TCE

Falta d’água, calor e fardamento atrasado: TCE aponta problemas em 103 creches da Paraíba

Falta de recebimento de fardas e mochilas, falta d’água constante, calor intenso nas salas de aula, parques infantis alagáveis e mato alto nos arredores de 28 unidades escolares. Estes são alguns dos problemas detectados durante a Auditoria Coordenada nº 01/2025 realizada no último dia 20 pelo Tribunal de Contas do Estado e para cuja solução há a recomendação de medidas urgentes.

Extensiva a 81 municípios e 103 creches onde estão matriculadas mais de 10,2 mil crianças, essa Auditoria decorre do propósito de “um grande Pacto Conjunto pela educação infantil” manifesto pelo presidente do TCE, conselheiro Fábio Nogueira, já em seu discurso de posse, diante de representações dos meios administrativos, políticos e jurídicos então presentes à solenidade.

Do total de creches inspecionadas 92,89% estão abertas e funcionam normalmente, 3,3% estão abertas mas sem atividades, enquanto 8,8% encontram-se fechadas. Nestas últimas, os auditores do TCE anotaram a reforma de duas, o remanejamento de alunos em quatro delas e um prédio fechado sem qualquer informação.

A “Estrutura Escolar” foi avaliada pela equipe do Tribunal a partir das seguintes questões: Há indícios de realização de reforma, recuperação e/ou pintura recentemente na creche/escola? As respostas foram “sim” para 44.7% e “não” para 55.8%.  O abastecimento d’água dá-se, nessas unidades, por carro pipa (em 11,6% dos casos), poço artesiano (em 4,2%) e rede pública (84,2%). Em 60% dessas unidades, 60% dos banheiros para alunos estão separados por gênero, enquanto isso não ocorre em 40% dos casos.

Outro item: De forma geral, a edificação encontra-se em condições adequadas de conservação (piso, paredes, teto, esquadrias, instalações elétricas)? Resultado: “Sim” (83,2%) e “Não” (16,8%). Há extintores ou outro equipamento de combate a incêndio em 50,5% delas e isso não existe em 49,5%. Quanto às matrículas, o percentual aproximado de ocupação dessas unidades está assim descrito: aquelas com 100 e mais alunos (em número de 57) representam 60% do universo pesquisado, São 31 (e 32,6%) aquelas com ocupação de 75 a 100: são seis (6,3%) as com alunos em número de 50 a 75 e, apenas uma (1,1%) com 25 a 50 matriculados.

Há sala de repouso para criança de zero a um ano em 49,5% das creches visitadas, mas não há em 22,1%. Os aparelhos de recreação são fixos e em bom estado? “Sim” para 55,85% das creches e “não” para 16,85%. Ambas as questões não se aplicaram a 28,4% no primeiro caso e 27,4%, no segundo. Observou-se que os banheiros têm equipamentos adaptados às crianças em 81,1% e não têm em 18,9% das unidades inspecionadas.

Outras questões: Existe sala para atividades organizada de forma estimulante, confortável, aconchegante, segura, adequada à proposta pedagógica da instituição e que permita o desenvolvimento da criança, dando-lhe suporte para a realização de explorações e brincadeiras? Respostas: “Sim” (em 57,9%) e “não” (em 42,1%).

Existem espaços ao ar livre sendo utilizados? “Sim” (3,7%) e “não” (26,3%). Há, entretanto, câmeras de segurança com monitoramento em 42,1% das unidades e não existem em 57,9%. Os equipamentos de combate a incêndio ocorrem 47,4% dessas unidades e, não, em 52,6%.  A presença de guarda municipal ou segurança privada ocorre em 18,9% delas e não ocorrem em 81,1%, segundo o resultado das inspeções.

Uma escola (representando 5,3% do universo pesquisado) oferece uma refeição diária às suas crianças; 14 outras (14,7%) oferecem duas; sete (7,4%) oferecem três; 45 (47,4%) oferecem quatro; 24 (25,3%) oferecem cinco.

