
O epidemiologista-chefe do combate à covid-19 dos Estados Unidos, Anthony Fauci, disse em entrevista, nesse domingo (25), que a pandemia está “indo na direção errada”, pois muitos norte-americanos não querem se vacinar. Ele considerou reavaliar a obrigatoriedade do uso de máscaras também por pessoas imunizadas.
“Há realmente uma pandemia entre os não vacinados”, disse Fauci à CNN. Segundo ele, é como se houvesse 2 tipos de Estados Unidos. “Você tem a parte não vacinada, muito vulnerável, e a parte vacinada, relativamente protegida. Se você foi vacinado, você está em uma categoria muito diferente de alguém que não foi”, declarou.
Desde 13 de maio, norte-americanos totalmente vacinados não precisam usar máscaras ou manter distanciamento social na maioria dos ambientes internos e externos. Alguns Estados, no entanto, optaram por manter as restrições para conter o avanço dos casos de covid-19.
Quando decidiu pela flexibilização das medidas anticovid, o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos) argumentou que pessoas totalmente vacinadas têm menor probabilidade de ter infecção assintomática ou transmitir o vírus a outras pessoas. A decisão também foi uma forma de incentivar os cidadãos a se vacinarem.
O governo de Joe Biden tem apelado à população para se vacinar. O presidente acusa as redes sociais de espalharem desinformação sobre a covid-19: “A única pandemia que temos é entre os não vacinados. Elas [redes sociais] estão matando pessoas”, disse em 16 de julho.
Poder 360
Comente aqui