Mundo

Hamas ameaça matar reféns civis se Israel fizer novos ataques

Reuters

Após contra-ataques militares promovidos por Israel, o grupo islâmico Hamas, classificado pelos Estados Unidos e pela União Europeia como grupo terrorista, disse nesta segunda-feira (9) que começará a executar um refém civil a cada novo bombardeio israelense contra casas de civis sem aviso prévio.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MPPB

MP investiga barulho de festas no Clube dos Médicos em JP

A rotina de festas e eventos com som alto no Clube dos Médicos, no bairro Jardim Oceania, virou caso de investigação formal do Ministério Público da Paraíba (MPPB). O órgão converteu um procedimento preparatório em Inquérito Civil para apurar a poluição sonora e a perturbação do sossego relatadas por vizinhos do estabelecimento, especialmente idosos de condomínios residenciais do entorno.

A decisão foi tomada pela 42ª Promotoria de Justiça de João Pessoa, por meio do promotor Edmilson de Campos Leite Filho, após constatar que, embora o local possua licenças operacionais prévias, os abusos sonoros em áreas abertas continuam sendo alvo de constantes reclamações da comunidade local.

A fiscalização apontou ao menos cinco ocorrências policiais por perturbação do sossego no entorno do clube em um único ano. No entanto, o Ministério Público destacou que as vistorias técnicas anteriores, realizadas por órgãos como a Sudema, ocorreram em momentos em que não havia festas em andamento, o que impediu a medição precisa do nível de decibéis emitido pelas caixas de som no auge dos eventos.

A Promotoria exigiu novos esclarecimentos à Semam, à Sudema e à própria diretoria do Clube dos Médicos. As entidades deverão apresentar documentos atualizados, planos de controle acústico e o cronograma dos próximos eventos, enquanto os órgãos ambientais foram orientados a realizar fiscalizações com medição de ruído no momento exato em que as festas estiverem acontecendo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Advogado de Lulinha quer explicações da PF sobre nome de operação por possível referência à expressão “Faz o L”

Foto: Nina Quintana/Metrópoles

Marco Aurélio de Carvalho, advogado de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, afirmou nesta segunda-feira (24) que vai cobrar explicações da Polícia Federal sobre o nome dado à operação que investiga o filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a empresária Roberta Luchsinger.

O advogado disse que pretende questionar formalmente a PF sobre a origem e a justificativa para o nome.

A operação foi batizada de “Elli” e resultou na quebra dos sigilos de Lulinha e Roberta para apurar suspeitas de lavagem de dinheiro. O nome provocou incômodo entre aliados do presidente, que interpretaram a denominação como uma possível referência indireta à expressão “Faz o L”, associada a Lula.

“Vamos pedir explicações sobre o nome, qual a origem e alguma explicação que justifique a alcunha”, afirmou. Segundo ele, caso não haja uma justificativa, a escolha poderia representar uma tentativa de antecipar uma condenação. “Isso é perseguição”, declarou.

A defesa de Lulinha pretende, portanto, obter esclarecimentos da Polícia Federal sobre a denominação utilizada na investigação.

Com informações de Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

MPF entra com ação para demarcação de território quilombola na Praia da Penha, em João Pessoa


					MPF entra com ação para demarcação de território quilombola na Praia da Penha, em João Pessoa
MPF entra com ação para demarcação de território quilombola na Praia da Penha, em João Pessoa – Foto: Gabriel Costa/G1.

O Ministério Público Federal na Paraíba (MPF-PB) entrou com uma ação civil pública no âmbito da Justiça Federal no estado para demarcar o território quilombola localizado na Praia da Penha, em João Pessoa. A ação foi divulgada nesta segunda-feira (24).

De acordo com o MPF, a ação propõe um programa estrutural para proteger território, maretório (território de terra e mar), meio ambiente e patrimônio sagrado relacionados ao povo quilombola naquela região.

O programa do MPF envolve União, município de João Pessoa, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e empresas cujas atividades afetam áreas do território tradicional.

Entre as medidas concretas solicitadas na ação, além da demarcação do território quilombola, a identificação das terras da União, a regularização do uso tradicional de praias, rios e manguezais, a proteção dos acessos utilizados pelos moradores e a identificação de possíveis sobreposições de registros imobiliários.

Outros pontos

Há previsto um cronograma de execução, definição das responsabilidades dos órgãos envolvidos, apresentação periódica de resultados e acompanhamento judicial da execução das medidas.

O processo cita ainda que em janeiro de 2026 os moradores da área formalizaram coletivamente sua autodeclaração como comunidade quilombola, que posteriormente certificada pela Fundação Cultural Palmares.

O MPF aponta que a história da Penha tem uma presença da comunidade negra estabelecida no território há pelo menos sete gerações. Pesca artesanal, mariscagem, relações familiares, religiosidade e conhecimentos transmitidos entre gerações formam uma relação com o lugar que ultrapassa as casas onde os moradores vivem.

Avanço imobiliário

No documento da ação do MPF, é citado que há um avanço imobiliário na área, que fazm com que as novas gerações da comunidade encontrem dificuldades para construir suas casas e permanecer no território onde viveram seus pais, avós e antepassados.