Os equipamentos de cozinha estão em bom estado? Respostas: 94,7% “sim” e 5,3% “não”. Há refeitório mobiliado adequado (atendendo aos critérios de ergonomia e segurança)? “Sim”, para 75,8% das unidades e “não” para 24.2.%. O cardápio nutricional encontra-se em lugar visível? “Sim (89,5%) e “não” (22,1%). Há ofertas de água potável para as crianças (bebedouros, filtros)? A observação foi de que há em 89,5% das creches/escolas e não há em 10,5%.

PEDAGOGIA – A Auditoria tratou dos aspectos pedagógicos da educação infantil. Foram distribuídos materiais escolares para as crianças em 2025 (mochilas, fardamento, etc,)? Resposta: “Sim” (56,8%) e “não (43,2%). Há disponibilidade de brinquedos educativos, livros, etc,)? “Sim” (81,1%) e “não” (18,9%).

Outra questão: Existem recursos pedagógicos para atendimento de crianças com deficiências, Transtorno do Espectro Autista, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, ou Altas Habilidades/Superdotação? Resposta: “Sim” (34,7%) e “não” (65,3%). A unidade possui projeto político-pedagógico próprio atualizado (menos de dois anos, revisto ou elaborado)? “Sim” (77,9%); “não” (22,1%).  Mais: A unidade exige carteira de vacinação atualizada das crianças no momento da matrícula? 92,6% responderam “sim”. A resposta foi negativa para 7,4%.

Na solenidade de posse da presidência do TCE, ocorrida em janeiro passado, o conselheiro Fábio Nogueira – agora no transcurso do seu segundo biênio à frente da Corte – falou da proteção à primeira infância como um dos fios condutores da gestão que então se iniciava e como “um propósito a ser perseguido com afinco e sem descanso”. Assegurou, na ocasião, que a isto dedicaria grande parte das suas forças, por ser este “um tema de interesse extremo da cidadania”. A seu ver, após tantas gerações perdidas, seria urgente o amparo às mais novas.

@politicaetc

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

PF cumpre mandados contra investigados por material de abuso sexual infantojuvenil em Sousa (PB)

Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (26), no município de Sousa/PB, duas operações contra armazenamento de conteúdo sexual envolvendo crianças e adolescentes. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos no município de Sousa, no Sertão da Paraíba. As investigações tiveram início com a análise de cenas contidas em imagens e vídeos.

Os alvos das operações são investigados por armazenamento de fotos e de vídeos com conteúdo de abuso infantojuvenil.

De acordo com PF, há indícios, ainda, de possível compartilhamento do material por meio da internet.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

São João de Campina Grande tem Xand Avião, Nattan e mais atrações nesta sexta (26)

Reprodução

O São João 2026 de Campina Grande continua nesta sexta-feira (26), com shows no palco principal do Parque do Povo. A programação da noite inclui apresentações de Xand Avião, Nattan, Kátia e Aduílio e Ranniery Gomes.

A festa acontece de 3 de junho a 5 de julho, somando 33 dias de programação. Esta é a 43ª edição do evento, que também marca os 40 anos do Parque do Povo.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a expectativa é que mais de 3,52 milhões de pessoas passem pelo local durante o evento. A movimentação econômica deve ultrapassar R$ 800 milhões.

Shows do São João de Campina Grande nesta sexta-feira (26):

  • Xand Avião
  • Nattan
  • Kátia e Aduílio
  • Ranniery Gomes

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

VÍDEO: Fortes chuvas causam alagamentos e interdição de viaduto em João Pessoa

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Portal BG PB (@blogdobgpb)

As fortes chuvas registradas na manhã desta sexta-feira (26) deixaram vários pontos de alagamento e provocaram a interdição de um viaduto em João Pessoa.

Um dos pontos que mais sofreu com os alagamentos foi o terminal de trem da CBTU. A pista foi tomada pelas águas, dificultando a circulação de veículos pelo local.

