Preocupada com o aumento de casos da Covid-19 em outros países e já prevendo um grande número de estrangeiros nopróximo carnaval, a capital fluminense prevê exigir o comprovante de vacinação de turistas que chegarem para a festa. Nesta sexta-feira, 19, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, disse que a Prefeitura do Rio aguarda um posicionamento do Ministério da Saúde sobre a cobrança de passaporte vacinal de estrangeiros que aterrissarem na cidade antes e durante o carnaval.
O pedido já foi feito, em outubro, mas, segundo a prefeitura, o governo federal ainda não deu seu parecer. A declaração de Daniel Soranz foi dada durante uma audiência pública virtual da Comissão Especial do Carnaval da Câmara de Vereadores do Rio, presidida por Tarcísio Motta (PSOL).
Soranz informou sobre a pendência após ser questionado pelo presidente da Comissão se ele já havia sugerido tal medida ao Ministério da Saúde e se o município estuda adotar algum tipo de passaporte vacinal em locais de hospedagem, uma vez que “os novos surtos (de Covid-19) que atingem vários países da Europa tornam importante a adoção de protocolos rígidos para o controle da entrada de turistas na cidade”, segundo Motta.
Segundo Tarcísio Motta, os indicadores de monitoramento da pandemia para o carnaval apontam viabilidade para realização do carnaval na cidade. Porém, ele alertou para a lentidão da vacinação no Estado do Rio e no país como um todo, uma vez que o carnaval carioca atrai muitos turistas:
— Os indicadores da prefeitura mostram que, hoje, a positividade dos testes (para Covid) está em 3%: o alvo é 5%, então, a meta foi atingida. A taxa de contágio está em 0,76, e o alvo é abaixo de 1, então essa meta também foi atingida. A cobertura vacinal completa da população total é de 76% no município, e a meta é de 80%, então, com quase toda certeza, será atingida até o carnaval. No Estado do Rio, o índice ainda é de 59,7%, e no país, de 56,9%: esses dois já têm maior dificuldade de alcançarem os 80% até o carnaval — apontou Motta.
Com informações O Globo
Comente aqui