Polícia

FESTA DAS NEVES: Padre Reginaldo Manzotti é furtado em João Pessoa

O padre Reginaldo Manzotti abriu as festas das Neves 2024, em João Pessoa. Um evento que lotou a Lagoa nesse sábado (27).

Mas, o que chamou a atenção foi a mochila do religioso que foi furtada durante o evento.

Na bolsa tinha três tabletes, com lacres do projeto ‘Evangelizar é preciso’.

Pelo visto, é preciso ter mais segurança também porque a bandidagem nem a religião está respeitando mais.

Para receber essa e outras notícias acesse o grupo do BG PB no Whatsapp

Blog do BG PB com F5 Online

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sem categoria

Bandidos assaltam policiais militares e roubam carro do Tribunal de Justiça da Paraíba, em João Pessoa

Dois policiais militares foram assaltados, no início da madrugada desta quarta-feira (2), no bairro de Jaguaribe em João Pessoa.

De acordo com as primeiras informações, eles foram abordados por quatro criminosos em outro carro, que levaram pertences pessoais e um carro que presta serviços ao Tribunal de Justiça da Paraíba.

Até o momento ninguém foi preso e o cão ainda não havia sido encontrado.

Blog do BG PB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Lula aguarda aval da Justiça para visitar Cristina Kirchner em prisão domiciliar

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O apartamento D no segundo andar do prédio 1.111, situado na rua San José, bairro de Constitución, em Buenos Aires, pode ser palco de um encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner, a quem o petista pretende visitar para prestar “solidariedade”, durante viagem curta ao país que se inicia nesta quarta-feira, dia 2. Ela cumpre pena de prisão domiciliar por corrupção desde o mês passado.

Nos últimos dias, a diplomacia brasileira tentou minimizar a expectativa pela visita, que pode gerar mais atritos com o presidente Javier Milei, crítico de Cristina e do próprio Lula, e trazer desgaste doméstico no Brasil.

Embora a visita ainda não conste da programação oficial da viagem de Lula a Buenos Aires, os preparativos foram tomados para que ocorra. Segundo o jornal Clarín, a defesa da ex-presidente atendeu à exigência dos juízes e formalizou um pedido nesta terça-feira, dia 1º, para que Lula possa realizar a visita na residência de Cristina. Carlos Beraldi, advogado dela, não retornou contatos do Estadão sobre o tema.

‘Menção de solidariedade’

A intenção de Lula visitar Cristina foi divulgada inicialmente pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS), ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Integrantes do governo confirmaram que o presidente deseja vê-la. Lula e Cristina já conversaram por telefone após a condenação, e o petista manifestou apoio a ela. A ex-presidente chorou no telefonema, relatou Lula.

O petista quer retribuir o apoio recebido quando também foi condenado e preso na Operação Lava Jato. Cristina não o visitou na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba (PR), mas manifestou-se em defesa de Lula. Então candidato favorito e companheiro de chapa dela, Alberto Fernández, foi até a PF antes de vencer a eleição de 2019.

Conforme a decisão do Tribunal Oral Federal Criminal 2, a ex-presidente recebeu o benefício da prisão domiciliar, mas ficou sujeita a cumprir normas de conduta. Ela deve, por exemplo, abster-se de comportamentos que possam perturbar a tranquilidade do bairro ou alterar a convivência pacífica dos moradores.

A ex-presidente tem apostado numa estratégia narrativa de defesa que espelha a campanha petista “Lula livre”. A palavra de ordem é “Cristina Libre”.

Militantes peronistas usam uma tornozeleira com flores para simbolizar a tornozeleira eletrônica que monitora os passos da ex-presidente.

InfoMoney

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Bolsonaro passará mês de julho em repouso domiciliar, diz boletim

Foto: Gabriel Silva/E.Fotografia/Estadão Conteúdo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passará este mês de julho em repouso domiciliar, segundo boletim médico divulgado nesta terça-feira (1º).