Outro ponto afetado pelos alagamentos foi a região onde está localizada a Central da Polícia Civil. As águas também prejudicaram a população que passava pela região.

No Centro da capital paraibana, o viaduto Damásio Franca, localizado nas proximidades do Ponto de Cem Réis, foi interditado, obrigando motoristas a realizar desvios.

Previsão de chuvas

Todas as cidades da Paraíba estão sob alerta de chuvas intensas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso, de cor amarela, é válido até as 23h59 desta sexta-feira (26).

O alerta prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos de 40 a 60 km/h.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

INMET: Todas cidades da Paraíba estão sob alertas de chuvas intensas

Todas as cidades da Paraíba estão sob alertas de chuvas intensas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso, de cor amarela, é válido até as 23h59 desta sexta-feira (26).

O alerta prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos de 40 a 60 km/h.

Recomendações do Inmet

  • “Não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas.”
  • “Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.”
  • “Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.”

Em caso de emergência, a recomendação é acionar a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

PESQUISA PODERDATA: Mais da metade dos brasileiros reprovam o governo Lula

(Foto: Ricardo Stuckert / PR)

Mais da metade dos brasileiros reprovam o governo do presidente Lula (PT), segundo levantamento do PoderData divulgado nesta quinta-feira (25). Os dados mostram que 52% reprovam, enquanto 43% aprovam e 6% não souberam responder.

Na avaliação geral do governo, 47% classificam como ruim ou péssimo, 35% como ótimo ou bom, 15% como regular e 2% não opinaram.

Metodologia

Foram ouvidas 2.400 pessoas nas 27 unidades da Federação entre os dias 21 a 24 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi realizada com recursos próprios do instituto e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-05722/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

SITUAÇÃO PREOCUPANTE: Desde abril, mais de 100 animais foram mortos por envenenamento em Teixeira (PB)

Foto: Reprodução

Mais de 100 animais foram encontrados mortos por envenenamento em Teixeira, no Sertão da Paraíba, desde abril deste ano, segundo a prefeitura. O caso, que envolve cães e gatos, tanto em situação de rua quanto com tutores, é investigado pela Polícia Civil desde maio. Apenas nesta semana, oito novos casos foram registrados.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que acompanha as investigações, mas disse que não houve avanços significativos até o momento.

Em maio, a Polícia Civil apontou a suspeita de que o veneno estaria sendo colocado em pedaços de carne bovina e de frango. Segundo as investigações iniciais, a maioria das mortes envolve cães em situação de rua, mas também há registros de animais com tutores.

Até o momento, não há informações sobre suspeitos identificados ou presos. O caso segue sendo investigado.

Fonte: G1 Paraíba

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copa do Mundo

DEFINIDO: Brasil enfrenta Japão na primeira fase do mata-mata da Copa do Mundo de 2026

Foto: Reprodução/Cazé TV Instagram

Está definido: o Brasil vai enfrentar o Japão na primeira fase do mata-mata da Copa do Mundo de 2026.

A Seleção Brasileira ficou em primeiro lugar no Grupo C, enquanto o Japão terminou em segundo no Grupo F. Com isso, as duas equipes se enfrentam na próxima segunda-feira (29), às 14h, em Houston, no Texas.

O único jogo entre Brasil e Japão em Copas do Mundo ocorreu na fase de grupos da Copa de 2006, na Alemanha. O Brasil venceu por 4 a 1, com dois gols de Ronaldo Fenômeno, um de Juninho Pernambucano e um de Gilberto. O gol do Japão foi marcado por Keiji Tamada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Polícia registra 13 prisões durante São João e queda no furto de celulares na PB

Policiais civis reforçam segurança nos festejos de São João na Paraíba – Foto: Polícia Civil da Paraíba

A Polícia Civil da Paraíba realizou um balanço das ações desenvolvidas durante o período dos festejos juninos, entre os dias 19 e 24 de junho, com atuação reforçada nos principais polos de eventos do Estado.

