Economia

NOTÍCIA BOA: Preço médio das passagens aéreas para João Pessoa tem redução de quase 20%

Imagem: Reprodução

João Pessoa está no Top 10 dos destinos brasileiros mais buscados pelos internautas no primeiro semestre de 2021, conforme o Kayak, o metabuscador de viagens nacional e internacional. A boa notícia para quem pretende curtir os encantos da capital paraibana, onde o sol nasce primeiro nas Américas, é que o preço médio das passagens aéreas para as próximas férias de verão está mais barato no comparativo com 2019, com queda de 19%, segundo o novo levantamento do Kayak – passando de R$ 1.008 (em 2019) para R$ 813 (em 2021). Dos 10 destinos mais buscados, cinco estão no Nordeste.

O levantamento do Kayak levou em conta os destinos nacionais e internacionais mais buscados dentro da plataforma no primeiro semestre de 2021 e comparou os valores médios dos bilhetes aéreos (ida e volta) para estes mesmos destinos na primeira metade de 2019. Segundo o buscador, esse é o momento de as pessoas comprarem as suas passagens aéreas para curtirem o período de verão no Nordeste, região que oferece inúmeros roteiros de sol e mar durante toda a temporada.

Segundo o Kayak, pegar o avião e apreciar as praias da Bahia ficou até 33% mais barato no primeiro semestre de 2021, frente ao mesmo período de 2019. Rio de Janeiro (-28%), Recife (-23%) e Natal (-23%) também se destacaram. Pela proximidade com Natal e Recife, João Pessoa pode ser um destino mais atrativo ainda, tendo em vista os turistas que optarem por passar mais tempo no Nordeste poderão ter três destinos em apenas uma viagem, já que a capital paraibana fica geograficamente no meio das outras duas capitais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Paraíba tem 16 trechos de praias impróprios para banho; veja lista

Praias
Foto: Divulgação/Secom-JP

A Paraíba tem dezesseis trechos de praias impróprios para banho, conforme relatório de balneabilidade da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). A edição atual do documento vale até 5 de abril, data da nova divulgação do relatório.

De acordo com a Sudema, são nove trechos João Pessoa, três em Cabedelo e quatro em Pitimbu que devem ser evitados. Os demais pontos sob monitoramento, Mataraca, Baía da Traição, Rio Tinto, Lucena e Conde, estão liberados para banho.

Veja lista

Praias em João Pessoa

  • Bessa I, em frente à desembocadura do Maceió do Bessa
  • Manaíra, em frente a quadra de Manaíra
  • Manaíra, no final da Av. Ruy Carneiro
  • Manaíra, em frente ao N° 315 da Av. João Maurício
  • Cabo Branco, em frente a rotatória do Cabo Branco
  • Farol do Cabo Branco, em frente a galeria de águas pluviais
  • Penha, em frente à desembocadura do Rio Aratu
  • Jacarapé, em frente a Rua do Centro de Convenções
  • Arraial, em frente à desembocadura do Rio Cuiá

Cabedelo

  • Miramar, no final da Av. Cassiano da Cunha Nóbrega
  • Ponta de Campina, em frente a galeria de águas pluviais
  • Intermares, em frente ao Maceió de intermares

Pitimbu

  • Pitimbú, no final da Rua da Paz
  • Maceió, em frente à desembocadura do riacho Engenho Velho
  • Guarita, em frente à desembocadura da Lagoa
  • Acaú/Pontinha, em frente à desembocadura do Rio Goiana

BG com Portal Correio

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Gilmar Mendes vota para que foro privilegiado seja mantido mesmo após o fim do mandato

Foto: Cristiano Mariz

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes votou nesta sexta-feira para ampliar o alcance do foro privilegiado de autoridades na Corte. Mendes votou para que a prerrogativa de função seja mantida mesmo após o fim do mandato de políticos, em casos de renúncia, não reeleição, cassação, entre outros motivos.

