Paraíba

MPPB escolhe amanhã nomes que irão integrar lista tríplice

Foto: reprodução MPPB

Será realizada, nesta quinta-feira (29/07), das 8h às 16h, a eleição para escolha dos nomes que comporão a lista tríplice para escolha do procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB) para o próximo biênio (2021-2023). Conforme explicou o presidente da comissão de acompanhamento da eleição, o procurador de Justiça, Doriel Veloso, a eleição será online, realizada por sistema próprio desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), que estará disponível na Extranet aos 220 membros aptos a votarem nesta eleição.

Quatro promotores de Justiça disputam a eleição: João Geraldo Carneiro Barbosa, Antonio Hortêncio Rocha Neto, Amadeus Lopes Ferreira e Francisco Bergson Gomes Formiga Barros. A apresentação dos nomes segue a ordem de inscrição, cujo prazo foi encerrado no último dia 11 de junho.

Checagem do sistema

Nos dias 16 e 19, a comissão eleitoral formada também pelos promotores de Justiça Cláudio Cavalcante e Francisco Lianza se reuniu, por videoconferência, com a equipe da Ditec para checar o sistema.

Segundo o procurador de Justiça Doriel Veloso, foram realizados testes, simulações da votação e auditoria dos votos que são plurinominais (cada eleitor pode apontar até três candidatos para compor a lista tríplice). “Repetimos o procedimento no dia 19, desta vez, convidando todos os candidatos ao cargo de procurador-geral de Justiça, sendo que apenas um não compareceu. Estamos tranquilos e esperamos que no dia 29 não tenhamos nenhum problema com a internet. Já temos experiência com o sistema, porque já realizamos mais de 10 eleições online e nunca houve nenhum problema”, disse.

Votação

Os membros aptos a participarem da eleição poderão votar de forma remota de qualquer lugar. Para isso, basta entrar no site do MPPB, acessar a Extranet e com o mesmo login e senha, acessar o programa da eleição para PGJ.

Também será disponibilizado um terminal eletrônico no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa, para quem puder e quiser ir à sede do MPPB. Neste caso, deverão ser cumpridos todos os protocolos sanitários implementados em razão da pandemia da covid-19 (uso de máscaras, higienização de mãos, distanciamento e limite de pessoas no local).

Resultado

Conforme explicou o presidente da comissão eleitoral, os trabalhos serão encerrados às 16h. O resultado com os três nomes mais votados será informado automaticamente pelo sistema. “Verificado o resultado, vamos proclamá-lo durante uma reunião por videoconferência da qual deverão participar além dos integrantes da comissão e servidores da Ditec, os quatro candidatos ao cargo, o atual procurador-geral de Justiça, o corregedor-geral e o ouvidor do MPPB. A comunicação dos integrantes da lista tríplice por ordem de votação será feita através de ofício ao procurador-geral de Justiça e vamos encerrar a participação da comissão nesse processo porque já teremos cumprido o nosso papel”, disse.

A lista tríplice deverá ser encaminhada ao governador do Estado, João Azevedo, pelo procurador-geral de Justiça Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho no prazo de três dias. Após o recebimento dessa lista, o governador tem 15 dias para escolher o novo chefe do MPPB.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Recurso de Edvaldo para voltar à Prefeitura de Cabedelo será julgado na próxima quarta-feira (16)

divulgação

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) vai julgar, na próxima quarta-feira (16), o recurso do prefeito afastado de Cabedelo, Edvaldo Neto, que busca retornar ao comando da prefeitura. O processo é relatado pelo desembargador Ricardo Vital de Almeida.

Além de Edvaldo, serão analisados os recursos do ex-secretário de Gestão Governamental de João Pessoa, Rougger Guerra; do proprietário do grupo Lemon, Luciano Junior da Silva; do sócio dele, Aldecir Monteiro da Silva; e do ex-procurador-geral de Cabedelo, Diego Carvalho Martins.

Na semana passada, durante a sessão itinerante do Órgão Especial do TJ, Ricardo Vital pediu o adiamento do julgamento para fazer “ajustes imprescindíveis no processo”.

