
A Universidade Federal da Paraíba analisa a proposta de aplicação de bônus regional nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estimular a entrada de estudantes de escolas públicas e privadas locais ao ensino superior no Estado.
O objetivo da medida é reduzir as desigualdades regionais e democratizar as universidades públicas. O reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, apresentou uma proposta de minuta, ressaltando que não é o documento final, e que ainda precisa de discussão e estudos prévios para a aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).
“Esse é o documento a partir do qual buscaremos definir a demanda. Qualquer decisão será pautada em estudos concretos, mostrando suas necessidades e circunstâncias reais”, explicou.
O texto dispõe sobre critérios para a bonificação de inclusão regional a fim de incentivar o acesso a cursos de graduação e o ingresso na UFPB via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de estudantes que residem e tenham estudado em escolas regulares e presenciais, no estado da Paraíba.
A proposta de aplicação da bonificação surgiu a partir de requerimento apresentado pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino. Ele sugeriu uma bonificação de ao menos 10% na nota do Enem.
O reitor considerou que a aplicação da bonificação é um pedido urgente, para que as instituições se tornem “mais paraibanas”, e permitam o crescimento do Estado.
Ele ressaltou que outros Estados do Nordeste já aplicam a bonificação regional, a exemplo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). “Nós não podemos ficar de fora desse momento, penalizando nossos estudantes”, finalizou.
Comente aqui