Em seu voto, o ministro — que é relator do caso — também defendeu que, ao fim do mandato, os investigados com foro devem perder a prerrogativa de função, caso os crimes tenham sido praticados antes de assumir o cargo ou não possuam relação com o exercício da função.

O caso analisado pelo plenário virtual é um habeas corpus movido pela defesa do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), réu em uma ação penal na Justiça Federal do Distrito Federal por supostamente, enquanto foi deputado federal, ter ordenado que servidores de seu gabinete devolvessem 5% de seus salários para o PSC, então seu partido. Ele é réu pelo crime de concussão, mas a defesa argumenta que o caso deve ficar no STF porque desde 2007 ele exerce cargos com foro privilegiado, antes de ser senador. O parlamentar nega os crimes.

Quando restringiu o foro privilegiado, em 2018, o Supremo decidiu que deveriam tramitar na Corte somente casos de deputados e senadores que tivessem cometido crimes durante o mandato e relacionados ao exercício do cargo. Antes, qualquer inquérito ou ação penal contra parlamentares, mesmo anteriores ao mandato, eram transferidas para o tribunal.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Economia

Com aval do governo, preço dos medicamentos deve subir até 4,5% a partir deste domingo (31)

ImagemFoto: iStock

Os preços dos medicamentos em todo o país devem ser reajustados em até 4,5% a partir deste domingo (31).

Esse percentual, que funciona como um teto (valor máximo), foi definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos e publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (28).

As farmácias podem aplicar esses 4,5% de reajuste de uma vez ou “parcelar” esse aumento ao longo do ano.

Mas, até março do ano que vem (quando a Câmara de Regulação deve soltar nova regra), farmácias e fabricantes não podem aplicar reajustes maiores que esse.

Na resolução sobre o reajuste, o conselho informa que as empresas produtoras deverão dar “ampla publicidade” aos preços de seus medicamentos, não podendo ser superior aos preços publicados pela Câmara de Regulação no portal da Anvisa.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

DATAFOLHA: Pesquisa mostra que 39% dos brasileiros se sentem inseguro nas ruas à noite

Imagem

Foto: Reprodução

Uma pesquisa do Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo apontou que a proporção de pessoas que se sentem “muito inseguras” nas ruas à noite chegou a 39%. O índice é cinco pontos percentuais maior em relação ao último levantamento feito pelo instituto sobre segurança, em setembro de 2023. Dos entrevistados, 26% dizem sentir “pouco inseguros”.

O Datafolha ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos em todo o Brasil entre 19 e 20 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A quantidade de pessoas que responderam sentir-se “mais ou menos seguras” nas ruas da própria cidade à noite diminuiu de 26% para 21%, na comparação com a pesquisa anterior. O número de brasileiros que se sentem “muito seguros” manteve a mesma proporção, de 14%.

Segundo o levantamento, as pessoas estão se sentido mais insegura em todas as regiões do país. O Sudeste tem os piores índices e o maior crescimento da taxa de entrevistados que dizem ter o sentimento de muita insegurança nas ruas da cidade ao escurecer. Em setembro de 2023, esse percentual era de 38%. Agora, chegou a 45%. No Centro-Oeste e Norte (os dados da pesquisa estão unificados para estas regiões), o índice é de 37%, no Nordeste, 36%, e no Sul, 32%.

Na divisão entre homens e mulheres que sentem muita insegurança, o sentimento é admitido por 33% entrevistados do sexo masculino e 45% do sexo feminino.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Economia

Pesquisa da CNI mostra que 26% dos brasileiros estão mais endividados do que no ano passado

ImagemFoto: Adobe Stock

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que 26% dos brasileiros estão mais endividados ou muito mais endividados na comparação com os últimos 12 meses.

O levantamento mostra que esse percentual sobe para 33% entre pessoas analfabetas ou que apenas sabem ler e escrever (analfabetas funcionais). O índice também é maior, de 32%, entre os que ganham até um salário mínimo.