Edvaldo Neto foi eleito em uma eleição suplementar em abril deste ano, mas acabou afastado do cargo na mesma semana, após uma decisão judicial que autorizou uma operação da Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio do GAECO, e a Controladoria-Geral da União (CGU).

Com informações do MaisPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Maioria dos eleitores de Augusto Cury escolheria Flávio Bolsonaro no 2º turno, aponta Quaest

Pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira (14) mostra que, entre os eleitores que pretendem votar em Augusto Cury (Avante) no primeiro turno, 41% escolheriam Flávio Bolsonaro (PL) em um eventual segundo turno contra Lula (PT).

O recorte considera apenas os entrevistados que indicaram Cury como opção no primeiro turno.

Veja os números entre os eleitores de Cury no cenário Lula x Flávio:

  • Flávio Bolsonaro (PL): 41%;
  • Lula (PT): 25%;
  • Branco/nulo/não vai votar: 27%;
  • Indecisos: 7%.

A pesquisa foi contratada pela Globo em parceria com o jornal O Globo. A Quaest entrevistou 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em todo o país, entre 10 e 13 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-03607/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

TEMPO SECO: Inmet emite alerta de baixa umidade para mais de 110 cidades da Paraíba; veja

Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de baixa umidade do ar que afeta cidades da Paraíba. O aviso que vale para 114 municípios. O aviso começa às 10 desta segunda-feira (14) e segue vigente até às 22h do mesmo dia.

Durante o período do alerta, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%, índices considerados abaixo do recomendado para a saúde.

Segundo o Inmet, há baixo risco de incêndios florestais e de impactos à saúde, mas a população deve adotar medidas de prevenção para reduzir os efeitos do tempo seco.

Municípios sob alerta

 

  1. Água Branca
  2. Aguiar
  3. Amparo
  4. Aparecida
  5. Areia de Baraúnas
  6. Assunção
  7. Barra de São Miguel
  8. Belém do Brejo do Cruz
  9. Bernardino Batista
  10. Boa Ventura
  11. Bom Jesus
  12. Bom Sucesso
  13. Bonito de Santa Fé
  14. Brejo do Cruz
  15. Brejo dos Santos
  16. Cachoeira dos Índios
  17. Cacimba de Areia
  18. Cacimbas
  19. Cajazeiras
  20. Cajazeirinhas
  21. Camalaú
  22. Caraúbas
  23. Carrapateira
  24. Catingueira
  25. Catolé do Rocha
  26. Conceição
  27. Condado
  28. Congo
  29. Coremas
  30. Coxixola
  31. Curral Velho
  32. Desterro
  33. Diamante
  34. Emas
  35. Gurjão
  36. Ibiara
  37. Igaracy
  38. Imaculada
  39. Itaporanga
  40. Jericó
  41. Joca Claudino
  42. Juazeirinho
  43. Junco do Seridó
  44. Juru
  45. Lagoa
  46. Lastro
  47. Livramento
  48. Mãe d’Água
  49. Malta
  50. Manaíra
  51. Marizópolis
  52. Mato Grosso
  53. Maturéia
  54. Monte Horebe
  55. Monteiro
  56. Nazarezinho
  57. Nova Olinda
  58. Olho d’Água
  59. Ouro Velho
  60. Parari
  61. Passagem
  62. Patos
  63. Paulista
  64. Pedra Branca
  65. Piancó
  66. Poço Dantas
  67. Poço de José de Moura
  68. Pombal
  69. Prata
  70. Princesa Isabel
  71. Quixaba
  72. Riacho dos Cavalos
  73. Salgadinho
  74. Santa Cruz
  75. Santa Helena
  76. Santa Inês
  77. Santa Luzia
  78. Santana de Mangueira
  79. Santana dos Garrotes
  80. Santa Teresinha
  81. Santo André
  82. São Bentinho
  83. São Bento
  84. São Domingos
  85. São Domingos do Cariri
  86. São Francisco
  87. São João do Cariri
  88. São João do Rio do Peixe
  89. São João do Tigre
  90. São José da Lagoa Tapada
  91. São José de Caiana
  92. São José de Espinharas
  93. São José de Piranhas
  94. São José de Princesa
  95. São José do Bonfim
  96. São José do Brejo do Cruz
  97. São José do Sabugi
  98. São José dos Cordeiros
  99. São Mamede
  100. São Sebastião do Umbuzeiro
  101. Serra Branca
  102. Serra Grande
  103. Sousa
  104. Sumé
  105. Taperoá
  106. Tavares
  107. Teixeira
  108. Tenório
  109. Triunfo
  110. Uiraúna
  111. Várzea
  112. Vieirópolis
  113. Vista Serrana
  114. Zabelê

