Polícia

Empresa, alvo de operação da PF, possui contratos com prefeituras paraibanas

Foto: Divulgação PF RN

Um dos alvos da Operação Lectus, deflagrada na manhã desta quarta-feira(25) pela Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União, a MA Engenharia Clínica e Hospitalar, que fica localizada na cidade Bayeux, possui contratos com várias prefeituras paraibanas.

Entre elas, o município de Princesa Isabel e Campina Grande. Ela também tem contrato com a Prefeitura de São Gonçalo do Amaranto, no Rio Grande do Norte.

O contrato da empresa com a prefeitura de Campina Grande foi para prestação de serviço de locação de Central de Ar e Sistema Integrado Geradora de Ar Comprimido Medicinal e Oxigênio Medicinal, além da abertura de novos leitos no Hospital da Criança, totalizando o valor de R$ 173.256,00 mil reais.

Fonte: Diário Oficial da União

Já no município de Princesa Isabel, no Sertão Paraibano, a empresa foi contratada para prestar serviços de instalação de Rede de Gases Medicinais (O2, ar comprimido e vácuo) para o Hospital Regional Coronel José Pereira Lima no valor total de R$ 16.250,00 reais.

Fonte: TCE PB

No município de São Gonçalo do Amaranto, foi feita a prorrogação de um Contrato Administrativo que já estava em vigência para prestação de serviços hospitalares.

Dentre os serviços prestados pela referida empresa, estão a realização de manutenções preventivas e corretivas dos equipamentos médico-hospitalares, aluguel de equipamentos médico-hospitalares diversos, aluguel de leitos hospitalares e prestação de serviços de consultorias na área de saúde.

Diário Oficial da União Contrato Campina Grande

Contrato Prefeitura Municipal de Princesa Isabel

Recibo de Protocolo TCE Prefeitura de Princisa Isabel

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

PESQUISA DATAFOLHA: 46% estão mais preocupados com eleição do que em 2022 e 57% mais decididos a votar

Reprodução/Divulgação

Quase metade dos eleitores brasileiros, 46%, afirma estar mais preocupada com o resultado da eleição presidencial deste ano do que estava em 2022, segundo pesquisa Datafolha. Outros 28% dizem ter o mesmo nível de preocupação, enquanto 24% estão menos preocupados. 2% não souberam responder.

Entre os eleitores de Flávio, 63% afirmam estar mais preocupados com o resultado da eleição do que estavam em 2022. Já entre os eleitores de Lula, 30% dizem estar mais preocupados do que em 2022.

Maioria diz estar mais decidida a votar

A pesquisa também mostra que 57% dos eleitores afirmam estar mais decididos a votar na eleição presidencial deste ano do que estavam em 2022. Outros 32% dizem estar igualmente decididos e 11%, menos decididos. Um por cento não soube responder.

Entre os eleitores de Flávio, 68% afirmam estar mais decididos a votar neste ano do que estavam em 2022. Entre os eleitores de Lula, o índice é de 61%.

Eleitores com disposição para fazer campanha

O levantamento também mediu o engajamento dos eleitores em fazer campanha para algum candidato. Para 32%, a disposição é menor do que em 2022. Outros 45% afirmam estar igualmente engajados e 18% dizem estar mais engajados. 5% não souberam responder.

Também nesse quesito, eleitores de Flávio Bolsonaro e Lula estão tecnicamente empatados. Entre os que declaram voto em Flávio, 26% afirmam estar mais engajados, 25% menos e 44% igualmente engajados.

Entre os eleitores de Lula, 20% dizem estar mais engajados, 27% menos e 48% igualmente engajados.

Metodologia

O Datafolha ouviu 2.002 eleitores em 125 cidades na terça-feira, 1º, e na quarta-feira, 2. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-03669/2026.

A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Com informações da Jovem Pan

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Mais de 60 cidades da Paraíba estão sob alerta de baixa umidade do ar neste domingo (6)

Reprodução

Mais de 60 cidades paraibanas estão sob alerta amarelo de baixa umidade até as 23h deste domingo (6). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar pode variar entre 30% a 20% em 95 municípios paraibanos.