Entre as mulheres, 29% dizem que estão mais endividadas hoje do que há um ano. O percentual é o mesmo entre pessoas com idades entre 41 e 59 anos, moradores das regiões Norte e Centro-Oeste e residentes nas capitais.

Na outra ponta, 47% dos entrevistados que moram na região Nordeste afirmaram estar menos endividados ou muito menos do que há 12 meses.

A pesquisa foi feita presencialmente pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem, da FSB Holding, entre 6 e 9 de fevereiro deste ano. Foram entrevistados 2.012 cidadãos com mais de 16 anos dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Mônica Bergamo – Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Paraíba tem mais beneficiários do Bolsa Família do que empregados; veja lista dos estados

Bolsa Família: confira o valor da antecipação e aumento para abrilFoto: Lula Marques/Agência Brasil

O número de beneficiários do Bolsa Família ainda é maior que o de trabalhadores com carteira assinada em 13 das 27 unidades da Federação. Esses dados excluem o setor público.

Antes da pandemia, eram 8 Estados com mais benefícios que empregos formais. O número subiu para 10 em 2020, 12 em 2022, com o Auxílio Brasil, e 13 em 2023 –número que se manteve agora em 2024.

O Maranhão é o Estado onde essa relação de dependência do benefício é mais forte. Há 641 mil empregos com carteira assinada e 1,2 milhão de famílias maranhenses recebendo Bolsa Família.

Ou seja, há 2 habitantes recebendo o Bolsa Família no Estado para cada empregado com carteira de trabalho.

O Estado onde essa proporção é menor é Santa Catarina. Lá, há 10 trabalhadores no mercado formal para cada beneficiário de Bolsa Família.

alt

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Dívida pública alcança R$ 6,5 trilhões em fevereiro, elevação de 2,25% em um mês

Foto: Renan Monteiro/ O GLOBO

O estoque da dívida pública federal apresentou aumento, em termos nominais, de 2,25%, passando de R$ 6.449,86 bilhões, em janeiro, para R$ 6.595,29 bilhões, em fevereiro. Essa é a dívida do Tesouro Nacional, e não considera indicadores de estados, municípios e estatais, além de títulos do Banco Central.

O endividamento do governo sobe para cobrir o déficit público — quando as receitas ficam abaixo das receitas, o que ocorreu em 2023, quando o rombo chegou a R$ 230 bilhões. O estoque também sobe para rolar seus próprios títulos e pagar os juros dessa dívida.

No inicio do ano, o Tesouro anunciou o intervalo de R$ 7 trilhões e R$ 7,4 trilhões como piso e o teto da dívida pública para o ano de 2024.

A dívida federal é detida por instituições financeiras, fundos, contas de Previdência, governos, seguradoras e pessoas físicas.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

Estado exonera médico preso suspeito de agredir a ex-mulher no Sertão; veja nota

A Secretaria de Estado da Saúde anunciou, na tarde desta quinta-feira (28), a exoneração do médico Algacy Fernando Vieira de Lorena e Sá, preso nessa quarta-feira (27) suspeito de agredir a ex-mulher ao sair da audiência de divórcio do casal no Sertão.

Em nota, a Secretaria disse que o profissional foi desligado do Hospital Regional de Piancó.

“A Secretaria de Estado da Saúde reforça que não pactua com qualquer tipo de violência e lamenta o ocorrido. Por fim, está à disposição para contribuir com as investigações, claro seja necessário”, diz o documento.

Relembre o caso 

Um médico de 65 anos foi preso, no final da manhã desta quarta-feira (27), suspeito de agredir a ex-esposa, de 29 anos, em Conceição, no Sertão da Paraíba. O nome do profissional não foi divulgado pela Polícia Civil.

De acordo com o delegado Ilamilton Simplício, que conduz as investigações, a agressão aconteceu logo após o casal sair de uma audiência no Fórum da Comarca de Piancó para tratar sobre o divórcio.