Segundo a nota divulgada pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o objetivo dos médicos é de garantir a completa recuperação da saúde do ex-presidente após a cirurgia que ele foi submetido em abril, a internação prolongada, episódio de pneumonia e crises recorrentes de soluços “que dificultam a sua fala e alimentação”.

“Durante esse período, ele ficará afastado de suas atividades habituais, incluindo agendas públicas e atividade político-partidária, retornando tão logo esteja plenamente restabelecido”, finaliza o boletim assinado pelos médicos Claudio Birolini e Leandro Echenique.

Foto: Reprodução/Instagram

Entenda o caso

Bolsonaro enviou uma mensagem nesta terça a parlamentares cancelando reuniões e visitas em função de recomendação médica.

O ex-chefe do Executivo disse estar com crises de soluço e vômitos que o impedem de falar.

“Por exigência médica não irei ao PL nessa terça-feira. Crise de soluços e vômitos me impedem de falar. Obrigado. Jair Bolsonaro”, diz mensagem encaminhada.

Ele não foi à sede do Partido Liberal nesta terça e, por recomendação médica, não deve ir nessa quarta-feira também.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Pressionado pela crise, governo vê Centrão longe, sofre críticas e muda slogan em teste para 2026

Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

Sob pressão crescente pela crise com o Congresso em torno do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), o governo vê o Centrão se distanciar e impactar tanto a governabilidade quanto as pretensões para uma aliança em torno de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para 2026. Em uma tentativa de mudar o foco, o Palácio do Planalto decidiu aposentar o slogan “União e Reconstrução”, marca da transição pós-governo de Jair Bolsonaro, e apostar em uma mensagem que trate de “justiça social”. A troca contempla a linha do que Lula e ministros como Fernando Haddad (Fazenda) têm vocalizado nas últimas semanas e também busca já testar o discurso que será usado na busca por um quarto mandato do petista.

Executivo e Legislativo enfrentam uma relação de altos e baixos desde o início do mandato, mas o momento atual da turbulência abriu novos flancos para a gestão, e a decisão de judicializar a derrota imposta pelo Congresso na votação sobre o IOF aprofundou o mal-estar (leia mais na página 19). Dentro desse contexto, dirigentes do PP aumentaram a pressão pela saída do ministro do Esporte, André Fufuca, vice-presidente da sigla e deputado licenciado.

Outros partidos se mexem

O PP já tinha dado um passo rumo ao afastamento quando formou uma federação com o União Brasil, legenda que indicou três ministros, mas cujo comando passou a dar sinais de distanciamento do governo. A nova configuração partidária levará a uma bancada de 112 deputados, a maior da Câmara, e 14 senadores, a maior do Senado ao lado de PL e PSD.

A movimentação indica um realinhamento pensando em 2026. Dirigentes da federação manifestaram que vão trabalhar pelo apoio a um nome da centro-direita. Aliados de Lula já contam com a defecção e buscam lideranças desses partidos que possam dar apoios pontuais nos estados ao projeto de reeleição.

“Vamos discutir isso (saída do Progressistas do governo) em agosto, depois das convenções partidárias”, afirmou o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), sobre o encontro em que o partido vai oficializar a aliança com o União.

Além de Fufuca, dirigentes do PP participaram, junto com outras legendas do Centrão, da indicação do presidente da Caixa, Carlos Vieira. Líderes do PP dizem que o ministro do Esporte já foi avisado sobre o crescente descontentamento na bancada com a sua permanência na gestão petista. Aliados, no entanto, negam que haja qualquer tratativa sobre sua saída e dizem que ele não foi procurado oficialmente para discutir o assunto. Procurado, Fufuca não se manifestou.

Agro reclama

Em paralelo, parlamentares da base governista e a ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) estão atuando para tentar distensionar a relação com o Congresso. Na terça-feira, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), disse que conversou com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) sobre as prioridades do Executivo na Casa até o fim do ano. Segundo o deputado, Motta mostrou “disposição em votar matérias de interesse do país”.

