião no governo anterior e na imprensa, que não estaria destacando os bons resultados.

Então, cobrou dos ministros que era necessário trabalhar muito mais para que o país realmente se recuperasse. “Tudo que fizemos é apenas um início, mas isso não basta. Precisamos fazer muito mais”.

Lula também falou sobre os depoimentos de autoridades militares sobre uma suposta tentativa de golpe para manter Bolsonaro no poder. “Hoje temos certeza de que o país correu sério risco de ter um golpe em função das eleições de 2022. E não teve golpe, não, só porque algumas pessoas não quiseram fazer, mas porque o presidente era um covardão”, disparou.

O presidente também afirmou que a religião tem sido usada para fins políticos. “Um país em que a religião não seja instrumentalizada por partido político ou um governo. A gente não pode compreender a religião sendo manipulada da forma vil e baixa como está sendo usada nesse país”, disse.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Economia

Começa o Mutirão de Negociação de Dívidas em João Pessoa; saiba mais

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa inicia, nesta segunda-feira (18), o atendimento presencial para os consumidores que agendaram a assistência para negociação de dívidas bancárias e com financeiras através do WhatsApp na semana passada. O consumidor deve levar o comprovante de residência, os documentos pessoais e os documentos referentes à relação de consumo com o banco ou a financeira, como contratos ou fatura de cartão.

O atendimento presencial se estende até o dia 22 de março no SAC da sede do Procon-JP (avenida Pedro I, 473), das 8h às 17h, já com dia e hora marcados. O Procon-JP vai orientar e auxiliar os consumidores que estão participando do Programa de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira 2024 (Meu Bolso em Dia), realizado pela Febraban e bancos associados em parceria com a Senacon e procons de todo o Brasil.

De acordo com o secretário Rougger Guerra, a Secretaria vai entrar auxiliando os consumidores que tiverem dificuldades no contato direto com os bancos que estão habilitados pelo programa. “Estamos ajudando o consumidor pessoense a resolver seus problemas com os débitos já existentes. O mutirão objetiva reestabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas”, frisou.

As dívidas que podem ser negociadas através do Mutirão são as contraídas com o cartão de crédito, com créditos consignados, com empréstimo pessoal, com o cheque especial, entre outras modalidades. “É importante lembrar que são exceções aquelas dívidas que já têm bens dados em garantia como veículos ou imóveis. Também não serão aceitas as negociações de contratos que estejam com as parcelas em dia”, esclarece o secretário.

Melhores condições – O titular do Procon-JP salienta que o mutirão objetiva reestabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas. “Esta é uma forma de ajudar ao consumidor e equilibrar o orçamento doméstico e a manter o nome limpo em cadastros de proteção ao crédito. Por isso, vamos buscar as melhores condições de negociação como a redução significativa de juros e multas, além de maior facilidade na forma de pagamento”, garantiu Rougger Guerra.

Serviço:

  • Atendimento presencial para os agendados no Mutirão para Negociação de Dívidas Bancárias
  •  Data: 18 a 22 de março de 2024
  • Horário: 8h às 17h
  • Local: Sede do Procon-JP (avenida Pedro I, 473, Tambiá)

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.