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

PESQUISA BTG/NEXUS: 49% desaprovam governo Lula e 47% aprovam

Ricardo Stuckert/Flickr

Pesquisa BTG/Nexus divulgada nesta segunda-feira (14) mostra que 49% dos entrevistados desaprovam o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto 47% aprovam.

Na avaliação do governo:

  • Desaprovam: 49%
  • Aprovam: 47%
  • Não souberam responder: 4%

Os percentuais variaram dentro da margem de erro, mas representam uma melhora em relação à semana passada, quando a reprovação era de 50% e a aprovação, de 45%.

A pesquisa também pediu para os entrevistados avaliarem o atual mandato de Lula:

  • “Ruim ou péssimo”: 44%
  • “Ótimo ou bom”: 37%
  • “Regular”: 18%

Metodologia

A pesquisa Nexus entrevistou 2.003 eleitores, entre os dias 11 e 13 de setembro, por meio de entrevista por telefone. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

O levantamento foi contratado pelo Banco BTG Pactual e está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-04076/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

PESQUISA BTG/NEXUS: Lula supera Flávio Bolsonaro no 1º turno, mas empata tecnicamente no 2º

Ricardo Stuckert/PR e Agência Senado

Pesquisa BTG/Nexus divulgada nesta segunda-feira (14) mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida eleitoral, com 42% das intenções de voto no primeiro turno.

Seu principal adversário, Flávio Bolsonaro (PL), aparece com 37%. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, Lula mantém a liderança isolada na primeira etapa do pleito.

Segundo turno

No segundo turno, o levantamento projetou um confronto direto entre Lula e Flávio Bolsonaro. Na simulação, os dois aparecem em empate técnico, com 47% para Lula e 46% para Flávio.

Metodologia

A pesquisa Nexus entrevistou 2.003 eleitores, entre os dias 11 e 13 de setembro, por meio de entrevista por telefone. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

O levantamento foi contratado pelo Banco BTG Pactual e está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-04076/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

ELEIÇÕES 2026: Eleitores têm até esta segunda-feira (14) para pedir transporte gratuito no 1º turno

Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida têm até esta segunda-feira (14) para solicitar transporte especial individual gratuito para o primeiro turno das eleições. O serviço também está disponível para moradores de territórios indígenas, comunidades quilombolas, comunidades tradicionais e zonas rurais.

O transporte faz parte do programa “Seu Voto Importa”, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e atende eleitores que não têm meios próprios para chegar ao local de votação.

Podem solicitar o benefício eleitores que moram a mais de 2 km da seção eleitoral. O serviço inclui o deslocamento de ida e volta entre a residência e o local de votação e, quando necessário, permite a presença de um acompanhante.

O pedido pode ser feito nos cartórios eleitorais ou por formulário eletrônico disponível nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). É necessário apresentar autodeclaração ou comprovação de mobilidade reduzida. Curadores, apoiadores e procuradores também podem fazer a solicitação.

No caso de comunidades tradicionais, o transporte pode ultrapassar os limites do município. O serviço não substitui a obrigação dos governos locais de oferecer transporte público coletivo gratuito no dia da votação.

Com informações do Revista Oeste

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Criança de 4 anos e três homens ficam feridos após ataques a tiros na Grande João Pessoa

Reprodução

Quatro pessoas ficaram feridas em ataques a tiros registrados em Bayeux e Santa Rita, na Grande João Pessoa, na noite de domingo (13). Entre as vítimas está uma criança de 4 anos.

Em Bayeux, um homem de 25 anos e uma criança de 4 anos foram atingidos por tiros. Os dois foram socorridos para a UPA da Avenida Liberdade e depois transferidos para o Hospital de Trauma de João Pessoa.