Há baixo risco de incêndios florestais. No entanto, o Inmet faz algumas recomendações para a população das localidades afetadas pela baixa umidade: beber bastante líquido; evitar desgaste físico nas horas mais secas; e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Em caso de emergência, a orientação é entrar em contato com Defesa Civil, pelo número 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Confira as cidades sob alerta de baixa umidade

  1. Aguiar
  2. Aparecida
  3. Belém do Brejo do Cruz
  4. Bernardino Batista
  5. Boa Ventura
  6. Bom Jesus
  7. Bom Sucesso
  8. Bonito de Santa Fé
  9. Brejo do Cruz
  10. Brejo dos Santos
  11. Cachoeira dos Índios
  12. Cajazeiras
  13. Cajazeirinhas
  14. Carrapateira
  15. Catolé do Rocha
  16. Conceição
  17. Condado
  18. Coremas
  19. Curral Velho
  20. Diamante
  21. Emas
  22. Ibiara
  23. Igaracy
  24. Itaporanga
  25. Jericó
  26. Joca Claudino
  27. Juru
  28. Lagoa
  29. Lastro
  30. Manaíra
  31. Marizópolis
  32. Mato Grosso
  33. Monte Horebe
  34. Nazarezinho
  35. Nova Olinda
  36. Olho d’Água
  37. Paulista
  38. Pedra Branca
  39. Piancó
  40. Poço Dantas
  41. Poço de José de Moura
  42. Pombal
  43. Princesa Isabel
  44. Riacho dos Cavalos
  45. Santa Cruz
  46. Santa Helena
  47. Santa Inês
  48. Santana de Mangueira
  49. Santana dos Garrotes
  50. São Bentinho
  51. São Bento
  52. São Domingos
  53. São Francisco
  54. São João do Rio do Peixe
  55. São José da Lagoa Tapada
  56. São José de Caiana
  57. São José de Piranhas
  58. São José de Princesa
  59. São José do Brejo do Cruz
  60. Serra Grande
  61. Sousa
  62. Tavares
  63. Triunfo
  64. Uiraúna
  65. Vieirópolis
  66. Vista Serrana

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

VÍDEO: Lula diz que distribuiria ‘cervejinha’ em comício se não fosse proibido: “Vou ficar devendo”

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, durante ato de campanha em São José do Rio Preto (SP), que distribuiria bebidas ao público se não houvesse restrições na legislação eleitoral. Ele agradeceu aos apoiadores que permaneceram no local mesmo com o calor intenso.

A primeira-dama Janja da Silva também participou do momento e brincou que os apoiadores acompanham o casal “no sol e na chuva”. Lula então disse que ofereceria suco gelado às crianças e “uma cervejinha gelada” aos adultos, caso a legislação permitisse.

Em seguida, o presidente explicou que a distribuição é proibida pelas regras eleitorais e afirmou: “Vou ficar devendo a cerveja para vocês”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Veja o que funciona em João Pessoa no feriado de 7 de Setembro

Serviços de urgência e emergência permanecerão disponíveis durante o feriado. Foto: Divugação

A Prefeitura de João Pessoa manterá os serviços públicos essenciais nesta segunda-feira (7), feriado nacional da Independência do Brasil.

O expediente nas repartições municipais estará suspenso. Entretanto, haverá atendimento nas áreas de saúde, Defesa Civil, mobilidade, segurança, iluminação pública e limpeza urbana.

Os serviços administrativos serão retomados normalmente na terça-feira (8).

UPAs, hospitais e Samu funcionam

As quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital funcionarão durante o feriado. Os serviços estão localizados nos bairros:

  • Cruz das Armas;
  • Manaíra;
  • Bancários;
  • Valentina Figueiredo.

Os hospitais da rede municipal também manterão o atendimento regular.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) continuará disponível pelo telefone 192.

 


Urgências de saúde mental e odontológicas

Os casos de urgência em saúde mental serão atendidos no Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm).

O serviço funciona no prédio anexo ao Complexo Hospitalar de Mangabeira.

Já os atendimentos odontológicos de urgência serão realizados nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) da Torre e de Mangabeira.

As Unidades de Saúde da Família, as policlínicas municipais e o Centro de Imunização estarão fechados. O funcionamento será retomado na terça-feira.

Defesa Civil terá plantão de 24 horas

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil funcionará em regime de plantão durante as 24 horas do feriado.

A população poderá acionar o serviço pelos seguintes canais:

  • WhatsApp: (83) 98831-6885;
  • Telefone: 199;
  • Aplicativo: João Pessoa na Palma da Mão.