Enquanto enfrenta desgastes com partidos que têm ministérios, o Planalto também viu aumentar a tensão com a bancada do agronegócio. Parlamentares reclamaram que foram convidados em cima da hora para o lançamento do Plano Safra na terça-feira, o que o o governo nega. Os congressistas do grupo, no entanto, não apareceram no evento organizado para anunciar créditos para o setor agrícola.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

VÍDEO: Na falta do que dizer, Lula dispara “put4 merda cara” durante discurso

Uma declaração feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o lançamento do Plano Safra 2025/2026 tem gerado forte repercussão nas redes sociais e provocado reações de diversos setores da sociedade. Em tom crítico, o presidente afirmou: “Nós estamos exportando asa de pavão, asa de rabo de galinha, asa de rabo de pomba. Puta merda, cara”, ao comentar o tipo de produto que o Brasil tem exportado no setor agropecuário.

O evento aconteceu nesta terça-feira (1º), em Brasília, e contou com a presença de ministros, parlamentares e representantes do agronegócio.

A fala do presidente foi interpretada por muitos como uma crítica à baixa agregação de valor em parte das exportações brasileiras. No entanto, o uso de termos considerados inadequados por alguns internautas acabou ofuscando o conteúdo da mensagem e dominou os debates online.

Blog do BG 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sem categoria

VÍDEO: Veja momento em que avião cai no interior de SP; duas pessoas morreram

 

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o momento em que um avião de pequeno porte caiu na manhã desta terça-feira (1º/7) em uma área rural localizada na Estrada Municipal José Domingues Netto, s/n, Estância Santa Inês, no município de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. As duas pessoas que estavam a bordo morreram no local do acidente.

No vídeo, a aeronave aparece perdendo altura e caindo em uma área rural. O avião não atingiu estruturas nas proximidades, tampouco houve vazamento de combustível, segundo nota do Corpo de Bombeiros.

Seis viaturas do Corpo de Bombeiros foram acionadas para a ocorrência, totalizando um efetivo de 16 bombeiros militares. A constatação da morte das vítimas foi realizada pelo médico do Samu no local.

O que se sabe sobre a queda do avião

O avião caiu às 11h50 em área rural localizada na Estrada Municipal José Domingues Netto, s/nº, Estância Santa Inês, em São José do Rio Preto. Duas pessoas morreram no acidente.

A aeronave não atingiu estruturas nas proximidades e não houve vazamento de combustível. Seis viaturas e 16 bombeiros foram empenhados para a ocorrência.

O avião, modelo CAP-4, é de propriedade do Aeroclube de São José do Rio Preto.
A aeronave é monomotor e tem capacidade para dois passageiros.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e a Polícia Técnico-Científica foram acionados para as devidas providências.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

VÍDEO: Pastor é acusado de traição, confessa infidelidade mas nega usar dinheiro da igreja com amante; veja tumulto

No domingo (29), um culto na igreja Catedral Imagem e Semelhança, em Joinville (SC), terminou em confusão, com gritos e acusações públicas, além da intervenção policial. Fiéis acusaram o pastor de manter um relacionamento extraconjugal há três anos e de usar dinheiro da igreja para comprar um carro para a amante. O incidente foi filmado e viralizou nas redes sociais.

Durante o culto, um homem e uma mulher confrontaram o pastor em público. A mulher mostrou um vídeo no celular e disse: “Aqui está o vídeo para a igreja ver”, acusando o pastor de utilizar recursos da igreja para a compra do veículo. O pastor rebateu: “Quem comprou fui eu!”. A Polícia Militar foi chamada para controlar o tumulto, e os fiéis saíram chocados pelas revelações.

Na segunda-feira (30), o pastor gravou um vídeo admitindo o adultério e pedindo perdão. Ele afirmou que pretendia confessar durante o culto, mas foi interrompido. Ao lado de sua esposa, a bispa Cíntia, que também revelou ter descoberto a traição com os fiéis, ele pediu desculpas publicamente. A bispa afirmou que, apesar da decepção, decidiu perdoá-lo.

