Brasil

Com a Paraíba na lista, MST ocupou 31 propriedades durante o “Abril Vermelho” de 2024

ImagemFoto: Divulgação/MST

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) finalizou nesta sexta-feira (19) as ações da Jornada Nacional de Luta em Defesa da Reforma Agrária, o “Abril Vermelho”. Foram realizadas 31 ocupações no período, dentre elas, com a construção de 5 novos acampamentos, em 13 Estados e no Distrito Federal.

Eis abaixo os Estados em que registraram ocupações:

  • São Paulo;
  • Rio de Janeiro;
  • Espírito Santo;
  • Goiás;
  • Bahia;
  • Pernambuco;
  • Ceará;
  • Paraíba;
  • Sergipe;
  • Rio Grande do Norte;
  • Rio Grande do Sul;
  • Paraná; e
  • Pará.

Desde a segunda-feira (15), o MST organizou 70 ações diversas, que incluíram a construção de acampamentos unitários, assembleias populares e manifestações em órgãos públicos, como em sedes estaduais do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Os eventos foram realizados em 18 Estados.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polêmica

Professor paraibano Alisson Ruan afirma que nomeação por cotas na UFPE foi anulada por decisão judicial

Campus Recife da UFPE (Foto: Ascom UFPE/Divulgação).

O professor paraibano Allison Ruan de Morais, de 31 anos, afirmou que teve a nomeação para o cargo de docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), obtida por meio do sistema de cotas raciais, anulada por uma decisão da Justiça Federal de primeira instância, apesar de ainda caber recurso.

Allison explicou que foi aprovado em concurso público para professor do Magistério Superior da UFPE, na área de Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos, subárea de Processos Biotecnológicos.

Em publicação nas redes sociais, o professor informou que foi aprovado no concurso, passou pela banca de heteroidentificação, foi nomeado, tomou posse e entrou em exercício antes de a decisão judicial determinar a anulação da nomeação.

Segundo Allison, a ação foi movida por uma candidata da ampla concorrência. Conforme a tese apresentada pela autora do processo, como havia apenas uma vaga imediata naquela subárea, ela não poderia ter sido destinada a um candidato aprovado pelo sistema de cotas.

O professor afirma que a controvérsia não envolve sua autodeclaração racial nem o resultado da banca de heteroidentificação, mas a forma de aplicação da política de cotas nos concursos para docentes das universidades federais. Segundo ele, a UFPE aplicou a reserva de vagas considerando o total de vagas do edital, enquanto a ação judicial defende que a reserva deveria ser analisada apenas na subárea específica do concurso.

Para Allison, a decisão pode gerar impactos na política de ações afirmativas nos concursos públicos.

“O problema não é só meu. Quando a presença de uma pessoa negra aprovada por cotas pode ser questionada até depois da nomeação, toda a política de ações afirmativas fica ameaçada”, escreveu.

Na publicação, o professor também afirmou que a decisão se baseia em uma interpretação jurídica que considera “frágil” e em desacordo com a legislação atual sobre ações afirmativas. Ele informou que recorrerá da sentença.

O processo tramita na Justiça Federal sob o número 0003171-34.2026.4.05.8000.

Foi procurada a assessoria da UFPE e o Ministério Público Federal em Pernambuco para comentar o caso, mas, até a publicação desta matéria, não havia recebido resposta.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Judiciário

Justiça manda Funesc corrigir falhas no sistema de prevenção a incêndios do Espaço Cultural


					Justiça manda Funesc corrigir falhas no sistema de prevenção a incêndios do Espaço Cultural
Espaço Cultural José Lins do Rego. Foto: Rafael Passos/Divulgação.

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) obteve, nesta sexta-feira (7), uma decisão liminar favorável em ação civil pública ajuizada contra a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), determinando a adoção de medidas para assegurar o pleno funcionamento do sistema de prevenção e combate a incêndio do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

Pela determinação judicial, a Funesc tem um prazo de 15 dias úteis para apresentar um plano de reformas detalhado. Em caso de descumprimento injustificado da determinação, foi fixada multa diária de R$ 1 mil limitada a R$ 50 mil.

A ação foi proposta pela 46ª promotora de Justiça de João Pessoa, Fabiana Lobo, após identificação de falhas na infraestrutura de segurança da edificação. A decisão foi proferida pela 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital.

De acordo com o MPPB, vistorias do Corpo de Bombeiros detectaram falhas críticas na estrutura do complexo. Os principais problemas apontados pelos militares foram a inoperância da bomba de incêndio e danos na tubulação subterrânea.