O aplicativo está disponível gratuitamente nas plataformas Play Store e App Store.

Transporte coletivo terá quadro de domingo

Os ônibus circularão excepcionalmente com quadro de domingo, mantendo 52 linhas em operação.

Durante o desfile cívico, as linhas 1519, 517, 521, 523 e 530 deverão seguir até o Terminal de Integração do Varadouro.

Essas linhas normalmente retornam na região da Lagoa.

Operação terá 120 agentes

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) manterá agentes em pontos estratégicos, principalmente nas áreas próximas ao desfile cívico.

A operação especial contará com:

  • 120 agentes de mobilidade;
  • 10 viaturas;
  • 25 motocicletas;
  • seis bicicletas.

As equipes trabalharão para organizar os bloqueios, garantir a segurança viária e reduzir os impactos no tráfego.

Restaurantes populares estarão fechados

As cozinhas comunitárias e os restaurantes populares administrados pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) não funcionarão durante o feriado.

O atendimento será retomado normalmente na terça-feira (8).

Iluminação pública terá equipe de plantão

A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) manterá equipes de iluminação pública disponíveis para demandas urgentes.

Os serviços poderão ser solicitados pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão.

Já as equipes responsáveis pela operação tapa-buraco não trabalharão no feriado. As atividades também retornarão na terça-feira.

Guarda Civil reforçará segurança

A Guarda Civil Metropolitana atuará em uma operação integrada com forças estaduais e outros órgãos públicos.

O esquema contará com patrulhamento preventivo, viaturas operacionais e um ônibus de videomonitoramento.

As câmeras do sistema Smart City também serão utilizadas para acompanhar a movimentação em tempo real.

As equipes estarão no desfile cívico, no Parque Arruda Câmara, na Orla de João Pessoa e em praças da cidade.

A Guarda Civil Metropolitana também participará do desfile

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Alexandre de Moraes tem mais de 70% de menções negativas nas redes sociais com avanço da crise envolvendo Vorcaro

Foto: Getty Images/Banco Master via BBC

A crise no STF tem deixado mais evidente a rejeição ao ministro do STF Alexandre de Moraes. Ele acumula mais de 70% de menções negativas nas redes sociais, segundo levantamento da consultoria AP Exata.

A análise considerou cerca de 120 mil publicações no Instagram e no X entre 1º e 4 de setembro, período marcado pelo avanço da crise envolvendo Moraes e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro.

Desde 1º de setembro, as referências negativas ao ministro permanecem acima de 70%, enquanto as positivas não chegam a 5%.

O cenário é diferente do registrado pelo ministro André Mendonça, relator do Caso Master. Embora as menções negativas a Mendonça tenham aumentado, elas variam entre 25% e 30%, enquanto as positivas ficam na faixa de 20% a 25%.

Para Sergio Denicoli, diretor-executivo da AP Exata, os números indicam perda de apoio a Moraes no debate digital. Em entrevista ao WW, apresentado por William Waack na CNN Brasil, na sexta-feira (4), ele afirmou que o ministro está “indefensável” nas redes e que até parte do apoio que recebia de setores da esquerda teria diminuído.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia

Morte de idosa encontrada em casa no Bairro dos Estados tem causa indeterminada, aponta laudo do IML

A morte da idosa encontrada já em estado de decomposição em uma casa no Bairro dos Estados, em João Pessoa, teve causa indeterminada. É o que aponta o laudo do Instituto de Medicina Legal (IML) da Capital.

O resultado foi divulgado nessa sexta-feira (4) pelo chefe do IML, o médico legista Flávio Fabres.

As irmãs paternas e um sobrinho da idosa fizeram a retirada do corpo no IML.

O corpo foi identificado pelas impressões digitais como sendo de Magna Flora Carvalho da Fonseca. O mesmo nome consta no documento encontrado na casa durante o trabalho de perícia no local, no dia 31 de agosto, quando houve a descoberta do cadáver.

A casa estava em estado de abandono e tinha lixo e gatos mortos pelos cômodos. Moradores acionaram a polícia por causa da invasão do imóvel por pessoas em situação de rua.

O corpo foi submetido aos procedimentos funerários junto aos familiares.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protestos

Bancários da PB anunciam greve; Banco do Brasil e Caixa suspendem atividades

Os bancários da Paraíba vão suspender as atividades a partir da próxima quinta-feira (10). A categoria decretou greve por tempo indeterminado. No estado estarão suspensos os atendimentos no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal.