O órgão aponta que de um lado, estão pescadores e famílias de baixa renda que ocupam e utilizam tradicionalmente a Praia da Penha há gerações e de outro, o avanço de empreendimentos imobiliários de alto padrão, do “turismo predatório” e, em parte do território, de investimentos associados ao capital estrangeiro.

Na ação, o MPF trata como um dos principais problemas na área a especulação imobiliária que, segundo o órgão, exerce uma “pressão” sobre o território, atingindo lugares de valor religioso e cultural. O órgão aponta para espaços associados à religiosidade e à memória coletiva, entre eles o Santuário de Nossa Senhora da Penha, o Cruzeiro e caminhos e áreas ligados às manifestações religiosas da comunidade.

Para o MPF, intervenções que restrinjam o acesso, alterem esses espaços ou comprometam as celebrações tradicionais atingem não apenas áreas físicas, mas uma memória religiosa e cultural construída ao longo de séculos.

Rio Cabelo

A ação aponta um processo contínuo de degradação do Rio Cabelo, que fica na região que pode ser demarcada, identificado em laudos e vistorias técnicas. Entre os problemas estão o lançamento de efluentes e ligações clandestinas de esgoto, descarte de resíduos sólidos, perda da vegetação ciliar, assoreamento, estreitamento do leito e aterramento de margens e áreas de manguezal.

Diante disso, a ação pede que a União e o município de João Pessoa elaborem, em até 90 dias, um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad) para todo o Rio Cabelo, da nascente à foz, com participação ativa da comunidade quilombola.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Funcionário de terceirizada da Cagepa é preso suspeito de furtar 80 hidrômetros

Funcionário de terceirizada da Cagepa é preso suspeito de furtar 80 hidrômetros (Foto: Polícia Civil).

Um funcionário de uma empresa terceirizada que presta serviços à Cagepa foi preso suspeito de furtar hidrômetros do estoque da companhia, em Patos, no Sertão da Paraíba. A prisão ocorreu durante uma ação da Polícia Civil na última sexta-feira (21).

Segundo a investigação, o suspeito aproveitava a condição de funcionário para retirar os equipamentos do estoque sem levantar suspeitas.

Em depoimento, ele afirmou que retirava, no máximo, dois hidrômetros de cada caixa com dez unidades.

Durante a abordagem, os policiais encontraram cerca de 80 hidrômetros dentro do veículo do investigado.

Os equipamentos estariam preparados para serem vendidos como sucata, com o objetivo de retirar e um comercializar o cobre.

A Polícia Civil também identificou o local que receberia os hidrômetros furtados. Esse estabelecimento será incluído nas investigações para apurar eventual participação no esquema de receptação.

O material foi apreendido e o inquérito policial será concluído e encaminhado à Justiça.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

PESQUISA BTG/NEXUS: para 43%, governo Lula é ruim ou péssimo; 35% consideram ótimo ou bom e 22% regular

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Pesquisa BTG/Nexus divulgada nesta segunda-feira (24) mostra que 43% dos eleitores avaliam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ruim ou péssimo. Na pesquisa anterior, divulgada no dia 17 de agosto, eram 42%. A variação está dentro da margem de erro.

Veja os números:

Ruim ou péssimo: 43%
Ótimo ou bom: 35%
Regular: 22%
Não sabe/não respondeu: 1%

A pesquisa também perguntou sobre a aprovação do desempenho pessoal de Lula.

Desaprova: 49%
Aprova: 48%
Não sabe/não respondeu: 4%

Metodologia

A Nexus ouviu 2.003 pessoas com 16 anos ou mais, por telefone, entre 21 e 23 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o código BR-09028/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Homem é preso e mais de 25 mil pacotes de cigarros contrabandeados são apreendidos, no Agreste da PB

Mais de 25 mil pacotes de cigarros contrabandeados foram apreendidos em um caminhão na madrugada desta segunda-feira (24), na BR-230, em Gurinhém, no Agreste da Paraíba. O condutor do veículo foi preso, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A ocorrência começou por volta das 2h, quando o caminhão foi abordado durante uma fiscalização. Ao desembarcar, o motorista tentou fugir a pé, mas caiu ao tentar atravessar a pista e sofreu uma lesão no braço esquerdo. Ele recebeu atendimento do Samu e foi levado às autoridades.

Durante a inspeção, os policiais encontraram 518 caixas com cerca de 25.900 pacotes de cigarros de origem paraguaia, sem comprovação de importação.

O suspeito pode responder pelo crime de contrabando, previsto no art. 334-A do Código Penal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

REAL TIME BIG DATA: Lucas Ribeiro lidera disputa pelo Governo da Paraíba com 35%; Cícero tem 25% e Efraim Filho, 21%

Uma pesquisa do Instituto Real Time Big Data, divulgada nesta segunda-feira (24), mostra que o governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), lidera os cenários de primeiro e segundo turnos na disputa pela reeleição.