Durante o período, foram registradas 13 prisões em flagrante diretamente ligadas aos festejos, envolvendo ocorrências como violência doméstica, lesão corporal, porte ilegal de arma de fogo, furto, resistência, stalking, receptação, estupro e direção sem habilitação.

Um número que chamou atenção foi o de furtos de celulares. Em 2025, durante este mesmo período, 174 boletins de ocorrência de furto de celular foram registrados. Neste ano, o número foi de 77 registros de furtos de aparelhos celulares, uma redução de 55,7%.

A Polícia Civil também lavrou 13 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e registrou 143 boletins de ocorrência.

Além das ações investigativas e operacionais realizadas nos locais de festa, a Polícia Civil disponibilizou estruturas especiais de atendimento, com Delegacias Móveis, polos de plantão e reforço de efetivo, permitindo maior agilidade no registro das ocorrências e na adoção das medidas policiais necessárias.

Campina Grande 

Durante o Maior São João do Mundo, a Polícia Civil reforçou a presença operacional com a instalação de uma Delegacia Móvel no Parque do Povo, funcionando como ponto estratégico para registro de ocorrências e atendimento ao público.

A 2ª Delegacia Distrital, conhecida como Delegacia do Forró, também recebeu reforço de equipes para atendimento das demandas relacionadas aos festejos, incluindo prisões em flagrante e lavratura de procedimentos.

No distrito de Galante, equipes da Polícia Civil foram mobilizadas para atuação durante os dias de festa, garantindo a presença da instituição e o atendimento das ocorrências no local. A Central de Flagrantes, localizada no bairro do Catolé, permaneceu em funcionamento 24 horas, dando suporte às ações desenvolvidas durante o período junino.

Patos 

Na região de Patos, a Polícia Civil reforçou a atuação durante o Terreiro do Forró, com a instalação de uma Delegacia Móvel no local do evento, facilitando o acesso da população aos serviços policiais e agilizando o atendimento das ocorrências.

A 15ª Delegacia Seccional de Polícia Civil também contou com aumento no efetivo do polo de plantão, além do reforço das equipes da Delegacia de Roubos e Furtos e da Delegacia de Homicídios, garantindo suporte às ações realizadas durante as festividades.

Guarabira 

Na área da 4ª Superintendência Regional de Polícia Civil, a atuação contou com a instalação de polos plantonistas e Delegacias Móveis nos municípios de Guarabira, Solânea, Bananeiras, Cacimba de Dentro, Araruna e Serra da Raiz.

As equipes foram distribuídas de forma estratégica para assegurar a presença policial nos eventos juninos da região, proporcionando maior agilidade nos registros de ocorrências, atendimento ao público e realização dos procedimentos necessários.

João Pessoa 

Na região da Capital, o planejamento operacional contou com um efetivo estimado de 487 servidores, distribuídos entre a Delegacia Móvel instalada no Parque Solon de Lucena, a Central de Flagrantes, unidades especializadas e demais equipes vinculadas à 1ª Superintendência Regional de Polícia Civil.

A estrutura montada teve como objetivo garantir atendimento contínuo durante os festejos, reforçando a capacidade de resposta da Polícia Civil diante das ocorrências registradas nos eventos realizados na região.

IPC 

O Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC/PB) também atuou de forma integrada durante os festejos juninos, com equipes deslocadas para os principais pontos de eventos. Foram realizados 11 exames periciais nos locais de festa, incluindo o Parque do Povo, em Campina Grande; o Terreiro do Forró, em Patos; além dos eventos realizados em Galante e Bananeiras.

A presença do IPC nos locais de festividade garantiu maior agilidade na realização de procedimentos periciais, contribuindo para a eficiência das investigações e para a pronta resposta das forças de segurança.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mundo

Terremotos na Venezuela: Número de mortos sobe para 188; total de feridos passa de 1.500

Foto: Reuters

Os terremotos que atingiram a Venezuela na quarta-feira (24) deixaram ao menos 188 mortos e 1.520 feridos, informou Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional do país, nesta quinta-feira (25).