O pastor negou usar dinheiro da igreja para comprar o carro e disse ter pagado com recursos próprios. Também mencionou uma denúncia anônima por lavagem de dinheiro, da qual foi inocentado. Ele anunciou que se afastaria do ministério, entrando em um período de oração e purificação, e pediu perdão novamente. O caso segue gerando grande repercussão nas redes sociais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Saúde

OMS: uma em cada seis pessoas no mundo é afetada pela solidão

Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Relatório da Comissão sobre Conexão Social da Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que uma em cada seis pessoas no mundo é afetada pela solidão, com impactos significativos na saúde e no bem-estar. A solidão está associada a cerca de 100 mortes a cada hora – mais de 871 mil mortes todos os anos – diz a pesquisa.

A OMS define conexão social como maneiras pelas quais as pessoas se relacionam e interagem entre si. Já a solidão é descrita como sentimento doloroso que surge da lacuna entre as conexões sociais desejadas e as reais, enquanto o isolamento social se refere à falta objetiva de conexões sociais suficientes e, neste caso, em nada se relaciona à prática preventiva recomendada durante a pandemia da covid-19.

“Nesta era em que as possibilidades de conexão são infinitas, cada vez mais pessoas se sentem isoladas e solitárias”, diz o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

“Além do impacto que causam em indivíduos, famílias e comunidades, se não forem enfrentados, a solidão e o isolamento social continuarão a custar bilhões à sociedade em termos de saúde, educação e emprego”, acrescenta.

Mais solitários

De acordo com o relatório, a solidão afeta, sobretudo, jovens e pessoas que vivem em países de baixa e média renda. Entre 17% e 21% dos jovens de 13 a 29 anos relataram se sentir solitários, com as taxas mais altas entre adolescentes. O índice chega a 24% entre pessoas de países de baixa renda – mais que o dobro da taxa registrada em países de alta renda (11%).

Embora os dados sobre isolamento social sejam mais limitados, a estimativa é que a condição afete uma em cada três pessoas idosas e um em cada quatro adolescentes.

Grupos com pessoas com deficiência, refugiados, LGBTQIA+ [lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexo, assexuais] indígenas e minorias étnicas podem enfrentar discriminação e outras barreiras que também dificultam a conexão social.

Causas

A solidão e o isolamento social, segundo a OMS, têm múltiplas causas, incluindo saúde precária, baixa renda, baixa escolaridade, viver só, políticas públicas ausentes ou ineficazes e infraestrutura comunitária inadequadas, além da influência de tecnologias digitais. O relatório alerta, por exemplo, para a necessidade de vigilância quanto aos efeitos do tempo excessivo de tela ou de interações online negativas sobre a saúde mental e o bem-estar dos jovens.

Impactos

O documento destaca, também, que a conexão social pode proteger a saúde ao longo da vida, reduzindo inflamações, diminuindo o risco de problemas graves de saúde, promovendo saúde mental e prevenindo a morte precoce, além de contribuir para tornar as comunidades mais saudáveis, seguras e prósperas.

Ao mesmo tempo, a solidão e o isolamento social aumentam o risco de acidente vascular cerebral (AVC), doenças cardíacas, diabetes, declínio cognitivo e morte prematura e também afetam a saúde mental – pessoas solitárias têm o dobro de probabilidade de desenvolver depressão.

“A solidão também pode levar à ansiedade e a pensamentos de automutilação ou suicídio”, ressaltou a OMS.

Os impactos se estendem ainda à aprendizagem e ao emprego. Adolescentes que se sentem solitários têm 22% mais chances de obter notas ou qualificações mais baixas, enquanto adultos solitários podem ter mais dificuldade para encontrar ou manter um emprego e ganhar menos ao longo do tempo.

“Em nível comunitário, a solidão prejudica a coesão social e custa bilhões em perda de produtividade e atenção à saúde. Comunidades com fortes laços sociais tendem a ser mais seguras, saudáveis ​​e resilientes, inclusive em resposta a desastres”, acrescenta a OMS.

