
A senadora Leila Barros (Cidadania) foi à internet expressar a indignação com a forma como o ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, tratou Simone Tebet (MDB-MS) na tumultuadíssima sessão desta terça-feira (21) da CPI da Covid. “É inadmissível o desrespeito por parte do ministro da CGU, que chamou a senadora @SimoneTebetms de ‘descontrolada’ em plena CPI da Covid. Por que sempre somos nós mulheres as “descontroladas”?, esbravejou Leila.
Inaceitável
No post, a parlamentar incluiu trecho da discussão ríspida que manteve com o senador Marcos Rogério (DEM-RO). Enquanto Leila Barros afirmou que frequentemente os homens fazem “show” na CPI e não são chamados de descontrolados, o governista disse não apoiar nenhum excesso. “Não podemos tolerar mais esse comportamento machista seja no Senado Federal, no Congresso Nacional ou em qualquer outra circunstância!”, complementou Leila em uma rede social.
E Yamaguchi?
Boslonaristas rebateram a indignação da parlamentar. Afirmaram que não viram a mesma reação das mulheres da CPI quando homens abordaram duramente Nise Yamaguchi e Mayra Pinheiro nos depoimentos. Yamaguchi ingressou com uma ação na Justiça do DF contra os senadores Omar Aziz e Otto Alencar por misoginia, humilhação e “massacre moral”. Durante o depoimento de Yamaguchi, Leila Barros chamou a atenção dos senadores, ao dizer que eles não deixavam a depoente concluir seu raciocínio. A senadora Eliziane Gama também reclamou das frequentes interrupções feitas pelos colegas masculinos.
Agressivo inconsciente
Duas horas depois do barraco na CPI, o ministro Rosário se retratou. Em mensagem, pediu desculpas à senadora Tebet e a todas as mulheres que se sentiram ofendidas com o episódio. “Às vezes, no calor do embate, somos agressivos inconscientemente”, justificou.
Arquibancada
Aliados do governo e membros da oposição escolheram seus lados. Enquanto o ministro Milton Ribeiro e a deputada Bia Kicis (PSL-DF) saíram em defesa de Marcos Rogério, Tabata Amaral (PSB-SP) solidarizou-se com Tebet.
Correio Braziliense
Comente aqui