A promotora Fabiana Lobo explicou que a bomba de incêndio à combustão é um equipamento destinado ao combate a incêndios, utilizando um motor a combustão interna como fonte de energia, que garante alta vazão de água sob pressão, permitindo a extinção de chamas de forma eficaz.

“A falta deste equipamento compromete o combate eficaz a focos de incêndios que venham porventura a acometer o equipamento público do Espaço Cultural José Lins do Rego, colocando em risco o público ali presente e o acervo patrimonial do equipamento público”, conclui a promotora.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Defesa de Jaques Wagner cita “problemas técnicos” para justificar adiamento de depoimento

— Foto: Carlos Moura/Agência Senado

A defesa do senador Jaques Wagner (PT-BA) pediu à Polícia Federal o adiamento do seu depoimento no caso Master, que estava marcado para esta sexta-feira (7). A corporação informou que o congressista baiano não será ouvido nesta data e ainda não há uma nova previsão para o depoimento.

Os advogados do senador afirmaram que pediram o adiamento porque ainda não tiveram acesso aos processos por “problemas técnicos”. A defesa disse também que Wagner pretende falar, mas “o fará após conhecer o que efetivamente consta na investigação e o que, de fato, está sendo investigado”.

Nota completa

“A defesa do senador Jaques Wagner informa que requereu, com antecedência proporcional, o adiamento do depoimento designado para o dia 7 de agosto, em data que havia sido ajustada com a autoridade policial.

“O pedido de adiamento decorre exclusivamente do fato de ainda não ter sido viabilizado à defesa, por problemas técnicos (todos documentados), o acesso ao conteúdo da investigação, requerido no mesmo ato em que a data foi indicada, há quase um mês.

“O senador pretende falar. Contudo, por orientação de sua defesa, apenas o fará após conhecer o que efetivamente consta na investigação e o que, de fato, está sendo investigado, pois esse é um direito seu. Somente assim terá condições de prestar um depoimento verdadeiramente esclarecedor.

“A defesa não fará considerações sobre o mérito até possuir esses dados para análise.

“Salvador, 7 de agosto de 2026

“Pablo Domingues”

Operação Compliance Zero

As investigações sobre as fraudes no Banco Master fazem parte da operação Compliance Zero, autorizada pela 10ª Vara Federal de Brasília em novembro de 2025. A primeira fase levou à prisão provisória de executivos ligados à instituição, que depois passaram a cumprir medidas como o uso de tornozeleira eletrônica.

O caso passou a tramitar no STF em dezembro de 2025, sob comando do ministro Dias Toffoli. A segunda fase foi autorizada em janeiro de 2026, mas Toffoli deixou a relatoria em fevereiro, quando André Mendonça assumiu. Vorcaro voltou a ser preso em março e está detido na Superintendência da Polícia Federal em Brasília.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Mais de 100 cidades da Paraíba estão sob alerta de baixa umidade do ar

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de baixa umidade do ar para 101 municípios da Paraíba. O aviso é válido a partir das 10h30 desta sexta-feira (7) e segue válido até as 22h do mesmo dia.

Segundo o instituto, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30%, com baixo risco de incêndios florestais e de impactos à saúde.

O Inmet orienta que a população das cidades afetadas mantenha a hidratação constante, evite atividades físicas intensas nas horas mais secas do dia e reduza a exposição ao sol nos períodos de maior calor.

Em caso de necessidade, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Municípios sob alerta de baixa umidade