Soluções

O relatório descreve uma espécie de roteiro para ações globais com foco em cinco áreas: política, pesquisa, intervenções, medição aprimorada (incluindo o desenvolvimento de um índice de conexão social global) e engajamento público para mudar normas sociais e reforçar um movimento mundial de conexão social.

“Soluções para reduzir a solidão e o isolamento social existem em vários níveis – nacional, comunitário e individual – e variam desde a conscientização e a mudança de políticas nacionais até o fortalecimento da infraestrutura social (por exemplo, parques, bibliotecas, cafés) e o fornecimento de intervenções psicológicas”, destacou a OMS.

“A maioria das pessoas sabe como é se sentir sozinha. E cada pessoa pode fazer a diferença com ações simples e cotidianas — como entrar em contato com um amigo necessitado, deixar o celular de lado para estar totalmente presente na conversa, cumprimentar um vizinho, participar de um grupo local ou se voluntariar. Se o problema for mais sério, é importante descobrir apoio e serviços disponíveis para pessoas que se sentem sozinhas”, concluiu.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

TRANSTORNO: Confira pontos de alagamento em João Pessoa após fortes chuvas

Foto: reprodução/Semob-JP

As chuvas intensas em João Pessoa, que começaram desde o início da manhã desta terça-feira (1°), têm causado alguns transtornos no trânsito de veículos e alagamentos na cidade.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana do município (Semob-JP) informou que a Avenida Hilton Souto Maior, em frente ao Trevo Auto Shopping, em Mangabeira, e a Rua Valdemar Galdino Naziazeno, em frente a Central de Polícia, no bairro do Geisel, possuem acúmulo de água.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas entre 20mm a 50 mm para Capital até às 10h desta quarta-feira (2).

O alerta também abrange as cidades de Alhandra, Baía da Traição, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Capim, Conde, Cruz do Espírito Santo, Cuité de Mamanguape, Itabaiana, Itapororoca, Juripiranga, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mari, Mataraca, Pedras de Fogo, Pilar, Pitimbu, Riachão do Poço, Rio Tinto, Salgado de São Félix, Santa Rita, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu, Sapé e Sobrado

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Economia

Governo Lula prepara corte de benefícios tributários para atingir meta fiscal

Foto: Wilton Júnior/Estadão

A equipe econômica irá apresentar ao Congresso Nacional uma nova proposta de corte aos benefícios fiscais, informou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta terça-feira (1°). O conjunto de medidas deve ser encaminhado aos congressistas após o recesso parlamentar.

Benefícios tributários com proteção constitucional, como a Zona Franca de Manaus, o Simples Nacional e os aplicados na cesta básica serão mantidos. De acordo com o ministro, a proposta do governo deve reduzir a renúncia fiscal de modo gradual.

“Nós vamos fazer uma proposta para o Congresso depois do recesso, com base nas conversas que foram mantidas com os líderes naquele domingo. Como provavelmente não vai ser uma emenda constitucional, pediram para preservar os benefícios constitucionais”, disse Haddad.

A Câmara dos Deputados deve pautar na terça-feira (1º) a urgência de um Projeto de Lei (PL) que revisa benefícios fiscais. A proposta aparece como uma alternativa do Congresso para compensar a perda de receita com o fim do aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), em meio ao impasse entre o Palácio do Planalto e o Legislativo.

Para cumprir a meta fiscal de 2026, que é de superávit de 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB), Haddad afirmou ser necessário cortar R$ 15 bilhões em renúncia fiscal, manter o decreto do IOF — que foi derrubado pelo Congresso Nacional — e aprovar a medida provisória (MP) que prevê arrecadar R$ 20,9 bilhões no ano que vem com propostas alternativas, como a taxação de bets e o fim da isenção de títulos.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de mudar a meta fiscal de 2026 diante da derrubada do IOF, Haddad respondeu: “Mais do que falar do futuro, eu estou falando do que eu já fiz como ministro da Fazenda em 2024. Nossas medidas não foram aprovadas e, ainda assim, buscamos o melhor resultado fiscal para o país.”

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.