Ainda de acordo com Rodríguez, ao menos 200 pessoas estão presas sob escombros e outras 157 estão desaparecidas.

Ao todo, oito hospitais foram afetados, e alguns deles tiveram que ser desocupados.

Rodríguez estimou que mais de 2.900 famílias foram afetadas pelos terremotos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Inmet emite alerta de fortes chuvas e ventos intensos para toda a Paraíba

alerta de chuvas
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (25), um alerta de chuva amarelo para 100 cidades da Paraíba e um alerta laranja para 4 municípios. Os dois avisos são válidos até as 23h59 desta quinta-feira.

Segundo o Inmet, as cidades listadas no alerta amarelo podem registrar chuvas de até 50 mm por dia e ventos de até 60 km/h.

Há risco de queda de energia, galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O órgão orienta evitar abrigo sob árvores, não estacionar próximo a estruturas metálicas e, se possível, desligar aparelhos elétricos.

Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Cidades em alerta amarelo de chuvas:

  1. Alagoa Grande
  2. Alagoa Nova
  3. Alagoinha
  4. Alcantil
  5. Alhandra
  6. Araçagi
  7. Arara
  8. Areia
  9. Areial
  10. Aroeiras
  11. Baía da Traição
  12. Bananeiras
  13. Barra de Santana
  14. Barra de São Miguel
  15. Bayeux
  16. Belém
  17. Boa Vista
  18. Boqueirão
  19. Borborema
  20. Caaporã
  21. Cabaceiras
  22. Cabedelo
  23. Caldas Brandão
  24. Camalaú
  25. Campina Grande
  26. Capim
  27. Caraúbas
  28. Caturité
  29. Conde
  30. Congo
  31. Coxixola
  32. Cruz do Espírito Santo
  33. Cuité de Mamanguape
  34. Cuitegi
  35. Curral de Cima
  36. Duas Estradas
  37. Esperança
  38. Fagundes
  39. Gado Bravo
  40. Guarabira
  41. Gurinhém
  42. Gurjão
  43. Ingá
  44. Itabaiana
  45. Itapororoca
  46. Itatuba
  47. Jacaraú
  48. João Pessoa
  49. Juarez Távora
  50. Juripiranga
  51. Lagoa de Dentro
  52. Lagoa Seca
  53. Lucena
  54. Mamanguape
  55. Marcação
  56. Mari
  57. Massaranduba
  58. Mataraca
  59. Matinhas
  60. Mogeiro
  61. Montadas
  62. Monteiro
  63. Mulungu
  64. Natuba
  65. Pedras de Fogo
  66. Pedro Régis
  67. Pilar
  68. Pilões
  69. Pilõezinhos
  70. Pirpirituba
  71. Pitimbu
  72. Pocinhos
  73. Puxinanã
  74. Queimadas
  75. Remígio
  76. Riachão do Bacamarte
  77. Riachão do Poço
  78. Riacho de Santo Antônio
  79. Rio Tinto
  80. Salgado de São Félix
  81. Santa Cecília
  82. Santa Rita
  83. São Domingos do Cariri
  84. São João do Cariri
  85. São João do Tigre
  86. São José dos Ramos
  87. São Miguel de Taipu
  88. São Sebastião de Lagoa de Roça
  89. São Sebastião do Umbuzeiro
  90. Sapé
  91. Serra Branca
  92. Serra da Raiz
  93. Serra Redonda
  94. Serraria
  95. Sertãozinho
  96. Sobrado
  97. Soledade
  98. Sumé
  99. Umbuzeiro
  100. Zabelê

Municípios sob alerta laranja

  1. Alhandra
  2. Caaporã
  3. Pedras de Fogo
  4. Pitimbu

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.