  1. Água Branca
  2. Aguiar
  3. Amparo
  4. Aparecida
  5. Areia de Baraúnas
  6. Assunção
  7. Belém do Brejo do Cruz
  8. Bernardino Batista
  9. Boa Ventura
  10. Bom Jesus
  11. Bom Sucesso
  12. Bonito de Santa Fé
  13. Brejo do Cruz
  14. Brejo dos Santos
  15. Cachoeira dos Índios
  16. Cacimba de Areia
  17. Cacimbas
  18. Cajazeiras
  19. Cajazeirinhas
  20. Carrapateira
  21. Catingueira
  22. Catolé do Rocha
  23. Conceição
  24. Condado
  25. Coremas
  26. Curral Velho
  27. Desterro
  28. Diamante
  29. Emas
  30. Ibiara
  31. Igaracy
  32. Imaculada
  33. Itaporanga
  34. Jericó
  35. Joca Claudino
  36. Junco do Seridó
  37. Juru
  38. Lagoa
  39. Lastro
  40. Livramento
  41. Mãe d’Água
  42. Malta
  43. Manaíra
  44. Marizópolis
  45. Mato Grosso
  46. Maturéia
  47. Monte Horebe
  48. Monteiro
  49. Nazarezinho
  50. Nova Olinda
  51. Olho d’Água
  52. Ouro Velho
  53. Parari
  54. Passagem
  55. Patos
  56. Paulista
  57. Pedra Branca
  58. Piancó
  59. Poço Dantas
  60. Poço de José de Moura
  61. Pombal
  62. Prata
  63. Princesa Isabel
  64. Quixaba
  65. Riacho dos Cavalos
  66. Salgadinho
  67. Santa Cruz
  68. Santa Helena
  69. Santa Inês
  70. Santa Luzia
  71. Santana de Mangueira
  72. Santana dos Garrotes
  73. Santa Teresinha
  74. São Bentinho
  75. São Bento
  76. São Domingos
  77. São Francisco
  78. São João do Rio do Peixe
  79. São José da Lagoa Tapada
  80. São José de Caiana
  81. São José de Espinharas
  82. São José de Piranhas
  83. São José de Princesa
  84. São José do Bonfim
  85. São José do Brejo do Cruz
  86. São José do Sabugi
  87. São José dos Cordeiros
  88. São Mamede
  89. Serra Branca
  90. Serra Grande
  91. Sousa
  92. Sumé
  93. Taperoá
  94. Tavares
  95. Teixeira
  96. Tenório
  97. Triunfo
  98. Uiraúna
  99. Várzea
  100. Vieirópolis
  101. Vista Serrana

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Advogado é preso em João Pessoa por descumprir medida protetiva contra ex-mulher

Imagem: Divulgação

Um advogado foi preso na manhã desta sexta-feira (7), em João Pessoa, suspeito de descumprir uma medida protetiva concedida à ex-mulher. Segundo a Polícia Civil, a vítima mora em Patos, no Sertão da Paraíba. A identidade do suspeito não foi divulgada.

A prisão ocorreu após uma denúncia de descumprimento da medida protetiva, expedida no contexto de violência doméstica. De acordo com a investigação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Patos, o casal ficou junto por cerca de dois anos e está separado há mais de seis meses.

Ainda segundo a polícia, durante esse período, o advogado teria tentado contato com a vítima diversas vezes, feito ameaças e descumprido a medida protetiva determinada pela Justiça.

O suspeito, que atua como advogado em João Pessoa e Guarabira, foi localizado e preso na própria casa, no bairro Jardim Luna, na capital paraibana. A ação foi realizada pela Deam de Patos, com apoio das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher Norte e Sul, de João Pessoa.

O homem permanece na Cidade da Polícia Civil de João Pessoa, onde aguarda audiência de custódia e segue à disposição da Justiça.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

DIVERGÊNCIAS? PT da Paraíba reafirma voto em Veneziano após ata indicar apoio a Nabor Wanderley

Presidente Lula (PT) e o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), em Brasília.

Apesar de a ata oficial indicar apoio à candidatura de Nabor Wanderley (Republicanos) ao Senado Federal, o Partido dos Trabalhadores (PT) da Paraíba reafirmou, nesta sexta-feira (7), o apoio à reeleição do governador Lucas Ribeiro (PP) e à candidatura de Veneziano Vital do Rêgo (MDB) ao Senado nas eleições de 2026.

Em nota assinada pela presidenta estadual da legenda, Cida Ramos, o PT afirmou que a decisão de Lucas Ribeiro de permanecer ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de construir um palanque para a candidatura presidencial foi decisiva para manter o apoio ao governador.

“O PT da Paraíba reafirma seu apoio à candidatura do governador Lucas Ribeiro ao Governo do Estado, reconhecendo sua decisão de estar ao lado do presidente Lula e de construir, na Paraíba, um palanque forte, unido e comprometido com a continuidade do projeto de reconstrução do Brasil”, diz a nota.

O partido também reafirmou apoio às candidaturas de João Azevêdo e Veneziano Vital do Rêgo ao Senado. Segundo a legenda, os dois têm atuado na defesa dos interesses da Paraíba e das pautas do governo Lula no Congresso Nacional.

“Ambos têm desempenhado um papel importante na defesa dos interesses da Paraíba e na sustentação das pautas que fortalecem o Governo do presidente Lula”, afirmou Cida Ramos.