Segundo o Samu, a criança foi atingida de raspão na nuca, passou por procedimentos médicos e ficou em observação antes de receber alta. O homem teve três perfurações no braço direito e segue internado em estado estável. Ninguém foi preso até a última atualização.

Em Santa Rita, um adolescente de 16 anos e um homem de 21 anos também foram baleados. Eles foram levados para a UPA de Tibiri e transferidos para o Hospital de Trauma. Os dois foram atingidos nos membros inferiores, passaram por procedimentos médicos e receberam alta.

A Polícia Militar foi acionada e localizou suspeitos. Dois homens foram presos. Segundo a PM, com eles foram encontrados uma arma, munições e uma motocicleta roubada. Ainda de acordo com a polícia, a arma apreendida pode ser a mesma utilizada no crime.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

VÍDEO: Lula culpa Bolsonaro pelos preços altos enfrentados por brasileiros no mercado

 

Ver esse post no Instagram

 

Um post compartilhado por Portal BG PB (@blogdobgpb)

O presidente Lula (PT) comparou, neste domingo (13), os preços dos alimentos em seu governo com os registrados na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Durante uma live com militantes, comunicadores e apoiadores, Lula afirmou que a inflação dos alimentos foi de 56,17% no governo anterior e de 13,6% em sua gestão.

“Obviamente que a comida está cara ainda”, reconheceu, atribuindo os preços atuais ao patamar elevado herdado do antecessor.

Lula também afirmou que o poder de compra do salário mínimo passou de 1,8 para 2,1 cestas básicas, embora tenha considerado o resultado insuficiente. Na transmissão, o presidente declarou que o país vive “a menor inflação acumulada em quatro anos da história do Brasil” e pediu aos apoiadores que relembrem as realizações do governo para defender sua gestão nas conversas com eleitores

Com informações do Luiz Bacci

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Paraíba

Greve da Caixa na Paraíba começa apresentar transtornos; BB reabre nesta segunda (14)

MaisPB

A greve dos servidores da Caixa Econômica Federal já começa a apresentar problemas para os usuários da instituição na Paraíba, principalmente no interior onde os caixas eletrônicos são abastecidos pelos próprios funcionários dos bancos.

E a situação tende a complicar pois ainda não há uma perspectiva do fim da greve já que os servidores rejeitaram na última sexta-feira (11) propostas apresentada pela Caixa e o banco ameaça judicializar a situação.

O banco é o responsável pelo pagamentos de benefícios sociais  como, por exemplo, o Bolsa Família, aposentadorias e programas de financiamento habitacional.

A greve dos servidores da Caixa na Paraíba foi iniciada na última quinta-feira (10) juntamente com os servidores do Banco do Brasil.

Por outro lado, o servidores do Banco do Brasil aprovaram no final de semana as propostas da instituição e as agência a funcionar normalmente a partir desta segunda-feira  (14).

MaisPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

DE BANQUEIRO A JARDINEIRO: Vorcaro cuida de horta e faz jardinagem na Papudinha para reduzir pena

Foto: Reprodução

Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master, passou a realizar serviços gerais, cuidar de uma horta e trabalhar na jardinagem da Papudinha, em Brasília. O objetivo é conseguir a redução do tempo de prisão através do trabalho.

A atividade foi autorizada em julho pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Pela Lei de Execução Penal, cada três dias de trabalho podem representar um dia a menos na pena. O benefício depende do registro das atividades e do reconhecimento posterior da Justiça.

Vorcaro está preso preventivamente desde junho no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal. A transferência foi determinada pelo ministro André Mendonça, que também rejeitou o pedido de prisão domiciliar apresentado pela defesa.

O ex-banqueiro é investigado na Operação Compliance Zero. De acordo com Mendonça, a manutenção da prisão é necessária para interromper possíveis práticas criminosas e reduzir o risco de destruição de provas.

Apelidada de “Tremembé de Brasília” por concentrar presos envolvidos em casos de grande repercussão, a Papudinha também abriga nomes como Anderson Torres, Silvinei Vasques e Paulo Henrique Costa. Vorcaro está na cela anteriormente ocupada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Com informações da Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.