A medida, de acordo com o Sindicato dos Bancários da Paraíba (Sintrafi-PB), foi tomada após uma Assembleia Geral Extraordinária para debater melhorias salariais.

“A medida foi tomada devido à rejeição das propostas insuficientes apresentadas pelos respectivos bancos, destoando totalmente das propostas apresentadas para os funcionários das demais instituições financeiras participantes da Campanha Nacional dos Bancários Unificada 2026”, cita o sindicato.

A Campanha Nacional dos Bancários Unificada cobra aos banqueiros um reajuste integral da inflação somado ao percentual de aumento real em 2026 e 2027, abrangência do ganho real para benefícios e a definição dos índices finais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Bolsonaro sofre com cansaço e fadiga devido ao clima seco, diz médico

Tânia Rêgo/Agência Brasil

O cardiologista Brasil Caiado informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o ex-presidente Jair Bolsonaro teve queixas de cansaço e fadiga em razão da baixa umidade em Brasília. Em relatório, o médico disse que o capitão da reserva foi orientado a reduzir atividades físicas e aumentar o consumo de água, o que teve boa resposta.

“No momento encontra-se bem, mantendo estabilidade hemodinâmica e cardiorrespiratória, porém persistem os efeitos secundários das medicações de ação central, especificamente do quadro crônico de instabilidade no equilíbrio corporal e sonolência diurna”, escreveu o cardiologista.

Segundo Brasil Caiado, a prescrição dos medicamentos de uso regular e continuo ao ex-presdente não foi alterada.

Em relação aos trabalhos de fisioterapia do ex-presidente, Kleber Antonio Caiado de Freitas, fisioterapeuta do Bolsonaro, disse que em sessão realizada no dia 31 de agosto, o paciente manteve-se estável. “Apresentando boa resposta às condutas fisioterapêuticas e atendendo às orientações durante o atendimento”, escreveu.

O fisioterapeuta recomendou a continuidade das atividades.

No último boletim, no final de julho, o ex-presidente não tinha apresentado novas crises de soluço. Na época, ele disse que o capitão da reserva respondeu bem aos remédios administrados para conter os episódios.

Jovem Pan

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Colisão entre carros deixa dois motoristas mortos na PB-214, no Cariri da PB

Foto: Reprodução / TV Paraíba

Dois motoristas morreram após uma batida de frente entre carros na PB-214, em Congo, no Cariri da Paraíba. As vítimas foram identificadas como Allandeves Feitosa, de 38 anos, e José Albino de Sobral, de 22.

Segundo a Polícia Civil, os dois veículos tinham apenas os motoristas, que morreram no local. Os corpos foram retirados com ajuda do Corpo de Bombeiros e encaminhados para os procedimentos necessários.

A batida aconteceu em um trecho da rodovia que passava por recapeamento. A suspeita inicial é de que a obra tenha levantado poeira e feito um dos motoristas perder o controle do veículo. A dinâmica do acidente, no entanto, só poderá ser confirmada após os laudos periciais.

Após a retirada dos veículos e dos corpos, o trânsito foi liberado no trecho. A Polícia Civil vai usar os laudos do local e dos corpos na investigação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

ELEIÇÕES 2026: Eleitor já pode consultar seu local de votação; veja como fazer

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já disponibilizou a consulta aos locais de votação para as eleições de outubro. O eleitor pode verificar o endereço, o número da seção e da zona eleitoral pelo aplicativo e-Título ou pelo portal do tribunal na internet.

O 1º turno será realizado em 4 de outubro. Se houver necessidade, o segundo turno para presidente e governadores ocorrerá em 25 de outubro.

Neste ano, os eleitores vão escolher representantes para cinco cargos: deputado estadual ou distrital, deputado federal, senador, governador e presidente da República.

Como consultar

Pelo e-Título

Na tela inicial do aplicativo, basta acessar a opção “onde votar”, representada pelo ícone de localização. O sistema mostra o endereço do local de votação, além do número da seção e da zona eleitoral.

Pelo portal do TSE

No site do tribunal, a opção “local de votação” está entre os serviços eleitorais. O eleitor deve informar nome, CPF ou número do eleitor, data de nascimento e nome da mãe para consultar os dados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.