Na nota, o PT também defendeu a união das forças políticas alinhadas ao campo democrático e popular para fortalecer as ações do governo Lula e evitar “retrocessos”.

A legenda informou ainda que seguirá mobilizada pela reeleição do presidente Lula e pela formação de uma ampla aliança na Paraíba. A manifestação ocorre em meio às articulações para a formação das chapas que disputarão o Governo da Paraíba e o Senado em 2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Suspeito de chefiar facção criminosa é preso durante operação em Bayeux

Foto: Reprodução / TV Cabo Branco

Um homem identificado como Fábio Francisco da Silva, suspeito de chefiar uma organização criminosa, foi preso durante uma operação policial na manhã desta sexta-feira (7), no bairro Mário Andreazza, em Bayeux, na Grande João Pessoa.

A prisão ocorreu durante uma ação conjunta das polícias Civil e Militar da Paraíba, com apoio da Força Tática de Bayeux e do Observatório.

Segundo o delegado Flávio Costa, Fábio era um dos responsáveis pelo tráfico de drogas no bairro do Mutirão, estava foragido havia mais de um ano e responde a processos por homicídio, tráfico de drogas, organização criminosa e associação para o tráfico.

“Um dos gerentes do tráfico no Mutirão e o segundo na hierarquia, com um foragido no Rio de Janeiro. Ele já estava há mais de um ano foragido, com diversos processos, como homicídio, tráfico de drogas, organização criminosa e associação para o tráfico”, disse o delegado.

Na casa do suspeito, os policiais apreenderam papelotes com substância análoga à maconha, uma balança de precisão, dinheiro em espécie e uma câmera de segurança.

Durante a mesma operação, que cumpre mandados de prisão ligados a investigações de homicídio, tráfico de drogas e organização criminosa, outras cinco pessoas também foram presas em Santa Rita, na Grande João Pessoa.

Fábio e os outros cinco presos foram levados para a Central de Polícia, onde seguem à disposição da Justiça.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Lula e Alcolumbre deixam discussão sobre fim da escala 6×1 para depois das eleições

Foto: EFE/ Andre Borges

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Davi Alcolumbre (União-AP) discutiram a possibilidade de deixar para depois das eleições de outubro as discussões sobre o fim da escala de trabalho 6×1. O tema foi citado durante um jantar na casa do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mas não foi o foco da reunião.

Segundo relatos de participantes, a reunião teve como objetivo aproximar novamente Lula e Alcolumbre, que estavam afastados desde a rejeição, pelo Senado, da indicação do então advogado-geral da União, Jorge Messias, para uma vaga no STF.

A reunião foi mediada por Alexandre de Moraes e pelo ministro Cristiano Zanin. Nos bastidores, a avaliação foi de que a conversa ajudou a reduzir as tensões e retomar o diálogo entre o Executivo e o Legislativo.

Ainda de acordo com os relatos, a indicação de Jorge Messias ao STF não entrou na pauta do jantar. A reunião ficou concentrada na relação entre Lula e Alcolumbre e em temas da agenda nacional.

A proposta de mudança na jornada de trabalho 6×1, defendida pelo governo, foi mencionada apenas de forma breve. A avaliação dos participantes foi de que a discussão deve ser retomada após o período eleitoral, por causa do impacto econômico e político da medida.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

VÍDEO: Motociclista é internado em estado grave após bater na traseira de carro, em João Pessoa

Um motociclista foi internado em estado grave após bater na traseira de um carro, no bairro Funcionários II, em João Pessoa.

Imagens de câmera de segurança mostram o momento em que a vítima desvia de uma motocicleta e atinge a traseira de um carro que estava estacionado na rua.

O homem sofreu ferimentos no rosto e nas pernas. Ele foi socorrido pelo Samu e encaminhado ao Hospital de Trauma de João Pessoa.

De acordo com o boletim médico do hospital, a vítima passou por procedimentos médicos de emergência e segue internada em estado grave, mas estável.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Flávio Bolsonaro promete propor fim da reeleição se for eleito

Reprodução

O candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) afirmou que pretende acabar com a possibilidade de reeleição para o cargo caso seja eleito em 2026.

Em entrevista ao podcast Market Makers, o senador disse que o fim da reeleição é um compromisso que assumiu e que pretende cumprir logo no início do mandato.

“Eu tenho um compromisso que assumi e vou cumprir, que é o fim da reeleição”, declarou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.