Ao deixar o prédio da Justiça, a mulher estava de carro indo para Itaporanga quando foi alcançada pelo agressor que pediu que a vítima encostasse o carro e a agrediu com puxões no cabelo e socos.

A Justiça decretou a prisão do médico. O profissional foi detido enquanto trabalhava em um consultório na cidade de Conceição.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com MaisPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

(VÍDEO) Em clima de ‘lua de mel’, Lula dá honraria a Macron, e francês entrega medalha a Janja

O presidente francês, Emmanuel Macron, concedeu nesta quinta-feira (28/3) a Insígnia da Ordem Nacional da Legião de Honra no Grau de Oficial à primeira-dama do Brasil, Janja.

 

A medalha foi entregue durante evento com o presidente Lula, que já possui a honraria.

Este é o terceiro e último dia de agenda de Macron no país.

O presidente Lula (PT) concedeu ao presidente francês, Emmanuel Macron, a mais alta honraria brasileira a um estrangeiro, a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. O ato reforça a boa relação criada por ambos e viralizada em redes sociais por memes.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

STF

Alexandre de Moraes autoriza soltura de coronéis da PMDF presos pelo 8/1

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes concedeu, nesta quinta-feira (28), a liberdade provisória aos coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Klepter Rosa (foto em destaque), Fábio Augusto Vieira e Marcelo Casimiro.

Os três coronéis deverão cumprir medidas cautelares que consistem na proibição de se ausentar do DF, no recolhimento domiciliar no período noturno e nos fins de semana. Eles deverão usar tornozeleira eletrônica e precisam se apresentar na Vara de Execuções Penais do DF todas as segundas-feiras.

Moraes também determinou aos ex-integrantes da cúpula da PMDF a entrega e o cancelamento de todos os passaportes e a suspensão imediata de quaisquer documentos de porte de arma de fogo. Os coronéis estão proibidos de usar redes sociais ou de se comunicar com os demais envolvidos no caso.

Fábio Augusto era o comandante-geral da PMDF durante os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Klepter atuava como subcomandante-geral da tropa e Casimiro era o chefe do 1º Comando de Policiamento Regional da PMDF.

Os coronéis estavam presos desde 18 de agosto de 2023 e foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR), junto a outros cinco integrantes da PMDF, por omissão, abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e violação dos deveres.

Advogado de Klepter, Newton Rubens disse que o coronel “cumpriu com seu dever no dia 08/01, no que resultou, antes mesmo da intervenção federal na SSP/DF, no esvaziamento dos prédios públicos e prisão de alguns invasores.”

“A prisão cautelar imposta pelo Supremo não fazia e não faz sentido, pois o coronel Klepter não atrasou e mais entregou toda documentação solicitada pelo STF. Ademais, não alinhou a nenhuma movimento político golpista e mais, jamais arregimentaria a tropa para afastar-se dos deveres legais e constitucionais. A concessão da liberdade é só o primeiro passo para a comprovação da inocência do coronel Klepter”, declarou o advogado.

Moraes considerou que o fim da investigação policial, o recebimento da denúncia e a transferência dos coronéis para a reserva remunerada da PMDF afastam eventual capacidade de organização da tropa para benefício próprio. O ministro também apontou que houve “reestruturação total do comando da Polícia Militar do Distrito Federal”.

A coluna tenta contato com a defesa dos demais coronéis citados.

Réus
Em fevereiro de 2024, a Primeira Turma do STF aceitou a denúncia da PGR e tornar réus sete oficiais que integravam a cúpula da PMDF à época dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

Segundo a PGR, havia “uma profunda contaminação ideológica de parte dos oficiais da PMDF denunciados, que se mostraram adeptos de teorias conspiratórias sobre fraudes eleitorais e de teorias golpistas”.

A PGR denunciou, em agosto de 2023, sete oficiais da corporação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.