No primeiro turno, Ribeiro aparece à frente de Cícero Lucena (MDB) e Efraim Filho (PL), que estão em situação de empate técnico. Em um eventual segundo turno, o governador venceria os dois. A pesquisa também testou uma disputa entre Lucena e Efraim, com vantagem para o emedebista.

Primeiro turno

  • Lucas Ribeiro (PP) – 35%

  • Cícero Lucena (MDB) – 25%

  • Efraim Filho (PL) – 21%

  • Camilo Duarte (PCO) – 1%

  • Pedro Coutinho (DC) – 1%

  • Yuri Ezequiel (UP) – 1%

  • Nulo/branco – 9%

  • Não sabe/não respondeu – 7%

Segundo turno – cenário 1

  • Lucas Ribeiro (PP) – 42%

  • Cícero Lucena (MDB) – 35%

  • Nulo/branco – 11%

  • Não sabe/não respondeu – 12%

Segundo turno – cenário 2

  • Lucas Ribeiro (PP) – 46%

  • Efraim Filho (PL) – 30%

  • Nulo/branco – 12%

  • Não sabe/não respondeu – 12%

Segundo turno – cenário 3

  • Cícero Lucena (MDB) – 42%

  • Efraim Filho (PL) – 31%

  • Nulo/branco – 14%

  • Não sabe/não respondeu – 13%

Metodologia

Foram realizadas 1.600 entrevistas entre os dia 19 e 22 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O código de registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR-08776/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

PESQUISA REAL TIME BIG DATA: Lula supera Flávio em cenários de 1º e 2º turnos na Paraíba

Ricardo Stuckert / PR e Estadão Conteúdo

Uma pesquisa do Instituto Real Time Big Data, divulgada nesta segunda-feira (24), mostra que o presidente Lula (PT) tem vantagem sobre Flávio Bolsonaro (PL) entre os eleitores da Paraíba.

No primeiro turno, Lula aparece 29 pontos à frente de Flávio. Já no segundo turno, a diferença é de 27 pontos.

Primeiro turno

  • Lula (PT) – 55%

  • Flávio Bolsonaro (PL) – 26%

  • Pablo Marçal (PRTB) – 4%

  • Renan Santos (Missão) – 3%

  • Ronaldo Caiado (PSD) – 3%

  • Romeu Zema (Novo) – 1%

  • Outros* – 1%

  • Nulo/branco – 3%

  • Não sabe/não respondeu – 4%

*Rui Costa Pimenta (PCO), Samara (UP), Edmilson Costa (PCB), Hertz Dias (PSTU), Clariana Barão (DC) e Wilson Grassi (Democrata), somados, atingiram 1% e estão listados como “outros”.

Segundo turno

  • Lula (PT) – 59%

  • Flávio Bolsonaro (PL) – 32%

  • Nulo/branco – 4%

  • Não sabe/não respondeu – 5%

Metodologia

Foram realizadas 1.600 entrevistas entre os dia 19 e 22 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O código de registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR-08776/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

VÍDEO: Suspeitos explodem posto de combustíveis e trocam tiros com a polícia, em João Pessoa

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Portal BG PB (@blogdobgpb)

Criminosos explodiram o cofre de um posto de combustíveis entre os bairros dos Bancários e do Altiplano, em João Pessoa, por volta das 3h40 desta segunda-feira (24). A explosão destruiu a estrutura onde o cofre estava instalado.

Segundo a Polícia Militar, dois homens chegaram ao local em uma motocicleta e provocaram a explosão. Cerca de 20 minutos depois, outras duas duplas, também em motos, foram ao posto para recolher o dinheiro. A polícia não informou se alguma quantia foi levada.

Moradores ouviram as explosões e acionaram a PM. Houve troca de tiros entre os policiais e os suspeitos, que conseguiram fugir. As câmeras de segurança não foram danificadas e registraram a ação.

O Gate foi acionado para verificar a presença de outros explosivos, mas nenhum foi encontrado. Um homem localizado sozinho em frente ao posto foi preso após ser considerado suspeito e levado para a Central de Polícia.

As diligências continuam para identificar e prender os suspeitos envolvidos no ataque ao posto de combustíveis.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

VÍDEO: Após faltar a debate, Flávio Bolsonaro diz que adversário é Lula: “Com ele que quero debater”

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Portal BG PB (@blogdobgpb)

Ausente do primeiro debate presidencial de 2026, realizado pela Band neste domingo (23/8), Flávio Bolsonaro (PL) publicou um vídeo nas redes sociais durante o debate e direcionou suas críticas principalmente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Flávio disse que queria “debater com quem está destruindo o Brasil” e afirmou que os candidatos presentes — Ronaldo Caiado (PSD), Renan Santos (Missão) e Augusto Cury (Avante) — não são seus adversários.

“Os que vão debater hoje não são meus adversários. Eu respeito todos eles, mas eles definitivamente não são meus adversários. O meu adversário é quem tá no poder e tá destruindo o Brasil”.

O vídeo traz uma sequência de críticas ao governo Lula, culpando a atual administração pelo endividamento das famílias e pela crise de segurança pública, além de mencionar as investigações da Polícia Federal contra Fábio Luís da Silva, o Lulinha.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.